Como ir do aeroporto Charles de Gaulle até o centro de Paris

Como ir do aeroporto Charles de Gaulle até o centro de Paris

Eu começo esse post trazendo uma informação que talvez seja óbvia: o Aeroporto Charles de Gaulle em Paris é imenso! Eu que sou rato de aeroporto demorei alguns minutos para me localizar e encontrar o meu caminho. Imagina quem não está acostumado com esses megas aeroportos?! Para facilitar a sua vida, vou explicar nesse post como ir do aeroporto Charles de Gaulle até o centro de Paris.


Mas antes, vamos entender um pouco do aeroporto, ok?


O Aeroporto Charles de Gaulle é um dos maiores e mais movimentados do mundo. E se Paris é uma das 10 cidades mais visitadas do mundo, natural que o lugar seja enorme e cheio.

Ao todo, o Aeroporto Charles de Gaulle tem 3 terminais. Simples, ok? Nem tanto! É que o Terminal 2 é dividido em 6 sub-terminais: 2A, 2B, 2C, 2D, 2E e 2F. Nesse emaranhado, os terminais 2E e 2F são os maiores, eles ficam em uma posição central, onde os demais se distribuem ao longo deles. Olha o mapa abaixo:

Mapa dos terminais

E cada companhia aérea opera em um deles, cada um no seu quadrado, ok? E o terminal onde você irá desembarcar ou embarcar, será de acordo com a companhia aérea que você irá voar.

Quem chega do Brasil com a Latam, vai desembarcar no Terminal 1. Já quem vem pela Air France, vai desembarcar no Terminal 2, normalmente é no 2E. Se você vem via conexão de outra cidade, precisa se informar com a companhia aérea.

Agora sim, vamos ao que interessa:


Como ir do aeroporto Charles de Gaulle até o centro de Paris


De trem (RER)

O Aeroporto Charles de Gaulle é conectado a Paris por um serviço de trem, a linha B do RER. Em Paris, os trens atendem pela sigla RER (Réseau Express Régional) que são serviços que saem da região metropolitana e cortam a cidade.

O RER B tem duas estações no aeroporto, uma que atende aos Terminais 1 e 3 e a estação final que atende ao Terminal 2. A Estação do RER no Terminal 2 fica nas junções dos Terminais 2F e 2D de um lado e 2E e 2C do lado oposto. Nos Terminais 1 e 3 basta seguir as placas indicativas dizendo Paris by train ou Direccion Paris.

Estação do Terminal 2

A Gare, ou Estação do Charles de Gaulle no Terminal 2 também tem uma linha do TGV, o trem de alta velocidade que conecta Paris a outras cidades da França e da Europa. Essas plataformas estão indicadas como Grandes Lignes.

Desça até o térreo

Máquina de venda de bilhetes

 

Quando você localizar a estação, o primeiro passo é comprar o seu bilhete. É muito simples e rápido e o procedimento pode ser feito nas máquinas de vendas. Abaixo tem o passo a passo.

1) Toque na tela para aparecer o menu principal.

2) Selecione o idioma, o primeiro que aparece é o Francês, mas o sistema está disponível em inglês, espanhol, alemão e italiano. Vamos considerar o inglês, ok?

3) Clique em “Purchase Tickets”.

4) Escolha “To Paris”. Ou se você estiver voltando para o aeroporto, escolha “Tickets for Airports”. 

5) Confirme a sua estação de partida. No Aeroporto vai aparecer “Gare CDG”.

6) Escolha a estação de destino em Paris ou o Aeroporto se você estiver voltando.

7) Escolha a tarifa (cheia ou para crianças de 4 a 9 anos).

8) Escolha o número de bilhetes. Dá para comprar a volta de uma vez.

9) Confirme o valor.

10) Escolha o pagamento que pode ser feito com notas (mas não em todas as máquinas), moedas ou cartão de crédito.

Como ir do aeroporto Charles de Gaulle até o centro de Paris: O bilhete

Em seguida a máquina imprime o seu bilhete e devolve o troco (caso tenha) e o recibo da venda. Em novembro de 2017 esse bilhete estava custando 10,30 Euros.

A estação do RER fica praticamente em frente ao local onde ficam as máquinas, basta inserir o bilhete na catraca, ele vai sair um pouco na frente, a catraca se abre e pronto. Importante: guarde o bilhete até o fim da viagem pois alguns fiscais andam pelos trens conferindo os bilhetes e em algumas estações você precisa inserir o bilhete novamente para poder sair na catraca.

Estação do RER

Na plataforma de embarque basta observar o destino do trem nos painéis e embarcar. Alguns trens seguem da Estação do Charles de Gaulle direto até a estação Gare du Nord, outros vão parando nas várias estações pelo caminho até lá.

A Gare du Nord é a primeira grande estação em que o RER B para em Paris, e nela a gente tem acesso a outras linhas do RER e também a várias linhas do Metrô. A viagem até a Gare du Nord demora 30 minutos em média.

Como ir do aeroporto Charles de Gaulle até o centro de Paris: Vagão do RER B

Recomendo baixar o aplicativo da RATP, pois ele é uma excelente ferramenta para planejar seus itinerários em Paris, saber quais linhas pegar e onde fazer conexão para chegar até o seu destino.

A rede de metrôs e trens de Paris é algo assustadora de tão grande e no começo a gente fica até intimidado, mas com o tempo vai pegando o jeito.

De ônibus

Eu fiz todas as minhas viagens de e para o Charles de Gaulle de trem, pois foi super cômodo e rápido, mas outra opção é o ônibus.

Existem dois serviços de ônibus:

1) RoissyBus: que vai do aeroporto até o ponto final na Ópera Garnier por 11,50 Euros. A viagem dura aproximadamente 1 hora, mas vai depender do trânsito.

2) LeBus Direct: um serviço, que apesar do nome, faz algumas paradas pelo caminho e tem duas linhas, uma termina na Torre Eiffel e a outra na Gare Montparnasse. A viagem custa 17 euros e também dura aproximadamente 1 hora.

Como ir do aeroporto Charles de Gaulle até o centro de Paris: Ônibus do aeroporto

Vale a pena pegar o ônibus? Bom, eu acho que só vale a pena se o seu hotel for muito perto de um dos pontos finais. Pois o ônibus além de mais caro, é mais lento. 

Os pontos dos ônibus no aeroporto são:

– Terminal 2E: Porta E8;
– Terminal 2F: Porta F9;
– Terminal 2B e 2D: Porta 149;
– Terminal 2A e 2C: Porta 10;
– Terminal 1: Porta 32.

Os ônibus não passam pelo Terminal 3.

De carro

O Uber funciona super bem em Paris, mas eu não sei o valor das tarifas. O táxi é uma outra opção que pode ser interessante se você estiver em grupo. A viagem do aeroporto Charles de Gaulle até o centro de Paris custa salgados 55 euros.


Procurando hospedagem em Paris?


Olha a nossa lista de sugestões no Booking.com. Reservando um hotel pelo Booking, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso. Clique aqui.



Booking.com


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar