Dicas de Portugal para quem vai pela primeira vez

O que fazer em Lisboa o que fazer em Lisboa em uma conexão Dicas de Portugal

Portugal é um dos destinos mais procurados aqui no blog, e aqui tem uma quantidade enorme de posts sobre o país. Mas muitas pessoas me pediram um post rápido e ligeiro com dicas de Portugal e também algumas dicas de Lisboa e do Porto.

Eu já estive em Portugal pelo menos umas 8 vezes nos últimos anos, sou apaixonado por Lisboa, um lugar que eu me sinto bem todas as vezes que vou. E certamente você irá gostar também. Mas vamos ao que interessa?


Dicas de Portugal para a sua primeira viagem


Visto e imigração

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Europa e podem permanecer no continente por até 90 dias a cada 6 meses. Já para quem decidir ir para o Reino Unido, o visto de permanência tem validade de 6 meses.

Quem vem em um voo do Brasil, a imigração vai ser sempre onde o avião fizer a sua primeira parada, exceto se o seu voo for do Brasil para o Reino Unido ou Turquia, que são rotas também usadas. Por exemplo: se o seu destino final é Lisboa, mas você está voando com a Alitalia com conexão em Roma, a sua imigração será em Roma.

Posts que podem te ajudar:
Como é passar pela Imigração em Lisboa
Como é passar pela imigração no Porto
Dicas para passar pela imigração na Europa sem medo

Dicas de Portugal: Brasileiros não precisam de visto


Quando ir

Dá para visitar Portugal tranquilamente em qualquer época do ano, mas existem algumas particularidades e variações climáticas. Importante saber que os verões são quentes e secos. Eu estive em Lisboa em agosto e parecia o inferno na terra, a temperatura chegou a 45 graus, era algo surreal e insalubre.

Já no outono e inverno a temperatura cai, mas em Lisboa os invernos são mais amenos quando comparamos com Paris ou Berlim. A temperatura costuma ter máxima de 10 graus, podendo girar em torno de 5 graus nos dias mais frios. As chuvas acontecem geralmente no outono, em outubro e novembro principalmente.

Onde ficar no Porto Roteiro do Porto a Lisboa em Portugal

Dicas de Portugal: Tempo bom na maior parte do ano


Que moeda levar

A moeda oficial de Portugal é o Euro. Não tem mistério, aqui no Brasil a gente já consegue uma cotação aceitável. Se seu cartão de crédito permitir saques internacionais sem taxas abusivas, pode ser uma boa ideia para fugir das taxas das casas de câmbio. Porém, em momentos de muita variação cambial não é uma boa ideia.

A moeda oficial é o Euro (imagem: Unplash)


Seguro viagem

O seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa. Não portar a apólice de seguro viagem no momento da imigração pode resultar em recusa e o visitante ser deportado ali mesmo. Para evitar que isso aconteça, recomendo que nunca saia do Brasil sem o seguro viagem, até mesmo para sua proteção em países onde o seguro não for obrigatório.

Faça seu seguro viagem aqui com desconto

perrengues de viagem

Seguro viagem


Quantos dias ficar em Portugal

Aí vai depender dos seus objetivos, planos de viagem e disponibilidade. Mas geralmente quem vai para Lisboa fica de 4 a 5 dias na cidade. Que eu acho o tempo ideal para conhecer bem a cidade e fazer os passeios mais importantes, incluindo o famoso bate-volta até Sintra.

Já quem pretende visitar Lisboa e o Porto, eu recomendo uma semana em Portugal, e aí você pode dividir em 4 dias em Lisboa e 3 dias no Porto, ou 5 dias em Lisboa e 2 dias no Porto, que é o que a maioria das pessoas fazem.

Se você pretende fazer o famoso roteiro do Porto a Lisboa ou Lisboa ao Porto, parando nas lindas cidades do caminho, eu recomendo pelo menos 10 dias, sendo que o mais interessante são 12 dias.

Posts que podem te ajudar:
O que fazer em Lisboa (roteiro de 4 ou 5 dias)
O que fazer em Lisboa em uma conexão
O que fazer em Sintra (bate-volta desde Lisboa)
O que fazer no Porto (roteiro de 2 dias)
Roteiro do Porto a Lisboa de carro ou trem

Dicas de Portugal: Óbidos, muito visitada no roteiro entre Porto e Lisboa


Onde ficar em Portugal

Portugal tem hospedagem para todos os bolsos e estilos. É o lugar que tem os hostels mais simpáticos da Europa, muitos são melhores que hotéis famosos. Mas você também encontra hotéis com preços mais acessíveis que em outros países vizinhos.

