Como é voar com a Alitalia de Roma para Moscou (Airbus A321)

Como é voar com a Alitalia de Roma para Moscou

Fechando a série sobre a Alitalia, eu vou contar nesse post como é voar com a Alitalia de Roma para Moscou. Você provavelmente já leu aqui no blog alguns posts sobre as minhas experiências voando com a tradicional companhia aérea italiana, correto?

Eu fui duas vezes para a Europa com eles e na última viagem foi de São Paulo a Moscou, com conexão em Roma. Os outros posts vocês podem ler aqui embaixo:

Como é voar com a Alitalia em classe econômica (Boeing 777)
Como é voar na Premium Economy da Alitalia (Boeing 777)
Como é voar com a Alitalia para Roma (Airbus A330)
Como é voar com a Alitalia de Roma para Paris (Airbus A321)

Leia outras avaliações aqui

Como é voar com a Alitalia de Roma a Paris

Como é voar com a Alitalia de Roma para Moscou: A321 da Alitalia


Como é voar com a Alitalia de Roma para Moscou


Compra da passagem

A passagem foi emitida com milhas Smiles e eu paguei 40.000 pontos pelo trecho de São Paulo a Moscou. Por ser uma rota tão longa, eu considero um excelente valor cobrado pelo Smiles.

Check-in

Eu fiz o check-in online ainda em casa e quando cheguei no Aeroporto Internacional de Guarulhos despachei a mala e troquei o cartão de embarque virtual pelo impresso dos dois trechos.

Chegada a Roma e embarque para Moscou

Meu voo chegou em Roma no início da tarde, aproximadamente 8 horas antes do meu embarque para Moscou. A minha ideia inicial era fazer a imigração em Roma e passear pela cidade por algumas horas antes de voltar para o aeroporto para embarcar para Moscou.

Mas chovia bastante em Roma e a previsão era de chuva o dia inteiro, assim eu achei melhor ficar as longas horas no conforto da sala VIP da Alitalia, chamada de Casa Alitalia. Um espaço excelente com muitos lugares confortáveis para descansar, assistir TV ou tomar um banho. E a comida e bebida era sensacional.

Fartura na sala vip da Alitália

Casa Alitalia

Casa Alitalia

Casa Alitalia

Um dos ambientes da sala vip

Outro ambiente da sala vip

Faltando 20 minutos para o embarque a funcionária da sala vip me avisou, só peguei um elevador e já sai praticamente em frente ao portão por onde foi realizado o embarque.

O embarque em Roma foi lento, a aeronave ainda não estava autorizada e ficamos longos minutos esperando dentro do finger no maior frio.

A aeronave

O voo AZ596 foi operado por um Airbus A321 (prefixo I-BIXM) que foi fabricado em 1996 e entregue novo para a Alitalia. Mas a aeronave de 22 anos de idade está bem surrada e com muitos sinais dos longos anos de uso.

O layout das poltronas é no formato clássico 3-3 com 200 lugares. O espaço entre elas era bem apertado, eu tenho 1,77cm e meu joelho esbarrava na poltrona da frente. Sorte que o voo estava bem vazio e eu peguei uma fileira inteira de 3 poltronas.

Essas aeronaves não são equipadas com sistema de entretenimento de bordo, também não oferecem internet wi-fi. No bolsão da poltrona tinha uma cópia da Ulysse, a revista de bordo da Alitalia e uma do duty-free.

Como é voar com a Alitalia de Roma para Moscou: Poltronas do A321

Revistas da Alitalia

Conforto

Por ser um voo noturno e com mais de 3 horas de duração, a companhia disponibilizou cobertores e travesseiros em todas as poltronas. Os mesmos dos voos de longa distância da Alitalia.

Como é voar com a Alitalia de Roma para Moscou: Cobertores e travesseiros

Voo e serviço de bordo

Decolamos de Roma para um voo de 3h30 de duração com mais de 30 minutos de atraso, chegaríamos em Moscou às 3h15 da madrugada, mas durante o voo reduzimos o atraso e pousamos na capital Russa às 3h30 da manhã.

Logo após a decolagem a tripulação começou o serviço de bordo, diferente do voo de Roma a Paris, onde só foi servido um pacotinho de biscoitos e bebidas, esse voo teve um serviço um pouco melhor.

Veio um sanduíche frio de presunto e queijo, um bolinho, uma balinha e bebidas. Para uma viagem de 3h30 eu achei fraco. Eu tinha comido na sala vip, mas vale levar alguma coisa na bolsa ou forrar o estômago antes de voar com a Alitalia nas rotas mais curtas.

Como é voar com a Alitalia de Roma para Moscou: Lanchinho da Alitalia

Depois do lanchinho eu me acomodei nas três poltronas e dormi, apesar da turbulência chatinha.

Pousamos em Moscou com muita neve e com uma temperatura de -18 graus. Socorro!

Conclusão

Eu acho que a Alitalia entrega um serviço bem abaixo do que a gente espera do padrão de qualidade de uma empresa tão emblemática. Mas por ser um voo médio e emitido com poucas milhas, estava valendo.


Leia mais


Como é passar pela imigração em Moscou e como chegar ao centro da cidade
Onde se hospedar em Moscou
Como usar o metrô de Moscou
O que fazer em Moscou


Resolva aqui a sua viagem


Reserve a sua hospedagem pelo Booking.com

Faça aqui o seu seguro viagem internacional

Compre aqui os ingressos para os seus passeios

Consultoria de viagens e roteiros personalizados

Ebooks e guias para download


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.