Cosmopolita, moderna, tumultuada, caótica, cativante e vibrante! Apenas alguns adjetivos para tentar explicar um pouco a capital japonesa. Neste roteiro em Tóquio, eu compartilho com vocês as minhas experiências e trago tudo o que fazer em Tóquio em 4 dias.
***
Depois de tantas viagens para a Ásia eu achei que tinha chegado a hora de finalmente conhecer o Japão. E o meu giro pela terra do sol nascente tinha que começar com o pé direito, claro, por Tóquio.
A cidade fica na ilha de Honshu, a maior do Japão e abriga a área urbana mais populosa do mundo. De acordo com dados de 2015, Tóquio possui 13.4 milhões de habitantes, enquanto em sua região metropolitana vivem 37 milhões de pessoas. O reflexo disso é uma cidade movimentada, até mesmo claustrofóbica, mas que convive muito bem com templos históricos e lugares bucólicos.
Leia mais:
Como tirar o visto para o Japão
Como passar pela imigração japonesa
Onde se hospedar em Tóquio
O que fazer em Tóquio
- Visitar Shibuya e atravessar o cruzamento mais famoso do mundo
- Passear por Harajuku, o bairro que é o coração da cultura pop japonesa
- Se perder em Akihabara, o bairro das compras e dos eletrônicos de Tóquio
- Ver a cidade de cima na Tokyo Tower ou na Tokyo SkyTree
- Curtir um fim de tarde no jardim do Palácio Imperial do Japão
- Visitar o Templo Asakusa, o mais famoso de Tóquio
- Fugir do tumulto da cidade no Santuário Nezu
- Visitar o Santuário Meiji, um oásis no meio da loucura de Tóquio
- Relaxar no Hamarikyu Gardens
- Visitar o Tokyo National Museum dentro do Parque Ueno
- Conhecer Kabukicho, o bairro mais adulto de Tóquio
Monte o seu roteiro em Tóquio
Shibuya
Shibuya é um bairros mais movimentados de Tóquio, é lá que fica um dos cruzamentos mais famosos do mundo. Quando 8 semáforos se fecham ao mesmo tempo e o caos organizado se instaura e as 5 faixas de pedestres viram uma passarela.
O Shibuya Crossing, como é chamado, acaba sendo uma verdadeira experiência antropológica e multicultural. Sotaques e idiomas de todos os cantos do mundo em pequenos metros quadrados. Não é difícil encontrar brasileiros na Copacabana de Tóquio.
Shibuya é um bairro enorme e cheio de coisas bacanas para fazer quando a gente se enfia nas ruazinhas no entorno do famoso cruzamento.
Leia o post completo sobre Shibuya
Harajuku
Harajuku é o grande reduto da cultura pop japonesa em Tóquio. É lá que você vai achar a galera fazendo os melhores cosplays do mundo de um lado e as ultra fashionistas do outro. E no meio disso um mundo de animes, músicas, cores, luzes pulsantes e comidas pensadas meticulosamente para ficarem lindas no Instagram. Na verdade, tudo em Harajuku é instagramável.
Harajuku é a disneylândia da cultura pop japonesa, onde os mais antenados vão para serem vistos. Onde o estranho e o bizarro caminham lado a lado em Takeshita, uma das ruas que ligam a Meiji-Dori a estação Harajuku.
Leia o post completo sobre Harajuku
Santuário Meiji
O santuário é um templo xintoísta que fica em Harajuku e é dedicado ao Imperador Meiji e sua esposa, a imperatriz Shoken. O imperador é conhecido por ter quebrado o isolamento do Japão com o mundo no século 19 e dado os primeiros passos no desenvolvimento do país. O templo foi fundado em 1920, entretanto foi completamente destruído pelos bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial. Felizmente foi reconstruído em 1958 com a ajuda de doações que vieram de diversos cantos do mundo.
