Como é voar para Portugal nos Airbus A340 da TAP

A avaliação de companhia aérea mais lida aqui do blog é sobre como é voar para Portugal com a TAP no Airbus A330. Esse modelo de avião reveza nas ligações do Brasil com Portugal com seu irmão maior, o Airbus A340 e como são aviões ligeiramente diferentes e essa característica impacta na experiência de voo, resolvi fazer um post sobre como é voar no A340 da TAP.


Qual a diferença entre os Airbus A330 e A340


A primeira diferença entre as duas aeronaves é o tamanho, a segunda diferença é que o A330 é bimotor enquanto o A340 é quadrimotor. A TAP tem três versões do A330 que tem diferentes configurações. Os mais antigos levam 263 passageiros (24 na executiva e 239 na econômica); a intermediária com 268 passageiros (24 na executiva e 244 na econômica) e a última versão com aeronaves que foram remanejadas da frota da Azul e que levam 271 passageiros (20 na executiva e 251 na econômica).

Nos voos operados pelos A330 a gente não tem como saber qual será a aeronave, das mais velhas ou das menos velhas. Os A330 mais antigos tem um sistema de entretenimento bem ultrapassado, eles não são on-demand, ou seja, você não escolhe o que assistir e quando assistir, a programação fica passando em looping nos canais disponíveis. É horrível.

Airbus A330-200 da TAP

Airbus A330-200 da TAP

Já os A340 são aeronaves maiores, mas levam basicamente o mesmo número de passageiros que os A330, são 268 lugares (36 na executiva e 232 na econômica). Com isso, o espaço entre as poltronas é um pouco maior em relação ao A330, mas nem tanto já que a executiva deles é maior.

Os A340 são aeronaves bem antigas, eles são 4 no total e foram comprados entre 1994 e 1995, ou seja, já estão aí com seus 22 e 23 anos de uso e isso em aviação comercial é muito tempo.

Airbus A340-300 da TAP

Airbus A340-300 da TAP

Mas calma, a manutenção dos A340 é boa e o legal é que eles tiveram o sistema de entretenimento atualizados, então, não rola aquela loteria que acontece nos A330.

Qual é o melhor modelo? Bom, os melhores são os A330 mais novos, mas se eu tiver que escolher em qual aeronave voar, vou optar pelos A340 pelo espaço entre as poltronas ser melhor (mesmo que bem pouco) e pelo sistema de entretenimento melhorado.

E agora, vamos ao flight report


Como é voar nos A340 da TAP


Compra da passagem

Não foi a primeira vez que eu voei nos A340 da TAP, na última viagem eu comprei as passagens de São Paulo a Lisboa usando milhas do Victória Miles, o programa de fidelidade da TAP. Como eu já tinha feito várias viagens com eles e na época o Santander tinha parceria com o Victoria, eu transferi algumas milhas e completei as 65 mil milhas necessárias para uma passagem de ida e volta.

Mas para minha surpresa a TAP lançou uma promoção dias depois e eu emiti os trechos de ida e volta para Lisboa por 30 mil milhas, uma pechincha.


Check in

A TAP opera no Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, chegando lá, eles tinham umas 8 posições de atendimento, mas o checkin precisa ser feito online ou nos totens de autoatendimento.

Dica: as poltronas nas primeiras fileiras e saída de emergência são vendidas por 60 euros, mas nas duas vezes em que eu viajei, elas foram liberadas de graça no checkin online que abre 36 horas antes do voo.


A aeronave

Como expliquei acima, esse voo foi operado por um Airbus A340-300, prefixo CS-TOB (comprado em 1994) mas que estava bem conservado e com sistema de entretenimento renovado.

Eu marquei a minha poltrona favorita a 26G, primeira fileira da última seção com um belíssimo espaço para as pernas. A desvantagem é que ela fica perto do banheiro e algumas pessoas podem ficar incomodadas com o barulho, mas para mim, tudo bem.

A340 da TAP no gate em Lisboa

A340 da TAP no gate em Lisboa


Voo e serviço de bordo

O embarque da TAP é organizado por grupos, primeiro as obrigatoriedades, segundo dos passageiros da executiva e os passageiros da econômica de acordo com a fileira, os do fundão embarcam primeiro.

A tripulação é cordial, é bem comum ler algumas reclamações sobre a tripulação de uma empresa ou outra, mas eu nunca tive o que reclamar da tripulação da TAP. As vezes eles são um pouco secos e diretos, mas portugueses são assim.

Classe econômica dos A340 da TAP

Classe econômica dos A340 da TAP

Nas poltronas tinha uma manta, travesseiro e fones de ouvido. Nada de amenity na econômica da TAP.

Nosso voo partiu por volta das 18h com um pequeno atraso de 10 minutos, mas é algo perfeitamente contornável quando o avião atinge a velocidade de cruzeiro.

Jantar

Jantar

Aproximadamente 1 hora após a decolagem a tripulação começou a servir o jantar. Tinha como opções moqueca de peixe ou carne, eu nunca escolho peixe ou carne de porco em avião pois são carnes que precisa ter um certo cuidado no preparo.

Eu escolhi a carne e estava acompanhada de cuscuz. Vinha também uma salada de lentilhas, uma carne de sol desfiada com queijo coalho, pão, manteiga e um pudim de sobremesa, que era puro açúcar, nem consegui saber direito do que era. Para beber tinha refrigerantes, sucos, água, cerveja e vinhos.

