Onde se hospedar em Cusco no Peru, a base para Machu Picchu

Onde se hospedar em Cusco

Se você pretende visitar Machu Picchu, a “cidade perdida dos Incas” no meio dos Andes Peruanos, certamente a cidade de Cusco vai ser o seu ponto de partida, tanto para visitar Machu Picchu, como para conhecer algumas das atrações mais legais do Peru. Assim sendo, eu trago neste post dicas muito importantes de onde se hospedar em Cusco no Peru.

***

Distante cerca de 1 hora de voo desde Lima, a cidade de Cusco – antiga capital do império Inca – fica encravada em um vale no meio da Cordilheira dos Andes. A partir de Cusco os visitantes conseguem chegar até Machu Picchu Pueblo (ou Aguascalientes), o último vilarejo antes da cidade Inca de Machu Picchu.

Portanto, Cusco vai ser a sua base para visitar tanto Machu Picchu, bem como várias outras atrações turísticas populares no Peru.

Leia mais:
Montanhas Palcoyo (nova Rainbow Mountain)
Como visitar a Laguna de Humantay
Veja aqui o passo a passo para visitar Machu Picchu
Regras para visitar o Peru em 2022
Onde se hospedar em Cusco e Machu Picchu
Como funciona o trem de Cusco a Machu Picchu


Entendendo a geografia de Cusco


Primeiramente, precisamos entender um pouco da geografia da cidade antes de explicar para vocês onde se hospedar em Cusco.

Por estar localizada no meio de um vale, a cidade é cheia de ladeiras e morros bem altos. E como Cusco está a uma altitude de 3.400 metros acima do nível do mar, a gente sofre bastante com os efeitos da altitude. O chamado “soroche” (o mal da altitude) que causa falta de ar, dores de cabeça e até tonturas e náuseas, sobretudo nos primeiros dias. A não ser que você já viva em alguma cidade de altitude elevada.

Tendo isso em mente, o ideal é se hospedar na parte mais plana da cidade, ao passo que você não precisará subir morros e colinas para circular pela cidade.

Toda esta área marcada no mapa abaixo corresponde ao centro histórico de Cusco, portanto, uma ótima área para se hospedar.

Onde se hospedar em Cusco
Onde se hospedar em Cusco

Onde se hospedar em Cusco


Eu passei por Cusco em dois momentos, antes de ir para Machu Picchu e na volta. Dessa forma, tive a oportunidade de ficar em diferentes hotéis, assim eu consigo trazer uma boa perspectiva de onde se hospedar em Cusco.

Na ida eu me hospedei no Casa Andina Premium Hotel, um hotel 5 estrelas com preços muito bons. Eu paguei o equivalente a R$350 a diária para duas pessoas com café da manhã. O hotel é um verdadeiro achado, com atendimento muito personalizado e café da manhã espetacular.

Onde se hospedar em Cusco
Onde se hospedar em Cusco

O Casa Andina Premium Hotel funciona em um antigo casarão colonial espanhol, com vários pátios, salas confortáveis e quartos lindos e muito bem decorados.

Onde se hospedar em Cusco
O quarto
Onde se hospedar em Cusco
Um dos pátios internos

Entretanto, se você quiser economizar um pouco mais e sem abrir mão do conforto, eu recomendo também o Casa Andina Standard, que aliás, tem preços super baratos e também tem excelente localização.

Outra recomendação bacana é o Abittare Hotel Cusco, que fica pertinho do Casa Andina, tem bons preços e excelente localização. O hotel também funciona em um antigo casarão espanhol, super charmoso e com ótimo atendimento.

Onde se hospedar em Cusco
Hilton Garden

Na volta de Machu Picchu para Cusco eu fiquei no Hilton Garden, um 5 estrelas classudo, mas com atendimento inferior ao Casa Andina Premium Hotel. Aliás, com localização um pouco desfavorável, pois ele fica na parte alta da cidade o que faz com que a gente dependa mais de táxi ou Uber. Todavia, só não fiquei no Casa Andina na volta pois ele estava esgotado.


Mais hospedagens em Cusco:

Alguns hostels em Cusco


Onde se hospedar em Machu Picchu Pueblo (Aguascalientes)


Em Machu Picchu pueblo eu fiquei no Inti Punku Machupicchu Hotel & Suites, que tem ótima localização, em frente a estação de trens e staff simplesmente maravilhoso!

***










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.

mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.