Onde comer no Porto, Portugal?

Onde comer no Porto

Não dá para pensar em Portugal e não lembrar do bacalhau e doces a base de ovos e visitar a terrinha sem comer essas delícias é como ir a Paris e não ver a Torre Eiffel. Preparei um post especial com dicas de café da manhã, almoço e jantar na cidade.

Café da Manhã

Se o seu hotel não serve o café da manhã, ou você simplesmente quer que a sua primeira refeição do dia seja especial, a minha dica é o Café Restaurante Guarany, na Avenida dos Aliados, em frente a Praça da Liberdade. O lugar foi aberto em 1933 e claro, que o nome vem das tribos indígenas que habitavam partes do Brasil e América do Sul. Além disso, foi numa época em que o Brasil era o maior produtor de café do mundo.

Café Guarany

Café Guarany

O interior do café preserva muito da arquitetura original e mobiliário. O lugar é luxuoso até hoje e para minha maior surpresa, os preços são excelentes. Com menos de 10 euros, podemos tomar um ótimo café da manhã. Dica: o crepe de chocolate quente com morangos e chantili é de comer rezando.

Crepe aberto de chocolate quente com morangos e chantili

Crepe aberto de chocolate quente com morangos e chantili

Almoço

Quando a gente fala de Portugal, automaticamente pensamos nos pratos com bacalhau e doces a base de ovos. Você pode ter certeza que em nenhum outro lugar do mundo vai encontrar bacalhau melhor do que na terrinha. Minha dica de almoço é o Bacalhau Gomes de Sá servido em um pequeno restaurante familiar chamado A Tasquinha que fica quase em frente a Igreja do Carmo. Com 15 euros eu comi um prato imenso de Bacalhau com Natas e para beber, meia garrafa de Vinho Verde, além do cafezinho.

Bacalhau assado

Bacalhau assado

Nesse restaurante aconteceu um fato muito curioso. Como o prato servido é enorme, eu não consegui comer tudo, notando que eu ia deixar meio prato para trás, o dono do restaurante veio até a minha mesa e me perguntou se não estava bom. Eu respondi que estava ótimo, mas que já estava bem satisfeito. Aí ele puxou uma cadeira, se sentou na minha mesa, pegou o resto da comida e colocou no prato e disse: “Ora pois, mocinho, aqui em Portugal não desperdiçamos comida, vais comer tudinho”. Eu fiquei incrédulo e claro, comi. Dado momento, o restaurante estava fechando e só eu estava ali e aí que toda a família, pai, mãe e dois filhos se sentaram a mesa comigo e ficamos todos jogando conversa fora. É esse clima hospitaleiro do Porto que definitivamente me conquistou, eles tem um carinho especial com nós, brasileiros. Tem esse clima de família o tempo inteiro.

Jantar

Jantar no Cais da Ribeira

Jantar no Cais da Ribeira

Para fechar com chave de ouro seu dia, um bom jantar em um dos vários restaurantes no Cais da Ribeira é a dica. São vários lugares que oferecem pratos internacionais e claro, uma variedade enorme do bacalhau: à Lagareiro, Gomes de Sá, com Natas, à Falcão, à Narciso. Variedade é o que não falta. Eu optei por um Bacalhau com Natas, com queijos e bolinhos de bacalhau de entrada, para beber uma garrafa de Vinho do Porto além de sobremesa. Preço desse jantar incrível? 20 euros e de graça uma vista noturna incrível do principal cartão postal da cidade.

oporto

Jantar com cartão postal


Guia completo: Porto, Portugal


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

4 Comentários

  • Responder outubro 15, 2017

    Camila

    Ola!

    Qual é esse restaurante que você sugeriu para o jantar???
    Não localizei o nome.

    Obrigada

    • mm
      Responder outubro 16, 2017

      Fabricio Moura

      É o “A Tasquinha” que fica quase em frente a Igreja do Carmo.

  • Responder novembro 8, 2017

    GISLAINE

    Oi o tasquinha foi no almoco,qual foi o rtaurante no Cais da Ribeira?

    • mm
      Responder novembro 14, 2017

      Fabricio Moura

      O Avó Maria, também tem o Filha de Mãe Preta, são ótimos.

Deixe uma resposta