Como é voar com a Qatar Airways para a Ásia (Boeing 777)

como é voar com a Qatar Airways para a Ásia

Recentemente a Qatar Airways foi eleita a melhor companhia aérea do mundo pelo conceituado ranking da Skytrax e eu tive o prazer de fazer quatro trechos com eles entre o Brasil e a Tailândia, via Doha, o hub da Qatar. Eu já publiquei um post contando como é voar com eles até Doha e hoje eu vou contar como é voar com a Qatar Airways para a Ásia.

Como foram viagens com aeronaves diferentes, Boeing 777-300 na ida e Airbus A380 na volta, vou dividir esse post em duas partes, pois foram experiências diferentes.


Conexão em Doha


Meu voo saiu do Brasil com destino a Doha, no Qatar. Lá, eu tive que aguardar por 9 horas no Aeroporto Internacional Hammad até meu embarque para Bangkok. Como a espera seria quase toda durante a madrugada, não valia a pena emitir um visto de trânsito para visitar Doha.

O jeito foi ficar no aeroporto mesmo, mas olha, não foi nenhum sacrifício. O aeroporto de Doha é lindo, cheio de coisas pra ver e internet de excelente qualidade com acesso ilimitado. Dessas 9 horas que eu fiquei lá, estive conectado o tempo inteiro.

como é voar com a Qatar Airways para a Ásia: Conexão em Doha

O aeroporto tem umas áreas reservadas com espreguiçadeiras para as pessoas dormirem. Os lugares são separados homens de mulheres, mas famílias tem uma sala só para elas.

O lado ruim é que são poucas salas como essas, nesse ponto, o Aeroporto de Dubai dá um banho. Até o aeroporto de Bangkok que tem vários lounges com sofás e espreguiçadeiras é melhor para passar longas horas.

O aeroporto é tão grande que tem um trem interno


Como é voar com a Qatar Airways para a Ásia


Checkin

O checkin foi feito em São Paulo e eu já saí do Brasil com o cartão de embarque do trecho entre Doha e Bangkok. Procedimento padrão nesse tipo de viagem e as malas seguiram direto para o destino final.

Embarque

O voo QR832 tinha o embarque previsto para às 7h40 da manhã, mas às 7h a empresa começou a chamar para o pré-embarque, quando é feito o controle dos cartões de embarquem e acessamos uma sala de embarque menor para aguardar a chamada do voo.

O embarque foi feito por grupos, de modo que os passageiros das últimas seções da aeronave embarque primeiro. A sequência foi mantida, curiosamente no voo de volta para o Brasil o povo não respeitou essa regra e o embarque virou uma zona, até que o pessoal da Qatar desistiu de organizar e o embarque foi um caos.

Zonas de embarque

O voo estava lotado, mas o embarque foi ordeiro, porém por conta do embarque de um passageiro com necessidades especiais, com acompanhamento médico e na maca, demoramos para deixar o finger.

O voo de Doha até Bangkok tem duração aproximada de 7 horas, apesar do voo sair às 8h40 da manhã, chegamos em Bangkok às 19h por conta do fuso horário.

A aeronave

A aeronave que operou o voo era um Boeing 777-300ER, exatamente igual ao que fez a rota de São Paulo a Doha. Aeronave nova e impecável.

A classe econômica está configurada no formato 3-4-3 e nas últimas fileiras em 3-3-3, por conta do estreitamento da fuselagem.

Boeing 777-300 da Qatar em pintura especial da aliança OneWorld

Eu me sentei na poltrona 32G, corredor, em voos longos eu prefiro o corredor para poder me levantar com mais facilidade.

Conforto

Nas poltronas tinha um travesseiro, cobertor e fones de ouvido. Nesse voo não tinha as pequenas necessaires da classe econômica, pois era um voo diurno e os amenities são distribuídos somente para voos noturnos e de média e longa duração.

A poltrona tinha um bom reclino e apoio de cabeça ajustável, o que ajuda muito na hora de dormir. Eu levei meu travesseiro de pescoço mas nem precisava, o apoio de cabeça atende muito bem.

como é voar com a Qatar Airways para a Ásia

como é voar com a Qatar Airways para a Ásia

Todas as poltronas são equipadas com telas de 9 polegadas, controle remoto acoplado e porta USB.

O sistema de entretenimento da Qatar, é o Orix One, é excelente, tem uma imensa variedade de filmes, séries, programas de TV, jogos, música e claro, os tradicionais mapas de voo. Eu achei o sistema usado nos Airbus A380 da Qatar com mais opções e melhor qualidade que nos Boeing 777, acho que é uma limitação da aeronave.

Essas aeronaves são equipadas com internet wi-fi, a Qatar oferece 10MB grátis para ser usando em 15 minutos de conexão. Se o passageiro quiser, pode optar por um dos pacotes de dados: 30 MB por 5 USD; 100 MB por 10 USD; ou 200 MB por 20 USD.

A internet não é uma maravilha, mas dá para trocar mensagens pelo Whatsapp, o problema é que todo mundo tenta usar ao mesmo tempo, deixando a conexão ainda mais lenta.

como é voar com a Qatar Airways para a Ásia: internet a bordo

Voo e serviço de bordo

O voo partiu de Doha com alguns minutos de atraso, o que não comprometeu a nossa chegada a Bangkok.

Logo após a decolagem a tripulação passou distribuindo o cardápio das duas refeições que seriam servidas no voo e o formulário de imigração na Tailândia.

Apesar de ser um voo de duração média, a Qatar serviu um café da manhã completo e um lanche quando nos aproximávamos do pouso.

como é voar com a Qatar Airways para a Ásia: café da manhã

De café da manhã tinham três opções: omelete com salsicha de frango e batata frita; peixe com molho de gengibre ou pudim de maçã, que parecia mais uma sobremesa. Para acompanhar tinha salada de frutas, pão, croissant, suco de laranja e um iogurte.

Achei o café da manhã bem servido, eu escolhi o omelete – que parecia mais uma fritada – e estava muito bom.

Para beber tinha vinhos, destilados (incluindo Johnnie Walker Red Label e vodka Smirnoff), cervejas (Heineken e Foster), refrigerantes, sucos e água. Além dos tradicionais café e chá.

Vale dizer também que os talheres eram de metal e tudo vinha bem apresentado.

Após o café eu dormi, afinal, tinha enfrentado um longo voo de São Paulo a Doha e esperado durante 9 horas no aeroporto. Fui acordado pela comissária servindo o lanche quando nos aproximávamos de Bangkok.

como é voar com a Qatar Airways para a Ásia: lanche

como é voar com a Qatar Airways para a Ásia: lanche

O lanche veio em uma caixinha, tinha uma espécie de empanada de frango com um bolinho. Para beber, as mesmas opções do café da manhã.

Logo após o lanche começamos a descida até Bangkok e chegamos na Tailândia na hora certa, às 19 horas (horário local).

Conclusão

Voar na Qatar é uma boa experiência, mas achei que ela deixa a desejar em alguns pontos, como serviço de bordo quando a gente compara com a Emirates, sua principal concorrente. Ainda assim é muito bom voar em uma linha aérea 5 estrelas, ainda mais na que é considerada a melhor do mundo.

Imagem de capa: divulgação

Postado em:
21 de julho de 2017


Leia também

Como é voar para Doha com a Qatar
Como é voar para Buenos Aires com a Qatar
Como é voar para Dubai com a Emirates
Como é voar no A380 da Emirates, o maior avião do mundo
Como é voar na Business da Emirates no Airbus A380


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar