Um passeio pelo subterrâneo de Londres

subterrâneo de Londres

Quem anda pelas movimentadas ruas de Londres, não imagina que o subterrâneo da cidade tem bem mais a oferecer que os túneis do metrô, aqui chamado de “Tube”. Uma cidade que sobreviveu a guerras e incêndios tem lá seus segredos bem guardados

São estações de metrô que foram abandonadas, assim como túneis, rotas de fugas que foram usadas durante a Segunda Guerra Mundial contra os devastadores ataques Nazistas além de muitos abrigos de guerra.

Antigo acesso da estação Aldwych

Antigo acesso da estação Aldrich

Londres tem hoje 26 estações de metro abandonadas por diferentes razões e se for somar as partes desativadas de outras estações, são 40 ao todo. Algumas tinham baixa demanda, outras eram tão antigas que não ofereciam segurança para os passageiros ou outras por serem próximas demais de outras estações. Enquanto isso aqui em São Paulo faltam estações.

Tem até um trem estacionado na plataforma desde os anos 80

Tem até um trem estacionado na plataforma desde os anos 80

Uma dessas estações é a Aldwych que ficava próxima a região do Covent Garden e Waterloo. O legal é que ela recebe visitas sazonais guiadas e organizadas pelo London Transportation Museum ou pela British Movie Tours.

Aldwych, antigamente chamada de Strand, foi construída no comecinho do século XX e fechada em 1914. Depois ela foi reaberta durante a expansão da Northern Line e voltou a ser fechada no fim dos anos 80. O legal da visita é poder observar um lugar que ficou congelado no tempo e incrivelmente preservado. Além disso, a estação é usada para filmagens, “V de Vingança” foi rodado aqui.

E é possível entrar nos vagões

E é possível entrar nos vagões

A antiga estação Embankment foi aberta em 1870 e fechada em 1957, quando outra estação mais moderna tomou o seu lugar. Todos os túneis, acessos e plataformas continuam lá, periodicamente são organizadas visitas guiadas, todas organizadas pelo London Transportation Museum.

Antiga estação Brompton Road

A estação Brompton Road é outra que foi fechada por fica a apenas alguns metros entre as estações Knightsbridge e South Kensington. Ela foi aberta em 1906 e fechada em 1934. O prédio está lá, intacto na Brompton Road com a Fullhan. Quem passa pela calçada nem imagina os segredos escondidos por trás daquela fachada de tijolos vermelhos.

s

Assim desde 1934

Antiga Union Street

Antiga Union Street

Londres é uma cidade que nunca deu as costas para o seu passado e toda essa estrutura subterrânea que foi esquecida por muito tempo agora está sendo usada de outras formas. Como o projeto que está usando os túneis abandonados como hortas subterrâneas. Ou o projeto pretende transformar esses locais em cliclovias para interligar estações do metrô.

Londres sempre se reinventado e usando o passado a seu favor. É apenas mais uma das razões para amar essa cidade.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

3 Comentários

  • […] Um passeio pelo subterrâneo de Londres. O blog Vou na Janela conta a história das 26 estações de metrô abandonadas em Londres. […]

    • mm
      Responder agosto 26, 2015

      Fabricio Moura

      Obrigado pelo link, seus lindos =)

  • Responder novembro 16, 2015

    Flavio Xandó

    Muuuuuuito interessante! Fica a dica para uma nova visita a Londres. O subterrâneo de Berlim também pode ser visitado, os bunkers da 2a guerra e da guerra fria, muito legal.

Deixe uma resposta