Como é voar com a Turkish Airlines nas rotas domésticas

Depois de alguns voos longos que eu fiz com a Turkish Airlines, eu estava curioso para saber como era voar nas rotas domésticas da companhia aérea. Quando estive na Turquia pela última vez, reservei um trecho entre Antalya e Istambul com a Turkish, uma boa oportunidade de avaliar os serviços da companhia em rotas domésticas.

***

Eu costumo dizer que voar com a Turkish é sempre uma ótima experiência. Nos voos de longa distância a qualidade do serviço da Turkish fica bem evidente. Vocês podem ler todas as minhas resenhas de como é voar com a Turkish Airlines aqui, incluindo o voo entre Istambul e São Paulo.

Eleita diversas vezes como a melhor companhia aérea da Europa, a Turkish tem sua base no novo Aeroporto Internacional em Istambul e hub secundário no Aeroporto Sabiha Gokcen no lado asiático de Istambul. De ambos aeroportos, a empresa voa para cerca de 300 destinos em mais de 120 países, é a companhia que mais voa para destinos internacionais. A Turkish opera também um serviço de Istambul para São Paulo.

Turkish Airlines nas rotas domésticas

Como é voar com a Turkish Airlines


Compra da passagem e check-in

Eu comprei a minha passagem pelo site da Turkish, que tem uma versão em português. O site é fácil de usar, é tudo bem intuitivo. A Turkish foi a empresa que ofereceu a melhor tarifa no horário que eu queria, além disso a empresa inclui uma mala despachada de até 20 quilos nas rotas domésticas e uma mala de cabine de até 10 quilos.

Turkish Airlines nas rotas domésticas
Aeroporto de Antalya

Eu cheguei no aeroporto de Antalya aproximadamente 2 horas antes da partida e não consegui fazer o meu check-in no app da Turkish e tão pouco nos totens espalhados pelo aeroporto. Portanto, tive que ir até o balcão e lá quiseram pesar a minha mala de mão, que ultrapassou o limite em menos de 1 kg. E por isso, tive que despachar a mala, felizmente a tarifa já incluía o despacho de bagagem.

E aqui vai uma dica: a Turkish é rígida com o peso na bagagem de mão. Muitas empresas fazem vista grossa quando a diferença é pequena, mas em todos os meus voos com a Turkish, eles fazem questão de pesar.

Turkish Airlines nas rotas domésticas
A320 no gate em Antalya

A aeronave

Meu voo foi operado por um Airbus A320, estas aeronaves estão configuradas com apenas 153 poltronas, sendo 12 lugares na classe executiva no layout 3-3 e 141 poltronas na classe econômica no layout 3-3.

Turkish Airlines nas rotas domésticas
Poltronas
Turkish Airlines nas rotas domésticas
Detalhe dos controles no braço da poltrona, mas era só de enfeite

Para servir de comparação, a maioria das empresas colocam até 186 poltronas no A320, o que deixa a aeronave da Turkish bem espaçosa e confortável.

As poltronas são revestidas em couro ecológico, com apoio de cabeça articulável, o que ajuda bastante na hora de descansar. Entretanto, não tem sistema de entretenimento individual, portas USB ou tomadas elétricas. 

Turkish Airlines nas rotas domésticas
O único entretenimento era a revista da Turkish
Turkish Airlines nas rotas domésticas
Que por sinal, é ótima!

Voo e serviço de bordo

O TK 2923 de Antalya até o Aeroporto Sabiha Gokcen em Istambul é realizado em 1h10. O embarque foi super rápido e partimos de Antalya no horário.

Turkish Airlines nas rotas domésticas
Pushback

O tempo estava bem ruim na hora da partida, com muita turbulência na subida e um longo caminho até a aeronave vencer as nuvens e atingir a altitude de cruzeiro.

Turkish Airlines nas rotas domésticas
Rompendo as nuvens
Turkish Airlines nas rotas domésticas
Subida

Assim que os sinais de atar os cintos foram apagados, a tripulação começou o serviço de bordo. Sim, apesar de ser um voo curto e doméstico, tinha serviço de bordo. Entretanto, não tinha opções, veio um sanduíche de queijo branco e tomate no pão tipo ciabatta. Para beber tinha sucos, café, chá e água.

Turkish Airlines nas rotas domésticas
Serviço de bordo
Turkish Airlines nas rotas domésticas
Estava gostoso
Turkish Airlines nas rotas domésticas
O voo é lindo até Istambul

Depois da subida turbulenta, o voo foi super tranquilo e sem contratempos e chegamos na hora certa no Aeroporto Sabiha Gokcen.

Turkish Airlines nas rotas domésticas
Chegando em Istambul
Turkish Airlines nas rotas domésticas
Aeroporto Sabiha Gokcen
Turkish Airlines nas rotas domésticas
Desembarque na pista

Conclusão

Voar com a Turkish Airlines, seja em rotas longas ou em voos domésticos, é sempre uma boa experiência. Certamente uma das minhas companhias aéreas favoritas.


Reserve um passeio em Istambul



Se você estiver procurando onde ficar em Istambul, aqui no blog tem um post bem completo explicando os melhores bairros e onde você deve evitar. Veja aqui.

Veja também onde se hospedar perto do Novo Aeroporto de Istambul.

Na minha última passagem por Istambul eu fiquei no Dosso Dossi Hotels Old City. O Hotel fica no Sultanahmet, colado na Mesquita Azul e na Hagia Sofia. O hotel tem um café da manhã fantástico, além de alguns mimos como chá da tarde e sopa no fim da noite como cortesia.

Na minha primeira viagem eu fiquei em Yenikapi, e essa região é cheia de boas opções de hospedagem e eu escolhi o Marmara Place Old City Hotel e gostei muito desse hotel. A localização era perfeita, a poucos metros do metrô e apenas 2 quadras curtas do ponto de onde passam os trams em direção ao centro histórico.

Pertinho dele, e ainda mais perto do ponto dos trams, tem o Eskar Hotel, que falaram super bem dele pra mim e também é uma ótima opção de hospedagem em Istambul.

Outro hotel nessa região que estava entre os meus favoritos era o Eternity Hotel, com decoração super clean e vista incrível do salão de onde é servido o café da manhã.

Quer ficar hospedado em um hotel no melhor estilo palácio vitoriano e pagando pouco? A dica é o Deluxe Golden Horn Sultanahmet Hotel e como o nome diz, ele fica no Sultanahmet, colado nas grandes atrações de Istambul.

Agora, se você não quer arriscar e prefere ser conservador na hora de escolher onde ficar em Istambul, a dica é o Eurostars Hotel Old City. Ele fica pertinho da Ponte Galata e do Sultanahment.

Outras opções no Sultanahmet, dá uma olhada no Optmist Hotel, que tem uma vista linda da Mesquita Azul, o principal ponto turístico de Istambul. Outro hotel lindinho é o Coliseum, que fica praticamente dentro do Hipódromo e com uma vista perfeita da Mesquita Azul, Hagia Sofia e do Bósforo.


Dicas da Turquia para organizar a sua viagem
Como ir do novo aeroporto de Istambul até a cidade
Com ir do aeroporto Sabiha Gökçen até o centro de Istambul
Como usar a rede de metrô e bondes de Istambul
Imigração em Istambul
Golpes na Turquia


O que fazer em Istambul
Como visitar a Mesquita Azul
Hagia Sophia
Torre Gálata
Os bazares de Istambul
Passeio de barco pelo Estreito do Bósforo
Cisterna da Basílica
Ponte Gálata


Compartilhe este post:
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.