Como é voar na classe executiva da TAP Portugal (Airbus A320)

Como é voar na classe executiva da TAP Portugal

Vocês que acompanham o Vou na Janela devem ter visto que eu já fiz diversos voos com a TAP Portugal do Brasil para a Europa, além de voos no velho continente e até para a África, sempre voando em classe econômica. Se não viram, vou deixar os links abaixo. Mas dessa vez eu vou contar como é voar na classe executiva da TAP dentro da Europa. Relato inédito e interessante aqui para vocês.

Depois de curtir alguns dias de sol e calor em Portugal eu parti para Varsóvia na Polônia. Durante o planejamento da minha viagem, eu só encontrei passagens entre as duas cidades por mais de 600 reais o trecho. Algo que eu acho extremamente caro, mesmo quando falamos de um voo de 3h30 na alta temporada.

Por sorte eu tinha milhas no programa Victoria da TAP e como elas estavam prestes a expirar, resolvi usar as milhas para emitir a passagem. Confesso que a intenção não era voar de executiva, mas como eu não encontrei trechos na econômica, tinha aí uma boa oportunidade de testar a classe executiva deles por 17.000 milhas.

Como é voar na classe executiva da TAP Portugal: Airbus A320 da TAP (Imagem: Wikimedia Commons)


Como é voar na classe executiva da TAP


Meu voo saiu de Lisboa às 9h35 da manhã, eu peguei um Uber do meu hotel até o aeroporto o que não demorou mais de 20 minutos. Uma das vantagens de voar para Lisboa é a proximidade do aeroporto com o centro, além dele ser atendido pelo metrô lisboeta.

Check-in

Chegando no aeroporto eu fui procurar a zona de check-in correspondente aos voos domésticos. Sim, isso mesmo, voos dentro do Espaço Schengen são considerados domésticos. O Check-in da classe econômica estava um caos, com filas gigantescas, gente estressada e gritando logo cedo. No lado oposto ficava os balcões de check-in da classe executiva e era pura paz e tranquilidade. Despachei a mala e segui para o raio-x e sala de embarque.

Sala VIP

Passageiros voando em classe executiva podem usar a sala vip da TAP, que fica no mezanino subindo a escada rolante que fica bem no meio do terminal. Esta sala foi reaberta a pouco tempo, ela passou por uma longa reforma e ficou bem bonita. Tinham boas opções de comida, bebida e muitos lugares para descansar.

Entrada da Sala VIP da TAP

A única coisa que eu achei bem bizarra foi a porta do banheiro, que é translúcida e dá para ver a silhueta de quem está lá dentro e o que a pessoa está fazendo. Meu Deus, quem foi que projetou isso?

Faltando 15 minutos para o embarque eu fui para o portão, que era relativamente perto da sala vip. O embarque foi realizado por prioridades, passageiros da executiva na frente, mas como foi um procedimento remoto, no fim das contas, todos os passageiros chegaram juntos no mesmo ônibus.

Como é voar na classe executiva da TAP Portugal: Sala VIP

A aeronave

O voo TP1262 foi operado pelo Airbus A320 matrícula CS-TNN, que entrou em operação em 2002 e por tanto, tem aí seus 16 anos de uso. O lado bom é que ele foi completamente reformado por dentro. Todas as aeronaves Airbus A319 e A320 da TAP estão passando por esse processo.

A TAP instalou nele um novo conjunto de poltronas da Recaro, ultra finas revestidas em couro ecológico. O interior da aeronave ficou bem bonito, mas segue o mesmo padrão das executivas das companhias européias em aviões de corredor único, ou seja, layout 3-3 com a poltrona do meio bloqueada.

Olha como são as poltronas e repare na cortina que separa a executiva da econômica

A classe executiva corresponde às duas primeiras fileiras de assentos, tem um bom espaço entre elas e com reclino ok. Logo atrás vem uma espécie de “economy comfort” e por fim, a econômica normal. Os assentos da executiva e da economy comfort são os mesmos, em couro preto, com detalhes vermelhos e um bom apoio de cabeça. Na econômica normal os detalhes são em verde e não tem apoio de cabeça e não reclina. Em um voo de mais de 3h isso é um problema.

