
Neste artigo, vamos falar de Atenas, a capital da Grécia! Um destino que mistura com perfeição a grandiosidade do passado com a vibração do presente. Caminhar por suas ruas é como folhear um livro de história ao ar livre, mas também como se perder em um cenário moderno, cheio de vida, arte e gastronomia. Eu estive em Atenas duas vezes e certamente voltaria outras vezes mais e aqui eu compartilho com vocês as minhas dicas sobre o que fazer em Atenas em um roteiro de 2 ou 3 dias.
***
E quando eu digo que caminhar por Atenas é como folhear um livro de história, eu não estou exagerando. Atenas é uma das cidades mais antigas do mundo, com registros de ocupação humana que datam de mais de 3.000 anos. Aliás, ela é considerada o berço da democracia e da filosofia ocidental, a cidade floresceu durante o século V a.C., na chamada Era de Ouro de Péricles. A saber que foi nesse período que Atenas viu surgir figuras como Sócrates, Platão, Aristóteles, além de arquitetos e artistas que construíram monumentos icônicos como o Parthenon.

Inclusive, durante a Antiguidade, Atenas foi uma potência cultural e militar, rivalizando com Esparta. Entretanto, com o tempo, Atenas foi dominada por diversos impérios: o Macedônio (com Alexandre, o Grande), o Romano, o Bizantino e, posteriormente, pelos Otomanos.
Leia mais:
Onde se hospedar em Atenas
Como ir do aeroporto de Atenas até o centro da cidade
Metrô de Atenas: como usar?
Eu publiquei um vídeo com o meu roteiro em Atenas no canal do Vou na Janela no Youtube. Recomendo assistir!
Onde ficar em Atenas
Atenas tem uma enorme oferta de acomodações com ótimo custo benefício. Não é caro ficar bem hospedado em regiões nobres da cidade. E escolher bem onde ficar em Atenas é fundamental para uma boa experiência na cidade. Outra boa notícia é que a maior parte das atrações da cidade ficam concentradas em uma região, o que facilita muito o deslocamento e acesso.
Na minha última passagem pela cidade, eu me hospedei no hotel Electra Palace Athens. Um hotel maravilhoso com vista para a Acrópole e com o melhor café da manhã da viagem inteira! E consegui fazer tudo em Atenas a pé!
Mas vou te dar outras sugestões também! Aos pés da Acrópole, Plaka é o bairro mais famoso de Atenas, com ruazinhas charmosas, restaurantes e bares legais. Um excelente hotel nessa região é o Herodion Hotel, um quatro estrelas com excelente custo benefício. O Herodion Hotel fica perto do metrô, entre o Museu da Acrópole e a Acrópole. Foi onde eu fiquei na minha primeira viagem.
Se você quer um pouco mais de conforto, nesta mesma região fica o AthensWas Hotel, um hotel 5 estrelas muito moderno, confortável e com excelente localização.
O 360 Degrees é um hotel com localização excelente e muito confortável. Fica coladinho no metrô e perto do Monastiraki Flea Market e da Ágora. É o tipo de hotel que não tem como errar. Mas o melhor custo benefício da região é o Perianth Hotel, um hotel 5 estrelas com preço de 3 estrelas. Imbatível, para ficar bem hospedado, sem voltar falido para casa.
Veja mais dicas de hospedagem em Atenas aqui!
Como se locomover em Atenas
Se você estiver hospedado nos hotéis acima, você conseguirá fazer todo o seu roteiro a pé em Atenas. Entretanto, se precisar, a cidade conta com uma rede de metrô.
O metrô de Atenas tem três linhas:
1) verde (Kifissia – Piraeus);
2) vermelha (Anthoupoli – Eliniko) e
3) Azul (Aghia Marina – Douk. Plakentias – Aeroporto Internacional).
Apesar de serem apenas três linhas, elas cobrem muito bem a cidade. Todas elas se encontram em uma conexão triangular no centro de Atenas, nas estações Syntagma (linhas verde e azul); Omonia (linhas verde e vermelha) e Monastiraki (linhas vermelha e azul). Estas, portanto, são as principais estações de metrô de Atenas e ficam próximas dos pontos turísticos principais.
Antes de mais nada, não precisa falar grego para usar o metrô de Atenas (brincadeira! haha), mas para facilitar a sua vida, eu escrevi um passo a passo para você não se perder.

