10 razões para conhecer Lisboa

10 razões para conhecer Lisboa

Quem acompanha o Vou na Janela, sabe que eu amo Portugal. Quando alguém me pede alguma dica de cidade para sua primeira viagem internacional, eu sempre indico Lisboa. E se você precisa de algum motivo para visitar essa cidade surpreendente, eu tenho aqui 10 razões para conhecer Lisboa


10 razões para conhecer Lisboa


Idioma

Para quem não domina pelo menos o inglês e quer fazer sua primeira viagem internacional, a facilidade da lingua é uma excelente razão para visitar Portugal e em Lisboa a gente se sente em casa. Pense em tudo que a Europa tem de bom para oferecer, falando português? Além disso, os portugueses tem um carinho especial com os brasileiros, é um sentimento paterno e acolhedor, o que ajuda a gente a se apaixonar ainda mais por Lisboa.

Sem barreiras idiomáticas

Sem barreiras idiomáticas

 

Oferta de vôos

A TAP Portugal é a empresa estrangeira que mais tem vôos partindo do Brasil, são ligações diretas para Lisboa e Porto partindo de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Natal e Fortaleza. O que facilita e muito a vida de quem mora longe do Rio de Janeiro e São Paulo, que são os lugares onde a maioria das empresas operam.

A TAP é a empresa que mais leva brasileiros para a Europa

A TAP é a empresa que mais leva brasileiros para a Europa

 

Arquitetura

Em Lisboa você nunca vai encontrar uma casa, um sobrado ou um prédio igual a outro. Esqueça a arquitetura monótona e pense em diversidade revestida dos mais incríveis e autênticos azulejos portugueses. Casarões centenários, castelos, torres e praças espalhados por avenidas, ruas, ruelas e becos, ladeira abaixo ou acima. Mas também existe a Lisboa moderna, com prédios de design avançado em contraste com o tradicional. A cidade das 7 colinas encanta com sua arquitetura eclética e belíssima.

Não, não é Dubai, é Lisboa

Não, não é Dubai, é Lisboa

 

Comida

Todo mundo sabe que nada representa melhor a culinária portuguesa que os pratos com bacalhau e são muitos pratos, dá para passar dias comendo o peixe sem enjoar, dos tradicionais bolinhos de entrada ao meu favorito, o bacalhau com natas, mas também tem ao forno, à Gomes de Sá, bacalhau à Lagareiro, à falcão, à Narciso ou simplesmente com batatas.

Ainda falando em comidas, os doces portugueses a base de ovos são mundialmente conhecidos e apreciados, e o bairro de Belém é lar do mais famoso deles, o Pastel de Bélém.

Bacalhau assado com uma bela cerveja Sagres

Bacalhau assado com uma bela cerveja Sagres

 

Museus

Lisboa não tem museus de peso como Paris, Londres ou Madri, mas tem várias opções espalhadas pela cidade, como o ótimo Calouste Gulbenkian, o Museu do Azulejo, Museu dos Coches e o belíssimo Museu Nacional de Arte Antiga. Além disso, em 2016 foi inaugurado o MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de Lisboa.

Calouste Gulbenkian

Calouste Gulbenkian

 

É uma cidade segura

Eu costumo dizer que a gente precisa ter cuidado andando seja pelo centro de São Paulo ou pelo centro de Frankfurt, gente mal intencionada tem em todo lugar, claro, uns mais que outros. Lisboa é uma cidade segura, já houve uma onda de batedores de carteira mas isso diminuiu muito nos últimos anos. Dá para andar sem medo, sem ficar na paranoia com medo de assalto. Tirando os traficantes de Alfama, que oferecem drogas abertamente durante a noite, mas que não te assaltam, Lisboa é um lugar tranquilo para andar e o European Safety Observatory classificou a cidade como a mais segura da Europa.

 

O clima é ótimo

O clima de Portugal é excelente, como Lisboa fica bem ao sul da Europa, não sofre com o frio extremo do norte. Os invernos são frios, mas perfeitamente toleráveis e não dura muito não, eu estive em Portugal em março do ano passado, quando ainda estava bem frio no norte da Europa e em Lisboa eu andava de camiseta em uma deliciosa temperatura de 22 graus.

Um calorzinho no fim do inverno

Um calorzinho no fim do inverno

 

É barata

Exceto pelas cidades do leste europeu, Lisboa é a capital mais barata da Europa, eu costumo exemplificar para os meus amigos comparando o preço do metrô. Na Alemanha o bilhete custa 2,70 euros enquanto em Lisboa o bilhete sai por 1,40 euros. Também é possível encontrar ótimas opções de hospedagem em hotéis 3 estrelas com excelente localização pertinho do metrô, pagando uma média de R$180,00 a diária.

Comer também não é caro, em um dos tradicionais restaurantes da Rua Augusta você come um belo bacalhau, com entrada, bebida e sobremesa por 15 euros.

 

Belíssima

É uma cidade bonita, talvez uma das mais belas dessa parte do mundo. Aquele lugar que para onde olhamos parece um cartão postal. Seja vista do alto do Castelo de São Jorge, da margem do Rio Tejo na Praça do Comércio ou de dentro de um dos bondes com meio século de história, os “eléctricos de Lisboa”, a cidade encanta pela sua beleza e luz.

Cidade linda

Cidade linda

 

Lisboa tem praia

Talvez você nem imagine, mas Lisboa é a única capital da Europa que tem praia perto e muitas com acesso fácil de trem, são pelo menos 10 ótimas praias no entorno da cidade. Logo ao sul do Rio Tejo, do outro lado da Ponte 25 de Abril fica o Portinho da Arrábica, em Setúbal. Uma baía de águas cristalinas cor de esmeralda que não fica devendo em nada ao mar do caribe.

No lado oposto, em Sintra, fica a Praia de São Julião. Ela é a favorita dos surfistas e pescadores, são cerca de 300 metros de areia cercada de falésias. Em Sintra também fica a Praia do Magoito e da Adraga. Tem a lindíssima Praia do Tamariz em Estoril e a Praia dos Carcavelos em Cascais.

Portinho da Arrábica

Portinho da Arrábica

 

Leia mais:
Belém, Lisboa: como chegar e o que fazer
Pelas vielas de Lisboa e Castelo São Jorge
Onde fazer compras em Lisboa
Como é voar para Portugal com a TAP
Todos os posts sobre Lisboa
Todos os posts sobre Portugal


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

3 Comentários

  • Responder março 7, 2016

    MUCIO BRETAS

    Poxa, não sabia que Lisboa é tão bonita assim, parabéns mais uma vez pelo post.

  • Responder dezembro 7, 2016

    Victor

    Boa tarde,

    Você poderia me recomendar locais não muito agradaveis pra morar e quais, na sua opinião, são os melhores? Pretendo morar em Lisboa ou Cascais.

    Obrigado!

    • mm
      Responder dezembro 10, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Victor, lugares “não” muito agradáveis? Como assim?

Deixe uma resposta