O que fazer em Poznan na Polônia (roteiro de 2 dias)

O que fazer em Poznan

Olá, viajantes! Este roteiro com o que fazer em Poznan fecha a série de roteiros pelas cidades polonesas. Eu já falei de Varsóvia, Cracóvia e Wroclaw, lugares lindos e que eu amei conhecer. Certamente vocês se apaixonarão também.

***

Poznan carrega o título de quinta maior cidade polonesa, mas não se deixe levar, ali vivem pouco mais de 500 mil habitantes. E uma boa parte desses moradores vivem no campo.

Apesar de não ser uma megalópole, Poznan tem um aeroporto internacional que recebe voos dos países vizinhos, uma enorme estação de trem e uma rodoviária. Ou seja, tem ótima acessibilidade. A cidade fica a 3 horas de Berlin e 3h30 de Varsóvia, por isso é perfeita para um viagem de fim de semana e até mesmo um bate volta de um dia ou um fim de semana.

Leia também:
Roteiro na Polônia: Cracóvia, Wroclaw, Poznan e Varsóvia
O que fazer em Varsóvia em 2 ou 3 dias
O que fazer em Cracóvia em 3 ou 4 dias
O que fazer em Wroclaw em 2 dias

O que fazer em Poznan na Polônia


O que fazer em Poznan


Centro histórico

Comece o seu passeio por Poznan pelo centro histórico da cidade. Essa parte de Poznan é muito semelhante as outras cidades polonesas com suas ruas estreitas, igrejas belíssimas e casinhas antigas, a maioria do século 16.

Algumas pessoas acham que todas as cidades polonesas são iguais, que são “mais do mesmo”. Claro, a arquitetura é semelhante, mas todas essas cidades, como Cracóvia e Wroclaw, tem as suas características.

Centro histórico


Praça do Mercado

No coração do centro histórico fica a antiga Praça do Mercado (Stary Rynek), é a parte mais bonita de Poznan com dezenas de sobradinhos coloridos germinados rodeando a imensa praça. 

No meio da Praça do Mercado fica a antiga prefeitura, a construção mais imponente do centro histórico de Poznan. A prefeitura em estilo renascentista é uma obra do século 16 do arquiteto italiano radicado na Polônia, Giovanni Battista Quadro.

Praça do Mercado e a antiga Prefeitura ao fundo

O interessante é que ao meio dia, dois bodes de metal surgem de uma das portinhas da torre e dão 12 cabeçadas. Todo mundo fica imóvel assistindo a briga dos bodes. E falando nisso, os bodes são um dos símbolos de Poznan, eles estão até na bandeira da cidade. 

O prédio da antiga prefeitura abriga hoje o Museu Histórico de Poznan, mas infelizmente ele está fechado para obras com previsão de abertura abertura para 2021 apenas.

Praça do Mercado

Praça do Mercado


Catedral de Poznan

A Catedral de Poznan fica fora do centro histórico, mas a uma curta caminhada a partir da Praça do Mercado. O nome oficial dela é Basílica Catedral de São Pedro e São Paulo e foi construída no século X na Ilha Ostrów Tumski.

Porém, a Catedral de Poznan não é apenas uma igreja bonita, ela é o primeiro templo católico da Polônia. E estamos falando de um dos países mais católicos do mundo e de onde veio o Karol Wojtyła, o Papa João Paulo II.

Catedral de Poznan

Atrás da Catedral fica a Ponte Biskupa Jordana w Poznaniu, conhecida como “ponte dos apaixonados” e adivinha? Cheia de cadeados colocados pelos casais apaixonados. A ponte é também o destino favorito para as fotos dos noivos.

A ponte dos apaixonados


Mural 3D

Atravessando a “ponte dos apaixonados” e seguindo por alguns metros chegamos no Mural 3D de Poznan. Um enorme mural que dá essa impressão de ser 3D por conta do recorte das paredes e janelas reais. Ele foi escolhido como uma das maravilhas da Polônia pela National Geographic. Eu achei o lugar bem mal cuidado, mas vale dar uma passadinha a caminho do Lago Malta.

