Como ir do aeroporto Charles de Gaulle até o centro de Paris

Como ir do aeroporto Charles de Gaulle até o centro de Paris

Eu começo esse post trazendo uma informação que talvez seja óbvia: o Aeroporto Charles de Gaulle em Paris é imenso! Eu que sou rato de aeroporto demorei alguns minutos para me localizar e encontrar o meu caminho. Imagina quem não está acostumado com esses megas aeroportos?! Para facilitar a sua vida, vou explicar nesse post como ir do aeroporto Charles de Gaulle até o centro de Paris.

Atenção: Seguro viagem é obrigatório para viajar para a Europa. Faça o seu aqui com desconto


Mas antes, vamos entender um pouco do aeroporto, ok?


O Aeroporto Charles de Gaulle é um dos maiores e mais movimentados do mundo. E se Paris é uma das 10 cidades mais visitadas do mundo, natural que o lugar seja enorme e cheio.

Ao todo, o Aeroporto Charles de Gaulle tem 3 terminais. Simples, ok? Nem tanto! É que o Terminal 2 é dividido em 6 sub-terminais: 2A, 2B, 2C, 2D, 2E e 2F. Nesse emaranhado, os terminais 2E e 2F são os maiores, eles ficam em uma posição central, onde os demais se distribuem ao longo deles. Olha o mapa abaixo:

Mapa dos terminais

E cada companhia aérea opera em um deles, cada um no seu quadrado, ok? E o terminal onde você irá desembarcar ou embarcar, será de acordo com a companhia aérea que você irá voar.

Quem chega do Brasil com a Latam, vai desembarcar no Terminal 1. Já quem vem pela Air France, vai desembarcar no Terminal 2, normalmente é no 2E. Se você vem via conexão de outra cidade, precisa se informar com a companhia aérea.

Agora sim, vamos ao que interessa:


Como ir do aeroporto Charles de Gaulle até o centro de Paris


De trem (RER)

O Aeroporto Charles de Gaulle é conectado a Paris por um serviço de trem, a linha B do RER. Em Paris, os trens atendem pela sigla RER (Réseau Express Régional) que são serviços que saem da região metropolitana e cortam a cidade.

O RER B tem duas estações no aeroporto, uma que atende aos Terminais 1 e 3 e a estação final que atende ao Terminal 2. A Estação do RER no Terminal 2 fica nas junções dos Terminais 2F e 2D de um lado e 2E e 2C do lado oposto. Nos Terminais 1 e 3 basta seguir as placas indicativas dizendo Paris by train ou Direccion Paris.

Estação do Terminal 2

A Gare, ou Estação do Charles de Gaulle no Terminal 2 também tem uma linha do TGV, o trem de alta velocidade que conecta Paris a outras cidades da França e da Europa. Essas plataformas estão indicadas como Grandes Lignes.

Desça até o térreo

Máquina de venda de bilhetes

 

Quando você localizar a estação, o primeiro passo é comprar o seu bilhete. É muito simples e rápido e o procedimento pode ser feito nas máquinas de vendas. Abaixo tem o passo a passo.

1) Toque na tela para aparecer o menu principal.

2) Selecione o idioma, o primeiro que aparece é o Francês, mas o sistema está disponível em inglês, espanhol, alemão e italiano. Vamos considerar o inglês, ok?

3) Clique em “Purchase Tickets”.

4) Escolha “To Paris”. Ou se você estiver voltando para o aeroporto, escolha “Tickets for Airports”. 

5) Confirme a sua estação de partida. No Aeroporto vai aparecer “Gare CDG”.

6) Escolha a estação de destino em Paris ou o Aeroporto se você estiver voltando.

7) Escolha a tarifa (cheia ou para crianças de 4 a 9 anos).

8) Escolha o número de bilhetes. Dá para comprar a volta de uma vez.

9) Confirme o valor.

10) Escolha o pagamento que pode ser feito com notas (mas não em todas as máquinas), moedas ou cartão de crédito.

Como ir do aeroporto Charles de Gaulle até o centro de Paris: O bilhete

Em seguida a máquina imprime o seu bilhete e devolve o troco (caso tenha) e o recibo da venda. Em novembro de 2017 esse bilhete estava custando 10,30 Euros.

A estação do RER fica praticamente em frente ao local onde ficam as máquinas, basta inserir o bilhete na catraca, ele vai sair um pouco na frente, a catraca se abre e pronto. Importante: guarde o bilhete até o fim da viagem pois alguns fiscais andam pelos trens conferindo os bilhetes e em algumas estações você precisa inserir o bilhete novamente para poder sair na catraca.

Estação do RER

Na plataforma de embarque basta observar o destino do trem nos painéis e embarcar. Alguns trens seguem da Estação do Charles de Gaulle direto até a estação Gare du Nord, outros vão parando nas várias estações pelo caminho até lá.

A Gare du Nord é a primeira grande estação em que o RER B para em Paris, e nela a gente tem acesso a outras linhas do RER e também a várias linhas do Metrô. A viagem até a Gare du Nord demora 30 minutos em média.

