Ágora de Atenas, o coração social da Grécia antiga

Ágora de Atenas

Símbolo maior da identidade do urbanismo da pólis, a Ágora de Atenas era um grande espaço de encontro dos cidadãos de qualquer atividade na Grécia antiga. Tinha de tudo um pouco, funcionava como mercado público, atividades esportivas, era lá que avisos eram dados, leis eram escritas, onde nasceu os princípios da justiça e da democracia como conhecemos. Ou seja, um lugar de inestimável importância para todos nós, não só para a Grécia.

Leia mais:
Onde ficar em Atenas
Como usar o metrô de Atenas
Uma visita a Acrópole de Atenas
Templo de Zeus Olímpico
Estádio Panatenaico

O lugar era cortado pela Via Panatenaica, que começava no bairro cerâmico ali perto e terminava na Acrópole. No entorno haviam construções de todas as finalidades, como templos e pórticos. Hoje a Ágora é um imenso campo arqueológico com ruínas de construções remanescentes do século 6 a.C.

Ágora de Atenas
Acrópole vista da Ágora
Ágora de Atenas
Bosques da Ágora

Em uma das laterais da Ágora fica um interessante museu. O Museu da Ágora Antiga foi fundado em 1957, logo após o fim das escavações que revelaram a Ágora ao mundo. No acervo muitas peças que foram recuperadas das escavações. Estátuas inteiras, cerâmicas e peças do dia a dia da Grécia Antiga.

Ágora de Atenas
Museu da Ágora Antiga
Ágora de Atenas
Busto encontrado nas escavações da Ágora
Ágora de Atenas
Todas as peças foram esculpidas em mármore
Ágora de Atenas
Área interna do museu

Templo de Hefesto


Entretanto, o Templo de Hefesto, no topo da colina da Ágora de Atenas continua lá. Hefesto era filho de Hera e Zeus, ele foi o deus grego dos metais e da metalurgia.

Ágora de Atenas
Templo de Hefesto
Ágora de Atenas
O mais preservado templo dórico da Grécia

E como tributo, Péricles (o mesmo que construiu a Acrópole) mandou erguer um templo em sua homenagem no ano de 450 a.C.. E hoje ele é o mais bem preservado templo dórico da Grécia. 

Com 31,7 metros de comprimento por 13,7 de largura, o colosso de mármore branco conserva todas as suas colunas jónicas originais. Inclusive, boa parte do seu teto e da decoração original esculpida em relevo no mármore continuam lá.

Ágora de Atenas
Todas as colunas estão intactas
Ágora de Atenas
Olha os detalhes

O Templo de Hefesto sobreviveu a tantos anos pois depois da conquista do Império Otomano na Grécia, ele foi transformado em igreja. A Igreja de São Jorge, no século 7 d.C. foi a principal igreja otomana de Atenas. Isso salvou o Templo de Hefesto de literalmente ser transformado em pó. É que durante o domínio otomano, o mármore das construções era moído para fazer cal. 

Ágora de Atenas
Templo de Hefesto

Por isso que muitas construções importantes não só da Ágora, não existem mais. Pois foram moídas para fazer cal.


Como visitar a Ágora de Atenas


A Ágora fica distante 300 metros da Estação de Metrô Monastiraki (veja aqui como usar o metrô de Atenas) e chegar lá é muito simples. A entrada pode ser comprada na bilheteria e custa 8 euros na alta temporada e 4 euros na baixa temporada. O lugar fica aberto das 8h até às 15h.

Na minha opinião, visitar a Ágora de Atenas vale muito a pena, sobretudo para admirar o Templo de Hefesto. Mas eu achei o lugar um pouco abandonado. Mato por todos os lados, inclusive dentro do templo.

A gente sabe que a Grécia passa por uma grave crise financeira há anos e isso se reflete na má conservação da cidade, mas ver um lugar tão importante para a história do mundo abandonado daquele jeito é muito triste.

Eu estive lá em fevereiro de 2020, não sei como as coisas estão agora. Torço para que esteja melhor cuidado.


Reserve um passeio em Atenas



Se você estiver procurando onde ficar em Atenas, aqui no blog tem um post bem completo explicando os melhores bairros e onde você deve evitar. Mas eu deixo algumas dicas aqui embaixo:

Eu fiquei no The Stanley, um hotel quatro estrelas bem mais barato do que os hotéis das áreas mais famosas como Plaka e Monastiraki. E foi um dos hotéis mais confortáveis que eu já fiquei.

Pertinho dele tem outros ótimos hotéis, como o Wyndham Grand Athens, um luxo e na mesma faixa de preço. E ao lado dele o Wyndham Athens Residence, que é da mesma família e igualmente bom.

Para quem quer ficar bem localizado e economizar bastante, uma boa dica é o Kimon Hotel Athens. O hotel é simples, porém bem charmoso e confortável. Além de ter uma excelente vista da Acrópole e do Partenon. O Hotel Byron é outro excelente hotel com baixo custo e ótima localização. Bom para economizar com hospedagem, sem abrir mão da boa localização e do conforto.

Outro excelente hotel na mesma região é o Herodion Hotel, um quatro estrelas com excelente custo benefício. O Herodion Hotel fica pertinho do metrô, entre o Museu da Acrópole e a Acrópole. 

Se você quer um pouco mais de conforto, nesta mesma região fica o AthensWas Hotel, um hotel 5 estrelas muito moderno, confortável e com excelente localização.

Pella Inn Hostel tem um ótimo custo benefício. A localização é ótima, perto do metrô e dos pontos turísticos. Já o Adrian Hotel é um duas estrelas quase a preço de hostel, igualmente bem localizado.

360 Degrees é um hotel com localização excelente e muito confortável. Fica coladinho no metrô e perto do Monastiraki Flea Market e da Ágora. É o tipo de hotel que não tem como errar.


Aeroporto de Atenas: Imigração e transporte até o centro
Como usar o metrô de Atenas
Como é voar com a Olympic Air da Grécia


Uma visita a Acrópole de Atenas
Templo de Zeus Olímpico
Estádio Panatenaico










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


Compartilhe este post:
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.