Guia de viagens: Lisboa, Portugal

Lisboa

Subindo as ladeiras de Alfama a bordo dos tradicionais eléctricos, admirando a vista das muralhas do Castelo de São Jorge com o Rio Tejo. Ah! O belo Tejo que emoldura a metrópole, que mesmo com todo o corre-corre, não deixa de ser intimista e acolhedora. Talvez chorar de saudade ouvindo um fado, mergulhar em uma boa taça de vinho, se deliciar com os melhores pratos de bacalhau e arrematar com um Pastel de Belém. Isso é apenas uma síntese do que Lisboa oferece, uma cidade plural, que acolhe gente de todos os cantos do mundo. Que nos aproxima dos nossos pais portugueses e nossos irmãos africanos. Uma cidade que tem o poder de unir pessoas e abraçar a todos que lá desembarcam.

Nesse super guia eu apresento para vocês a minha Lisboa, cidade onde eu me sinto em casa. Que aflora meu lado português e onde eu me sinto ainda mais brasileiro. Um lugar para entender as nossas origens e se apaixonar.

Bem vindos a Lisboa!


O essencial de Lisboa


 

Castelo de São Jorge

Ele fica no ponto mais alto da cidade e tem uma das melhores vistas. Mas andar pelo Castelo de São Jorge é andar pela história de Portugal, e da nossa.

 

Belém

O mais tradicional bairro de Lisboa reserva lugares como o Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém, o novíssimo MAAT e claro, os Pastéis de Belém.

 

Santa Justa, Bairro Alto e Baixa

Definitivamente o melhor pôr do sol de Lisboa a gente consegue ver no Elevador de Santa Justa. Além de ser um lugar incrível para ver a cidade de cima.

 

Cais do Sodré

Uma área abandonada de Lisboa e que vem passando por uma intensa revitalização, ganhou o novo Mercado da Figueira e a Rua Rosa com ótimos bares.

 

Parque das Nações

Uma enorme região de Lisboa que foi revitalizada para a Expo98 e que ganhou um oceanário, museus, teleférico e mudou a cara da cidade.

 

MAAT

Em 2016 Lisboa ganhou um novo museu, o MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia que promete colocar a cidade na rota dos grandes museus de arte.

 


Experiências únicas em Lisboa


Existem experiências que você só consegue ter em Lisboa, como ouvir o tradicional Fado nas colinas de Alfama, andar pela cidade nos tradicionais Eléctricos ou ver o mais belo pôr do sol nos diversos mirantes da cidade das sete colinas.

Fado em Alfama

A dica para quem quer ir a um show de Fado é: esqueça os guias, vá para Alfama, se perca pelos becos e descubra as muitas casas de fado que o bairro tem a oferecer.

 

Os tradicionais bondes

Nada mais lisboeta que subir e descer as ladeiras da parte alta e baixa da cidade a bordo os “Eléctricos” os tradicionais bondes amarelos de Lisboa.

 

Lisboa vista de cima

Lisboa é aquele tipo de cidade cheia de mirantes de onde conseguimos ver a cidade de diversos ângulos. Escolha os seus mirantes favoritos e aproveite a vista!

 

Compras

Se você é daqueles que não conseguem voltar para o Brasil sem ter feito pelo menos uma comprinha, saiba que Lisboa tem bons preços em comparação com o resto da Europa.

 


Roteiro Completo


Um roteiro super completo para quem vai passar 4 ou 5 dias em Lisboa, incluindo um bate-volta até Sintra, um passeio que não pode ficar de fora do seu roteiro.

Clique aqui

l12

 

Veja Também:

O que fazer em Sintra
Como chegar a Sintra
Como andar em Sintra usando o transporte local
Castelo dos Mouros em Sintra, Portugal
Como é a visita ao Palácio Nacional da Pena
Como é a visita a Quinta da Regaleira


Planejando a sua viagem


icon1

Chegando

Tudo o que você precisa saber para chegar em Lisboa. Visto, imigração, e transporte do aeroporto para o hotel (clique aqui)

 

icon2

Que moeda levar

A moeda oficial de Portugal é o Euro. Não tem mistério, aqui no Brasil a gente já consegue uma boa cotação. Se seu cartão de crédito permitir saques internacionais sem taxas abusivas, pode ser uma boa ideia para fugir das taxas das casas de câmbio.

 

icon3

Como se locomover

Lisboa tem uma excelente rede de metrô, trem, bonde, ônibus e até barcos.  Aqui no blog tem um super post com tudo que você precisa saber para usar os transportes na cidade. (clique aqui)

 

icon4

Onde se hospedar

Eu já me hospedei em vários hotéis lisboetas, um que gosto muito é o Dom Carlos Park, que é confortável, tem um bom café da manhã e ótima localização. (clique aqui)

 

Leia antes de viajar

Ainda não está convencido de visitar a capital portuguesa, aqui tem 10 razões para conhecer a cidade. (clique aqui)

 


Como é voar de Lisboa TAP Portugal


Eu já voei para Portugal pelo menos quatro vezes com a TAP Portugal, que eu considero a melhor forma de chegar a Europa principalmente para quem mora fora do eixo Rio-São Paulo, pois a TAP atende a várias capitais brasileiras com voos diretos até Portugal.

Como é voar para Portugal com a TAP nos Airbus A330
Como é voar para Portugal nos Airbus A340 da TAP
Como é voar dentro da Europa com a TAP


Aproveite para baixar a versão em PDF do Guia de Lisboa, para ler no tablet, celular ou computador quando quiser.

O guia para download

O guia para download

Em novembro de 2016 eu viajei para Lisboa com apoio do Visit Lisboa. 


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

9 Comentários

  • Responder julho 24, 2017

    Mariana Bueno

    Eu também visitei Lisboa no ano passado e está com certeza entre as cidades que mais gostei de conhecer. Muito bom poder reviver os passeios através desse texto.

    • mm
      Responder julho 24, 2017

      Fabricio Moura

      Obrigado, Mariana. Lisboa é a minha cidade do coração. Volto lá sempre que posso.

  • Responder julho 24, 2017

    Alessandra Fratus

    Adorei esse guia e como você organizou as informações. Portugal está nos planos pro próximo ano e já deixei esse post aqui guardado pra me ajudar no planejamento da viagem. Além disso, seu blog é lindo! ;). Parabéns pelo trabalho.

    • mm
      Responder julho 24, 2017

      Fabricio Moura

      Opa! Obrigado pela mensagem, que bom que curtiu, Alessandra. Portugal vale muito a pena, o preço é bom, comida ótima e muita história. =)

  • Responder julho 25, 2017

    Mayte Scaravelli

    Nossa, adorei a maneira como você montou esse guia! Muito bacana e fácil de acessar tudo.

    Fui para Lisboa no ano passado e simplesmente amei a cidade, tudo de bom! Voltaria pra lá mil vezes rsrs

    • mm
      Responder julho 25, 2017

      Fabricio Moura

      Obrigado Mayte! Lisboa é uma paixão né?

  • Responder julho 25, 2017

    Flavia Donohoe

    Que roteiro completíssimo Fabrício, ainda não conheço Lisboa, e com certeza levarei em conta todas as suas recomendações!

  • Responder julho 26, 2017

    Itamar Japa

    Muito bom o post! Muito informativo e bem organizado! Adorei! Lisboa é linda mesmo! Temos muita vontade de conhecer!

    • mm
      Responder julho 26, 2017

      Fabricio Moura

      Opa, obrigado, Itamar.

Deixe uma resposta