Onde vou fazer a imigração na Europa? Tirando as suas dúvidas

Onde vou fazer a imigração na Europa

Oi Fabricio, tudo bem? Vou fazer a minha primeira viagem para a Europa, onde vou fazer a imigração?” – Essa é uma das perguntas que eu mais recebo aqui no Vou na Janela. Só para vocês terem uma ideia de como essa dúvida é comum, o post onde eu dou dicas de como passar pela imigração sem medo tem centenas de perguntas com pouco tempo de vida. Por isso, resolvi fazer esse novo post para você que ainda tem dúvidas sobre onde fazer a imigração na Europa.

Mas vamos por partes, ok? Antes preciso explicar algumas coisas. Primeiro eu recomendo ler os posts abaixo, pois neles eu dou dicas de documentação, como ficar na Europa por mais de 90 dias e uma pasta com todos os posts sobre as imigrações que eu já passei no mundo inteiro.

Dicas para passar pela imigração na Europa sem medo
Como ficar mais de 90 dias na Europa sem ser deportado
Todos os posts sobre imigração


Onde vou fazer a imigração na Europa


A primeira coisa que você precisa saber é que brasileiros não precisam de visto para entrar na Europa, independente do país.

Dentro da Europa existe um conjunto de 27 países que formam a União Europeia, já considerando o anúncio recente de saída do Reino Unido. Dentro da Europa existe o Acordo Schengen, que permite que com apenas um visto de entrada, o visitante possa transitar por todos aqueles 27 países sem passar novamente pela imigração por até 90 dias a cada 6 meses. Os países são estes do mapa abaixo.

Países que fazem parte

Na prática, significa que você vai passar pela imigração na Europa continental apenas no seu país de chegada, a partir dali, a entrada nos demais países do Acordo Schengen é considerada uma viagem doméstica. Exceto no Reino Unido e Irlanda, pois eles não fazem parte do Acordo Schengen, chegando lá, é um novo procedimento de imigração.


Alguns exemplos práticos


Aqui eu vou colocar alguns exemplos práticos de acordo com a companhia aérea que você irá voar.

Air France ou Joon

Voando do Brasil para a Europa com a Air France ou Joon, você vai chegar em Paris (Aeroporto Charles de Gaulle), onde fica o hub da companhia aérea francesa. Se o seu destino é um dos países do Acordo Schengen, a sua imigração será em Paris. Se o seu destino final for outro país que não faz parte do acordo, você fará apenas a conexão.

 


Aigle Azur

Voando do Brasil para a Europa com a Aigle Azur, você vai chegar em Paris (Aeroporto Orly). Se o seu destino é um dos países do Acordo Schengen, a sua imigração será em Paris. Se o seu destino final for outro país que não faz parte do acordo, você fará apenas a conexão. Os voos dentro da Europa são operados pela TAP ou Aigle Azur.


Alitalia

Voando do Brasil para a Europa com a Alitalia, você vai chegar em Roma, onde fica o hub da companhia. Se o seu destino é um dos países do Acordo Schengen, a sua imigração será em Roma. Se o seu destino final for outro país que não faz parte do acordo, como o Reino Unido, por exemplo, você fará apenas a conexão.

Veja aqui como é voar com a Alitalia


Azul

Voando do Brasil para a Europa com a Azul, você vai chegar em Lisboa. Se o seu destino é um dos países do Acordo Schengen, a sua imigração será em Lisboa. Se o seu destino final for outro país que não faz parte do acordo, você fará apenas a conexão. Os voos dentro da Europa são operados pela TAP ou Aigle Azur.

Veja aqui como é voar com a Azul


British Airways

Voando do Brasil para a Europa com a British, você vai chegar em Londres (Aeroporto de Heathrow), onde fica o hub da companhia aérea britânica. Se o seu destino é o Reino Unido, a sua imigração vai ser ali mesmo. Se o seu destino é um dos países do Acordo Schengen, a sua imigração não será em Londres, mas na primeira cidade da Europa Continental que você parar. Exemplo: voando de São Paulo para Paris com a British, a sua imigração vai ser em Paris. Londres é apenas conexão pois eles não fazem parte do Acordo Schengen. Você só faria a imigração em Londres caso você queira sair do aeroporto.


Edelweiss

Voando do Brasil para a Europa com a Edelweiss (grupo Lufthansa), você vai chegar em Zurique, onde fica o hub deles. Se o seu destino é um dos países do Acordo Schengen, a sua imigração será em Zurique. Se o seu destino final for outro país que não faz parte do acordo, você fará apenas a conexão.


