Como ir do aeroporto de Orly até o centro de Paris ou CDG

aeroporto de Orly até o centro de Paris

Paris é atendida por dois grandes aeroportos, o mais famoso deles é o Charles de Gaulle e o mais antigo, o Orly. Antes da construção do Aeroporto Charles de Gaulle, o Orly era o principal aeroporto de Paris e consequentemente da França. Até hoje Orly é o segundo mais movimentado do país e nesse post eu vou explicar como ir do aeroporto de Orly até o centro de Paris ou de Orly até o Charles de Gaulle para quem estiver em conexão.

Mesmo o Charles de Gaulle sendo o principal aeroporto internacional da França, muitas companhias aéreas operam em Orly, entre elas a TAP, Iberia, Air Europa, Vueling, Easyjet, Royal Maroc, Transavia e muitas rotas da Air France para a Europa e para os territórios franceses mundo afora.

Por tanto, se você sai do Brasil para Paris voando com a TAP, Iberia, Royal Maroc e em alguns casos com a British Airways, você vai desembarcar em Orly. Por isso a importância de saber como ir do aeroporto de Orly até o centro de Paris.

Leia mais:
Veja aqui como ir do Charles de Gaulle até o centro de Paris
Seguro viagem é obrigatório para viajar para a Europa. Faça o seu aqui com desconto


Como ir do aeroporto de Orly até o centro de Paris


Monotrilho + Trem: OrlyVal e RER B

A rede de metrôs de Paris não chega até Orly, por conta da localização do aeroporto que fica relativamente afastado da cidade. O Charles de Gaulle é atendida pela linha B do RER (Réseau Express Régional) que são serviços de trem que saem da região metropolitana e seguem para a cidade, Orly não tem estação do RER, mas é conectado ao serviço pelo OrlyVal.

O OrlyVal é um monotrilho que liga o aeroporto de Orly a estação Antony, que é atendida pelo RER B, o mesmo que vai até o Aeroporto Charles de Gaulle.

Máquina de venda de bilhetes

Ao desembarcar em Orly, basta seguir as placas indicando o OrlyVal até chegar na estação do monotrilho, lá você encontrará algumas máquinas de venda do bilhete e uma bilheteria. Comprar na máquina é muito fácil, o procedimento é esse abaixo:

1) Toque na tela para aparecer o menu principal.

2) Selecione o idioma, o primeiro que aparece é o Francês, mas o sistema está disponível em inglês, espanhol, alemão e italiano. Vamos considerar o inglês, ok?

3) Clique em “Purchase Tickets”.

4) Escolha “To Paris”. Ou se você estiver voltando para o aeroporto, escolha “Tickets for Airports”.

5) Confirme a sua estação de partida.

6) Escolha a estação de destino em Paris ou o Aeroporto se você estiver voltando.

7) Escolha a tarifa (cheia ou para crianças de 4 a 9 anos).

8) Escolha o número de bilhetes. Dá para comprar a volta de uma vez.

9) Confirme o valor.

10) Escolha o pagamento que pode ser feito com notas (mas não em todas as máquinas), moedas ou cartão de crédito.

O bilhete da viagem completa até Paris (OrlyVal + RER B) custa 10.90 euros.

O bilhete (a foto é do Charles de Gaulle até Paris)

Chegando na estação Antony, siga as placas para o RER B e pegue o trem no sentido Mitry-Claye, o trem faz algumas paradas nas estações Denfert-Rochereau, Louxembourg, Port Royal, Chatelêt e Gare du Nord. Dessas estações você tem acesso a rede de metrôs da cidade.

Veja aqui como usar o metrô de Paris

A viagem do OrlyVal até a estação Antony leva uns 8 a 10 minutos e da estação Antony até Paris demora de 25 a 30 minutos.