Os talheres são de metal, mas os copinhos de plástico e sempre vou achar ruim tomar vinho ou cerveja em copo de plástico, mas fazer o que?! Tirando a sobremesa, a comida estava bem boa.

Depois do jantar a tripulação passa oferecendo os produtos de duty-free e em seguida apagam as luzes para quem quiser dormir.

O sistema de entretenimento da TAP não é o melhor, mas atende bem. Tem uma boa variedade de filmes, séries, documentários, noticiários da RTP (Rádio Televisão Portuguesa) e de outros canais europeus. Além de música e dos mapas de navegação.

Sistema de entretenimento da TAP

Sistema de entretenimento dos A340 da TAP

No bolsão da frente tinha a UP, revista da TAP que eu não gosto, acho o texto dela massante, mas é uma opção de leitura. Além disso fica o catálogo do duty-free.

Faltando aproximadamente 1 hora para o pouso em Lisboa foi servido o café da manhã e que não tinham opções. Veio uma bandeja de frios, tomate e alface que pra mim é o tipo de coisa que não desce como café da manhã. Um croissant, um pão, salada de frutas, geleia e manteiga. Para beber tinha sucos, refrigerantes, chá e café.

Café da manhã

Café da manhã

O voo transcorreu sem problemas, tivemos uma leve turbulência na travessia do Atlântico e só. Chegamos no horário e o processo de imigração em Lisboa foi um pouco lento devido ao grande número de voos que chegaram nas primeiras horas da manhã, a maioria do Brasil e tirando o voo da Azul vindo de Campinas, todos os outros eram da TAP.


Conclusão

Eu gosto de voar com a TAP, se eu quiser mais conforto ou um serviço melhor eu escolho a Lufthansa ou British Airways, mas para o meu propósito, que é chegar, a TAP me atende muito bem.

Imagem de capa: Airliners.net


Leia mais:

Como é voar para Portugal com a TAP no Airbus A330
Como é voar dentro da Europa com a TAP
Como é a imigração em Lisboa
Como é a imigração no Porto


Guia de Lisboa para download


Aproveite para baixar a versão em PDF do Guia de Lisboa, para ler no tablet, celular ou computador quando quiser.

O guia para download

O guia para download


Procurando hospedagem em Lisboa?

Olha a nossa lista de sugestões no Booking.com. Reservando um hotel pelo Booking, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso. Clique aqui


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram.


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

6 Comentários

  • Responder fevereiro 26, 2017

    MUCIO BARBOSA BRETAS

    Olha TAP pra mim nunca mais, meu conselho gaste um pouco mais voe numa companhia melhor.

  • Responder maio 18, 2017

    ademar portela

    A Tap é horrorosa mas somos reféns dela para viagens diretas a Portugal. Sou muito mais Ibéria mas a viagem fica muito longa.

    • mm
      Responder maio 19, 2017

      Fabricio Moura

      A TAP precisa urgentemente melhorar o equipamento, coisa que a Iberia tem feito. Mas um dos meus piores voos foi com a Iberia. Num A340 antigo com cheiro de mofo e sem TVs.

  • Responder outubro 29, 2017

    Simao

    TAP seguramente a pior Cia. aérea da Europa. Nos últimos 5 meses teve uma piora vertiginosa. Depois que o David Leneman, dono da Azul, comprou a TAP ela se tornou a pior opção para voar para Lisboa. Tenho voado de Air Marrocos, em novíssimos Boeing 787 e de lá para a Europa, ou ainda de Turkishi até Istambul em modernos Boeing 777.
    Eles agora oferecem voo para China, só um louco mesmo.
    Ruim em voo e pior no solo.

  • Responder outubro 29, 2017

    Simao

    A TAP ( Tratamento Abominável aos Passageiros ), fechou seus 9 escritórios no Brasil e transferiu seu atendimento telefônico para o 0800 em Lisboa e deixa milhares de brasileiros sem acesso à Cia.

    Eu mesmo cheguei a ficar até 6,00 hs na espera telefônica e só consegui contato com a TAP após reclamar no Facebook.

    Depois de fazer reserva no site é impossível falar com a Cia pelo telefone, até para marcar lugares

    A TAP voa para o Brasil com uma frota sucateada de 4 A340 com 24 anos e A330, muitos dos quais, com mais de 17 anos, tirados de uso e deixados de voar pela TAM, SWISS, LUFTHANSA, AUSTRIAN AIR e comprados pela TAP.

    A maioria desses aviões da TAP possuem poltronas velhas, monitores com imagens borradas, sem sistema de áudio e vídeo on demand.

    A empresa é tão desrespeitosa que sequer responde às milhares de reclamações postadas por passageiros no Trip Advisor e no Reclame Aqui.
    Sao reclamações de clientes irados por terem marcado e pagos assentos com antecedência e ao embarcarem estavam em péssimos locais, bagagens extraviadas, péssimo atendimento do SAC , aviões velhos, atrasos, entretenimento a bordo e etc.

    Viajo há 10 anos com a TAP e nunca vi a empresa nessas condições.

    • mm
      Responder outubro 30, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Simão, obrigado pelo relato. Eu sempre dei sorte com a TAP, mas concordo com tudo o que você disse.

Deixe uma resposta