Escolher a melhor época para visitar a Tailândia pode ser fundamental para determinar o sucesso ou o fracasso da sua viagem. De dias lindos e ensolarados até semanas preso no quarto do hotel com chuvas torrenciais e até mesmo inundações pontuais.
Ficou assustado? Eu sei, o clima no mundo tem ficado cada vez mais severo e no sudeste asiático, região que tem as famosas monções asiáticas, tempestades e tufões, parece que tudo isso fica ainda mais intensificado.
Para os moradores tudo isso é muito normal, mas para a gente que gasta uma grana sonhando com dias perfeitos no paraíso e chegando lá encontra o pior clima possível, é muito decepcionante. Por isso, escolher a melhor época para visitar a Tailândia é tão importante.
Qual é a melhor época para visitar a Tailândia
Janeiro, fevereiro e março são os melhores meses, o tempo é firme e a temperatura é aceitável em todo o país. O céu vai estar trincando de tão azul e o mar com a cor mais linda do que nunca. Falando em temperatura, em janeiro e fevereiro ela vai ter máxima de 30 graus, você pode achar muito, mas em se tratando do sudeste asiático, isso é considerado fresquinho.
No final de março começa a esquentar mais e em abril e maio são os meses mais quentes. Você pode facilmente encontrar temperaturas na casa dos 40 a 45 graus. Para quem pretende visitar Chiang Mai e Chiang Rai, no norte do país, a vegetação vai estar seca e começam a época das queimadas. A visibilidade fica sempre reduzida e o ar empoeirado e esfumaçado. Eu estive lá nessa época e senti o ar pesado, a vista do Doi Suthep, o templo da montanha ficou super limitada.
Em abril é tão quente, que eles comemoram nesse mês o Songkran, que é a festa do ano novo tailandês, é conhecida como “festa das águas” e pelas ruas rola uma guerra de água. A primeira vez que eu fui pra Tailândia eu cheguei em Bangkok no meio do Songkran e tomei um banho antes de entrar no meu hotel.
Em tese, a estação chuvosa começa em maio, e em todas as vezes em que eu estive na Tailândia, nunca caiu uma gota d’água em maio. Perguntando a um amigo tailandês, ele me disse que há anos o mês de maio deixou de ser um mês chuvoso.
Junho é quando começam as pancadas de chuvas isoladas, é tipo o verão brasileiro, quando cai aquele temporal no fim de tarde em algumas áreas isoladas. Esse fenômeno costuma acontecer a partir da metade do mês.
Julho e agosto são meses de torneira aberta na Tailândia, as vezes pode chover o dia todo praticamente. A travessia entre as ilhas tailandesas, como de Krabi para Phi-Phi e Phuket pode ser até mesmo suspensa por dias em razão do mar agitado e das tempestades. São as monções asiáticas em sua melhor (ou pior, rs) forma. Agosto é mês famoso por inundações na Tailândia, é para evitar mesmo.
Em setembro as chuvas começam a diminuir no norte do país, onde fica Chiang Mai e Chiang Rai, para citar duas das cidades mais visitadas. Em Bangkok já não chove tão intensamente, pode vir uma pancada de chuva no fim do dia.
Outubro já não chove mais no norte e nem na região de Bangkok, é uma época excelente para visitar essas partes do país, pois o clima fica mais fresco, o céu limpo e a vegetação vai estar verde e exuberante. Porém, no sul da Tailândia, na região da ilhas ainda pode chover bastante.
O mês de novembro é excelente, pois o tempo é bom, a temperatura super agradável e por ser fim da baixa temporada, ainda encontramos ótimos preços em passagens e hospedagens.
Em dezembro começa a alta temporada, o tempo é excelente em todo país. Eventualmente pode vir uma pancadinha de chuva ou outra no fim do dia, especialmente na região das ilhas, mas isso é normal.
A minha experiência na Tailândia
Eu estive na Tailândia 4 vezes ao longo de duas viagens em 2016 e 2017. Que aconteceu nos meses de março, abril, maio e junho. Realmente, no fim de março a coisa começa a esquentar muito, em abril e maio é um calor do inferno. Um dia em Ayutthaya eu peguei 42 graus na sombra.
No norte do país, como eu disse acima, fica tudo seco e com muita neblina e fumaça no ar, nas ilhas o clima estava perfeito. Em nenhum desses meses choveu, e honestamente, eu prefiro o calorão do que dias chuvosos.
Eu já estive em Bangkok mais 5 vezes e aliás, já morei lá durante o ano de 2018. Todos os hotéis que eu vou indicar neste post eu já conheço e já me hospedei neles. Leia o post completo com todas as dicas ou confira os principais destaques aqui embaixo:
O Rambuttri Village Plaza é um achado! Ele fica no coração do centro histórico de Bangkok, pertinho da Khao San. Embora essa região seja bem cheia, ele fica em uma rua super gostosa e bem tranquila. E foi neste hotel que eu me hospedei em duas ocasiões em Bangkok.
O Amara Bangkok faz parte de uma rede de hotéis lá da Ásia, com duas unidades em Singapura, uma em Xangai e este em Bangkok. E não é exagero dizer, esse foi o melhor hotel que eu fiquei em Bangkok.
O Prime Hotel Central Station foi reformado a pouco tempo, o quarto era enorme, com uma cama muito confortável. Uma bela vista da estação Hua Lampong, de onde saem os trens para Ayutthaya e para todos os cantos da Tailândia.
O The Quarter Ladprao fica em uma localização super estratégica em Bangkok, perto do Aeroporto Don Mueang e com fácil acesso de trem ao Aeroporto Internacional Suvarnabhumi.
