O Novo Aeroporto Internacional de Istambul, na Turquia

Novo Aeroporto Internacional de Istambul

Foi aberto ao público esta semana o Novo Aeroporto Internacional de Istambul, na Turquia. O aeroporto irá substituir o atual Aeroporto Ataturk e se você tem viagem marcada para Istambul, ou conexão em Istambul voando com a Turkish Airlines, é melhor ficar atento.

O Novo Aeroporto Internacional de Istambul, como está sendo chamado, foi inaugurado no último dia 29 de outubro e será o novo hub da Turkish Airlines e principal aeroporto da Turquia.

Quem já passou pelo Ataturk sabe que o antigo aeroporto não suportava mais o imenso tráfego aéreo, somente a Turkish Airlines voa para mais de 110 países a partir do Ataturk. Além do desconforto do antigo aeroporto, as filas gigantescas tomavam um tempo precioso tanto para quem estava desembarcando, quanto para quem estava fazendo os procedimentos de embarque.


Atenção: veja aqui como ir do novo aeroporto de Istambul até o centro da cidade


Novo aeroporto poderá movimentar até 200 mil passageiros por ano

 

E os planos do governo turco e da Turkish Airlines é que o Novo Aeroporto Internacional de Istambul seja o principal hub de conexões entre a Europa, Ásia e Oriente Médio. Hoje esse título pertence aos Emirados Árabes com o Aeroporto Internacional de Dubai, que também está construindo outro mega aeroporto.

O aeroporto está abrindo em etapas, sendo que o primeiro módulo já poderá receber 90 milhões de passageiros por ano. Quando finalizado, o Novo Aeroporto Internacional de Istambul poderá movimentar até 200 milhões de passageiros por ano. Hoje o Ataturk recebe até 64 milhões de passageiros por ano.

Ilhas de check-in da Turkish

Só para a gente ter uma ideia do tamanho, o Novo Aeroporto Internacional de Istambul terá 165 pontes de embarques, contra apenas 27 pontes que existem no Ataturk. Realmente, é um mega aeroporto.

As operações estão migrando aos poucos, primeiro foram alguns voos domésticos e os voos cargueiros. A ideia é que a partir de 1 de janeiro de 2019 todos as operações do Ataturk sejam transferidas.

De acordo com o que foi dito pela administração do aeroporto, todos os voos de média e longa distância da Turkish, e isso inclui os voos entre São Paulo e Istambul continuam até o dia 31 de dezembro operando normalmente no Ataturk. No dia 26 de dezembro eu vou passar por Istambul e conto para vocês o que eu descobrir por lá.

Detalhes do terminal

O Novo Aeroporto Internacional de Istambul é muito bem vindo, especialmente para quem estiver em conexão. O lado ruim é que ele fica a 54 quilômetros do centro de Istambul, o Ataturk fica dentro da cidade, com acesso ao metrô e ótimo para quem tinha uma conexão longa e aproveitava o tempo para conhecer um pouco da cidade.

No novo aeroporto vai ficar mais difícil fazer esse tipo de bate-volta. A ideia é que ele tenha um trem que faça a ligação com o centro de Istambul, mas nada foi dito sobre a inauguração deste serviço.

Muito bonita a sala de embarque

Atualmente Istambul tem um terceiro aeroporto, o Aeroporto Internacional Sabiha Gökçen que é usado para voos de domésticos e de média distância. Ele é usado principalmente por empresas low-cost e alguns voos da Turkish para a Europa partem de lá. A Qatar também tem algumas operações nele justamente por falta de espaço no Ataturk.

Se você tem viagem marcada com a Turkish ou com alguma outra companhia aérea para Istambul, certamente a companhia aérea entrará em contato avisando sobre as mudanças. Caso isso não aconteça, recomendo entrar em contato.

Agora resta saber como vai ficar essa divisão de voos e que fim terá o já ultrapassado, mas lendário Aeroporto Internacional Ataturk.

Imagens: divulgação


Hospedagem perto do novo aeroporto


Se você está em busca de lugares para ficar perto do novo aeroporto de Istambul, recomendo ler este post. E logo abaixo eu já deixei as melhores opções de hospedagem em torno do aeroporto.

Yotelair Istanbul Airport Airside

Este hotel fica dentro do aeroporto, é perfeito para quem está em conexão e não quer ou não precisa sair de dentro do terminal para nada. Ele fica dentro da área fechada do aeroporto, depois do controle de passaporte.

Clique aqui

YOTEL Istanbul Airport Landside

Este hotel foi inaugurado recentemente, ele fica distante 5km do aeroporto e oferece quartos bem confortáveis e bem mais barato que o Yotelair. Por enquanto o hotel ainda não oferece transfer para o aeroporto, mas você pode pegar um táxi que vai custar pouco.

Clique aqui

Park Inn by Radisson Istanbul Airport Odayeri

Este Radisson também é uma excelente opção para quem precisa ficar perto do novo Aeroporto de Istambul. A diária lá é bem mais barata que dos outros dois hotéis que eu citei aqui no post. Ele fica um pouco mais distante do aeroporto, são 13 quilômetros, mas acho que o preço das diárias compensam.

Clique aqui


Planejando a sua viagem


Como é voar para Istambul com a Turkish Airlines
Como é passar pela imigração em Istambul
Como usar o metrô e os bondes de Istambul
Onde se hospedar em Istambul
O que fazer em Istambul


Onde se hospedar em Istambul


Aqui no blog tem um post com várias dicas de onde se hospedar em Istambul de forma econômica e com muito conforto. Leia aqui o post.