O restante da cabine

Os assentos da executiva tem também tomadas e portas USB e um suporte para tablets, já que esses aviões não tem sistema de entretenimento individual. No bolsão da poltrona tinha a revista da TAP, que eu acho péssima, com texto muito denso, mas fotos lindas, preciso ser honesto.

Como é voar na classe executiva da TAP Portugal: Porta USB e tomada

O espaço para a poltrona da frente

De entretenimento, só a revista

O banheiro não tinha 1 hidratante pra fazer uma graça

Voo e serviço de bordo

Decolamos com um pouco de atraso em Lisboa, algo que eu considero até normal no Aeroporto da Portela com todo o tráfego de chegadas e partidas logo cedo,  e a TAP que também é famosa pelos seus atrasos recorrentes.

Logo após a decolagem foi distribuído o cardápio com as opções de almoço, bebidas e um snack. Logicamente eu peguei a champa, pois ninguém é de ferro nem às 10h da manhã.

Começando os trabalhos =)

Não parece, mas aqui dentro tem uma toalhinha de verdade

Como é voar na classe executiva da TAP Portugal: Cardápio

Apresentação do Chef

De entrada eu escolhi uma salada com peito de frango defumado e prato principal um frango ao curry com gengibre acompanhado de arroz, espinafre e cubos de abóbora. De sobremesa veio um arroz doce com canela.

O bacana é que o prato foi elaborado pelo Chef Henrique Sá Pessoa, que lidera a cozinha do Restaurante Alma em Lisboa, que tem uma estrela Michelin e também é conhecido por utilizar elementos da cozinha asiática nos pratos. Tudo a ver né? Já que eu estava de mudança para Bangkok.

O almoço foi além das minhas expectativas! Uma das melhores comidas de avião que eu já comi. E para acompanhar, claro um vinho tinto.

Como é voar na classe executiva da TAP Portugal: Serviço completo

Como é voar na classe executiva da TAP Portugal: Prato principal

Entrada

Excelente vinho

Eu dei uma espiada na econômica e também foi servido um almoço completo, diferente de empresas como a Air France e Alitalia, a TAP ainda oferece um serviço de bordo decente. Espero muito que continue assim.

Após o almoço serviram mais bebidas, café e foi a deixa para tirar um cochilo antes do pouso em Varsóvia.

Iniciando a descida para Varsóvia

Mas nem tudo são flores

A experiência foi ótima até a página 2. Chegamos em Varsóvia, um pouso tranquilo e um aeroporto abarrotado de gente. Fui para a esteira de onde estaria disponível a minha mala e o tempo foi passando, os passageiros pegando as suas malas até que… eu descobri que a TAP tinha perdido a minha mala.

A sensação é horrível, uma mistura de desespero, desamparo e abandono, ainda mais porque não tinha uma viva alma da TAP no aeroporto. Não vou me prolongar muito aqui, mas eu já escrevi um post sobre isso, recomendo a leitura.

No fim das contas, esquecendo o episódio da mala, eu achei a experiência de voar na executiva da TAP super válida, mas só para quem pode emitir com milhas. Pagar caro por esse serviço não vale o investimento.


Outros flight reports sobre a TAP e imigração em Portugal


Como é voar para Portugal nos Airbus A340 da TAP
Como é voar para Portugal com a TAP no Airbus A330
Como é voar dentro da Europa com a TAP
Como é voar com a TAP Express para a África
Como é a imigração em Lisboa
Como é a imigração no Porto


Posts com o que fazer em Lisboa


O que fazer em Lisboa em 4 ou 5 dias
O quer em Lisboa em uma conexão de poucas horas
Onde se hospedar em Lisboa
Guia de Lisboa para Download


Hospedagem boa e barata em Lisboa


Confira o nosso post super detalhado explicando as melhores áreas para se hospedar em Lisboa e também lugares para serem evitados, clique aqui.



Booking.com

Reservando um hotel pelo Booking, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso. Veja a lista completa de hotéis aqui:  Clique aqui


Ingressos de passeios em Lisboa e Sintra


Compre aqui seus passeios em Lisboa e fique livre das filas


Guia de Lisboa para download


Aproveite para baixar a versão em PDF do Guia de Lisboa, para ler no tablet, celular ou computador quando quiser.

O guia para download

O guia para download


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.