O templo é um oásis de paz no meio da loucura de Tóquio. Por um instante não parece que estamos no coração da maior cidade do mundo. O vento fresco e os pássaros cantando nos transporta para o Japão antigo. Esse sentimento só é quebrado quando uma pequena multidão de visitantes empunhando seus smartphones de última geração posa na frente de uma parede de barris de saquê.
Leia o post completo sobre o Santuário Meiji
Templo Asakusa (Sensōji)
O Templo Asakusa é o principal de Tóquio, é lá que acontecem as grandes celebrações religiosas da cidade e onde uma centena de japoneses vão todos os dias. Some a isso mais uma multidão de turistas e assim temos um dos lugares mais cheios de Tóquio em datas especiais. E eu não estou exagerando!
Quando você pensa em templos budistas, imagina lugares vazios e bucólicos? Pode esquecer, o Templo Asakusa é abarrotado de gente, mas nem por isso deixa de ser um lugar muito interessante para você conhecer em Tóquio.
Leia o post completo sobre o Templo Asakusa
Akihabara
Akiharaba ou simplesmente Akiba para os íntimos é um distrito que pertence ao imenso bairro de Chiyoda. Entretanto, o bairro é famoso em todo o mundo por ser a meca dos produtos eletrônicos e novidades tecnológicas em Tóquio.
Essa vocação do bairro para o comércio começou ainda na era feudal. Mas foi nos anos 30 que os eletrônicos começaram a chegar. Era em Akiharaba que os mais modernos aparelhos de rádio da época eram vendidos. Mas Akiharaba começou a se desenvolver como polo de eletrônicos nos anos 60 e 70.
Hoje o bairro é conhecido como Eletric Town (Akihabara Denki Gai). E mesmo que você não tenha intenções de fazer compras em Tóquio, visitar Akihabara é um programa indispensável.
Leia o post completo sobre Akihabara
Hamarikyu Gardens
Estando em Tóquio, não dá pra deixar de visitar um autêntico jardim japonês. O Hamarikyu Gardens fica dentro da cidade, não distante da Tokyo Station. O jardim fica na margem da Baía de Tóquio e tem lagos de água salgada, que mudam de nível com o vai e vem das marés e uma tradicional casa de chás em uma das ilhas.
O Hamarikyu Gardens é imenso, cheio de caminhos e lugares para descansar e apreciar o contraste do tradicional jardim japonês com os modernos prédios de Tóquio ao redor.
Santuário Nezu
Mesmo não sendo um lugar entulhado de turistas, o Santuário Nezu é um dos mais importantes do Japão. Ele foi construído em 1707 com arquitetura típica Ishinoma-zukuri. E quem caminha em torno dos seus pavilhões não imagina que o Santuário Nezu é considerado uma das jóias do Japão. Além de ser lá que acontece o Festival das Azaléias na primavera (entre abril e maio).
O espaço do Santuário Nezu não é grande, mas tem pavilhões amplos, lagos com carpas, uma ponte e um corredor de toriis vermelhos. Simples e lindo! Um cantinho de muita paz em Tóquio.
Leia o post completo sobre o Santuário Nezu
Tokyo Tower e Tokyo Skytree
Eu acho super bacana a experiência de ver as grandes cidades de cima, por uma outra perspectiva. E existem dois lugares muito especiais para ver a capital japonesa do alto: a Tokyo Tower e a Tokyo Skytree. Ambas as torres oferecem ótimas vistas da cidade.
A Tokyo Tower é fruto da modernização do Japão no pós guerra. A torre foi inaugurada em 1958 para abrigar as antenas retransmissoras das emissoras de rádio e TV da NHK. Com 333 metros de altura, é a segunda estrutura mais alta do Japão, só fica atrás da Tokyo Skytree.
E falando nela, a Skytree tem nada menos do que 634 metros de altura, é a segunda estrutura mais alta do mundo, ficando atrás apenas do Burj Khalifa em Dubai, com 828 metros.