Como ir do aeroporto Charles de Gaulle até o centro de Paris: Vagão do RER B

Recomendo baixar o aplicativo da RATP, pois ele é uma excelente ferramenta para planejar seus itinerários em Paris, saber quais linhas pegar e onde fazer conexão para chegar até o seu destino.

A rede de metrôs e trens de Paris é algo assustadora de tão grande e no começo a gente fica até intimidado, mas com o tempo vai pegando o jeito.

De ônibus

Eu fiz todas as minhas viagens de e para o Charles de Gaulle de trem, pois foi super cômodo e rápido, mas outra opção é o ônibus.

Existem dois serviços de ônibus:

1) RoissyBus: que vai do aeroporto até o ponto final na Ópera Garnier por 11,50 Euros. A viagem dura aproximadamente 1 hora, mas vai depender do trânsito.

2) LeBus Direct: um serviço, que apesar do nome, faz algumas paradas pelo caminho e tem duas linhas, uma termina na Torre Eiffel e a outra na Gare Montparnasse. A viagem custa 17 euros e também dura aproximadamente 1 hora.

Como ir do aeroporto Charles de Gaulle até o centro de Paris: Ônibus do aeroporto

Vale a pena pegar o ônibus? Bom, eu acho que só vale a pena se o seu hotel for muito perto de um dos pontos finais. Pois o ônibus além de mais caro, é mais lento. 

Os pontos dos ônibus no aeroporto são:

– Terminal 2E: Porta E8;
– Terminal 2F: Porta F9;
– Terminal 2B e 2D: Porta 149;
– Terminal 2A e 2C: Porta 10;
– Terminal 1: Porta 32.

Os ônibus não passam pelo Terminal 3.

De carro

O Uber funciona super bem em Paris, mas eu não sei o valor das tarifas. O táxi é uma outra opção que pode ser interessante se você estiver em grupo. A viagem do aeroporto Charles de Gaulle até o centro de Paris custa salgados 55 euros.


Procurando hospedagem em Paris?


Aqui no blog tem um post super completo com todas as dicas de onde se hospedar em Paris. Leia aqui!

Ou você pode conferir a nossa lista de sugestões no Booking.com. Reservando um hotel pelo Booking, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso. Clique aqui.



Booking.com


Reserve um passeio em Paris



Leia mais sobre Paris


Chegando em Paris: como ir do Aeroporto Charles de Gaulle até o centro de Paris
Chegando em Paris por Orly e como ir de um aeroporto ao outro
Como é passar pela imigração em Paris
Como usar o metrô de Paris
Conheça os 5 golpes mais comuns em Paris

O que fazer em Paris

Roteiro completo para 4 ou 5 dias
Como visitar a Torre Eiffel
Como visitar o Museu do Louvre sem pegar filas
Dicas para visitar o Museu do Louvre pela primeira vez
Como visitar o Arco do Triunfo
Île de La Cité e Catedral de Notre-Dame
Montmartre
Cemitério do Père-Lachaise


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

24 Comentários

  • Responder abril 27, 2018

    Thiago

    Boa tarde.

    Gostaria de saber se o bilhete de RER vale também para utilizar o Metrô (integração), ou é necessário é comprar outro?

    Obrigado por compartilhar essas informações.

    • mm
      Responder abril 27, 2018

      Fabricio Moura

      Oi Thiago, vale sim.

      • Responder fevereiro 23, 2019

        María Doralice Pinto

        Thiago, QUERO IR DO ACG para o centro de Paris! Como faço par ir de trem?…
        Não consigo mandar msg

        • mm
          Responder fevereiro 25, 2019

          Fabricio Moura

          Oi Maria, está explicado no post.

  • Responder abril 29, 2018

    Elder Casagranda

    Boa noite,
    Dicas muito interessantes e úteis.
    Como vou do Aeroporto Cherles de Goulle até a estação do metrô “Rua du Bac”, que é atendida pela linha 12 do metrô, gostaria de saber se o ticket vale para todo o trajeto ou devo comprar um ticket para o RER e outro para o trajeto do metrô? Posso ir com o RER até a estação St Michel Notre Dame e lá pegar o metrô?

    • mm
      Responder abril 29, 2018

      Fabricio Moura

      Oi Elder, tudo bem?

      O bilhete vale para toda viagem.

      • Responder maio 1, 2018

        Elder Casagranda

        Olá Fabricio,
        Muito obrigado pela ajuda.
        Um grande abraço e parabéns pelas dicas!!!

        • mm
          Responder maio 1, 2018

          Fabricio Moura

          Opa! Disponha =)

  • Responder maio 20, 2018

    Mara Muller

    Oi Fabricio, vou de Londres para Paris de trem bala. Onde posso comprar o bilhete pela internet? Qual terminal descer em Paris? Grata, Mara

    • mm
      Responder maio 20, 2018

      Fabricio Moura

      Oi Mara, tudo bem? Não tem trem bala de Londres a Paris, o serviço é feito pelo Eurostar, é um trem rápido, mas não podemos chamar de trem bala. Você pode comprar as passagens no site http://www.eurostar.com, em Londres ele sai da St.Pancras e chega na Gare du Nord em Paris.

