O que vestir no Qatar e todas as regras de comportamento

O que vestir no Qatar

Se você está planejando visitar o Qatar, com certeza uma das suas primeiras dúvidas será justamente uma das mais básicas: que vestir no Qatar sem ofender os costumes e a religião local.

***

Primeiramente, vamos entender que o Qatar é um país moderno e que vem se abrindo cada vez mais para o ocidente. Prova disso é que o país será sede da Copa do Mundo de 2022 e por tanto, as coisas estão ficando bem flexíveis no Qatar. Inclusive, eu costumo dizer que o Qatar é um país rígido, mas nem tanto.

Contudo, quem já esteve em Dubai e usou roupas curtas e mais decotadas sem ser importunado, as coisas no Qatar são um pouco mais rígidas. Isso porque estamos falando de um país muçulmano, onde o Islã é mais que uma uma religião, mas um estilo de vida local.

Leia mais:
Quanto custa viajar para Doha
Dicas de Doha para organizar a sua primeira viagem
Como é passar pela imigração em Doha
Onde ficar em Doha

Souq Waqif O que vestir no Qatar
Souq Waqif

O que vestir no Qatar


Para turistar em Doha

Antes de mais nada, calma! Você não vai precisar cobrir a cabeça ou usar uma burca para visitar o Qatar. Adaptar o guarda roupa para visitar o país é algo muito simples. 

De uma forma geral, mulheres não podem expor o corpo do pescoço até as pernas na altura das canelas ou calcanhares. E os homens do pescoço até os joelhos. 

O que vestir no Qatar
Folheto com as regrinhas

As mulheres devem evitar roupas decotadas ou com as costas à mostra. Shorts e saias curtas devem ser evitadas. Assim como roupas apertadas evidenciando as curvas do corpo. Calça jeans pode, desde que não seja tão apertada e nada de jeans rasgado. E isso vale para homens e mulheres. Ah, tenham sempre na bolsa um lenço (a Shayla), para cobrir a cabeça quando visitar lugares religiosos.

Para os homens as regas são ainda mais simples, bermuda e camiseta são aceitos. Mas sabe aquela regata que você usa na praia? Deixe-a no Brasil! 

Roupas transparentes e camisetas com palavras ou frases religiosas devem ser evitadas também, assim como tatuagens com esses temas, que devem estar cobertas. 

O que vestir no Qatar
Eu me vestia assim

Para um jantar

Doha tem restaurantes absolutamente incríveis, contudo alguns têm algumas regras para o que os clientes devem usar.

Para não errar, as mulheres podem apostar em vestidos longos e larguinhos. Que também é uma ótima escolha para o calorão do Qatar. Mas lembrando que não podem ser decotados ou mostrar os ombros. Para os homens, uma camisa de manga comprida com uma calça e estará tudo de acordo.


Dicas de comportamento no Qatar


Trocas de carinho e afeto entre casais em público não são bem vistos na comunidade catari. Coisas tão simples para os ocidentais como beijos, abraços ou andar de mãos dadas devem ser evitados. E isso vale para casais heterossexuais e homossexuais.

Mas não estranhe se você ver dois homens árabes andando de mãos dadas e dando beijos no rosto. Isso é uma forma de respeito e admiração pelo outro.

***

Vídeo

***


Eu escrevi um post super detalhado com dicas de onde ficar em Doha e também onde evitar. Recomendo a leitura.

A melhor região para ficar em Doha é no Souq Waqif, ou ao redor dele. Dentro do Souq existem alguns hotéis excelentes, como o Souq Waqif Boutique Hotels da Tivoli que tem uma localização excelente. Ou o Al Najada Doha Hotel, que também é da Tivoli e fica em frente ao Souq, assim como o Al Najada Doha Hotel Apartments by Oaks que é um aparthotel.

Outra opção é o Alwadi Hotel Doha MGallery, que fica em um dos outros lados do Souq e com excelente localização. O Kingsgate Hotel Doha, que foi onde eu já fiquei duas vezes e me agradou bastante.

Outras opções na mesma região, temos o Horizon Manor Hotel, ao lado do Museu de Arte Islâmica, assim como Saraya Corniche Hotel e o Best Western Plus Doha.


Dicas para organizar a sua viagem
Quanto custa viajar para o Qatar
Como é passar pela imigração em Doha
Como se vestir no Qatar
Voando para Doha com a Qatar Airways em Classe Executiva
Voando para Doha com a Qatar Airways em Classe Econômica


Roteiro completo em Doha em 3 dias
O que fazer em Doha em uma conexão
Museu de Arte Islâmica
Museu Nacional do Qatar
Souq Waqif
Corniche e passeios de barco pelo mar de Doha
Biblioteca Nacional do Qatar










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


Compartilhe este post:

mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.