Como é voar com a SAS de Frankfurt para Copenhagen

Como é voar com a SAS

Hoje eu trago a resenha bem curiosa, eu vou mostrar como é voar com a SAS, uma das mais importantes companhias aéreas da Europa e que já voou para o Brasil.

***

A Scandinavian Airlines System, ou simplesmente SAS é uma das mais tradicionais companhias aéreas da Europa. Conforme o nome, é a companhia aérea dos países escandinavos. 

A Scandinavian opera em três bases principais, nos aeroportos de Estocolmo na Suécia, Copenhagen na Dinamarca e Oslo na Noruega. A companhia tem uma frota bem variada, entre elas aeronaves da famílias Boeing 737 e Airbus A320 para voos dentro da Europa e Airbus A340 e A330 para rotas de longa distância. Além de aeronaves menores para voos para as cidades pequenas e mais isoladas.

Além dos voos dentro da Europa, eles voam para a América do Norte, África e Ásia. A SAS voou de 1946 (ano de sua fundação) até 1991 para o Brasil quando os serviços foram descontinuados. Eles chegaram a voar para Viracopos, Galeão e Guarulhos.

Leia outras avaliações aqui

Como é voar com a SAS

Como é voar com a SAS


Como é voar com a SAS


Compra da passagem

Eu comprei a minha passagem para o voo de Frankfurt até Copenhagen pelo site da SAS. A compra foi simples, mas é preciso ficar atento pois as tarifas mais básicas não incluem o despacho de bagagem e marcação da poltrona.

E isso não é exclusividade da SAS, atualmente quase todas as empresas mundo afora tem feito o mesmo. 

Faltando uma semana para o meu voo eu recebi um email deles informando que o meu voo havia sido cancelado. Eles me deram a opção de acomodação no último voo deles para Copenhagen, que saía de Frankfurt às 21h. Eu tinha planos de chegar em Copenhagen por volta das 13h e aproveitar o restante do dia na cidade, mas meus planos foram por água abaixo por conta deste cancelamento.

O preço da SAS não era o melhor, mas tinha o horário que eu queria. Certamente se eu soubesse que isso aconteceria eu escolheria a Lufthansa. Mas vendo as coisas pelo lado positivo, eu aproveitei a tarde em Frankfurt.


Check-in e embarque

Eu fiz o check-in pelo app da SAS, baixei só para testar e fazer o check-in. O app é simples de usar e o procedimento é rápido. O app atribui uma poltrona e gera o cartão de embarque digital, mas você pode imprimir o seu cartão nas máquinas do aeroporto. 

Como eu não tinha malas para despachar, segui direto para o controle de segurança. Falando nisso, a segurança em Frankfurt é a mais severa que eu já passei. Absolutamente todos os passageiros passam pela revista manual. Por isso as filas são longas e demoradas. Vá com tempo e paciência.

O embarque começou na hora, primeiro os passageiros voando com crianças e passageiros da classe executiva e depois o povo da econômica, como em qualquer lugar do mundo.

Descemos por um escada e embarcamos nos ônibus, eu odeio embarque remoto, mas é bacana esse contato mais próximo com o avião, né?

Como é voar com a SAS

Aeroporto de Frankfurt


A aeronave

O voo SK1636 foi operado por um Airbus A321, entregue novo para a SAS em 2002. Embora já tenha quase 17 anos de uso, a aeronave teve o interior atualizado recentemente. As novas poltronas seguem o padrão dos A320Neo que a Scandinavian recebeu recentemente. De um tom cinza bem escuro, eu achei que ficou elegante.

Como é voar com a SAS

Como é voar com a SAS: Cabine renovada do A321

Estas aeronaves estão equipadas com 198 poltronas no layout 3-3. As primeiras poltronas são reservadas para a classe executiva. Embora seja exatamente a mesma poltrona, elas possuem um maior espaço entre elas.

Eu achei o espaço entre as poltronas um pouco apertadinho, enfim, para um voo curto é perfeitamente aceitável.

As poltronas são equipadas com portas USB e o sistema de entretenimento é acessado por dispositivos mobile e não é gratuito. É preciso comprar o pacote de internet para acessar o sistema deles. O custo era de 4,90 EUR e como eu não testei, não sei dizer se funciona bem.

Como é voar com a SAS

Espaço entre as poltronas

Como é voar com a SAS

Portas USB

Como é voar com a SAS

Wi-fi a bordo

Como é voar com a SAS

Cabine pouco antes da decolagem


Voo e serviço de bordo

Decolamos com um pouco de atraso, embarque remoto é sempre assim né? Logo após a decolagem a tripulação começou o serviço de bordo, que é pago.

Como é voar com a SAS

Como é voar com a SAS: Menu

Apesar da SAS não ser uma companhia aérea low cost, todos os “adicionais” são vendidos a parte. Parece que estamos voando e uma companhia de baixo custo. Já os preços, nem preciso dizer que são bem salgados né? Uma cerveja tipo IPA por 8 EUR, um pacotinho minúsculo de nozes por 3 EUR, uma água por 3 EUR. Só para vocês terem uma ideia dos preços.

Como é voar com a SAS

Como é voar com a SAS: pôr do sol pouco antes de chegar em Copenhagen

Falando do voo, tudo correu bem e chegamos em Copenhagen às 22h. Como eu já tinha feito a imigração em Frankfurt, segui direto para o desembarque e fui pegar o trem para a cidade.


Conclusão

Em resumo, a SAS vende as passagens pelo preço de uma companhia aérea tradicional e entrega um serviço de low cost. Isto é, até o copinho de água dos passageiros é cobrado. Sem contar o cancelamento do meu voo, o que prejudicou os planos do meu primeiro dia em Copenhagen. Entretanto, prefiro acreditar que este foi um caso isolado.

Acho que eles entregam um serviço bem abaixo do esperado, pelo menos nos voos europeus. Acredito que nos voos de longa distância o serviço seja bem melhor.


Onde ficar em Copenhagen


Se você estiver procurando onde ficar em Copenhagen, aqui no blog tem um post bem completo explicando os melhores bairros e onde você deve evitar. Veja aqui.

Reservando um hotel pelo Booking.com aqui no Vou na Janela, você ajuda a manter o blog e não paga nada a mais por isso.

***

Se você ainda não decidiu onde ficar em Copenhagen, sugiro olhar a caixa de ofertas aqui embaixo. Ela é atualizada automaticamente pelo Booking.com.



Booking.com


Reserve um passeio em Copenhagen



Resolva aqui a sua viagem


Reserve a sua hospedagem pelo Booking.com

Faça aqui o seu seguro viagem internacional

Compre aqui os ingressos para os seus passeios

Consultoria de viagens e roteiros personalizados

Ebooks e guias para download


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.