Lisboa é conhecida também como a cidade das sete colinas, verdade que andar por Lisboa pode ser um sobe e desce sem fim e por conta disso, a cidade conta desde o final dos anos 1800 com alguns elevadores que ligam a parte baixa aos bairros altos e um deles é o Elevador de Santa Justa.
O elevador também é conhecido como Elevador do Carmo, pois ele liga a rua de Santa Justa na baixa ao Largo do Carmo, no bairro alto.
O Elevador de Santa Justa foi inaugurado em 1902, um projeto neogótico do engenheiro Raoul Mesnier du Ponsard, por muitas vezes foi associado a Gustave Eiffel, mas historiadores defendem que nunca existiu nenhuma ligação entre a construção do elevador lisboeta com a famosa torre parisiense.
O elevador é lindo, um cartão postal, a viagem dura poucos segundos, nem tem muita graça, a não ser pela cabine antiga de madeira nobre que preserva a história de uma época distante.
Mas o que torna Santa Justa especial é o mirante de onde a gente consegue ter uma vista incrível de Lisboa, a minha favorita e ainda o pôr do sol mais bonito da capital portuguesa, e essa é a dica, vá mais pelo fim do dia e você não vai se arrepender.
Lá de cima, a gente tem uma vista de toda a Baixa-Chiado, Praça da Figueira, Alfama, Castelo de São Jorge e do Rio Tejo.
A vista
Quanto custa
A viagem ida e volta com acesso ao mirante custa 5 euros, você pode até achar caro, mas a vista compensa e o melhor é que ele não fica abarrotado de gente. Só o acesso ao mirante custa 1,50 euro. Só a subida do elevador por ser paga com os cartões Viva Lisboa e Lisboa Card, mas não dão acesso ao terraço, que é onde está a graça.
O elevador da Santa Justa funciona todos os dias das 7h30 às 23h (de março a outubro) e 7h30 às 21h (de novembro a fevereiro). Já o mirante funciona das 9h às 23h (de março a outubro) e das 9h às 21h (de novembro a fevereiro).
Como chegar ao Elevador de Santa Justa
Para quem está na baixa, basta seguir até o fim da Rua de Santa Justa, no centro de Lisboa. Não tem erro, de longe a gente vê o elevador. Fica perto das estações de metrô do Rossio e Baixa-Chiado.
Confira o nosso post super detalhado explicando as melhores áreas para se hospedar em Lisboa e também lugares para serem evitados, clique aqui.
Eu acho que a melhor região para ficar em Lisboa é nas proximidades da Avenida Liberdade. Nessa região eu me hospedei no Hotel Dom Carlos Park e no Ever City Center. Ambos são ótimos e com bom café da manhã. Ficam pertinho do centro e com fácil acesso ao metrô e trem.
Não distante dali eu já fiquei também no Ibis Saldanha, pois Ibis não tem muito o que errar né? Falando nessa rede, eu também me hospedei duas vezes no Ibis Jose Malhoa. Tem metrô na porta e fácil acesso ao aeroporto.
E para finalizar, também já me hospedei no Hotel Miraparque, em frente ao Parque Eduardo VII, recomendo muito.
Veja também a minha lista com 10 hostels em Lisboa.
Como é passar pela imigração em Lisboa
Como usar o transporte público de Lisboa
Como usar os bondes de Lisboa
Dicas de Portugal para a sua primeira viagem
Quanto custa viajar para Portugal
O que fazer em Lisboa
O que fazer em Lisboa em uma conexão
Belém: como chegar e o que fazer
Bate volta de 1 dia até Sintra
Roteiro em Portugal: do Porto a Lisboa
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.