Como é voar com a Air Canada de Toronto até São Paulo

Como é voar com a Air Canada

Olá viajantes! Hoje eu vou mostrar para vocês como é voar com a Air Canada de Toronto até São Paulo na classe econômica do Boeing 787-9 Dreamliner.

***

Esta foi a última etapa da minha volta ao mundo, que começou no voo de São Paulo para Doha e terminou voando de Toronto até São Paulo. 

A Air Canada é a maior companhia aérea do Canadá. Eles operam um serviço diário desde a sua base em Toronto para São Paulo. Além disso, eles tem um voo sazonal de Montreal também para São Paulo com o Boeing 787 Dreamliner.

O meu voo foi no  Boeing 787-9 Dreamliner, entretanto a empresa anunciou que vai substituir este equipamento na rota de Toronto para São Paulo pelo Boeing 777-300ER, aumentando assim a capacidade de passageiros e carga entre as duas cidades.

O meu voo de estreia com a Air Canada foi de Vancouver a Toronto e não foi uma boa experiência, eu já contei como foi aqui.

Essa viagem faz parte da minha volta ao mundo, os links de todos os posts estão aqui embaixo.

São Paulo x Doha – Qatar Airways – Classe Executiva
Doha x Bangkok – Qatar Airways – Classe Executiva
Bangkok x Krabi x Bangkok – Thai Airways – Classe econômica
Bangkok x Seul x Tóquio – Korean Air – Classe Executiva
Osaka x Seul – Korean Air – Classe Executiva
Seul x Seattle – Delta Airlines – Classe Executiva
Seattle x Vancouver – Delta Airlines – Primeira Classe
Vancouver x Toronto – Air Canada – Classe econômica
Toronto x São Paulo – Air Canada – Classe econômica

***

Leia outras avaliações aqui

Como é voar com a Air Canada
Como é voar com a Air Canada

Como é voar com a Air Canada


Compra da passagem

Eu emiti essa passagem usando milhas Smiles. Para esta emissão eu usei 45.000 milhas no trecho entre Vancouver e São Paulo, porém, com um ótimo stopover de 1 dia em Toronto.

Acho que foi uma boa emissão, considerando que eram dois voos – incluindo um trecho de longa distância – e o stopover em Toronto.


Check-in

O meu checkin até o Brasil foi feito em Vancouver e na avaliação anterior eu contei como foi o procedimento. E eu já saí de Vancouver com o segundo cartão de embarque nas mãos. Importante dizer que como é um stopover de 1 dia, a mala despachada fica retida no aeroporto. Portanto, sempre tenha uma bagagem de mão com coisas básicas para passar o dia, incluindo uma muda de roupas. 


Embarque

Eu cheguei no aeroporto de Toronto aproximadamente 3 horas antes do voo, conforme a companhia aérea recomenda. Como eu já tinha o cartão de embarque, eu segui direto para o controle de segurança.

O aeroporto de Toronto estava abarrotado de gente, não tinha nem onde sentar naquele começo de noite. É neste horário que muitos voos de longa distância da Air Canada partem para a Europa e Ásia, por isso, o terminal estava tão cheio.

A medida que as horas iam passando, o terminal ia ficando finalmente mais vazio. O voo AC90 estava programado para decolar às 23h45, mas na hora marcada para o embarque, o avião ainda não estava estacionado no gate. E as pessoas já estavam fazendo fila 1 hora antes. Eu sei que muita gente fica ansiosa para entrar no avião, mas gente, não faz sentido fazer fila 1 hora antes da hora do embarque quando nem o avião está no gate.

Pois bem, o avião atrasou e o embarque começou com 1h de atraso. E eu notei que algumas pessoas ficaram em pé por mais de 2h horas, é surreal!

O embarque foi organizado por grupos, mas assim como em Vancouver, as filas se misturaram e o embarque ficou caótico. No meio de tudo isso, uma brasileira foi presa pela polícia do aeroporto! Gente, que confusão! Pelo que deu para entender, ela furtou alguma coisa do freeshop e depois foi identificada pelas câmeras de segurança pouco antes de embarcar. Ela viajava com o marido e duas filhas, e parece que eles não sabiam de nada. Foi todo mundo para a delegacia e ninguém embarcou. Um climão!

Passado o tumulto, finalmente embarcamos e agora sim eu vou mostrar como é voar com a Air Canada de Toronto para São Paulo.


A aeronave

Como eu disse acima, esse voo foi operado por um Boeing 787-9 Dreamliner. Estas aeronaves estão configuradas com 30 poltronas na classe executiva no layout 1-21, sendo que todas as poltronas da business viram cama.

Como é voar com a Air Canada
Classe econômica do Boeing 787

Logo atrás vem a premium economy da Air Canada com 21 lugares em apenas 3 fileiras distribuídas no layout 2-3-2. Interessante que essa cabine pequena fica separada da classe executiva e da econômica por divisórias. Deve ser bacana voar ali, por ser me privativo, quem sabe na próxima?

