O que fazer em Malta

As belas ilhas maltesas são associadas a destino de verão, seja por conta do seu mar de sempre azul, das praias paradisíacas ou das piscinas naturais cinematográficas. Entretanto, Malta é um excelente destino em qualquer época do ano, até mesmo no inverno. E a minha viagem até as ilhas coincidiu com a estação mais fria do ano no hemisfério norte. Veja neste post, o que fazer em Malta no inverno.

***

Localizada no sul da Europa, no Mar Mediterrâneo, entre a Itália e o norte da África, Malta é um pequeno arquipélago com cerca de 316 km2. O país é formado por 3 ilhas: Malta, Gozo e Comino, esta última, desabitada. É tão pequeno que conseguimos percorrer todo o território em questão de horas.

Aqui no blog já tem uma série de posts sobre Malta, recomendo ler o post com todas as dicas de como chegar, onde ficar e também como se locomover em Malta. Veja também o post com dicas de hospedagem econômica em Malta.

O que fazer em Malta
Valletta vista das Três Cidades

Diferenças de Malta no inverno e no verão


Primeiramente, apesar de Malta ser associada como um destino de verão, é possível visitar o país em qualquer época do ano. Entretanto existem algumas particularidades que você precisa levar em conta.

O verão é a altíssima temporada, vai de junho a setembro. Faz muito calor e absolutamente tudo vai estar abarrotado de gente. Como a ilha é pequena, o lugar quase não comporta o enorme fluxo de europeus que viajam para lá durante as férias de verão. Hotéis ficam lotados, praias abarrotadas e o transporte público não dá conta do recado. Outra consequência direta são os preços, pois tudo custa mais caro.

Se você curte verão, mas detesta lugares cheios, visitar Malta nesta época não vai ser uma boa ideia. Uma opção alternativa é visitar Malta na primavera, de março até o começo de maio. Outra opção é no fim do verão e começo do outono, nos meses de setembro e outubro.

Muita atenção com os meses de novembro e dezembro, pois costumam ser mais chuvosos. Quando eu estava planejando a minha viagem, eu monitorava o tempo em novembro e dezembro e era chuva constantemente. Sempre olhava as câmeras ao vivo em Valletta nessa época e a chuva estava sempre presente. Falando nisso, esta é uma ótima dica para monitorar qualquer lugar. Praticamente todas as grandes cidades do mundo tem câmeras ao vivo na internet, é só dar uma pesquisada no Google que você vai achar.

O que fazer em Malta
Inverno em Malta

Para a minha experiência, visitar Malta no inverno foi uma decisão muito acertada. Eu fui no começo de fevereiro deste ano e tudo estava mais vazio, os preços mais baixos e tive dias lindos. Pude curtir as cidades, apreciar os lugares históricos e claro, o mar, mas não arrisquei a entrada pois a água estava fria.


O que fazer em Malta


Valletta

Comece o seu roteiro por Valletta, é a cidade com maior concentração de monumentos históricos por metro quadrado no mundo. São mais de 300 monumentos em meio quilômetro quadrado, o que rendeu a Valletta o título de “museu ao ar livre”. A cidade é pequena, é a menor capital da Europa. Dos portões de entrada até o Forte Elmo em sua extremidade a distância é de pouco mais de 1 km. Com isso, a gente consegue em um dia conhecer toda a cidade.

Aproveite também para explorar a orla de Sliema, é de lá que temos a melhor vista de Valletta. Coladinho em Sliema fica St.Julians, é onde todo mundo vai para curtir a noite. São dezenas de bares e restaurantes super gostosos na beira do mar. 

Veja aqui o que fazer em Valletta

Dicas de Malta O que fazer em Malta
Valletta
O que fazer em Malta
Ruazinha de Valletta

As Três Cidades de Malta

Basta atravessar um pequeno braço de mar em Valletta para descobrir um dos lugares mais bonitos de Malta, as Três Cidades. Senglea, Vittoriosa (que lá eles chamam de Birgu) e Cospicua, são antigas cidades fortificadas que defendiam o território dos invasores.

Se você tiver pouco tempo, foque em Vittoriosa, a mais bonita de todas. É onde fica o Forte de Santo Ângelo, um dos mais bonitos de Malta . E também onde ficam as ruazinhas mais charmosas das Três Cidades.

Veja aqui o que fazer nas Três Cidades de Malta

Como andar em Malta O que fazer em Malta
As Três Cidades
O que fazer em Malta
Ruazinha de Vitoriosa

Mdina

Mdina foi a antiga capital de Malta, uma cidade murada construída ao longo dos séculos e com influência de diversos povos, dos fenícios aos árabes. Com a chegada dos Cavaleiros de São João em 1530 e posteriormente a construção de Valletta, Mdina deixou de ser a capital de Malta.

Hoje vivem cerca de 200 pessoas na cidade, e por conta do pequeno número de moradores, ela é conhecida como “cidade silenciosa”. Um dos lugares mais bonitos que eu visitei, foi cenário da primeira temporada de Game of Thrones e que fica a apenas 12km de Valletta. 

Veja aqui o que fazer em Mdina

Mdina O que fazer em Malta
Cenário de Game of Thrones
O que fazer em Malta
Mdina

Marsaxlokk e a Gruta Azul

Marsaxlokk, é a mais importante vila de pescadores de Malta, famosa pelos barquinhos coloridos com olhos pintados. O “Luzzu”, que é símbolo de sorte e proteção para os pescadores.

Depois de Marsaxlokk, aproveite para conhecer a Blue Grotto (Gruta Azul) que depois do desabamento da Janela Azul em Gozo, é o lugar mais fotografado de Malta. Suba até o mirante da Blue Grotto para uma vista linda e não deixe de fazer o passeio de barco que explora diversas grutas, inclusive no inverno.

Veja aqui que fazer em Marsaxlokk

O que fazer em Malta
Marsaxlokk
O que fazer em Malta
O belíssimo mar de Malta

Dicas de Malta: sugestão de roteiro


Dia 1: Valletta, Sliema e St.Julians
Dia 2: As Três Cidades de Malta
Dia 3: Mdina e Rabat
Dia 4: Marsaxlokk e Lagoa Azul


E as praias de Malta?


Bom, se mesmo no inverno você quiser conhecer as praias e explorar o litoral, em Comino fica a belíssima Blue Lagoon, belíssima e vazia na baixa temporada. Tenha em mente que Comino é um lugar sem estrutura para o turismo de massa, são poucos restaurantes e os serviços são bem escassos.

Por fim, se você busca as famosas praias de água transparente de Malta, o lugar é Gozo. A segunda maior ilha do país, é o destino mais popular no verão. São praias, grutas, lagoas, salinas e vilarejos lindinhos.

O que fazer em Malta
O que fazer em Malta no inverno

Como andar em Malta


A melhor forma de andar por Malta é de ônibus. O sistema de transporte público de Malta é prático e eficiente. O preço do trajeto é dinâmico e custa de 1,50 a 3,00 euros a viagem, dependendo do horário. 

Contudo, caso você fique mais de 3 dias, vale investir no Explore Card 21, um cartão que permite viagens ilimitadas em todo o país por 7 dias e que custa 21 euros. O cartão pode ser comprado no aeroporto na loja da Malta Public Transport ou nos totens que ficam na porta da loja. Veja dicas para comprar o cartão e como usar os ônibus de Malta.

O que fazer em Malta
Terminal Rodoviário de Valletta

Vídeo da viagem



Reserve um passeio em Malta


***


Eu escrevi um post super detalhado com dicas de onde ficar em Malta, onde eu explico onde ficar em Valletta e quais cidades ficar nos arredores da capital. Recomendo a leitura.

Quando eu estive em Malta, optei por ficar em Sliema. Eu me hospedei no Sliema Hotel by ST Hotels. O hotel tem um bom custo benefício, uma vista sensacional do quarto, o que para mim foi o ponto alto do hotel, assim como a cordialidade dos funcionários. 

Nesta mesma região, com as mesmas facilidades de acesso e ótima vista, fica o The Waterfront Hotel. É uma acomodação padrão 4 estrelas com ótimo custo benefício. Ao lado dele e com preço mais em conta fica o Hotel Kennedy Nova em Gzira.

Se você quer ficar no coração de Valletta e com estilo e conforto, recomendo o Palazzo Prince d’Orange. Um verdadeiro palácio do século 17. Outro “pallazo” e com preço excelente é o Palazzo Paolina Boutique Hotel, bem no coração de Valletta.

Ainda em Valletta, outras opções que você pode confiar são a belíssima Casa Ellul, o Ursulino Valletta que tem uma belíssima vista para as Três Cidades e o Grand Hotel Excelsior, outro hotel que não tem como errar.


Dicas para organizar a sua viagem
Como ir do aeroporto de Malta até o centro da cidade
Como andar em Malta usando o transporte público


Dicas e Roteiro em Malta
Valletta, a menor capital europeia
As três cidades de Malta
Mdina, a cidade silenciosa de Malta
Marsaxlokk e St.Peter’s Poll


1 thought on “O que fazer em Malta no inverno (Roteiro de 4 dias)

  1. Estou na dúvida entre ônibus e alugar carro. Casal com filha de 19. Pretendo chegar dia 30/12 e dia 5/1 ir para gozo e dia 7/1 partir. Como é o horário dos ônibus no inverno?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.