  • Responder junho 12, 2018

    Rose Capuano

    Ola, boa noite.. Adorei as dicas. Poderia me ajudar com o seguinte: Vou, na verdade, para Irlanda (Dublin), partindo de sao paulo, via aeroporto charles de gaulle. Na ida, ficarei la por 7 horas e na volta… por 13 horas. Chego no CDG no terminal 1 e depois de 7 horas parto p Dublin do terminal 1…Seria o mesmo terminal… Voo LATAM e depois British Aairways . Quer dizer, desembarque e embarque no mesmo terminal? Mais uma gentileza… Será que nesse aeroporto tem guarda volumes? Saberia onde fica? Assim, na volta, nas 13 horas que vou esperar,eu poderia fazer algum passeio, conforme suas sugestões. Muito Grata. Um abraço

    • mm
      Responder junho 12, 2018

      Fabricio Moura

      Oi Rose, tudo bem? Sim, embarque e desembarque no mesmo Terminal. No aeroporto tem um guarda-volumes que fica no Terminal 2, perto das escadas rolantes por onde a gente desce para pegar o trem para Paris.

  • Responder junho 13, 2018

    Rose Capuano

    Muito agradecida. Abraços..

  • Responder agosto 2, 2018

    Renata

    Fabricio boa tarde, achei seu post e to muito feliz em ver tantas dicas..mas como minha primeira viagem queria tirar outras duvidas..tem algum email pra eu te mandar algumas perguntas.

  • Responder agosto 6, 2018

    Leandro

    Boa tarde, Fabrício. Esta postagem era justamente o que eu estava precisando, pois comprei mal um passagem em que chegarei de volta de Barcelona às 22:20 da noite. Sabe me dizer se ainda consigo ir de RER até o centro?

    • mm
      Responder agosto 6, 2018

      Fabricio Moura

      Oi Leandro, o último trem sai às 22h55 (seg-sex) e 23h56 (sáb, dom e feriados)

  • Responder outubro 3, 2018

    Cesar

    Fabrício tudo bem?
    Com bebê de 11 meses e 2 malas grandes… melhor pegar um uber? Ou da pra ir de trem?
    Obrigado

    • mm
      Responder outubro 3, 2018

      Fabricio Moura

      Oi Cesar, tudo bem? É melhor ir de Uber. No aeroporto, na estação do aeroporto e no trem são até tranquilos, mas o problema é que a conexão com o metrô na Gare du Nord vai complicar bastante a sua vida e para piorar, são raras as estações que tem escada rolante ou elevador.

  • Responder outubro 15, 2018

    CLAUDIO MENDES

    Fabrício Boa tarde

    Qual opção é menos complicada;
    Vir do aeroporto CDG ( com malas) e fazer a conexão via metro ( para Odeon), na Gare du Nord ou Chatelet? Isso porque me disseram que a Chatelet, é gigantesca e sempre lotada.
    Abraço

    • mm
      Responder outubro 16, 2018

      Fabricio Moura

      Claudio, ambas são gigantescas, acho que a Gare du Nord é ainda maior, só que é fácil circular por ela pois é uma estação que facilita a conexão.

  • Responder junho 9, 2019

    William

    Boa noite. Acha que é possível fazer uma visita rápida a Torre Eifel tendo 6h de parada no Charles de Gaulle? O voo chega as 7h da manha. Acabei me planejando mal. Estou num voo da Air France com destino a Portugal. Obrigado. Excelente post!

    • mm
      Responder junho 11, 2019

      Fabricio Moura

      Oi William, tudo bem? Infelizmente não dá tempo de fazer esse passeio em 6h. Explicando melhor: a gente precisa considerar o tempo de desembarque, imigração, deslocamento dentro do aeroporto até a estação do CDG, você vai perder 1h facilmente. Depois você vai levar pelo menos 1h até o centro da cidade. Quando eu visitei a torre eu demorei quase 3h para subir, pois a fila era imensa. Aí tem o retorno para o aeroporto, que vai dar pelo menos mais 1 hora, some a isso o tempo de raio-x e segurança no CDG. Considerando que a gente precisa estar no aeroporto pelo menos 2h antes do voo, você precisaria de pelo menos 8h a 9h para fazer esse passeio. 6h parece muito, mas não é.

  • Responder junho 25, 2019

    Claudio S.

    Fabricio bom dia.
    Chego pela LATAM no CDG. No dia seguinte sigo para Barcelona via Orly.
    Vi que posso comprar o ticket entre aeroportos, certo ? Desço na Estação Antony e sigo com o monotrilho até Orly.
    Minha duvida : O trecho Antony/Terminal 1 em Orly pode ser feito no dia seguinte, ou tenho que comprar os trechos separados ?
    Obrigado.

    • mm
      Responder junho 25, 2019

      Fabricio Moura

      Oi Claudio, tem que comprar separado. O mesmo ticket permite somente as integrações, se você sair da estação, já vai ter que comprar outro ticket.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.