Como é voar com a Alitalia de Roma a Paris (Airbus A321)

Como é voar com a Alitalia de Roma a Paris

Vocês provavelmente acompanharam aqui no blog as minhas resenhas sobre os voos que eu fiz para a Europa com a Alitalia em Premium Economy e Classe Econômica. Agora chegou a vez de falar do trecho interno, e nesse post eu vou falar como é voar com a Alitalia de Roma a Paris.

Se você não leu os outros relatos, os links estão aqui embaixo e também o post sobre a imigração em Roma:

Como é voar com a Alitalia em classe econômica
Como é voar na Premium Economy da Alitalia
Como é passar pela imigração em Roma

A Alitalia liga o Rio de Janeiro e São Paulo a Roma, sendo que do Aeroporto Internacional de Guarulhos ela opera com duas frequências diárias com o Boeing 777. Do hub de Roma a empresa chega até as principais cidades europeias voando aeronaves narrow-body: Airbus A319, A320 e A321. E os Embraer E175 e E190.

Imagem: Aero Icarus, Zurique, Suíça (Creative Commons)


Como é voar com a Alitalia de Roma a Paris


Compra da passagem

Eu comprei as passagens direto no site da Alitalia, o trecho inteiro de São Paulo a Paris. O site tem uma versão em português e o procedimento foi simples, mas na época eu tive um problema no final da transação, quando o site travou e a compra não foi finalizada. Eu liguei no atendimento e eles fizeram o processamento manual e 2 dias depois eu recebi o meu e-ticket.

Check-in

Eu fiz o check-in online ainda em casa e quando cheguei no Aeroporto Internacional de Guarulhos eu despachei a mala e troquei o cartão de embarque virtual pelo impresso dos dois trechos.

Chegada em Roma e embarque para Paris

Meu voo vindo do Brasil chegou em Roma faltando 2 horas para o embarque no voo AZ324 para Paris. A princípio eu achei que seria tempo de sobra para fazer todos os procedimentos de imigração e ainda comer alguma coisa no aeroporto antes do embarque. O problema é que todo esse procedimento foi bem lento em razão do tamanho do aeroporto e da lentidão de alguns processos.

Imigração italiana em Roma

Só para vocês entenderem, nós desembarcamos em Roma em uma área satélite do Terminal 3, que é onde a Alitalia opera. Esse satélite é conectado ao terminal principal por um trem. Como nosso voo estava muito cheio, o pessoal do aeroporto optou por acomodar os passageiros em alguns ônibus de maior capacidade para nos levar até o terminal principal. Só que embarque e desembarque remoto é mais lento, vocês sabem.

Some a esse tempo perdido o longo deslocamento dentro do aeroporto e a imigração, que é feita em Roma, com isso eu cheguei no portão de onde sairia meu voo para Paris uns 30 minutos antes do embarque. E deu tempo, mas o que eu chamo atenção aqui, é que se você tiver pouco tempo para fazer esse procedimento – menos de 1 hora por exemplo – a chance de você perder o seu voo é grande.

Embarque finalizado

A aeronave

O voo AZ324 foi operado por um Airbus A321 (prefixo EI-IXV), fabricado em 1998 e já acumula aí 20 anos de voos pela companhia italiana. A aeronave estava limpa e organizada, mas apresentava sinais de desgaste em razão da longevidade do equipamento.

Como é voar com a Alitalia de Roma a Paris: Poltronas do A321

O layout das poltronas é no formato clássico 3-3 com 200 lugares. O espaço entre elas era bem apertado, eu tenho 1,77cm e meu joelho esbarrava na poltrona da frente. Para uma viagem de pouco mais de 2h até Paris, deu para aguentar, mas um voo mais longo seria mais complicado.

Como é voar com a Alitalia de Roma a Paris: Espaço para as pernas

Essas aeronaves não são equipadas com sistema de entretenimento de bordo, também não oferecem internet wi-fi e também nenhum item de conforto. No bolsão da poltrona tinha uma cópia da Ulysse, a revista de bordo da Alitalia.

Voo e serviço de bordo

O voo deixou o finger na hora, mas em razão da longa fila de decolagens a gente saiu com um pouco de atraso. A viagem de Roma a Paris tem duração de pouco mais de 2 horas. Estávamos com o pouso previsto para às 17h no Aeroporto Charles de Gaulle em Paris e chegamos às 17h25.

Logo após a decolagem a tripulação começou o serviço de bordo, não tinham opções, veio um snack e para beber tinha sucos, água e café. Para um voo de 2 horas, é legal forrar o estômago antes de voar, ou levar alguma coisa na bolsa.

Como é voar com a Alitalia de Roma a Paris: Serviço de bordo

O voo foi bem tranquilo, sobrevoamos os Alpes e estava tudo nevado e lindo. O sistema de entretenimento nem fez falta e eu estava tão cansado que acabei dormindo na última hora da viagem e acordei com o lindo pôr do sol antes de descer em Paris.

Pôr do sol mais lindo

Em Paris desembarcamos no Terminal 2F e a restituição de bagagens não demorou muito e em questão de 30 minutos eu já estava indo para a estação de trem do Charles de Gaulle.

Veja aqui como ir do Aeroporto Charles de Gaulle até o centro de Paris
Veja aqui como usar o metrô de Paris
Como ir do Aeroporto de Orly até o centro de Paris

Como é voar com a Alitalia de Roma a Paris: Desembarque em Paris

Conclusão

Eu acho que a Alitalia entrega um serviço bem abaixo do que a gente espera do padrão de qualidade de uma empresa tão emblemática. Mas por ser um voo curto, estava valendo.

Imagem de capa: Ronnie Macdonald. Chelmsford, Reino Unido (Wikimedia Commons, the free media repository)


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar