Como é voar nos novos Airbus A320neo da TAP Air Portugal

Airbus A320neo da TAP

Olá, viajantes! Neste post eu vou mostrar como é voar nos novos Airbus A320neo da TAP. Aeronaves que estão sendo usadas para renovar a frota da companhia portuguesa nos voos de curta e média distância.

***

Recentemente eu fiz dois trechos voando nos novos Airbus A320neo da TAP. Eu achava que a chegada dessas aeronaves representaria uma melhoria no conforto dos passageiros voando em classe econômica. Mas não foi bem assim.

Primeiramente, recomendo a leitura de um post que eu fiz em 2016 sobre como é voar com a TAP dentro da Europa. Acho válida a leitura para servir de comparação com o que era oferecido antes e o que a TAP oferece agora. Falando em TAP, eu já escrevi vários posts sobre a empresa, em diversos modelos, vocês podem ler todos os posts aqui.

Voltando ao assunto desse post, eu vou mostrar como é voar nos novos Airbus A320neo da TAP de Lisboa para Frankfurt, na Alemanha em classe econômica.

Leia outras avaliações aqui

Airbus A320neo da TAP

Cmo é voar nos novos Airbus A320neo da TAP


Como é voar nos novos Airbus A320neo da TAP


Compra da passagem

Como meu voo começou no Brasil, o trecho original da viagem era de São Paulo para Frankfurt. O trecho entre São Paulo e Lisboa pode ser lido aqui, inclusive tem vídeo. Eu comprei a passagem no site da TAP e peguei uma tarifa incrível de 1.560 reais ida e volta. 

A passagem é na tarifa light já com as taxas de embarque. Entretanto, a tarifa light não permite despacho de bagagem, apenas uma mala de mão de até 10 quilos e um item pessoal que pode ser uma mochila. Para mim, bastava, mas é preciso ficar atento a esses detalhes na hora de comprar a sua passagem.


Check-in e embarque

Eu fiz o check-in de todo o voo em São Paulo e já saí do Brasil com os dois cartões de embarque. O voo chegou no comecinho da manhã em Lisboa e eu tive umas 3 horas de conexão.

O embarque começou aproximadamente 20 minutos antes do horário de partida. A TAP organiza o embarque por grupos em 4 filas: prioridades e passageiros voando em classe executiva; uma segunda fila com passageiros sem bagagem de mão; e os grupos A e B, onde os passageiros do grupo B correspondem aos lugares na última cabine do avião e os passageiros do grupo A na cabine do meio.

Como o meu grupo era o B, quando eu cheguei portão os bagageiros já estavam cheios e eu e mais uns 30 passageiros tivemos que despachar a mala. Claro, esse despacho não é cobrado, porém existe o inconveniente de ter que esperar pela mala na esteira e no meu caso, o eterno medo da Tap perder a minha mala mais uma vez.

Airbus A320neo da TAP

Aeroporto de Lisboa


A aeronave

O A320neo é uma aeronave de última geração da Airbus. Onde a designação “neo” significa “new engine option”, novos motores mais econômicos e silenciosos. Silêncio que a gente percebe durante o voo, ponto positivo para o Airbus A320neo da TAP.

 

Airbus A320neo da TAP

Interior do Airbus A320neo da TAP: as primeiras poltronas são da economy comfort e as em verde da econômica tradicional

Os Airbus A320neo da TAP são equipados com 174 poltronas no layout 3-3. Até aqui tudo bem, mas agora começam as diferenças. As 2 primeiras filas de poltronas correspondem a classe executiva. As 10 fileiras seguintes (3 a 12) são da Economy Comfort (que são as mesmas poltronas da executiva). Estas poltronas tem um bom espaço entre elas, apoio de cabeça regulável, tomadas e suporte para tablets. São as poltronas com detalhes em vermelho, modelo BL3530 da Recaro.

