Como planejar uma viagem para Dubai nos Emirados Árabes

Como planejar uma viagem para Dubai

Dubai caiu definitivamente no gosto dos brasileiros. A possibilidade de conhecer um destino em constante ascensão, aliada a facilidade do stopover viajando com a Emirates fez da cidade uma parada obrigatória. Aqui eu mostro como planejar uma viagem Dubai.

***

Uma as economias mais pujantes do mundo, os Emirados Árabes Unidos possui a sexta maior reserva de petróleo do mundo. Um país islâmico, que vem se abrindo cada vez mais para o mundo ocidental. E Dubai é a cidade que mais representa a riqueza e influência dos Emirados. O prédio mais alto do mundo, construções faraônicas, ilhas artificiais e toda a modernidade que brotou das areias do deserto.


Como planejar uma viagem para Dubai


Onde fica Dubai?

Dubai é um dos sete emirados que formam os Emirados Árabes Unidos: Abu Dhabi, Dubai, Ajmã, Fujairah, Kharja, Ra’s al Khaymah e Umm al Qaywayn. É como se fossem estados – em uma comparação mais linear – entretanto, cada emirado é autônomo e possui governo próprio.

Distante cerca de 12 mil quilômetros do Brasil, os Emirados Árabes Unidos fica na Península Arábica no oriente médio e faz divisa com a Arábia Saudita e Omã, além de ser banhado pelo Golfo Pérsico. Sendo a união de vários emirados, existe uma capital, que é Abu Dhabi, segunda maior cidade que só fica atrás de Dubai.


Como chegar em Dubai?

Primeiramente, é importante sinalizar que Dubai possui dois aeroportos. O Dubai International que atende pelo código DXB, que é onde opera a Emirates e a maior parte das companhias aéreas que voam para Dubai. O Outro aeroporto é o Al Maktoum (Dubai World Central) que atende pelo código DWC e recebe voos de algumas companhias aéreas low-cost e voos charters. Eventualmente ele é usado como aeroporto alternativo caso haja algum problema no Dubai International.  Existe ainda um terceiro aeroporto em Sharjah, outro emirado vizinho de Dubai e distante 26 quilômetros um do outro. Quando você viajar para Dubai, certamente chegará no Dubai International (DXB).

A maneira mais simples de chegar em Dubai, é voando com a Emirates. A companhia opera um serviço direto de Dubai para São Paulo-Guarulhos. Antes da pandemia do Covid-19, eram dois voos diários, um entre Dubai e São Paulo e outro para o Rio de Janeiro, com continuação até Buenos Aires ou Santiago, em dias alternados. A expectativa é de que esses voos retornem a normalidade em um futuro próximo.

Leia as resenhas de como é voar com a Emirates:
São Paulo para Dubai na classe econômica
Classe executiva da Emirates no Airbus A380
Classe econômica da Emirates no Airbus A380

Business da Emirates Viagem para Dubai
Airbus A380 da Emirates

Outra maneira chegar em Dubai é voando com a Ethiopian Airlines fazendo uma conexão em Adis Abeba na Etiópia. A companhia aérea etíope opera um serviço diário para São Paulo-Guarulhos.

Outras opções são via europa, entretanto a viagem ganha algumas horas a mais. Podendo ser via Londres com a British Airways; com conexão em Paris com a Air France; via Amsterdam com a KLM; via Frankfurt com a Lufthansa ou fazendo uma conexão em Istambul com a Turkish Airlines.

Apesar da proximidade com o Qatar, não existem voos entre os dois países, já que ambos estão com as relações cortadas. Portanto, a Qatar Airways não é uma opção.


Visto para visitar Dubai

Brasileiros não precisam mais de visto para uma viagem a Dubai. A permissão é concedida na chegada ao país e vale por 90 dias a cada 12 meses. Para isso é necessário ter um passaporte válido, apresentar as reservas de hotel e seguro viagem.

Em razão da pandemia do Coronavírus, os Emirados Árabes estão exigindo um atestado médico provando o resultado negativo do teste de Covid-19 que deverá ser realizado com menos de 96 horas do embarque.


Do aeroporto ao centro

A maneira mais prática de ir do Aeroporto Internacional de Dubai (DXB) até o centro da cidade é de metrô. O serviço atende aos terminais 1 e 3 (terminal da Emirates) através da linha vermelha (red line).

O serviço funciona de sábado a quarta-feira das 5h da manhã até a meia noite. Na quinta e na sexta, o serviço funciona das 5h até a 1h da manhã. Que são dias de maior movimento, já que a sexta para os muçulmanos é como se fosse o nosso fim de semana.

