Como é voar com a Alitalia para Roma no Airbus A330

Alitalia para Roma no Airbus A330

Eu preciso começar esse post me redimindo com a Alitalia. Eu fiz uma viagem em novembro com eles e escrevi um post sobre como foi a experiência. Resumindo, foi ruim por diversos motivos e vocês podem ler aqui. Três meses depois eu voltei a voar com eles e para a minha surpresa aconteceu um upgrade de equipamento, saiu o Boeing e entrou o Airbus, o que mudou completamente a experiência a bordo. Nesse post eu vou contar como é voar com a Alitalia para Roma no Airbus A330.

Antes de entrar no review, deixa eu explicar que a aeronave que atende o serviço de Roma a São Paulo é o Boeing 777-200. Com a introdução se um segundo voo diário, o Boeing tem alternado com os Airbus A330-200 no trecho, que são aeronaves mais novas e modernas e que também voam do Rio de Janeiro para Roma.

Airbus A330


Como é voar com a Alitalia para Roma no Airbus A330


Compra das passagens

Eu emiti as passagens com milhas Smiles, os trechos: São Paulo x Roma x Moscou e Budapeste x Roma x Buenos Aires x São Paulo por 80.000 milhas. Uma condição boa para um voo tão longo.

Check-in

Eu fiz o check-in pelo site e só nesse momento consegui marcar a minha poltrona e foi nessa hora que eu descobri que a aeronave que operaria o trecho seria o A330, confesso que fiquei muito feliz. Chegando no aeroporto eu fui no balcão de check-in despachar a mala e pegar o boarding pass. Praticamente não tinham filas.

A aeronave

Como disse acima, o voo foi operado com um Airbus A330-200 com 7 anos de uso, estava bem conservado e sem sinais de desgaste. Esses aviões estão configurados em três classes de serviço, sendo 21 lugares na Business (layout 1-2-1), 17 lugares na Premium Economy (layout 2-3-2) e 219 poltronas na classe econômica (layout 2-4-2).

Conforto

Em todas as poltronas tinham um cobertor e travesseiros de qualidade razoável, honestamente, já vi piores. Logo depois da decolagem a tripulação distribuiu fones de ouvido descartáveis. Eram ruins e a minha dica é sempre levar os seus.

Como é voar com a Alitalia para Roma no Airbus A330: Cobertor e travesseiro

Apoio de cabeça ajustável

A distância entre as poltronas foi um fator muito positivo, são bem superiores aos Boeings 777 e pela primeira vez na Alitalia, voando em classe econômica, eu não me senti em uma lata de sardinha.

Embaixo dos assentos das janelas ficam as caixas de circuito do sistema de entretenimento, mas essas são menores e não atrapalha o conforto. Mas na dúvida, escolha a poltrona do corredor. O apoio de cabeça é bom, é do tipo articulado e ajuda bastante na hora de dormir, ou tentar.

Como é voar com a Alitalia para Roma no Airbus A330: Telas individuais com ótima qualidade

Telas individuais com ótima qualidade

Telas individuais com ótima qualidade

Todas as poltronas são equipadas com telas de led com touch-screen e portas USB, algo impensável na maioria dos ultrapassados Boeings 777-200 que ela tem na frota. Essa foi uma das melhores surpresas e o sistema é uma versão mais moderna do que eles usam no 777. Outro ponto positivo foi o catálogo de filmes bem maior e vasto.

Como é voar com a Alitalia para Roma no Airbus A330: Controle remoto oculto no braço da poltrona

Detalhe do controle remoto

O controle remoto fica em um compartimento dentro do braço da poltrona, o legal é que por isso, o descansa braço é mais largo e confortável.

A porta USB é um luxo em se tratando de Alitalia e para minha surpresa, essa aeronave é equipada com TV ao vivo (tinha só a BBC e a CNN, mas varia de acordo com a rota) e internet. Os preços estão nos prints abaixo. Eu não usei, achei que não valia a pena.

Wi-fi da Alitalia

Mesmo sem pagar é possível acessar um portal de notícias

Voo e serviço de bordo

O pushback foi iniciado com 20 minutos de atraso e para minha felicidade, não tinha ninguém sentado do meu lado. Quem viaja sozinho sabe como é.

Aproximadamente 40 minutos após a decolagem a tripulação começou o serviço de bordo, da primeira cabine até a última, onde eu estava. A comida demorou quase 1 hora para chegar até mim, mas ainda tinham as duas opções: carne ou massa.

Como é voar com a Alitalia para Roma no Airbus A330: A refeição principal

Fui de carne pois a massa feita em São Paulo não é boa como a que é preparada na cozinha da Alitalia em Roma, fica a dica!

Veio uma carne cozida com purê de batatas e ervilhas. Frios de entrada e uma salada de frutas de sobremesa. Além de dois pães que estavam secos e frios. Para beber eu pedi um vinho tinto que estava excelente.

Logo após o serviço principal eles serviram um café e já apagaram as luzes da cabine para que os passageiros pudessem dormir.

Diferente do meu voo de novembro, não teve lanchinho durante a madrugada, mas na galley traseira ficam sanduíches e bebidas para servir a vontade.

Lanchinhos na galley traseira

Lanchinhos na galley traseira

Eu não sou do tipo que dorme fácil em avião e só consegui fechar os olhos depois de dois filmes. O sistema de entretenimento ajudou muito.

Como é voar com a Alitalia para Roma no Airbus A330: Café da manhã

O voo foi extremamente tranquilo e faltando 1 hora para o pouso foi servido o café da manhã. Não tinham opções, veio uma bandeja de frios, dois pães, iogurte, geleia e manteiga.

Dia amanhecendo sobrevoando a África

O pouso em Roma foi com tempo ruim, mas super suave. Desembarque rápido e pronto para minha conexão até Moscou, onde eu aguardei na Casa Alitalia, a sala VIP deles e que eu prometo falar disso em breve.

Imagem de capa: reprodução internet, autor desconhecido


Se você não leu os outros relatos, os links estão aqui embaixo e também o post sobre a imigração em Roma:

Como é voar com a Alitalia em classe econômica
Como é voar na Premium Economy da Alitalia
Como é voar com a Alitalia dentro da Europa (Roma x Paris)
Como é passar pela imigração em Roma


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

2 Comentários

  • Responder Abril 2, 2018

    Janaina Cometti

    Olá Fabricio! O seu voo estava programado pra ser no B777-200, e eles só mudaram em cima da hora certo? Tomara que o mesmo aconteça comigo!!! Sabe em quais voos eles estão usando o B777- 300?

    • mm
      Responder Abril 2, 2018

      Fabricio Moura

      Sim, seria o 777-200 e mudaram 2 dias antes.

Deixe uma resposta