Rio Mekong

Rio Mekong

Eu comentei em um dos posts dessa série sobre o Laos, que eu fui para o país sem fazer muitas pesquisas a respeito do que visitar e o que ver. A intenção era essa mesmo, para deixar o país me surpreender e foi andando pela calçada nas margens do Rio Mekong que eu vi algumas pessoas interessadas no passeio de barco para ver o pôr do sol no Rio Mekong.

O barco
O barco

Aí eu conheci o Marc, um alemão de 23 anos que se mudou para o Laos e trabalha em um dos barcos que oferecem esse passeio. Foi ele que me convenceu, disse que diferente de alguns outros tours, que esse era relaxante, mais tranquilo e que eu não me arrependeria. De bônus, ainda rolava um mojito de cortesia. Marc é aquele tipo faz tudo, que vende o passeio, ajuda o povo a descer barranco abaixo, cuida do embarque, escolhe a playlist e ainda faz os drinks.

Barcos típicos, cenário do Laos
Barcos típicos, cenário do Laos

Saímos de um píer improvisado de bambu às 17h horas, o passeio dura 2 horas. Primeiro subimos um quilômetro pelo Rio Mekong até um pouco além de onde ele se une ao Rio Nam Khan. Um trajeto calmo e no som do barco tocava Nora Jones, Jack Johnson e… Adriana Calcanhoto. Sim, ela mesma. Perguntei para o Marc onde ele a tinha conhecido e ele me disse que foi apresentada para ele dias antes por um casal de brasileiros e ele adorou.

Mojito <3
Mojito <3

Por um momento, eu me senti navegando pelos caudalosos rios amazônicos ouvindo música brasileira. Nas margens dezenas de laosianos pescando, lavando roupas, tomando banho ou – assim como eu – vendo a vida passar. Um barco com um animado karaokê local chamou a minha atenção e já ficou para trás.

Depois de subir, é hora de descer o rio por dois quilômetros em busca do pôr do sol, passamos novamente por Luang Prabang e a medida que o sol ia baixando, as águas do rio mais douradas ficavam.

Quando mais o sol baixava, mais belo era o espetáculo
Quando mais o sol baixava, mais belo era o espetáculo

O barco é rústico, típico do Laos. Comprido e estreito, mas confortável e intimista. Eram poucas pessoas e a intenção é realmente essa. Um casal de americanos estavam tão encantados com o momento que a todo momento se viravam para mim e diziam “você merece uma foto aqui” e vinham se oferecer para tirar uma fotinha com o celular.

Confesso que não guardei o nome deles, mas ela era professora em Chicago e estão viajando pelo mundo desde que se aposentaram. É aquele tipo de casal animado que como eu digo, estão lendo o livro e não apenas folheando as páginas. Estão vivendo a experiência de estar em um lugar mágico como esse e vendo o pôr do sol no Rio Mekong, o mais belo do Laos.

Olha esse visual
Olha esse visual

O barco faz uma parada no meio do rio, entre duas enormes montanhas e lá ficamos vendo o sol, dourado como nunca, sumir atrás de um pico verde e intocado, como toda natureza em Luang Prabang.

Depois de alguns minutos, seguimos rio acima em direção a Luang. Quanto mais anoitecia, mais dorado o rio ia ficando e mais extraordinária se tornando a experiência.

Ver o pôr do sol no Rio Mekong foi para mim um momento único e marcante, como ver o despertar dos monges pelas ruas da cidade às 5h da manhã.  Aquele tipo de momento único que só a Ásia pode proporcionar.


Como ver o pôr do sol no Rio Mekong


A barraquinha da Sa Sa Cruise fica na Rua Khem Khong, não é difícil achar. O passeio custa 65.000 KIPs (R$26,00) e inclui um mojito, mas eles também servem vários outros drinks, cerveja Beerlao, água e sucos. Após 45 minutos de passeio, eles oferecem um BBQ asiático, que é um espetinho na brasa com legumes e carne de frango, boi ou porco.

O barco sai pontualmente às 17h e retorna ao mesmo lugar às 19h, todos os dias, mas claro, dependendo das condições climáticas.



Aqui no blog tem um post super completo com dicas de onde se hospedar e onde não se hospedar em Luang Prabang: Leia aqui. Mas vou deixar algumas dicas aqui embaixo.

Luang Prabang fica na margem do Rio Mekong e é também cortada pelo Rio Nam Khan, a área da cidade que é circundada por esses dois rios é a melhor parte para se hospedar.

Eu me hospedei no hotel Mekong Charm Riverside, um hotel super simples mas com tudo que a gente precisa para descansar. Tinha um quarto espaçoso e confortável, uma cama boa, ar condicionado, televisão, internet e café da manhã incluso. O meu quarto tinha ainda uma varandinha com vista para o Rio Mekong.

Na minha segunda viagem eu fiquei no The Belle Rive Boutique Hotel. O lugar é um charme, funciona em um enorme casarão de arquitetura típica da Indochina na beira do Rio Mekong. O hotel mais charmoso e confortável que eu fiquei no Laos e os funcionários são extremamente simpáticos.

Se você pode investir um pouco mais, recomendo o 3 Nagas Luang Prabang. Um hotel espetacular e que fica na rua onde acontece o Despertar dos Monges. O hotel é confortável e muito charmoso, esse não tem como errar.

Mas se você quiser dar uma olhada em outros hotéis e hostels para se hospedar em Luang Prabang, dá uma olhada na nossa lista de hotéis: clique aqui.


Como conseguir o visto para o Laos na internet
Como é passar pela imigração no Laos
Dicas do Laos pra organizar a sua viagem
Internet no Laos: qual operadora usar
Onde ficar em Luang Prabang


O que fazer em Luang Prabang
Como visitar as cachoeiras de Kuang Si
Passeio de pôr do sol no Rio Mekong
O Despertar dos Monges em Luang Prabang
O que fazer em Vientiane, capital do Laos
Laos, além das minhas expectativas


O seguro viagem é obrigatório para visitar o Laos, além de ser extremamente recomendável que você tenha essa proteção. Faça aqui o seu seguro com descontos especiais. Use o cupom de desconto de 5% para os leitores: VOUNAJANELA5.










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.