O que fazer em uma conexão em Doha no Qatar

Conexão em Doha

Desde quando o Qatar deixou de exigir o visto para brasileiros, ficou mais fácil conhecer um pouquinho do país, mesmo que seja em uma curta conexão em Doha. 

Hub da Qatar Airways, Doha é ponto de conexão de todos os passageiros que voam com a companhia aérea árabe por todo o mundo. Em muitos casos, essa conexão pode ser de longas horas e nada melhor do que aproveitar a conexão para explorar um novo destino, não é mesmo?

Neste post eu vou mostrar o que fazer em uma conexão em Doha, entretanto, eu já escrevi um post super completo com o que fazer em Doha em um roteiro de 3 dias. E acredite em mim, depois de uma conexão em Doha no Qatar, você vai querer voltar mais vezes.

Além disso, vou deixar aqui embaixo alguns posts que facilitarão a sua viagem:
Quanto custa viajar para Doha
Dicas de Doha para organizar a sua primeira viagem
Como é passar pela imigração em Doha
Onde ficar em Doha


Conexão em Doha: quando vale a pena sair do aeroporto?


Antes de pensar em sair do aeroporto, você precisa levar em consideração o tempo da sua conexão. Apesar do aeroporto Hamad ser bem próximo da cidade – são cerca de 14km – é preciso levar em conta os procedimentos de raio-x e imigração.

Se você tem uma conexão em Doha de menos de 7 horas, não vale a pena sair do aeroporto. Pode parecer muito, mas considere o tempo para fazer a imigração, pegar um táxi até a cidade e ainda voltar pro aeroporto pelo menos 2 horas antes do seu voo.

Entretanto, se a sua conexão for superior a 14 horas, vale a pena até pegar um hotel para descansar e ainda conhecer um pouco de Doha. Em alguns casos a Qatar Airways oferece hotel e transfer para passageiros em conexão em Doha. Veja com eles se você é elegível para conseguir este benefício.

Conexão em Doha
O famoso urso amarelo do aeroporto de Doha

Além disso, tenha em mente também que Doha não é uma cidade de vida noturna. Portanto, se a sua conexão for durante a madrugada, você não vai ter nada para fazer. Melhor ir dormir em um hotel ou ficar no aeroporto mesmo. Tudo fecha cedo, antes da meia noite e não existem bares em Doha, visto que o consumo de bebida alcoólica é proibido. Por outro lado, se a sua conexão em Doha for durante o dia, será perfeito.


O que fazer em uma conexão em Doha


Primeiramente, todos os lugares que eu sugiro neste posts são próximos uns dos outros, de modo que você consiga otimizar o seu tempo. Todos eles ficam na parte antiga de Doha e a maioria a uma curta caminhada uns dos outros.

Conexão de 8 horas

Comece o seu passeio por Doha indo direto para a parte antiga da cidade. Se você chegar no centro antes das 15h, recomendo ir direto para a Corniche, o grande calçadão a beira mar de Doha. De lá, a gente tem uma belíssima vista do Skyline de Doha, um dos mais famosos cartões postais da cidade. 

Dicas de Doha Conexão em Doha
O famoso Skyline de Doha

Em seguida, siga para o MIA – Museu de Arte Islâmica logo ao lado do Corniche. De linhas retas – uma das características da arte islâmica – o museu é um projeto do arquiteto Ieoh Ming Pei. Que em seu portfólio tem a Pirâmide do Louvre em Paris. Ming Pei viajou pelo mundo estudando a arte islâmica para criar o museu que ele considerou a sua maior obra, a sua Monalisa.

Museu de Arte Islâmica Conexão em Doha
Museu de Arte Islâmica
Conexão em Doha
A geometria em todos os cantos

No fim do dia, siga para o  Souq Waqif. O grande coração cultural e social do Qatar, o Souq Waqif é um antigo mercado onde beduínos traziam suas mercadorias – como ovelhas, cabras e lãs – para trocar por itens essenciais. Em excelente lugar para fazer compras e jantar em ótimos restaurantes.

Souq Waqif Conexão em Doha
Souq Waqif
Conexão em Doha
Paredes de barro com as vigas expostas

Conexão de 12 horas

Em uma conexão mais longa você pode aproveitar mais da cidade. Além dos lugares acima, você pode fazer um passeio de barco nos tradicionais Dhows, barquinhos que eram usados na colheita de pérolas antes do Qatar descobrir o petróleo.

Conexão em Doha
Passeio nos dhows

Inclua no seu roteiro também uma visita ao fantástico Museu Nacional do Qatar. O museu foi inaugurado em 2019, o projeto é do arquiteto francês Jean Nouvel que se inspirou na rosa do deserto para desenhar a estrutura com círculos de diferentes tamanhos e ângulos, que se unem para abrigar 11 galerias. 

Museu Nacional do Qatar Conexão em Doha
Museu Nacional do Qatar
Conexão em Doha
Oryx, animal símbolo do Qatar

Por fim, faça um passeio até Skyline de Doha em Westbay. O conjunto de prédios modernos compõem um dos cartões postais mais famosos de Doha e traduz perfeitamente a faceta moderna do Qatar. 

Corniche Conexão em Doha
Skyline de Doha

Edifícios projetados para encantar e que abrigam de hotéis de luxo a sede de grandes empresas, como a Qatar Petroleum e a rede de TV Al Jazeera. O bacana do Skyline é admirar a sua arquitetura e o melhor horário é do fim de tarde para a noite, quando os prédios iluminados dão um show.


Contrate um guia para aproveitar a sua conexão em Doha


Para ganhar tempo e ainda ter uma experiência muito particular na sua conexão em Doha, eu recomendo contratar um guia. Eu fiz dois roteiros com a Luci da DohaExperience. Uma guia brasileira que trabalha em Doha e que é especializada em receber brasileiros. O preço varia de acordo com tempo e roteiro. Recomendo entrar em contato com ela pelo Instagram e pedir um orçamento. Os roteiros são personalizados de acordo com o visitante e o serviço dela é excepcional.


Vídeo: 10 coisas para fazer em Doha




Eu escrevi um post super detalhado com dicas de onde ficar em Doha e também onde evitar. Recomendo a leitura.

A melhor região para ficar em Doha é no Souq Waqif, ou ao redor dele. Dentro do Souq existem alguns hotéis excelentes, como o Souq Waqif Boutique Hotels da Tivoli que tem uma localização excelente. Ou o Al Najada Doha Hotel, que também é da Tivoli e fica em frente ao Souq, assim como o Al Najada Doha Hotel Apartments by Oaks que é um aparthotel.

Outra opção é o Alwadi Hotel Doha MGallery, que fica em um dos outros lados do Souq e com excelente localização. O Kingsgate Hotel Doha, que foi onde eu já fiquei duas vezes e me agradou bastante.

Outras opções na mesma região, temos o Horizon Manor Hotel, ao lado do Museu de Arte Islâmica, assim como Saraya Corniche Hotel e o Best Western Plus Doha.


Dicas para organizar a sua viagem
Quanto custa viajar para o Qatar
Como é passar pela imigração em Doha
Como se vestir no Qatar
Voando para Doha com a Qatar Airways em Classe Executiva
Voando para Doha com a Qatar Airways em Classe Econômica


Roteiro completo em Doha em 3 dias
O que fazer em Doha em uma conexão
Museu de Arte Islâmica
Museu Nacional do Qatar
Souq Waqif
Corniche e passeios de barco pelo mar de Doha
Biblioteca Nacional do Qatar
Mesquita Nacional do Qatar










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


Compartilhe este post:
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

2 Comentários

  • Responder setembro 11, 2020

    Beatriz Seika

    Olá Fabricio, estamos com viagem marcada para novembro, com conexão no Qatar, você saberia dizer, se eles estão deixando os passageiros saírem do aeroporto? parece que devido a pandemia, não é possível sair para conhecer a cidade, adorei o conteúdo dos seus posts, parabéns

    • mm
      Responder setembro 11, 2020

      Fabricio Moura

      Oi Beatriz, tudo bem? Atualmente o Qatar está fechado. Mas no próximo dia 15 vai sair um report com os planos de reabertura. Eu acho que é possível que em novembro já seja possível visitar o Qatar. Vamos acompanhar.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.