Por fim, um hotel para quem está em trânsito. Eu fiquei no Suvarnabhumi Ville Airport Hotel durante uma conexão longa no Aeroporto Internacional Suvarnabhumi. O hotel fica ao lado do aeroporto, coladinho na pista. Inclusive eles tem um bar no rooftop – que serve drinks maravilhosos e ótimos pratos – e de onde temos uma vista sensacional dos pousos e decolagens.
Quando ir e quanto custa:
Qual é a melhor época para visitar a Tailândia
Quanto custa viajar para a Tailândia?
Custo de vida na Tailândia
Que moeda levar para a Tailândia
Imigração e serviços:
Chegando em Bangkok por Suvarnabhumi e Dom Mueang
As companhias aéreas low-cost da Tailândia
Como funciona o Grab, o Uber da Ásia
Chip de internet na Tailândia
Leia mais::
Perigos e golpes na Tailândia
15 coisas que você precisa saber antes de visitar
Songkran, o ano novo tailandês
Para organizar a sua viagem:
O que fazer em Bangkok
Onde ficar em Bangkok
Como usar o metrô de Bangkok
Roteiros em Bangkok:
O que fazer em Bangkok
O melhor roteiro de barco em Bangkok
8 experiências em Bangkok
O que fazer em Ayutthaya (bate volta)
Atrações de Bangkok:
Grand Palace e Wat Phra Kaew
Wat Arun: o templo do amanhecer
Wat Pho: o templo do Buda deitado
Passeios de barco em Bangkok
O melhor roteiro de barco em Bangkok
Chinatown e o templo do Buda de Ouro
Templo de Mármore em Bangkok
Templo Golden Mount
Mercado Flutuante
Mercado do trem
Khao San Road
Suan Pakkad Palace
Chatuchack Weekend Market
Asiatique
Iconsian
Jim Thompson House
Caminhe sobre Bangkok em uma passarela de vidro
Como chegar em Ayutthaya
O que fazer em Ayutthaya (bate volta)
O que fazer em Chiang Mai
Onde ficar em Chiang Mai
Aldeia das “mulheres girafa”
Tiger Kingdom
Templo Doi Suthep
Festival das Laternas de Chiang Mai
Uma experiência com os monges de Chiang Mai
Sukhothai, o berço da civilização tailandesa
Krabi & Railay Beach
Railay Beach, como chegar e o que fazer
Roteiro pelas ilhas saindo de Krabi
A ilha dos morcegos gigantes
Tour das 7 ilhas
Phi Phi Island
O que fazer em Phi Phi Islands
Como chegar em Phi Phi
Onde ficar em Phi Phi
Maya Bay
Mergulho em Phi Phi
Phuket
O que fazer em Phuket
Patong Beach em Phuket
Koh Lipe
O que fazer em Koh Lipe
Como chegar em Koh Lipe
Onde ficar
Koh Samui
Dicas de Koh Samui, como chegar e o que fazer
Três ilhas unidas por uma praia em Koh Ningyuan
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.
Perfeito o post! Dicas super válidas e super importantes pois ir para Tailândia na época das chuvas pode estragar toda a viagem.
Obrigado pela mensagem, Marcio.
Oi Fabricio, que post massa! 😀 É muito bom escolher certinho o período de viagem, para evitar sempre os perrengues. É muito ruim você ir para um lugar e não conseguir aproveitar. Nós estamos planejando uma viagem para Asia logo logo e caiu como uma luva.
Isso mesmo.Edson! Valeu pelo comentário.
Maravilha, Fabricio!
Eu não tenho nenhuma previsão para visitar a Tailandia, mas certamente me orientarei por este teu post! Ele esta perfeito!
Eu sempre procuro este tipo de informação quando surgem aquelas promoções de aéreo, pra saber se não é furada. Infelizmente ainda não rolou nenhuma que eu pudesse aproveitar. A Tailândia está na minha bucket list, obrigada por compartilhar.
Eu prefiro passar calor que pegar chuva com toda a certeza, ainda mais visitando destinos tão paradisíacos, o seu post é um guia perfeito pra quem está buscando saber qual a melhor época pra visitar a Tailândia.
Obrigado pelo detalhamento. Pretendo viajar para Tailândia ano que vem. Seu texto mer ajudou a tomar a decisão de quando viajar e como é o povo do país.
Oi Gloria, que bom que eu te ajudei. Vem sim, eu estou aqui agora.
Oi Fabricio, meu casamento é no final de junho do ano que vem e pretendemos ir em Lua de mel para a Tailandia em Julho. Julho realmente tem chovido muito por aí? Como está o clima? Estou um pouco receosa em investir tão alto em uma lua de mel e pegar muita chuva.
Oi Mariana, tudo bem? Primeiramente, parabéns! Esse ano as chuvas começaram no fim de agosto, a cada ano o calendário parece que atrasa mais (inclusive está chovendo agora hahahah). Nunca peguei chuva na Tailândia em julho, acho que você não precisa se preocupar com isso.
olá fabricio, soui portugues e estou pensar ir com a familia, 4 pessoas e filhos jovens adultos á tailandia, em principio em março 2020 mas queremos ir tipo “vagabundos”, comprar passagem de aviao ida e volta mas lá nao marcar nada, andarmos á vontade tanto para dormir, passear e comer.
que conselho me dás acerca desta possibilidade, é perigoso, é tranquilo.
queremos visitar lugares lindos mas também….praiaaaaa.
abraços
Oi Sérgio, como vai? Acho porreiro! Você só vai precisar ter o primeiro hotel reservado pois é uma informação que os tailandeses pedem na chegada e claro, você precisa de um lugar para ficar. No mais, é tranquilo. E não é perigoso.