Airbus A320neo da TAP

Certamente a pior poltrona de classe econômica

Da fileira 13 em diante é a treva minha gente! As poltronas são bem mais simples, não tem apoio de cabeça, não reclinam (sim! não reclinam), até a mesinha é minúscula e para piorar, o espaço entre elas é minúsculo. São as poltronas com detalhes em verde, modelo SL3510 da Recaro. Eu voei nessa poltrona, e o voo de 3h de duração até Frankfurt foi uma tortura! 

Airbus A320neo da TAP

Lata de sardinha portuguesa

Vale dizer também que a TAP está equipando toda a sua frota de aeronaves A319, A320 e A321 que fazem as rotas européias com essas poltronas. Por tanto, atenção na hora de marcar o seu assento.

Nenhum item de conforto como mantas e travesseiros foram distribuídos e essas aeronaves não tem sistema de entretenimento.


Voo e serviço de bordo

O voo decolou de Lisboa com quase 1 hora de atraso, algo bem comum no Aeroporto Internacional de Lisboa, que já está super saturado e não suporta mais o crescimento do tráfego aéreo. Falando nisso, sempre que vocês tiverem uma conexão em Lisboa, leve em consideração os atrasos da TAP.

Airbus A320neo da TAP

A constante espera para decolagem em Lisboa

Airbus A320neo da TAP

Decolagem em Lisboa e a Ponte Vasco da Gama

Logo após a decolagem a tripulação começou o serviço de bordo, que seria o equivalente ao almoço. A TAP ainda é uma das raras companhias europeias que oferecem um serviço minimamente decente. Se você voar na Alitalia, Air France ou na British – para citar algumas – o máximo que você vai ter será um pacotinho de biscoitos e olhe lá.

Airbus A320neo da TAP

Caixinha com o lanche da TAP

A TAP entregou uma caixinha simpática com um sanduíche de frango tipo wrap, que estava muito bom. Um queijo Dom Villas, muito gostoso por sinal, um pacotinho de crackers e chocolatinho. Achei super válido, mas comparando com o serviço da TAP que eu registrei em 2016, também na rota para a Alemanha, foi um downgrade. Neste post eu mostro como era o serviço.

Airbus A320neo da TAP

O que tem dentro

Airbus A320neo da TAP

O que tem dentro

Airbus A320neo da TAP

Esse queijinho é sensacional

No voo de volta a TAP serviu o café da manhã, que tinha um sanduíche pequeno de peito de peru e um pacotinho com maçã picadas. Em ambos os voos tinham bebidas variadas, no primeiro voo tinha vinho, inclusive.

Airbus A320neo da TAP

Café da manhã

Depois do serviço eu fui assistir alguns episódios de Friends no meu tablet, reparem como a mesa é minúscula. 

Airbus A320neo da TAP

Meu entretenimento

O restante do voo foi tranquilo e chegamos em Frankfurt com um pouco de atraso. Como eu já tinha feito a imigração em Lisboa, esse trecho é considerado doméstico. Peguei a minha mala e já fui atrás do transfer gratuito para o meu hotel.


Conclusão

Como eu coloquei acima, essas novas poltronas da TAP são horríveis para quem viaja na classe econômica tradicional. Vale muito a pena pagar por um upgrade se você for alto, eu tenho 1.77cm e me senti em uma lata de sardinhas portuguesas (hahaha).

O silêncio maior dentro da aeronave é um ponto positivo, assim como o serviço de bordo que a TAP ainda oferece. Sobretudo quando a maioria das empresas européias não oferecem quase nada em voos como este.

Os atrasos constantes no aeroporto de Lisboa é um ponto muito negativo, mas vamos entender que a culpa em tese é da estrutura aeroportuária deficiente em Lisboa.


Vídeo


No canal do Vou na Janela no Youtube eu já publiquei um vídeo completo do voo no A330neo da TAP. Confira abaixo:


Onde ficar em Lisboa


Confira o nosso post super detalhado explicando as melhores áreas para se hospedar em Lisboa e também lugares para serem evitados, clique aqui.



Booking.com

Reservando um hotel pelo Booking, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso. Veja a lista completa de hotéis aqui:  Clique aqui


Ingressos de passeios em Lisboa e Sintra


Compre aqui seus passeios em Lisboa e fique livre das filas


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.