O que levar na mala de mão e também o que não levar

O que levar na mala de mão

Depois das novas regras da ANAC, onde as companhias aéreas foram liberadas para cobrar pela bagagem despachada, viajar com a mala de mão ficou cada vez mais interessante. Mas aí vem a pergunta: O que levar na mala de mão?

***

Se tem um pilar que eu defendo aqui no blog é que viajar só com a mala de mão é super vantajoso, eu já abordei esse assunto aqui no blog diversas vezes. Mas antes de você começar a preparar a sua viagem, vale entender o que levar na mala de mão e também o que não levar.

Viajar só com a mala de mão pode ser desafiador para quem vai fazer isso pela primeira vez. Eu já fiz várias viagens só com a malinha, mas foi um processo. Primeiro foram viagens domésticas, depois as internacionais e as super longas.

Eu passei 15 dias na Europa e foi uma espécie de test-drive para o maior desafio, 3 meses fora de casa, inclusive passando pela Ásia só com a mala de mão. Quer saber? Foi libertador.

Tem alguns posts aqui no blog que vale a pena a leitura:

15 dias na Europa só com a mala de mão
Arrumando a mala: 5 coisas para deixar de fora
8 motivos para você viajar só com a bagagem de mão
Dicas para arrumar a mala


O que levar na mala de mão


Líquidos até 100ml

Uma das polêmicas sobre o que levar na mala de mão e eu sempre recebo perguntas relacionadas no blog. Respondendo: líquidos pode, desde que não ultrapasse 100ml por frasco. Mas muita atenção: considerando todos os frascos o conteúdo não pode passar de 1 litro por passageiro.

Frascos com mais de 100ml, mesmo que não esteja cheio. Se estiver, por exemplo, com 10ml na embalagem não pode passar.

Pastas, géis e cremes são considerados líquidos e nessa lista entram o creme dental, gel de cabelo, cera de cabelo, shampoo e condicionador.

Todos esses objetos precisam ser acondicionados em uma sacola plástica transparente do tipo zip-lock. Alguns lugares dá até para passar com mais de uma sacola, outros são bem rígidos.

Líquidos com mais de 100ml

Proibidos! A não ser os líquidos comprados no free-shop.

Remédios

Em geral pode levar remédios sem receita médica, mas vale checar as regras de cada país. Nos Estados Unidos, por exemplo, a dipirona é proibida. Frascos de remédios com mais de 100ml precisa ter a receita.

Os remédios também precisam estar acondicionados em um saquinho plástico transparente do tipo zip-lock.

Barbeador, alicate e cortador de unha

A regra diz que sim, mas eu já vi cortadores de unha e alicates sendo jogados fora na inspeção de bagagem. Na dúvida, eu não levo.

Eletrônicos

Aparelhos eletrônicos portáteis pode ir tranquilamente na mala de mão, como computador, câmera fotográfica, filmadora, celular, players de áudio. Só ficar atento às regras de uso a bordo. Também vale dizer que secador de cabelo e chapinha podem ser carregados.

Outros objetos

Lanterna a pilha, bateria externa (é proibida em alguns países, veja o tópico abaixo) e o pau de selfie que foi liberado pela Anac em 2015.


O que não levar na mala de mão


Objetos pontiagudos e cortantes

E nessa lista entram navalhas e lâminas de barbear, agulhas, facas ou qualquer objeto cortante como canivetes e bisturis, tesoura, seringas e picadores de gelo.

Inflamáveis, explosivos e armas

Qualquer tipo de líquido combustível (álcool, gasolina, querosene), éter, removedores de esmalte, solventes, fogos de artifício. Além, claro, qualquer tipo de explosivo, armas de fogo e armas brancas.

Outros produtos

Como venenos, ácidos, cilindros com ar comprimido, materiais radioativos.

Ferramentas

Como martelo, furadeira, chaves de fenda e alicates.

Bateria externa

Alguns países proibiram o transporte de baterias externas na mala de mão por riscos de explosão na cabine pressurizada do avião. Por mais que você queira garantir que seu celular vai ter bateria suficiente durante uma viagem, não vale o risco de ter que jogar fora seu gadget.  Na Tailândia eu vi um passageiro ter que jogar fora a sua bateria ao passar pela inspeção de bagagem.

Alicates de unha

Eles entram em uma “zona cinzenta” quando falamos sobre o que levar na mala de mão, pois alguns países permitem e outros não. Da dúvida, vale deixar em casa.

Esporte e lazer

Skates, patins, pranchas e bicicletas (fora da mala de mão, logicamente), lanterna a gás e equipamento de mergulho.


Quanto transportar em cada empresa


O que levar na mala de mão

Avianca

Na Avianca o passageiro pode transportar a mala de mão e um item pessoal, que a companhia lista como uma mochila pequena, bolsa de mão ou bolsa para notebook.

A mala de mão deve medir 55 cm x 40 cm x 20 cm (altura x largura x profundidade), incluindo os bolsos, rodas e alças. O limite de peso é de 10kgs.

Azul Linhas Aéreas

Na Azul a mala de mão deve medir 55 cm x 40 cm x 25 cm (altura x largura x profundidade), incluindo os bolsos, rodas e alças. O limite de peso é de 10kgs.

No site eles não deixam claro sobre o item pessoal, mas eu já voei com eles e além da mala de mão eu levei uma pequena bolsa e embarquei sem problemas.

Gol Linhas Aéreas

Na Gol o passageiro voando em classe econômica e Gol Premium pode levar uma mala de mão com as dimensões máximas de 55 cm x 40 cm x 25 cm (altura x largura x profundidade), incluindo os bolsos, rodas e alças. O limite de peso é de 10kgs.

No site da Gol não existe nenhuma informação sobre o item pessoal, mas eu mesmo já embarquei com mala de bordo e uma mochila pequena. Também vi passageiros com bolsas de mão ou pastas de notebook.

Latam Airlines

A Latam o passageiro pode levar uma mala de mão e um item pessoal sem custo. Mas o que é esse item pessoal? Pode ser uma mochila pequena, uma bolsa de mão ou bolsa para notebook.

As dimensões da mala de mão devem ser de 55 cm x 35 cm x 25 cm (altura x largura x profundidade), incluindo os bolsos, rodas e alças.

Em viagens domésticas ou internacionais que tenham o Brasil como ponto de origem ou destino, o limite de peso da mala de mão é de 10kgs em classe econômica ou 16kgs nas classes superiores, Premium Economy ou Premium Business.

Já a segunda bolsa, precisa ter as dimensões máximas de 45 x 35 x 20 cm (comprimento x altura x profundidade). A Latam não especificou o limite de peso dessa bolsa, mas é bom ser prudente para não ter “surpresas” no aeroporto.

Passaredo

Na passaredo a mala de mão deve respeitar as dimensões de 55 cm x 35 cm x 25 cm (altura x largura x profundidade), incluindo os bolsos, rodas e alças. O limite de peso, assim como em todas as outras empresas é de 10kgs.

Postado em:
28 de julho de 2017

Imagens: Shutterstock


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar