Bryggens: as casinhas históricas da idade média em Bergen

Talvez a principal atração turística de Bergen, as Bryggens estão profundamente ligadas à história da Noruega e consequentemente, da história da Europa. Hoje eu mostro para vocês este pedacinho muito peculiar da segunda maior cidade e antiga capital da Noruega.

***

Caminhar pelo centro histórico de Bergen na Noruega é uma autêntica viagem no tempo, especialmente quando chegamos no antigo porto da cidade, onde ficam as Bryggens. 

As Bryggens são casinhas de madeira com mais de 900 anos de história, usadas desde a idade média, essas casinhas abrigavam escritórios e também armazéns para o comércio de um peixe bem conhecido por nós, o bacalhau.

A Noruega sempre foi um grande produtor e exportador desse peixe e Bergen era um dos grandes pólos exportadores. Entretanto, desde 1900 as casinhas não funcionam mais como armazéns do comércio de bacalhau.

Leia mais:
O que fazer em Bergen
Onde ficar em Bergen
Passeio pelos fiordes de Bergen
Como ver a Aurora Borel na Noruega
O que fazer em Tromso, na Noruega
Roteiro em Oslo
Dicas da Noruega para organizar a sua viagem

Aliás, recomendo também assistir ao meu vídeo sobre Bergen onde eu mostro todo o meu roteiro na cidade, incluindo as Bryggens.

O que fazer em Bergen

Incêndios e reconstruções


Entretanto, não é difícil imaginar que casinhas de madeira em uma região portuária, sujeita às intempéries climáticas de uma cidade como Bergen, talvez não tenham resistido à 900 anos de idade, não é? 

Pois bem, ao longo de sua história, Bergen passou por incêndios devastadores e boa parte das Bryggens de hoje foram reconstruídas após o grande incêndio de 1702. Porém, outras tantas não resistiram aos incêndios de 1955 e 1958. Hoje, algumas casinhas são de 1702 e coexistem ao lado de reconstruções dos anos 60.

Bryggens
Cartão postal de Bergen

As Bryggens atualmente


Desde 1900 as casinhas já foram usadas como residências, comércios, residências, restaurantes e mais recentemente como lojas de artesanato, souvenir e até um hotel. O Radisson Blu Royal Hotel fica junto às casinhas Bryggens e inclusive, ocupa uma delas. 

Os nomes pintados nas fachadas são os nomes dos armazéns originais que ali funcionam e desde 1979 as Bryggens são classificadas como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Um dos becos
Muitas funcionam como ateliês e lojas de artesanato
Um museu ao ar livre
Parece que voltamos séculos no tempo

Como visitar as Bryggens?

A visita é gratuita, é só chegar e explorar as vielas e casinhas. Não deixe de conhecer os ateliês e lojas de artesanato que funcionam nas casinhas.

Bryggens
Literalmente caminhando na história de Bergen
Bryggens
As casinhas são muito lindas

mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, sou designer gráfico que cansou da vida no escritório e decidiu abraçar o mundo. Nestas andanças já foram 65 países e a sede por novas descobertas é cada vez maior. Venham descobrir o mundo comigo!

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.