Leia o post sobre as torres aqui e veja como visitar
Sugestão de roteiro em Tóquio
Dia 1: Shibuya, Harajuku e Santuário Meiji
Dia 2: Akihabara, Santuário Nezu e Hamarikyu Gardens
Dia 3: Templo Asakusa, Tokyo Skytree e Jardins do Palácio Imperial do Japão
Dia 4: Tokyo Tower, Tokyo National Museum, Parque Ueno e Kabukicho
Trem bala no Japão
Estando no Japão, é praticamente obrigatório viajar de trem bala, afinal, onde mais a gente teria a oportunidade de viajar no Shinkansen? Durante a minha viagem pelo Japão eu escolhi fazer os meus deslocamentos internos de trem bala.
Veja aqui como é a viagem de trem bala
Como usar o metrô de Tóquio
primeira vista, o metrô de Tóquio pode assustar. São inúmeras linhas, uma infinidade de estações, diferentes acessos e regras. Mas a boa notícia, é que apesar de parecer complicado, usar o metrô de Tóquio é mais simples do que parece.
Leia o post onde eu explico como usar o metrô de Tóquio
Onde ficar em Tóquio
Decidir onde ficar em Tóquio realmente não é uma tarefa muito simples, entretanto, existem alguns critérios que eu usei como base para a minha decisão. Como a facilidade de mobilidade e a proximidade com os pontos turísticos.
Confiram as minhas dicas de onde ficar em Tóquio
Passeios em Tóquio
Compre aqui seus passeios em Tóquio, ganhe tempo e evite filas.
Dicas para organizar a sua primeira viagem para o Japão
Como tirar o visto para o Japão
Como é passar pela imigração no Japão
Como comprar a passagem para o trem bala
Como é a viagem de trem bala
Como ir do aeroporto de Narita ao centro de Tóquio
Como usar o metrô de Tóquio
Onde ficar em Tóquio (dicas de hospedagem)
Roteiros e o que visitar:
O que fazer em Tóquio: roteiro de 4 dias
Santuário Nezu
Tokyo Tower e Tokyo Skytree
Templo Asakusa
Bairro de Harajuku
Santuário Meiji
Cruzamento de Shibuya
Onde fazer compras em Tóquio
O que fazer em Kyoto
Onde ficar em Kyoto (dicas de hospedagem)
Como visitar o Castelo de Osaka
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.
Ah, este post é uma tentação!!! Que imagens lindas e informações de qualidade sobre Tóquio. Já favoritei, ando sondando a possibilidade de ir ao Japão. Obrigada pelas dicas.
AMEI essa 1a foto do post! Confesso que nunca fui mto chegada na Ásia e não morro de vontade de conhecer o Japão não – não saberia nem por onde começar a organizar um roteiro para lá, mas gostei de ver aqui o básico para se visitar Tóquio!
O Japão é o sonho de consumo da minha irmã e eu nunca tive tanta vontade assim de conhecer, mas lendo seu roteiro confesso que bateu uma vontadezinha de planejar essa viagem com ela. E esse cruzamento, que loucura, hein? Não saberia nem pra onde olhar, mesmo sendo um caos organizado haha
ai que tentação esse roteiro em toquiooo! estou planejando a minha viagem ao japao para ano que vem e estou ate estudando japones, vc acredita! acho q vai ser um sonho realizado!
Mentiraaaaa! Estudando? É muito engajada <3
Muito legal esse roteiro, fiquei com muita vontade de me aventurar pelo Japão. As fotos estão lindas!
Boa tarde Fabrício!
Agradeço por compartilhar as dicas de Tóquio, tem me ajudado muito na definição do meu roteiro.
Tenho apenas uma dúvida na parte do “Sugestão de roteiro em Tóquio”, pois você colocou o santuário Meiji no primeiro e segundo dia, fiquei na dúvida se foi outro santuário ou você fez duas visitas mesmo.
Oi Mateus, tudo bem? Erro meu, no segundo dia é o Santuário Nezu. Já corrigi lá. Obrigado!