Como andar em Malta: dicas e como usar o transporte público

Como andar em Malta

Olá viajantes! Neste post eu dou dicas de como andar em Malta usando o transporte público local. Uma maneira eficiente e sobretudo, barata, de conhecer toda ilha.

***

Primeiramente, é preciso entender que Malta não possui sistema ferroviário ou metroviário. Todo o transporte público nas ilhas é feito através de ônibus. 

Malta é um pequeno arquipélago com cerca de 316 km2, é realmente um país muito pequeno e as linhas de ônibus cobrem todo o país. Os ônibus são operados pela Malta Public Transport, e são veículos tipo ônibus urbano, até mesmo para os trajetos mais longos. Mas não se assuste, a viagem mais longa em Malta não vai durar mais de 1h30 de ônibus.


Como andar em Malta


O preço da passagem é dinâmico e varia de acordo com o horário, mas vai de 1,50 euro a 3 euros. A passagem pode ser comprada diretamente com o motorista, mas tenha moedas para o pagamento.

Contudo, caso você fique mais de 3 dias, vale investir no Explore Card 21, um cartão que permite viagens ilimitadas em todo o país por 7 dias e que custa 21 euros. O ideal é já comprar o cartão na loja da Malta Public Transport que fica no desembarque do aeroporto ou nos totens que ficam do lado de fora da loja. 

Minha dica aqui é comprar o cartão nas máquinas, que raramente tem filas, enquanto a fila na loja era quilométrica. Acho que as pessoas têm medo dessas máquinas, pois nada explica.

Como andar em Malta
Como andar em Malta

A Malta Public Transport tem um app e um site onde você pode planejar as suas viagens, é fundamental que você tenha internet o seu telefone para fazer o planejamento e não se perder nas inúmeras linhas de ônibus de Malta. Eu recomendo usar o Chip da Viaje Conectado, foi ele que eu usei tanto em Malta quanto na maioria dos países da europa. A qualidade da internet era sensacional e você já sai do Brasil com o seu chip.

Os hotéis também costumam distribuir mapas com as linhas mais usadas e os pontos mais próximos, é bem útil mas não substitui a consulta online.

Como andar em Malta
Como andar em Malta
Como andar em Malta
Interior dos veículos

Em geral, na região metropolitana da capital Valletta, existe um ponto de ônibus a cada 500 metros. Em algumas regiões mais movimentadas, existem mais de um ponto, para distribuir melhor o fluxo e evitar longas filas de ônibus. No ponto final de Sliema – para dar um exemplo – existem 5 paradas. As buscas realizadas no app ou no site da Malta Public Transport informa em qual dessas paradas o seu ônibus vai partir. Ao embarcar, basta passar o cartão no leitor e pronto! 

***

Na minha viagem em Malta eu andei muito de ônibus, foi assim que eu ia de Sliema onde eu fiquei hospedado (e onde eu recomendo) para Valletta, depois para as Três Cidades, Mdina e Marsaxlokk. Vale muito a pena investir no Explore Card 21, pois sai bem mais barato.



Eu escrevi um post super detalhado com dicas de onde ficar em Malta, onde eu explico onde ficar em Valletta e quais cidades ficar nos arredores da capital. Recomendo a leitura.

Quando eu estive em Malta, optei por ficar em Sliema. Eu me hospedei no Sliema Hotel by ST Hotels. O hotel tem um bom custo benefício, uma vista sensacional do quarto, o que para mim foi o ponto alto do hotel, assim como a cordialidade dos funcionários. 

Nesta mesma região, com as mesmas facilidades de acesso e ótima vista, fica o The Waterfront Hotel. É uma acomodação padrão 4 estrelas com ótimo custo benefício. Ao lado dele e com preço mais em conta fica o Hotel Kennedy Nova em Gzira.

Se você quer ficar no coração de Valletta e com estilo e conforto, recomendo o Palazzo Prince d’Orange. Um verdadeiro palácio do século 17. Outro “pallazo” e com preço excelente é o Palazzo Paolina Boutique Hotel, bem no coração de Valletta.

Ainda em Valletta, outras opções que você pode confiar são a belíssima Casa Ellul, o Ursulino Valletta que tem uma belíssima vista para as Três Cidades e o Grand Hotel Excelsior, outro hotel que não tem como errar.


Dicas para organizar a sua viagem
Como ir do aeroporto de Malta até o centro da cidade
Como andar em Malta usando o transporte público


Dicas e Roteiro em Malta
Valletta, a menor capital europeia
As três cidades de Malta
Mdina, a cidade silenciosa de Malta
Marsaxlokk e St.Peter’s Poll

 










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


Compartilhe este post:
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.