Ônibus + Trem: OrlyBus e RER C

Outra opção, e mais barata, é pegar o OrlyBus, um serviço de ônibus que vai do Aeroporto de Orly até a estação Pont de Rungis, que é atendida pelo RER C, outra linha de trem que vai até Paris.

O OrlyBus custa 2.50 euros e o RER C até Paris custa 3.95 Euros e o tempo de viagem é praticamente o mesmo.

Na minha opinião, eu evitaria esse serviço pois a linha C do trem de Paris é gigantesca e cheia de ramais, por isso é muito fácil se perder ali e pegar o trem no sentido errado. Vale a pena pagar um pouco mais e ir na combinação OrlyVal e RER B.

O OrlyBus sai da Porta G no Terminal Sul e da Porta D do Terminal Oeste de Orly.

Ônibus

Linha 1 do ônibus da Air France

A Air France tem uma linha e ônibus que liga Orly a Paris e qualquer pessoa pode usar o serviço, não precisa necessariamente ter voado com a companhia aérea francesa.

A linha 1 vai de Orly até as estações de metrô/trem Gare de Montparnasse, Invalides (pertinho da Torre Eiffel) e Etoile. A viagem dura aproximadamente 1 hora e o bilhete custa 12.50 euros.

Existe também a linha 2, que vai de Orly e vai até o Charles de Gaulle e eu falo melhor abaixo.

Linha 183

Essa linha liga Orly a estação Porte de Choisy do metrô que fica no anel rodoviário que circunda Paris. De lá você tem acesso a rede de metrôs da cidade. É uma opção super econômica pois a passagem custa só 1,90 euros e a viagem leva menos de 1 hora.

De carro

O Uber funciona bem em Paris, mas eu não sei o valor das tarifas. O táxi é uma outra opção que pode ser interessante se você estiver em grupo. A viagem do aeroporto Orly até o centro de Paris custa em torno de 50 euros.


Como ir do aeroporto de Orly até o Charles de Gaulle


Monotrilho + Trem: OrlyVal e RER B

Primeiro você vai pegar o OrlyVal até a estação Antony do RER B, como eu já expliquei direitinho acima. A diferença é na hora de comprar o bilhete, você vai escolher a opção entre os aeroportos.

Chegando na estação Antony, você vai pegar o trem no sentido Gare du Nord. Apesar da linha que atende o Charles de Gaulle ser a mesma, não são todos os trens que seguem para lá, alguns param em estações intermediárias ou na Gare do Nord.

Chegando na Gare du Nord, basta pegar o primeiro trem que for no sentido Charles de Gaulle e pronto. A viagem total demora pouco mais de uma hora.

Ônibus

A linha 3 do ônibus da Air France liga Orly ao Charles de Gaulle, eu li que a viagem dura cerca de 1h10 a 1h30, dependendo do trânsito e o bilhete custa 36 euros. Eu acho um valor bem salgado, mas é o preço da comodidade por não ter que fazer baldeações nas estações de trem de Paris.

Mais informações aqui


Procurando hospedagem em Paris?


Aqui no blog tem um post super completo com todas as dicas de onde se hospedar em Paris. Leia aqui!

Ou você pode conferir a nossa lista de sugestões no Booking.com. Reservando um hotel pelo Booking, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso. Clique aqui.



Booking.com


Reserve um passeio em Paris



Posts sobre Paris


O que fazer em Paris pela primeira vez
Como visitar a Torre Eiffel
Catedral de Notre Dame e a Île de la Cité
Dicas para visitar o Museu do Louvre
Como visitar o Museu do Louvre sem pegar filas
A basílica de Sacré-Coeur e Montmartre
Como visitar o Arco do Triunfo
Vamos falar dos queijos fedidos da França?

Planejando a sua viagem

Como ir do Aeroporto Charles de Gaulle até o centro da cidade
Como ir do Aeroporto de Orly até o centro da cidade
Como usar o metrô de Paris
Onde se hospedar em Paris
Os 5 golpes mais comuns em Paris


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar