O trem de Cusco a Machu Picchu, além de ser a principal maneira de viajar entre as duas cidades, é uma verdadeira atração turística. Atravessando a Cordilheira dos Andes, passando por regiões montanhosas com neve, rios caudalosos e trechos de mata fechada. Hoje eu falo como é a viagem de trem de Cusco a Machu Picchu e dou dicas para você não cair em uma furada, como eu caí, mas consegui me virar.

***

A cidade de Cusco no Peru é o ponto de partida para visitar a cidade inca de Machu Picchu, uma viagem de pouco mais de 100 km até Machu Picchu Pueblo (que também é chamada de Aguascalientes). Com exceção dos trilheiros – que fazem a trilha Inca em 4 dias de caminhada em média – a melhor e praticamente a única maneira de viajar entre as duas cidades é de trem.

É possível ir de carro ou ônibus facilmente até a cidade de Ollantaytambo, no meio do caminho. Mas a partir dali, as estradas são ruins, não são pavimentadas e extremamente perigosas, fazendo com que o trem seja praticamente a única opção para viajar entre as duas cidades.

Leia mais:
Montanhas Palcoyo (nova Rainbow Mountain)
Como visitar a Laguna de Humantay
Veja aqui o passo a passo para visitar Machu Picchu
Regras para visitar o Peru em 2022
Onde se hospedar em Cusco e Machu Picchu
Como funciona o trem de Cusco a Machu Picchu

Trem de Cusco a Machu Picchu
Trem VistaDome

Como funciona o trem de Cusco a Machu Picchu


O serviço de trem de Cusco a Machu Picchu Pueblo é operado por duas empresas, a Peru Rail e também pela Inca Rail. E ambas as empresas oferecem diferentes serviços, dos mais econômicos aos mais caros. Recomendo consultar os serviços que melhor atende nos sites das empresas.

Veja aqui como é viajar com a IncaRail de Cusco para Machu Picchu

Os principais serviços da Peru Rail são:

  • Expedition: serviço mais econômico e sem entretenimento em trens mais simples. O preço varia, mas começa em 59 USD. Mas já vi promoções por 45 USD.
  • VistaDome: serviço mais premium, com vagões panorâmicos, show de danças típicas no vagão bar com varanda panorâmica. O preço também varia e começa em 78 USD.
  • Hiram Bingham: um dos trens mais luxuosos do mundo, é operado pelo Belmond (o mesmo do Copacabana Palace no Rio). O preço é salgado para uma viagem tão curta e começa em 504 USD.

Eu viajei com a Peru Rail no trem VistaDome, que tem vagões com janelas enormes e teto de vidro, o que possibilita uma visão extraordinária da viagem. Curiosamente, até hoje eu não entendi a razão, pois na viagem de volta assistimos a uma apresentação típica no vagão bar do trem, com danças e música andina. Já na viagem de ida, nada disso aconteceu. Sendo que era o mesmo trem e com o mesmo serviço e tarifa até mais cara.

Trem de Cusco a Machu Picchu
Vagão do VistaDome

Quando comprar a sua passagem, fique atento pois Cusco possui três estações de trem: San Pedro (no centro histórico), Wanchaq (próxima ao centro histórico) e Poroy (cidade vizinha a Cusco). E os trens podem sair destas três estações.

Outro detalhe muito importante é que de 01 de Janeiro a 01 de maio – por conta da temporada das chuvas – o trem não funciona direto de Cusco a Machu Picchu Pueblo. Eles vendem o chamado “serviço bimodal” onde o trecho de Cusco a Ollantaytambo é feito de ônibus ou van (uma viagem de 2 horas) e em Ollantaytambo pegamos o trem até Cusco em uma viagem de 1h30.

Trem de Cusco a Machu Picchu
Estação de Ollantaytambo

Cuidado com a Peru Rail

Como eu viajei em abril de 2022, eu comprei o serviço bimodal. Porém, chegando na Estação de Wanchaq para pegar o ônibus até Ollantaytambo, soube que o ônibus estava cancelado por motivos técnicos. E que a Peru Rail nada poderia fazer a não ser remarcar a passagem para outro dia. Sendo que eu tinha hotel reservado em Machu Picchu Pueblo e ingresso com hora marcada para Machu Picchu. Sim, os ingressos de Machu Picchu tem hora marcada.

Cerca de 80 pessoas que deveriam pegar os ônibus estavam na estação sem saber o que fazer e os taxistas estavam cobrando entre 400 e 500 Soles para fazer a viagem (uns R$ 600). Algo surreal! Por sorte o Uber aceitou a corrida, que ficou em 109 soles (cerca de R$ 135). Quer mais? O ônibus da volta também foi cancelado. Resumindo: não confiem na Peru Rail com o seu serviço bimodal.


Como é a viagem de trem de Cusco a Machu Picchu

Depois do perrengue acima e uma viagem de aproximadamente 2 horas de Uber, eu cheguei na Estação de Ollantaytambo. O lugar é bem organizado e o visual é lindo.

Trem de Cusco a Machu Picchu
Travessia dos vales nos Andes Peruanos

Como disse acima, a viagem de vida foi, digamos, sem entretenimento. Mas confesso que nem senti falta pois a paisagem é algo extraordinário. Passamos por vales, montanhas com picos nevados, rios caudalosos e toda aquela vegetação andina, com cara de deserto.

Na metade da viagem acontece a transição de todo esse cenário andino para a floresta amazônica. E a viagem segue pela mata até chegarmos a Machu Picchu Pueblo em uma viagem de 1h30 de trem.

Trem de Cusco a Machu Picchu
Vagão bar
Trem de Cusco a Machu Picchu
Vagão bar

Já na viagem de volta, após meia hora fomos convidados a visitar o vagão bar do trem. Um vagão super bacana e luxuoso com uma varanda de onde tínhamos uma vista sensacional da viagem. Uma banda tocava músicas andinas e um personagem folclórico fazia danças típicas. Até desfile de moda teve, claro, para vender as peças.

Trem de Cusco a Machu Picchu
Vista da varanda do trem

Mas como puderam ver, foram duas viagens completamente diferentes, no mesmo serviço VistaDome. Confusa essa Peru Rail, não?


Vídeo


Assista ao vídeo no canal do Vou na Janela no Youtube

***










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.

8 thoughts on “Trem de Cusco a Machu Picchu: como funciona e passo a passo

  1. Olá Fabrício! É preciso comprar o trem com antecedência, antes mesmo da viagem, ou lá em Cusco mesmo é possível comprar?

  2. NÃO COMPREM PERURAIL, SÃO IRRESPONSAVEIS. VÁ DE INCARAIL!!!

    Fui com um grupo de amigos para MachuPicchu dia 6 de julho de 2023, no trem que saiu de Ollantaytambo às 06:10 da manhã e retornou no mesmo dia às 15h20 da tarde.
    A ida ocorreu tranquila, com saída dentro do horário previsto.
    O retorno foi caótico. O trem, apesar de ter saído na hora prevista, não funcionava como deveria, andando lentamente, fazendo diversas paradas (era perceptível que estava com problemas). Ao chegar em uma localidade, que segundo os funcionários era metade do caminho, vimos um vagão solitário parado, com defeito, aguardando socorro. Nossa composição passou por ele, mas retornou, encostando atrás da defeituosa e ali ficando parados por 1 hora.

    O trem, cuja previsão de chegada era 17h20, chegou às 19h00. Esse atraso nos trouxe diversos prejuízos financeiros e emocionais. Atrasou toda nossa programação de último dia em Cusco antes de retornar ao Brasil, já que a previsão de chegada a Cusco era 19h30. Reservamos um hotel com vista e banheira para desfrutar da ultima noite. Para piorar, nosso transfer que havia sido contratado não nos esperou. Procuramos um supervisor na loja de retirada de bilhetes da PeruRail que nos ofereceu a opção de uma van que sairia às 21h ou seguir em outro trem para Poroy, que chegaria às 23h. Tivemos um prejuízo de 200 soles com o transfer que conseguimos na porta da estação para nos levar a Cusco, considerando que já havíamos pago 150 soles por outro transfer, que não nos esperou. Além disso, perdemos reserva no restaurante Chicha às 20h30. Ou seja, acabou com nossa última noite de Cusco, e nem sequer tiveram a decência de arcar com o prejuízo.

    Pergunto: não existe manutenção diária na composição antes de sair das estações? Nossa composição saiu com problemas técnico, pois ela não andou com a velocidade normal.

    ATÉ O MOMENTO NAO RESPONDERAM O EMAIL DO SAC E NÃO ME DEVOLVERAM OS 200 SOLES DE PREJUÍZO!

    A experiencia que a PeruRail nos ofereceu foi a pior possível. Não recomendo a ninguém. Simplesmente frustrante.

  3. É possível, no mesmo dia, ir de Cusco a Machu Pichu, visitar as ruinas e voltar para Cusco?
    Me falaram que é muito cansativo e me recomendaram pernoiitar em Machu Pichu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.