Como ir do Aeroporto Sabiha Gökçen até o centro de Istambul

Como ir do Aeroporto Sabiha

Istambul é atendida por dois aeroportos: o Novo Aeroporto Internacional de Istambul (IST), que substituiu o antigo Aeroporto Ataturk e o Aeroporto Internacional Sabiha Gökçen (SAW). Eu já expliquei aqui como ir do novo aeroporto até o centro da cidade e neste post eu mostro como ir do Aeroporto Sabiha até o centro de Istambul.

***

O Aeroporto Sabiha Gökçen é muito usado pelas companhias aéreas do segmento low-cost que operam em Istambul. Ele funciona como principal hub da Pegasus Airlines. Entretanto, o aeroporto, que  funcionava como opção alternativa ao antigo Ataturk, ainda segue com essa função. De lá partem muitos voos de média e curta distância da Turkish Airlines, além de receber algumas operações da Qatar e da Emirates.

O Aeroporto Sabiha fica na parte asiática de Istambul, distante 40 quilômetros do Sultanahmet, região mais turística da cidade. Onde ficam a Mesquita Azul, Hagia Sophia e muitas atrações da cidade. Assim como o novo aeroporto, o Sabiha não tem acesso metrô da cidade, o que limita as nossas opções ao ônibus/transfer ou táxi/Uber.

Como ir do Aeroporto Sabiha
Como ir do Aeroporto Sabiha até o centro de Istambul

Quando eu cheguei em Istambul pelo Aeroporto Sabiha Gökçen eu estava decidido a não pagar caro para chegar até o centro da cidade e claro, não cair em nenhum golpe na Turquia. Como já caí e conto aqui como foi essa treta.


Como ir do Aeroporto Sabiha Gökçen até o centro de Istambul


Existem dois serviços de ônibus que ligam o Aeroporto Sabiha Gökçen ao centro de Istambul: ônibus regular ou ônibus expresso.

Primeiramente, vamos falar dos ônibus regulares. A linha E3 dos ônibus de Istambul ligam o aeroporto a Estação Levent do metrô. De onde você pode pegar a linha verde do metrô e chegar rapidamente a Praça Taksim ou a Estação Vezneciler, que fica próxima da estação Üniversite do Tram e distante pouco mais de 1km do Sultanahmet. Eu já mostrei aqui como usar a rede de bondes (trams) de Istambul.

A linha E3 funciona das 7h da manhã às 2h30 da madruga. Por ser um ônibus regular, ele faz várias paradas até chegar a Estação Levent, e com isso a viagem pode durar duas horas ou mais. Vale dizer que o trânsito em Istambul é pesado, sobretudo nas primeiras horas da manhã ou no fim da tarde.

Como ir do Aeroporto Sabiha
Havabus chegando na praça Taksim

Certamente a melhor opção é o ônibus expresso, o serviço é operado pela Havabus e são várias linhas, mas a principal delas liga o Aeroporto Sabiha Gökçen a Praça Taksim. E de lá, você pode pegar a linha verde do metrô e chegar até o seu destino.

Ao sair no desembarque do Aeroporto Sabiha Gökçen, atravesse a rua em frente ao terminal. Do outro lado fica um enorme estacionamento cheio de ônibus e vans. Você vai ver uma pequena cabine de venda de passagens, pode passar direto. Ali eles vendem passagens para outras cidades.

Ao chegar no estacionamento, você vai ver uma fileira de ônibus da Havabus, pergunte a um dos funcionários qual deles seguirá para a Praça Taksim. A passagem é comprada direto com o motorista dentro do ônibus e custa 15 Liras Turcas, menos de 12 reais.

Os ônibus são confortáveis, são semelhantes dos ônibus que fazem o trajeto até o novo aeroporto. O ônibus não faz paradas no caminho e a viagem até a Praça Taksim leva aproximadamente 1 hora e os ônibus saem a cada 30 minutos.



Se você estiver procurando onde ficar em Istambul, aqui no blog tem um post bem completo explicando os melhores bairros e onde você deve evitar. Veja aqui.

Veja também onde se hospedar perto do Novo Aeroporto de Istambul.

Na minha última passagem por Istambul eu fiquei no Dosso Dossi Hotels Old City. O Hotel fica no Sultanahmet, colado na Mesquita Azul e na Hagia Sofia. O hotel tem um café da manhã fantástico, além de alguns mimos como chá da tarde e sopa no fim da noite como cortesia.

Na minha primeira viagem eu fiquei em Yenikapi, e essa região é cheia de boas opções de hospedagem e eu escolhi o Marmara Place Old City Hotel e gostei muito desse hotel. A localização era perfeita, a poucos metros do metrô e apenas 2 quadras curtas do ponto de onde passam os trams em direção ao centro histórico.

Pertinho dele, e ainda mais perto do ponto dos trams, tem o Eskar Hotel, que falaram super bem dele pra mim e também é uma ótima opção de hospedagem em Istambul.

Outro hotel nessa região que estava entre os meus favoritos era o Eternity Hotel, com decoração super clean e vista incrível do salão de onde é servido o café da manhã.

Quer ficar hospedado em um hotel no melhor estilo palácio vitoriano e pagando pouco? A dica é o Deluxe Golden Horn Sultanahmet Hotel e como o nome diz, ele fica no Sultanahmet, colado nas grandes atrações de Istambul.

Agora, se você não quer arriscar e prefere ser conservador na hora de escolher onde ficar em Istambul, a dica é o Eurostars Hotel Old City. Ele fica pertinho da Ponte Galata e do Sultanahment.

Outras opções no Sultanahmet, dá uma olhada no Optmist Hotel, que tem uma vista linda da Mesquita Azul, o principal ponto turístico de Istambul. Outro hotel lindinho é o Coliseum, que fica praticamente dentro do Hipódromo e com uma vista perfeita da Mesquita Azul, Hagia Sofia e do Bósforo.


Dicas da Turquia para organizar a sua viagem
Como ir do novo aeroporto de Istambul até a cidade
Com ir do aeroporto Sabiha Gökçen até o centro de Istambul
Como usar a rede de metrô e bondes de Istambul
Imigração em Istambul
Golpes na Turquia


O que fazer em Istambul
Como visitar a Mesquita Azul
Os bazares de Istambul
Passeio de barco pelo Estreito do Bósforo

Como ir do Aeroporto Sabiha










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


Compartilhe este post:
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.