O Novo Aeroporto Internacional de Istambul, na Turquia

Novo Aeroporto Internacional de Istambul

Foi aberto ao público esta semana o Novo Aeroporto Internacional de Istambul, na Turquia. O aeroporto irá substituir o atual Aeroporto Ataturk e se você tem viagem marcada para Istambul, ou conexão em Istambul voando com a Turkish Airlines, é melhor ficar atento.

O Novo Aeroporto Internacional de Istambul, como está sendo chamado, foi inaugurado no último dia 29 de outubro e será o novo hub da Turkish Airlines e principal aeroporto da Turquia.

Quem já passou pelo Ataturk sabe que o antigo aeroporto não suportava mais o imenso tráfego aéreo, somente a Turkish Airlines voa para mais de 110 países a partir do Ataturk. Além do desconforto do antigo aeroporto, as filas gigantescas tomavam um tempo precioso tanto para quem estava desembarcando, quanto para quem estava fazendo os procedimentos de embarque.

Novo aeroporto poderá movimentar até 200 mil passageiros por ano

 

E os planos do governo turco e da Turkish Airlines é que o Novo Aeroporto Internacional de Istambul seja o principal hub de conexões entre a Europa, Ásia e Oriente Médio. Hoje esse título pertence aos Emirados Árabes com o Aeroporto Internacional de Dubai, que também está construindo outro mega aeroporto.

O aeroporto está abrindo em etapas, sendo que o primeiro módulo já poderá receber 90 milhões de passageiros por ano. Quando finalizado, o Novo Aeroporto Internacional de Istambul poderá movimentar até 200 milhões de passageiros por ano. Hoje o Ataturk recebe até 64 milhões de passageiros por ano.

Ilhas de check-in da Turkish

Só para a gente ter uma ideia do tamanho, o Novo Aeroporto Internacional de Istambul terá 165 pontes de embarques, contra apenas 27 pontes que existem no Ataturk. Realmente, é um mega aeroporto.

As operações estão migrando aos poucos, primeiro foram alguns voos domésticos e os voos cargueiros. A ideia é que a partir de 1 de janeiro de 2019 todos as operações do Ataturk sejam transferidas.

De acordo com o que foi dito pela administração do aeroporto, todos os voos de média e longa distância da Turkish, e isso inclui os voos entre São Paulo e Istambul continuam até o dia 31 de dezembro operando normalmente no Ataturk. No dia 26 de dezembro eu vou passar por Istambul e conto para vocês o que eu descobrir por lá.

Detalhes do terminal

O Novo Aeroporto Internacional de Istambul é muito bem vindo, especialmente para quem estiver em conexão. O lado ruim é que ele fica a 54 quilômetros do centro de Istambul, o Ataturk fica dentro da cidade, com acesso ao metrô e ótimo para quem tinha uma conexão longa e aproveitava o tempo para conhecer um pouco da cidade.

No novo aeroporto vai ficar mais difícil fazer esse tipo de bate-volta. A ideia é que ele tenha um trem que faça a ligação com o centro de Istambul, mas nada foi dito sobre a inauguração deste serviço.

Muito bonita a sala de embarque

Atualmente Istambul tem um terceiro aeroporto, o Aeroporto Internacional Sabiha Gökçen que é usado para voos de domésticos e de média distância. Ele é usado principalmente por empresas low-cost e alguns voos da Turkish para a Europa partem de lá. A Qatar também tem algumas operações nele justamente por falta de espaço no Ataturk.

Se você tem viagem marcada com a Turkish ou com alguma outra companhia aérea para Istambul, certamente a companhia aérea entrará em contato avisando sobre as mudanças. Caso isso não aconteça, recomendo entrar em contato.

Agora resta saber como vai ficar essa divisão de voos e que fim terá o já ultrapassado, mas lendário Aeroporto Internacional Ataturk.

Imagens: divulgação


Planejando a sua viagem


Como é voar para Istambul com a Turkish Airlines
Como é passar pela imigração em Istambul
Como usar o metrô e os bondes de Istambul
Onde se hospedar em Istambul
O que fazer em Istambul


Onde se hospedar em Istambul


Aqui no blog tem um post com várias dicas de onde se hospedar em Istambul de forma econômica e com muito conforto. Leia aqui o post.

Ou confira as sugestões do Booking abaixo:



Booking.com


Compre aqui seus passeios em Istambul



Resolva aqui a sua viagem


Reserve a sua hospedagem pelo Booking.com

Faça aqui o seu seguro viagem internacional

Compre aqui os ingressos para os seus passeios

Consultoria de viagens e roteiros personalizados

Ebooks e guias para download


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.