Os bilhetes podem ser comprados nas estações e o preço é calculado de acordo com as zonas. O aeroporto fica na zona 5 e a maioria dos hotéis e atrações turísticas ficam nas zonas 6 e 2. Você pode comprar o single ticket ou o Nol Card, que pode ser recarregado.

Viagem para Dubai
Dubai International

Onde ficar em Dubai

Algo que eu acho bacana em Dubai, é que a cidade oferece acomodações para todos os gostos e orçamentos. Certamente você vai encontrar um hotel do seu jeito, confira as minhas dicas:

  • Burj Al Arab Jumeirah – Se você quer se hospedar no primeiro hotel 7 estrelas do mundo, este é o seu lugar em Dubai. O hotel oferece apenas suítes de alto luxo, todas com vista para o mar. Definitivamente, um dos melhores hotéis do mundo. Veja aqui as tarifas
  • Atlantis The Palm Dubai – Imagina só se hospedar em um dos hotéis mais famosos do mundo? E sabia que o preço dele é bem menor do que a maioria imagina? O Atlantis The Palm Dubai fica na parte mais bonita da Palm Island e tem acomodações de sonhos. Veja aqui as tarifas.
  • Hyatt Place Dubai Wasl District – Já imaginou se hospedar em um Hyatt e pagar diárias a partir de R$300 o casal? Veja aqui todas as tarifas
  • Sofitel Dubai Downtown – Foi esse o hotel que eu fiquei em Dubai. O Sofitel Dubai Downtown é um 5 estrelas com preço de um 3 estrelas na Europa. Todo luxo de Dubai com um custo beneficio excelente. E o Sofitel Dubai Downtown tem acesso direto ao Dubai Mall e ao Burj Khalifa, além de ser ao lado de uma estação do metrô. Veja aqui as tarifas.
  • Park Regis Business Bay – Outra opção coladinha no Burj Khalifa e com preços excelentes. O Park Regis Business Bay é um 4 estrelas que custa menos que uma pousada no nordeste do Brasil. Veja as tarifas aqui.
  • Paramount Hotel Dubai – Já pensou em ficar em um hotel de cinema em Dubai? O Paramount Hotel Dubai é um hotel 5 estrelas dos Estúdios Paramount e que tem diárias muito em conta considerando todo o luxo que um hotel dessa categoria pode oferecer. O Paramount Hotel Dubai fica do lado do canal do downtown e vizinho ao Burj Khalifa. Veja aqui as tarifas.

Clima em Dubai

O clima em Dubai é quente e seco na maior parte do ano. O período mais quente vai de março a outubro, sendo que o pico do calor acontece de junho a setembro. Onde a temperatura passa facilmente dos 40°C e pode chegar aos 50°C.

Já de outubro a fevereiro a temperatura fica mais amena, com a possibilidade de temperaturas mínimas de 15°C. Certamente esta é a melhor época para visitar Dubai.

Chuva em Dubai é um evento raro, que acontece em média 10 vezes por ano. Quando acontece, Dubai praticamente fica parada, justamente por não ser uma cidade preparada para chuvas de grande intensidade.

Existe uma lenda de que no deserto faz frio a noite e madrugada, honestamente eu não sei que deserto é esse, pois as madrugadas em Dubai ficam em torno dos 30°C. Na primeira vez em que eu estive na cidade, eu cheguei no voo direto da Emirates de São Paulo para Dubai. Desembarcamos na pista por volta da meia noite e a temperatura era de 32°C no mês de abril.

Viagem para Dubai
Viagem para Dubai: Temperaturas

O que vestir em Dubai

Desde a primeira vez em que eu estive em Dubai no começo de 2016 até hoje, muita coisa mudou. Na época, os visitantes recebiam no aeroporto um folheto dicas do que vestir, o que era proibido e eram muitas as restrições. Hoje, os turistas podem usar até biquíni nas praias de Dubai, algo que não era permitido e tão pouco bem visto quando eu estive lá pela primeira vez.

Mas é óbvio que você não vai sair de roupa de praia na rua como no Rio de Janeiro, a coisa é mais branda mas nem tanto. Existe uma regra básica que diz que mulheres devem se cobrir do pescoço até os pés e os homens até os joelhos. Para não errar, as mulheres podem levar vestidos na altura dos joelhos (todo mundo usa) e calças larguinhas, ótimas para usar no calorão de Dubai. Os homens podem usar bermuda e camiseta. Nas ruas, já vi os turistas usando até regatas normalmente. Mas para um jantar, a roupa precisa ser mais formal.

Uma dica para as mulheres é levar um lenço na bolsa, para usar como shayla para cobrir a cabeça ao visitar lugares religiosos ou mais formais.