Por fim, vem a econômica com 247 poltronas no layout 3-3-3. Totalizando 298 lugares no Boeing 787-9 Dreamliner. 

Como é voar com a Air Canada
Classe econômica do Boeing 787

Falando do espaço entre as poltronas, eu já tinha achado o Boeing 777 apertado, eles tem 31 polegadas de espaço (78,74 cm) entre as poltronas. Mas o Boeing 787 é ainda mais apertado! As poltronas da classe econômica contam com 30 polegadas de espaço (76,2 cm). Eu tenho 1.77 cm de altura e fiquei espremido naquele assento. 

Como é voar com a Air Canada
As poltronas são bonitas, mas bem apertadinho
Como é voar com a Air Canada
Aqui vocês conseguem ver melhor o espaço entre as poltronas

Todas as poltronas são equipadas com telas touchscreen com acesso ao sistema de entretenimento da Air Canada. O sistema em si é mediando, são poucas opções de filmes e séries. Alguns álbuns musicais, programas jornalísticos e os mapas de navegação. No bolsão da poltrona tinha uma cópia da revista da Air Canada e fones de ouvido ruins. Nas poltronas tinham também um cobertor e travesseiro. 

Como é voar com a Air Canada
Sistema de entretenimento
Como é voar com a Air Canada
Sistema de entretenimento

Uma coisa bacana no 787 é que ele trouxe muitas melhorias para a experiência do passageiro a bordo. Como um novo sistema de ar condicionado que não resseca tanto nariz e garganta. Novo sistema de iluminação, janelas maiores, além de ser mais silencioso. 


Voo e serviço de bordo

O voo decolou com mais de 1h de atraso, pra mim não fez tanta diferença já que eu estava indo para casa, mas o cansaço era grande.

Como é voar com a Air Canada
Mapa mostrando a saída de Toronto

Cerca de 40 minutos depois da decolagem a tripulação começou o serviço de bordo. Notei que tinham dois tripulantes que falavam português. De jantar tinham duas opções, massa ou carne. Eu escolhi a carne e veio acompanhada de arroz com legumes, semelhante a um arroz primavera. E surpreendentemente a comida estava boa!

Como é voar com a Air Canada
Jantar

De acompanhamento tinha uma maionese de batatas com cenoura, algo que eu nunca vi ser servido em avião, tipo almoço de domingo na casa dos pais. Um pão e um brownie de sobremesa. Na bandeja veio também manteiga e uma garrafinha de água. Os talheres são de plástico, dos mais vagabundo e estavam praticamente destruídos antes do fim do serviço.

Como é voar com a Air Canada
Garrafinhas de vinho

Para beber tinha uma boa variedade de bebidas, como vinhos, cerveja, destilados, refrigerantes, sucos e água. Pedi o vinho tinto e veio em garrafinhas individuais, acho isso muito bacana.

Preciso confessar que depois da péssima experiência que eu tive no voo anterior da Air Canada mudou bastante nesse voo. A comida estava boa, a tripulação foi bem cordial e atenciosa. Demonstrando paciência com aqueles passageiros sem educação que parecem estar na sala de casa. 

Depois do jantar eu estava tão cansado que confesso que apaguei na poltrona e dormi profundamente por longas horas. Mas o corpo sofreu naquele aperto e ainda tinha um passageiro bem espaçoso do meu lado, daqueles que não respeitam o espaço alheio, sabe?

Como é voar com a Air Canada
Café da manhã

Quando eu acordei o dia já estava amanhecendo e cerca de 1h30 hora antes do pouso em São Paulo a tripulação começou a servir o café da manhã. A única opção era um omelete, com umas batatinhas perdidas e um molho de tomate meio duvidoso. Mas estava, digamos, aceitável. De acompanhamento tinha uma saladinha de frutas, pão acompanhado de manteiga e geleia. Para beber tinha café, chá, refrigerantes, sucos e água. 

Pouco depois do serviço já iniciamos a descida até o Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo, depois de um bom voo de 10 horas desde Toronto.

Como é voar com a Air Canada
Aeronave que cumpriu o voo em Guarulhos
Como é voar com a Air Canada
A aeronave ainda ostentava a pintura antiga

***

Confesso que eu estava com a expectativa super baixa, em razão do péssimo serviço – ou a falta dele – no voo de Vancouver para Toronto. Mas, apesar do atraso e da poltrona muito apertada, a comida estava boa e bem servida. Isso ajudou a mudar a péssima impressão que eu estava da empresa.

Bom, espero ter respondido as suas perguntas sobre como é voar com a Air Canada. Espero que tenham curtido essa série de posts com a minha volta ao mundo e até a próxima.


Reserve um passeio em Toronto


 


Resolva aqui a sua viagem


Reserve a sua hospedagem pelo Booking.com

Faça aqui o seu seguro viagem internacional

Compre aqui os ingressos para os seus passeios

Consultoria de viagens e roteiros personalizados

Ebooks e guias para download


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram



Compartilhe este post:
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.