Iberia, Air Europa ou Air China

Voando do Brasil para a Europa com uma das empresas listadas acima, você vai chegar em Madrid. Se o seu destino é um dos países do Acordo Schengen, a sua imigração será em Madri. Se o seu destino final for outro país que não faz parte do acordo, você fará apenas a conexão. Caso você não saiba, a Air China opera um serviço ligando São Paulo a Pequim com escala em Madri, por isso é bem comum as pessoas voarem para a Europa com a Air China que sempre tem preços bons.


KLM

Voando do Brasil para a Europa com a KLM, você vai chegar em Amsterdã. Se o seu destino é um dos países do Acordo Schengen, a sua imigração será em Amsterdã. Se o seu destino final for outro país que não faz parte do acordo, você fará apenas a conexão. Está vendo como essa regra não muda?

Veja aqui como é voar com a KLM


Latam Airlines

Voando do Brasil para a Europa com a Latam, se o seu destino é um dos países do Acordo Schengen, a sua imigração será na primeira cidade que você chegar (Lisboa, Madri, Barcelona, Paris, Roma, Milão ou Frankfurt). Se o seu destino é um dos países do Acordo Schengen, mas você está voando com a Latam no voo de Londres, a sua imigração será na primeira cidade que você chegar da Europa Continental que você chegar. Os voos dentro da Europa são operados pelas parceiras da Latam e companhias aérea da aliança One World.

Veja aqui como é voar com a Latam Airlines


Lufthansa

Voando do Brasil para a Europa com a Lufthansa, você vai chegar em Frankfurt, já que a companhia cancelou a rota do Brasil para Munique. Se o seu destino é um dos países do Acordo Schengen, a sua imigração será em Frankfurt. Se o seu destino final for outro país que não faz parte do acordo, você fará apenas a conexão.


Qatar ou Emirates

Voando do Brasil para a Europa com uma dessas duas empresas você fará apenas a conexão em seus hubs (Doha ou Dubai), a menos que você queira sair do aeroporto, claro. A sua imigração será na primeira cidade européia que você chegar. Exemplo: voando de São Paulo para Lisboa, a sua imigração vai ser em Lisboa. Ou voando de São Paulo para Berlim, a sua imigração vai ser em Berlim.

Veja aqui como é voar com a Qatar Airways
Veja aqui como é voar com a Emirates


Royal Air Maroc

Voando do Brasil para a Europa com a Royal Air Maroc, você vai chegar primeiro em Casablanca no Marrocos, onde fica o hub deles. No Marrocos você fará apenas a conexão, a menos que você queira sair do aeroporto, claro. A sua imigração será na primeira cidade européia que você chegar. Exemplo: voando de São Paulo para Londres com a RAM, a sua imigração vai ser em Londres. Ou voando de São Paulo para Paris com a RAM, a sua imigração vai ser em Paris. Muita gente acha que tem que fazer imigração no Marrocos, não gente, não tem nada disso.


Swiss

Voando do Brasil para a Europa com a Swiss, você vai chegar em Zurique, onde fica o hub da companhia aérea suíça. Se o seu destino é um dos países do Acordo Schengen, a sua imigração será em Zurique. Se o seu destino final for outro país que não faz parte do acordo, você fará apenas a conexão.


TAP Air Portugal

Voando do Brasil para a Europa com a Tap, você vai chegar em Lisboa ou no Porto, onde ficam os hubs da companhia aérea portuguesa e que são cidades que tem voos diretos do Brasil. Se o seu destino é um dos países do Acordo Schengen, a sua imigração será em uma dessas duas cidades. Se o seu destino final for outro país que não faz parte do acordo, você fará apenas a conexão.

Veja aqui como é voar com a TAP Air Portugal


Turkish Airlines

Voando do Brasil para a Europa com a Turkish, você vai chegar em Istambul. Se o seu destino é a Turquia, a sua imigração vai ser ali mesmo. Se o seu destino é um dos países do Acordo Schengen, a sua imigração será na primeira cidade da Europa Continental que você parar. Exemplo: voando de São Paulo para Madri com a Turkish, a sua imigração vai ser em Madri. Você só faria a imigração em Istambul caso você queira sair do aeroporto.

Veja aqui como é voar com a Turkish Airlines

 

***

Bom, pessoal, coloquei aqui as principais companhias que os brasileiros usam para chegar a Europa e espero ter sanado todas as suas dúvidas. Caso tenham ainda alguma dúvida perdida, eu sempre vou responder aqui nos comentários.

Imagem de capa: Erik Odiin, Unsplash


Reserve a sua hospedagem aqui




Booking.com


Resolva a sua viagem


Reserve a sua hospedagem pelo Booking.com

Faça aqui o seu seguro viagem internacional

Compre aqui os ingressos para os seus passeios

Consultoria de viagens e roteiros personalizados

Ebooks e guias para download


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.