Outro tipo de acomodação muito procurada são os apartamentos, bem mais baratos do que os hotéis e ideais para quem viaja em grupos de 3 ou mais pessoas. Esses imóveis podem ser alugados tanto via Airbnb ou Booking.com.

Posts que podem te ajudar:
Onde ficar em Lisboa
Onde ficar no Porto

Dicas de Portugal: Onde ficar em Lisboa ou Porto


Como se locomover

O transporte público em Portugal é muito eficiente, Lisboa e Porto tem uma boa rede de metrô, bondes (os eléctricos), ônibus (autocarros), trens (comboios), além dos táxis e do Uber que funciona muito bem em Portugal. Ele também é bem mais barato que o táxi.

Para viajar entre as cidades, a melhor opção é o trem, que como eu coloquei acima, lá se chamam “comboios”. A CP (Comboios de Portugal) é a empresa que opera todas as linhas. As passagens podem ser compradas no site ou direto nas estações. Mas eu recomendo se planejar e comprar pelo site para as linhas intercidades. Exceto de Lisboa a Sintra, que o preço não tem alterações por ser um trem suburbano.

Posts que podem te ajudar:
Guia completo para usar o transporte público de Lisboa
Como andar em Sintra usando o transporte público
Uma viagem pelos tradicionais bondes de Lisboa
Como usar o metrô do Porto

Os famosos eléctricos de Lisboa


Segurança

Eu costumo dizer que a gente precisa ter o mesmo cuidado andando seja pelo centro de São Paulo ou pelo centro de Frankfurt. Pois gente mal intencionada tem em todo lugar, claro, uns mais que outros.

Lisboa é uma cidade segura, já houve uma onda de batedores de carteira mas isso diminuiu muito nos últimos anos. Dá para andar sem medo, sem ficar na paranoia com medo de assalto. Tirando os traficantes da Baixa, que oferecem drogas abertamente em qualquer hora do dia, mas que não te assaltam. Lisboa é um lugar tranquilo para andar e o European Safety Observatory classificou a cidade como a mais segura da Europa.

Dicas de Portugal: Centro de Lisboa

***

Bom, pessoal, espero ter ajudado. Qualquer dúvida vocês podem consultar a página com todos os posts sobre Portugal clicando aqui. Ou vocês podem postar as suas perguntas nos comentários que eu responderei assim que possível.


Reserve a sua hospedagem aqui




Booking.com


Compre aqui os seus passeios



Resolva aqui a sua viagem


Reserve a sua hospedagem pelo Booking.com

Faça aqui o seu seguro viagem internacional

Compre aqui os ingressos para os seus passeios

Consultoria de viagens e roteiros personalizados

Ebooks e guias para download


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

2 Comentários

  • Responder outubro 26, 2018

    Aldrey Villaça

    Estive em Portugal por 20 dias agora em Outubro e graças a todas as dicas do blog a minha primeira eurotrip foi Maravilhosa.
    Fechei meu roteiro com antecedência, alugando aki do Brasil os locais de hospedagem e também o carro.
    Cheguei por Lisboa, num vôo direto da Azul saindo de Viracopos (super pontual).
    A imigração, parte em que eu estava mais preocupada, foi tranquila. Levei todos os documentos que podia, mas só me perguntaram de onde vinha, quantos dias iria ficar, e pediu para ver os locais em que me hospedaria. Só não gostei do carimbo no passaporte, nem dá pra ler…kkkkk
    Quando desembarcamos, após 9h:40 pegamos as malas e fui comprar o chip de celular no quiosque da Vodafone (paguei 15 euros por 15 dias somente para uso em Portugal e funcionou muito bem).
    A retirada do veículo demorou mais de 1h, mas compensou pois tinha alugado um carro simples, manual e quando fui pegar era uma Tucson 2018 automática!! Aluguei pela Guerin, no site da Rentalcars.
    O que deu um pouco de medo foi a passagem do furacão Leslie, mas estávamos nessa noite em Vila Nova de Gaia, onde só choveu um pouco com umas rajadas de vento.
    Portugal realmente é muito bonita e pretendo voltar em breve!!!
    Agradeço ao Fabricio por sempre compartilhas as suas dicas conosco pois assim podemos ter uma noção do que encontraremos no destino.
    Abraços!!

    • mm
      Responder outubro 26, 2018

      Fabricio Moura

      Oi Aldrey, tudo bem? Que maravilha que deu tudo certo! Fiquei imensamente feliz com a sua mensagem.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.