O que fazer em Atenas
Acrópole de Atenas e o Parthenon
Não apenas a maior atração de Atenas, como uma das mais importantes atrações turísticas do mundo devido à sua importância para a história. Obviamente a Acrópole de Atenas e o Parthenon não poderiam ficar de fora do seu roteiro com o que fazer em Atenas.

A Acrópole de Atenas fica no monte de 156 metros que parece ter sido estrategicamente colocado ali, no meio da cidade. O complexo foi o coração da vida na Grécia antiga e por mil anos ele foi centro político, fortificação militar, local de celebrações, esportes e até mesmo santuário religioso.


A Acrópole de Atenas começou a ser construída no século 5 a.C. no reinado de Péricles. O estilo arquitetônico grego copiado em todo o mundo até hoje foi criado ali, mas com influência nas artes egípcias, persa e fenícia, especialmente nos adornos e cerâmicas.

Dentro da Acrópole ficam templos importantes como o Parthenon e o Erecteion que eu falo mais deles diante.

Partenon
O Partenon significa “sala da virgem”, é o grande templo dedicado à deusa Atena. O edifício de colunas caneladas em mármore branco é de autoria dos arquitetos Ictinos e Calícrates. Estudos indicam que ele tinha seu interior pintado de azul e vermelho, além de abrigar uma estátua de 10 metros da deusa Atena.
O Partenon é um verdadeiro sobrevivente, já foi igreja durante o domínio do Império Bizantino, anos depois os turco-otomanos o transformaram em mesquita e em 1687 foi pelos ares depois de uma explosão quando era usado como depósito de pólvoras.


Erecteion
Outro grande monumento na Acrópole de Atenas, o Erecteion – filho de Atena – foi o último grande edifício do reinado de Péricles, é famoso pelas 6 estátuas de mulheres em forma de coluna que sustentam o teto de uma das varandas. O Pórtico das Virgens ou Pórtico das Cariátides é uma das imagens mais fotografadas da Acrópole.


Teatro de Dionísio e o Odeão de Herodes Ático
Estes dois importantes templos ficam nas encostas da Acrópole. Um dos lugares mais importantes para as artes fica bem aqui. O que restou do Teatro de Dionísio, que foi o berço do teatro moderno. Foi ali que surgiu o conceito de peças de teatro que conhecemos hoje.

Pouco mais a frente fica o Odeão de Herodes Ático, mais um belíssimo exemplo de como a cultura e o entretenimento eram importantes para os gregos. O Odeão é um imenso teatro em forma de arena que foi construído no ano de 176 e podia receber até 5 mil pessoas.


Museu da Acrópole
Logo ao pé da colina, o Museu da Acrópole é uma parada obrigatória. Com um acervo impressionante de esculturas e artefatos encontrados na Acrópole, o museu ajuda a contextualizar tudo o que você acabou de ver. A arquitetura moderna do prédio é um show à parte, com pisos de vidro revelando escavações arqueológicas.
Templo de Zeus Olímpico
O Templo de Zeus Olímpico fica distante cerca de 500 metros da Acrópole de Atenas, um colosso que foi finalizado há quase 2 mil anos. Entretanto, a história do da construção do templo dedicado a Zeus Olímpio é bem mais antiga.

Ele começou a ser construído no século IV a.C. e em razão de brigas, entraves e disputas, só foi concluído no ano de 132 d.C. durante o governo do imperador Adriano. Foram mais de 700 anos até que o templo fosse finalizado e por essa razão que ele é conhecido como o “templo interminável”.


Originalmente o Templo de Zeus Olímpico tinha nada menos que 104 colunas coríntias, ocupando uma área de 96 metros de largura por 40 de altura. Era uma obra colossal toda em mármore do monte Pentélico.
Leia mais sobre o templo e como visitar aqui.
Estádio Panatenaico
O Estádio Panatenaico definitivamente deve entrar na sua lista com o que fazer em Atenas. Aliás, caso você não saiba do que eu estou falando, o Estádio Panatenaico sediou, em 1896, os primeiros jogos olímpicos da era moderna.

Muito do que conhecemos como Jogos Olímpicos ou Olimpíada começou no Estádio Panatenaico em Atenas. Uma obra colossal toda em mármore branco que foi construído entre os anos de 1869 e 1870 para ser a sede dos primeiros jogos olímpicos da era moderna.


Visitar um lugar tão histórico e bem preservado como o Estádio Panatenaico é um verdadeiro privilégio. Explorar as arquibancadas de mármore, caminhar pela pista de atletismo onde os Jogos Olímpicos começaram não tem preço.
Veja aqui como visitar o estádio.
Ágora de Atenas
Símbolo maior da identidade do urbanismo da pólis, a Ágora de Atenas era um grande espaço de encontro dos cidadãos de qualquer atividade na Grécia antiga. Entretanto, tinha de tudo um pouco, funcionava como mercado público, atividades esportivas, era lá que avisos eram dados, leis eram escritas, onde nasceu os princípios da justiça e da democracia como conhecemos. Ou seja, um lugar de inestimável importância para todos nós, não só para a Grécia.

O lugar era cortado pela Via Panatenaica, que começava no bairro cerâmico ali perto e terminava na Acrópole. No entorno haviam construções de todas as finalidades, como templos e pórticos. Hoje a Ágora é um imenso campo arqueológico com ruínas de construções remanescentes do século 6 a.C.

Em uma das laterais da Ágora fica um interessante museu. O Museu da Ágora Antiga foi fundado em 1957, logo após o fim das escavações que revelaram a Ágora ao mundo. No acervo muitas peças foram recuperadas das escavações. Estátuas inteiras, cerâmicas e peças do dia a dia da Grécia Antiga.


Templo de Hefesto
Entretanto, o Templo de Hefesto, no topo da colina é a maior atração da Ágora. Hefesto era filho de Hera e Zeus, ele foi o deus grego dos metais e da metalurgia.
E como tributo, Péricles (o mesmo que construiu a Acrópole) mandou erguer um templo em sua homenagem no ano de 450 a.C.. E hoje ele é o mais bem preservado templo dórico da Grécia.


Com 31,7 metros de comprimento por 13,7 de largura, o colosso de mármore branco conserva todas as suas colunas jónicas originais. Inclusive, boa parte do seu teto e da decoração original esculpida em relevo no mármore continuam lá. Certamente a visita a Ágora não pode ficar de fora do seu roteiro com o que fazer em Atenas.
Veja aqui como visitar a Ágora de Atenas.
Plaka: o bairro mais charmoso de Atenas
Localizado logo abaixo da Acrópole, o bairro de Plaka é um labirinto de ruelas estreitas, casas coloridas, lojinhas de souvenirs e restaurantes com mesas ao ar livre. É o lugar ideal para fazer uma pausa, tomar um café grego ou experimentar uma moussaka tradicional.


Praça Syntagma e a troca da guarda
Na frente do Parlamento Helênico, a Praça Syntagma é o coração político de Atenas. A cerimônia da troca da guarda, realizada pelos Evzones (guardas com uniformes tradicionais), é um espetáculo curioso e bastante fotogênico.
Mercado Municipal de Atenas (Varvakios Agora)
Para quem gosta de mergulhar na cultura local, o Mercado Municipal de Atenas é uma parada imperdível. Localizado na rua Athinas, no centro da cidade, o Varvakios Agora é onde os atenienses fazem suas compras de peixes frescos, carnes, temperos, frutas secas e iguarias típicas da culinária grega.

É um lugar autêntico, cheio de vida, aromas e cores — ideal para quem quer sair um pouco do roteiro turístico e viver a cidade como um morador local. Aliás, foi neste mercado que eu comi um dos melhores polvos da vida!