Viagem para Dubai
Viagem para Dubai: O que vestir

Idioma

O idioma oficial em Dubai é o árabe, entretanto o inglês é falado normalmente em todos os setores ligados ao turismo. Seja no aeroporto, em hotéis, lojas de shoppings, restaurantes e agências que organizam passeios.


Moeda

A moeda dos Emirados Árabes Unidos é o Dirham (EAD) e 1 EAD vale R$ 1,45. Cartões de crédito são aceitos na maioria dos estabelecimentos. Entretanto, alguns podem cobrar uma taxa pelo uso. Alguns estabelecimentos aceitam o pagamento em Dólares americanos, a conversão é feita na hora (muitas vezes é desfavorável) e o troco é dado em Dirhams.

Viagem para Dubai
Viagem para Dubai: Moeda

Como se locomover

A melhor maneira de circular por Dubai é de metrô. O serviço tem apenas duas linhas (verde e vermelha), mas cobre todas as as partes da cidade, interligando o aeroporto às zonas hoteleiras e regiões turísticas.

Usar o sistema é muito simples, o visitante pode optar pelo single ticket ou comprar o cartão Nol que é recarregável. Existe também o cartão Nol Gold que dá acesso a um vagão premium do metrô. A diferença é que esse vagão é mais confortável e está sempre mais vazio.

Mapa do metrô de Dubai

No metrô de Dubai é proibido sentar no chão, comer, beber, fumar e mascar chicletes, o que rende uma multa de 100 EAD. Também é preciso ficar atento pois o metrô tem vagões exclusivo para mulheres e crianças.

O serviço funciona de sábado a quarta-feira das 5h da manhã até a meia noite. Na quinta e na sexta, o serviço funciona das 5h até a 1h da manhã. Que são dias de maior movimento, já que a sexta para os muçulmanos é como se fosse o nosso fim de semana.

Viagem para Dubai
Viagem para Dubai: Metrô

Quantos dias ficar e o que fazer em Dubai?

É possível conhecer um pouquinho de Dubai em uma conexão de algumas horas, algo que muita gente faz quando está voando para outro lugar do mundo com a Emirates. Eu mesmo já fiz isso uma vez. Entretanto, para você se aprofundar um pouco mais nas atrações de Dubai, eu recomendo ficar 4 dias cheios na cidade. Isto é, descontando o dia da chegada e o da partida, que dependendo o horário, acaba sendo um dia perdido. Contudo, se você pretende fazer o bate-volta até Abu Dhabi, algo que eu recomendo, o ideal é ficar 5 dias em Dubai.

Viagem para Dubai
Viagem para Dubai: Safari no Deserto
  • Dia 1: Visite o downtown e claro, suba até o topo do Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo. Explore o Dubai Mall, o maior shopping do mundo e que tem até pista de patinação no gelo. Do lado de fora do Burj Khalifa e do Dubai Mall existe um lago artificial e o canal onde acontece um show de luzes todos os dias das 20h às 23h com apresentações a cada 30 minutos. Ali ao lado fica também o Souk do downtown, visite o lugar que tem ótimos restaurantes e de onde temos uma vista sensacional do show de luzes.
  • Dia 2: Mergulhe na parte mais tradicional de Dubai, visite o bairro da Deira onde ficam os souks mais antigos da cidade. Spice (de especiarias), Gold (de ouro), Perfume (de perfume, óleos e fragrâncias árabes) e o Fish, de peixes e frutos do mar. A tarde, pegue um barco e faça um passeio pelo Creek, o canal marítimo que divide Dubai ao meio.
  • Dia 3: Faça um safari de carro no deserto, é um dos passeios mais bacanas para fazer em Dubai. Alguns exploram praias desertas e terminam com um jantar super charmoso com danças típicas no meio do deserto. Uma viagem para Dubai não seria completa sem esse passeio.
  • Dia 4: Visite as belas praias ao redor do Burj Al Arab, o primeiro hotel 7 estrelas do mundo e claro, não deixe de curtir as praias. A tarde, explore a Palm Island, a gigantesca ilha artificial em formato de palmeira e lá no meio dela fica o Resort Atlantis the Palm que pode ser visitado mesmo se você não se hospedar lá. Termine o dia na Marina, um dos lugares mais luxuosos ao ar livre de Dubai.
  • Dia 5: Dia de fazer o bate-volta até Abu Dhabi e visitar a Grande Mesquita Sheikh Zayed, uma das maiores mesquitas do mundo e uma das mais bonitas também. O ideal é visitar durante a semana evitando a sexta-feira, que é um dia sagrado para os muçulmanos e a entrada é proibida. Em Abu Dhabi você pode visitar também o Ferrari World, o parque temático da escuderia italiana.

Reserve um passeio em Dubai











Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.

Compartilhe este post:
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.