Ou confira as sugestões do Booking abaixo:



Booking.com


Compre aqui seus passeios em Istambul



Resolva aqui a sua viagem


Reserve a sua hospedagem pelo Booking.com

Faça aqui o seu seguro viagem internacional

Compre aqui os ingressos para os seus passeios

Consultoria de viagens e roteiros personalizados

Ebooks e guias para download


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

14 Comentários

  • Responder março 13, 2019

    Mary

    Fabricio, boa tarde!

    Você tem informações das opções para sair/chegar ao novo aeroporto?

    Estou a caça na internet mas está difícil de achar… nossa hospedagem foi escolhida para estar próximo ao ponto de embarque/desembarque do havabus na Taksim. E agora pode ser que mude (ainda não recebi certeza da cia aérea).

    Muito obrigada desde já!

    • mm
      Responder março 13, 2019

      Fabricio Moura

      Oi Mary, tudo bem? Eu estou apurando com a Turkish sobre as opções de transporte, mas eu já tenho a informação sobre algumas linhas de ônibus que ligarão o aeroporto a cidade a partir do dia 6 de abril, que é quando a Turkish vai mudar as operações para o novo aeroporto. Fica de olho no blog que assim que eles me confirmarem eu vou publicar aqui.

  • Responder março 13, 2019

    Luiz Fernando

    Bom texto, Fabricio!
    Olhei no site da IETT e da HAVAIST e ambas só operam ônibus até as 19h-21h (a depender da linha). Meu voo foi alterado pela Turkish e agora chego às 22h no novo aeroporto. Transfer e taxi na casa dos 60€ para o centro. Será que a empresa não vai dar nenhuma mãozinha pra quem já fez todo tipo de reserva e planejamento crendo chegar por Atatürk?
    Pelo visto vou ter que fazer um balanço de prejuízo menor entre pagar transporte caro para o hotel que eu já paguei ou pagar uma estadia em algum lugar lá perto e perder o dinheiro do hotel que eu já paguei…

    • mm
      Responder março 13, 2019

      Fabricio Moura

      Oi Luiz, tudo bem? Eu recebi um comunicado hoje da administração do novo aeroporto com informações sobre as opções, achei um absurdo o último horário de ônibus ser antes das 22h, justamente no horário que chegam a maior parte dos voos da Turkish.

    • Responder março 24, 2019

      Maja

      Boa noite Luiz qual dia sera seu voo? Ja conseguiu alguma reserva? Estamos indo dia 13/04, chegando as 22 hs

  • Responder março 14, 2019

    Mary

    Boa tarde gente! Estamos na mesma cilada Bino! Na ida, nosso voo chega perto das 22h00. Porém, como é no dia 03, pode ser que ainda chegue pelo antigo aeroporto. Porém, temos um voo interno que vai sair no dia 08, as 07 da manhã. Já tínhamos contado com a ida ao aeroporto com o primeiro ônibus, que saia as 03h30 se não me engano… E agora ficou muito confuso! Vi um transfer pela internet, 55 dólares. Uma bica na alma para que ia gastar 30 liras para ir de ônibus. Sabem se Uber funciona por lá e se é confiável?

    • mm
      Responder março 14, 2019

      Fabricio Moura

      Oi Mary, uma cilada mesmo! Acho um absurdo o último ônibus sair antes das 22h, justamente quando começam a chegar a maioria dos voos de longa distância da Turkish. Se você chega no dia 03, certamente ainda será no Ataturk. Eu vou publicar daqui a pouco um post sobre as opções de transporte, dá uma olhada. E respondendo a sua pergunta, o Uber funciona sim, já peguei lá e foi bem barato. Muito cuidado com as empresas de transfer, os caras são uns cretinos.

      • Responder abril 2, 2019

        cristiano

        Caramba, boas dicas e atualizadas, irei para Istambul em junho, e ja estou tentando me atualizar sobre esse novo aerporto.
        Excelente site!

        Estamos acompanhando por aqui..

        • mm
          Responder abril 3, 2019

          Fabricio Moura

          Oi Cristiano, super obrigado pela presença =)

  • Responder março 27, 2019

    PABLO RODOLFO ROCHA SANTANA

    Fabrício, alguma informação atual quanto as dicas do Novo Aeroporto de Istambul(ISL) até o Centro da cidade? Vi que você publicou que iria veicular um post sobre as opções de transporte. Qual seria o link?

    • mm
      Responder março 28, 2019

      Fabricio Moura

      Oi Pablo, escrevi sim. O link está neste mesmo post, “Atenção: veja aqui como ir do novo aeroporto de Istambul até o centro da cidade”

  • Responder abril 11, 2019

    Amanda

    Oi,
    Entrei em contato por telefone com a Turkish Airlines quando recebi um email deles me avisando sobre a mudança ( início de março) e eles não sabiam dizer se tem/vai ter um ônibus que leve até o centro ou até alguma estação de metrô.
    Eu não acredito que a Turkish, empresa enorme, deixaria os passageiros na mão. Pode ser que eles disponibilizem ônibus particulares como acontece com a Latam entre o aeroporto de Guarulhos e o aeroporto de Congonhas, por exemplo. Só precisa comprovar que você vai voar/voou Latam.
    Se isso não acontecer eu vou com ctz pedir carona e dividir o valor com alguém que eu ver entrando num táxi no aeroporto porque não vai ser barato.
    Será que vai ser assim? Alguém tem alguma novidade?

    • Responder abril 11, 2019

      Amanda

      Acabei de ver que o site da Turkish Airlines já disponibiliza informações sobre como sair do aeroporto de Istambul até a cidade através de ônibus. Está no site deles, logo que você abre tem uma mensagem escrito “ Bem vindos a nossa nova casa – leia mais”. Lá estão as informações sobre o shuttle e o ônibus regular. Desculpa pela mensagem anterior!
      Amanda

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.