Como é voar com a Air Canada de Vancouver a Toronto no Boeing 777

Air Canada de Vancouver a Toronto

Dando continuidade nos posts da minha volta ao mundo, hoje eu mostro para vocês como é voar com a Air Canada de Vancouver a Toronto no Boeing 777-300ER em classe econômica.

***

A Air Canada é a maior companhia aérea do Canadá e voa diariamente da sua base em Toronto para São Paulo no Aeroporto Internacional de Guarulhos. A Air Canada também opera um segundo serviço sazonal de Montreal para São Paulo com o Boeing 787 Dreamliner.

Recentemente a empresa substituiu o Boeing 787-9 Dreamliner na rota de Toronto para São Paulo pelo Boeing 777-300ER, aumentando assim a capacidade de passageiros e carga entre as duas cidades.

O meu voo com a Air Canada de Vancouver a Toronto foi a minha estreia com a tradicional companhia aérea canadense. Mas eu não estava muito animado, pois em alguns reviews que eu li na internet mostraram que a empresa oferece um serviço bem abaixo das expectativas. 

Essa viagem faz parte da minha volta ao mundo, os links de todos os posts estão aqui embaixo.

São Paulo x Doha – Qatar Airways – Classe Executiva
Doha x Bangkok – Qatar Airways – Classe Executiva
Bangkok x Krabi x Bangkok – Thai Airways – Classe econômica
Bangkok x Seul x Tóquio – Korean Air – Classe Executiva
Osaka x Seul – Korean Air – Classe Executiva
Seul x Seattle – Delta Airlines – Classe Executiva
Seattle x Vancouver – Delta Airlines – Primeira Classe
Vancouver x Toronto – Air Canada – Classe econômica
Toronto x São Paulo – Air Canada – Classe econômica (em breve)

***

Leia outras avaliações aqui

Air Canada de Vancouver a Toronto
Como é voar com a Air Canada de Vancouver a Toronto

Como é voar com a Air Canada de Vancouver a Toronto


Compra da passagem

Eu emiti essa passagem usando milhas Smiles. Para esta emissão eu usei 45.000 milhas no trecho entre Vancouver e São Paulo, porém, com um ótimo stopover de 1 dia em Toronto.

Acho que foi uma boa emissão, considerando que eram dois voos – incluindo um trecho de longa distância – e o stopover em Toronto.


Check-in

Eu cheguei no Aeroporto Internacional de Vancouver faltando 5 horas para o meu voo. Cheguei com tanta antecedência pois o voo estava programado para decolar às 22h30. Dessa forma eu fiz o checkout no hotel, deixei as malas lá e passei o dia passeando pela cidade. Por volta das 17h eu segui para o aeroporto.

O Aeroporto de Vancouver é conectado com a cidade pelo metrô, o que facilita demais a nossa vida. Eu já mostrei aqui como usar esse serviço para chegar até a cidade.

Air Canada de Vancouver a Toronto
Estação do metrô no aeroporto de Vancouver

O check-in da Air Canada é feito em duas etapas, primeiro o check-in em si que pode ser feito nos totens de autoatendimento ou nos balcões. Feito o check-in a gente pega o cartão de embarque e a etiqueta da mala. Ao lado das ilhas de check-in fica um lugar onde despachamos as malas. Basta colocar a mala na esteira, esperar o sistema identificar o volume, o que é feito com a leitura dos códigos de barra das etiquetas e pronto. A mala está liberada para ser despachada. O procedimento é simples e fica um funcionário auxiliando os passageiros.


Embarque

O embarque foi organizado por grupos, tinha tudo para ser ordeiro. Entretanto, em razão da área apertada do aeroporto de Vancouver, organizar 450 passageiros em espaço diminuto foi um caos. As filas se misturaram e todo mundo entrou no avião sem qualquer ordem ou prioridade. 


A aeronave

Estes Boeing 777-300ER da Air Canada estão equipados com impressionantes 450 lugares. Só para servir de comparação, a Qatar equipou seus Boeings 777-300ER com 358 lugares. Ou seja, os 777-300ER da Air Canada são bem apertadinhos, com 31 polegadas de espaço (78,74 cm) entre as poltronas. Já a Qatar tem 33 polegadas de espaço (73,82 cm) entre as poltronas. 

Air Canada de Vancouver a Toronto
Poltronas da classe econômica do Boeing 777-300ER

A cabine executiva desses 777s estão equipadas com 28 poltronas no layout 1-2-1; a cabine premium economy conta com 24 lugares no layout 2-4-2 e a classe econômica possui 398 lugares no layout 3-4-3 de alta densidade.

Todas as poltronas são equipadas com telas touchscreen com acesso ao sistema de entretenimento da Air Canada. O sistema em si é mediando, são poucas opções de filmes e séries. Alguns álbuns musicais, programas jornalísticos e os mapas de navegação. No bolsão da poltrona tinha uma cópia da revista da Air Canada e nada mais.

Air Canada de Vancouver a Toronto
Sistema de entretenimento da Air Canada
Air Canada de Vancouver a Toronto
Sistema de entretenimento da Air Canada

Nas poltronas não tinha nada de cobertores, travesseiros ou fones de ouvido. Honestamente, parecia um voo low-cost, mas calma que pode piorar!


Voo e serviço de bordo

O voo AC126 partiu pouco antes das 23h, com cerca de 4 horas de duração. Mas em razão do fuso horário, ele pousa em Toronto por volta das 6h da manhã.

Logo após a decolagem as luzes da cabine foram apagadas e a tripulação desapareceu. Eu esperava ao menos um snack de serviço de bordo, mas nada! Nem água! Ainda bem que eu tinha jantado no aeroporto e ainda tinha levado uma água.

Em dado momento uma passageira do meu lado pediu uma água para a comissária e ela trouxe um copinho e desapareceu novamente na escuridão. Ela pediu mais um e foi ignorada. Se ao menos houvesse um serviço de bordo pago, mas nada disso. Não sei se nessas rotas – especialmente nas noturnas –  a Air Canada não oferece qualquer tipo de serviço de bordo. Porém, foi uma grande decepção os caras não servirem uma mísera água em um voo transcontinental de 4 horas.

Para piorar a experiência, o ar condicionado da cabine estava de congelar. Lembra que eu disse acima que não tinha travesseiros ou cobertores nas poltronas? Pois é! Felizmente eu estava com um bom casaco, mas meus pés estavam congelando! 

Em um momento o cansaço me venceu e eu devo ter dormido por 1 hora, até que as luzes foram acesas e começamos a nos preparar para o pouso em Toronto. Onde chegamos antes do nascer do sol.

Air Canada de Vancouver a Toronto
Saída da área fechada do aeroporto

***

Voar com a Air Canada de Vancouver a Toronto foi decepcionante. Achei desumano não servirem uma água em um voo de 4 horas. O voo seguinte para o Brasil foi uma experiência bem melhor, mas isso é assunto para o próximo post.


Veja como é voar de Toronto para São Paulo



Reserve a sua hospedagem aqui




Booking.com


Resolva a sua viagem


Reserve a sua hospedagem pelo Booking.com

Faça aqui o seu seguro viagem internacional

Compre aqui os ingressos para os seus passeios

Consultoria de viagens e roteiros personalizados

Ebooks e guias para download


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


Compartilhe este post:
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.