Mural 3D


Lago Malta

O Malta é um imenso lago dentro de Poznan. O lugar é a praia dos poloneses, tem parque, camping, área de piquenique e até um complexo com pistas de ski. Dentro do parque existe um trenzinho super bacana que faz o trajeto por toda a extensão do Lago Malta.

Trenzinho que percorre a extensão do lago

A praia dos poloneses


Parque Citadela

O Parque Citadela é um imenso parque dentro de Poznan. O parque é cheio de obras, enormes campos verdes e jardins. Lá dentro fica também o Museu Militar de Poznan, cheio de aeronaves e tanques de guerra russos. Tudo da época que a Polônia era dominada pela União Soviética.

Parque Citadela

Parque Citadela

Museu Militar de Poznan

Museu Militar de Poznan


Mais imagens


Praça do Mercado

Praça do Mercado

Trenzinho do Lago Malta

Os bodes de Poznan

Estátua do Papa João Paulo II

Catedral de Poznan

Praça do Comércio

Castelo Real de Poznan

Castelo Imperial


Onde ficar em Poznan


Assim como a maioria das pequenas cidades polonesas, o melhor lugar para se hospedar é no centro histórico ou no redor dele. Isso facilita bastante os passeios e como Poznan é uma cidade pequena, dá para ir a pé da rodoviária ou estação de trens até o centro histórico.

Eu fiquei hospedado Hotel Palazzo Rosso, bem no meio do Centro Histórico. Eu me surpreendi com o o luxo desse hotel, com elevador panorâmico e quartos lindísismos. O café da manhã era fantástico e o hotel tem ainda restaurantes super charmosos. Só que o melhor de tudo foi o preço que eu paguei, sério, foi muito barato perto do padrão que o hotel oferece. A diária para duas pessoas com café da manhã custou 145,00 reais.

Hotel Palazzo Rosso

Isso que eu amo na Polônia,  a gente consegue se hospedar em ótimos hotéis pagando pouco.

Veja aqui a lista de acomodações em Poznan

Reservando um hotel pelo Booking.com aqui no Vou na Janela você ajuda a manter o blog e não paga nada a mais por isso.

***

Se você ainda não decidiu onde ficar em Poznan, sugiro olhar a caixa de ofertas aqui embaixo. Ela é atualizada automaticamente pelo Booking.com.


Booking.com


Planejando a sua viagem


calendario

Quando ir

A Polônia é gelada no outono e inverno e faz um calorzinho gostoso na primavera e verão. Claro, os melhores meses são os mais quentes. Dá para visitar em qualquer época do ano, mas eu evitaria o inverno.

 

carro

Como chegar

Não existem voos diretos do Brasil para a Polônia, mas chegar até lá é fácil fazendo conexão em qualquer grande cidade Europa que receba voos do Brasil. É possível chegar em Poznan de trem ou ônibus saindo de muitas cidades.

 

icon1

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Polônia, o país faz parte da União Européia e sendo um país Schengen, o visto de entrada vale para a visitar o país e os países membros por 90 dias.

 

icon2

Quanto custa

Poznan é uma cidade bem barata, algo que me surpreendeu muito. Dá para se divertir muito sem gastar rios de dinheiro.

 

icon3

Como se locomover

A melhor forma de andar por Poznan é a pé, mas se você precisar, o táxi é barato. O Uber também funciona super bem e é ainda mais barato que o táxi.


Reserve um passeio em Poznan



Resolva aqui a sua viagem


Reserve a sua hospedagem pelo Booking.com

Faça aqui o seu seguro viagem internacional

Compre aqui os ingressos para os seus passeios

Consultoria de viagens e roteiros personalizados

Ebooks e guias para download


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.