Como chegar em Koh Lipe, a belíssima ilha no sul da Tailândia

Como chegar em Koh Lipe

Koh Lipe é uma das ilhas mais belas e também uma da mais isoladas da Tailândia. Basta olhar no mapa para ver que o pequeno pedaço de terra fica quase na Malásia. É longe, cansativo e difícil chegar, mas não é impossível. E não desanime, o rolê todo compensa. Mas como chegar em Koh Lipe?

Primeiro, vamos por partes, ok?

Leia mais:
O que fazer em Koh Lipe
Onde ficar em Koh Lipe


Onde fica Koh Lipe e quando ir?


Koh Lipe é uma pequena ilha localizada no Estreito de Malaca, é a última ilha habitada da Tailândia antes da Malásia. Só para você ter uma ideia, a viagem de Koh Lipe até Langkawi na Malásia pode ser feita em 1h30 de barco. São apenas 40 quilômetros de distância.

E como você pode imaginar, em Koh Lipe não tem aeroporto. A única forma de chegar na ilha é de barco e o desembarque é feito na areia mesmo, não tem píer ou porto, como nas ilha maiores.

A melhor época para visitar Koh Lipe é na alta temporada (novembro a maio), pois na baixa temporada (junho a outubro) a oferta de linha entre as ilhas diminui muito. Além de ser o período das monções, essa região da Tailândia recebe volumes imensos de chuvas. Recomendo ler o meu post sobre a melhor época para visitar a Tailândia.

O mar de Koh Lipe


Como chegar em Koh Lipe?


Vai depender de onde você está, claro. Já que existem diferentes maneira de chegar em Koh Lipe, mas aqui eu vou falar dos meios mais comuns e o que eu fiz.

De Bangkok para Koh Lipe

Primeiro você precisa pegar um voo até uma das cidades próximas, eu recomendo Hat Yai, a maioria das empresas aéreas tailandesas voam pra lá. Hat Yai fica mais próxima do píer Pak Bara em Satun. Um píer maior e melhor estruturado e de onde saem barcos para Koh Lipe todos os dias em vários horários, mesmo na baixa temporada.

Outra opção é Trang, mas eu não recomendo pois o píer é uma zona, o controle e venda de passagens é feita em um bar na beira da estrada e eles nunca sabem quando o barco vai chegar. Já passei por lá e fiquei assustado com a desordem.

Do Aeroporto de Hat Yai até o Píer Pak Bara são umas 2 horas de estrada e o transfer pode ser comprado no aeroporto mesmo, existem várias empresa que fazem a viagens em vans bem confortáveis. O preço médio do transfer é de 500 bahts.

Muitas empresas fazem o trajeto de barco, como a Siri Lanta e a Phuket Ferry, que é a mesma que eu usei para ir de Krabi para Phi Phi e Phuket na minha primeira viagem pela Tailândia. É a empresa mais organizada e eles fazem o trajeto do píer Pak Bara até Koh Lipe. No site deles vai aparecer como Koh Lipe/Pattaya Beach, que é a praia de Koh Lipe por onde chegam os barco.

A viagem de barco do píer Pak Bara até Koh Lipe dura entre 1h30 e 2h, depende muito das condições do mar. E a passagem custa em média 400 bahts.

Como chegar em Koh Lipe: O melhor trajeto

Das ilhas para Koh Lipe

Outra opção muito comum, já que a maioria da pessoas preferem fazer várias ilhas de uma vez. Na alta temporada as lanchas rápidas (speed boats) ligam Koh Lipe a Phuket, Phi Phi, Krabi, Koh Lanta e Trang. Todos os horários podem ser consultados neste site.

A passagem pode ser comprada em uma das inúmeras pequenas agências de viagens que ficam espalhadas pelas ilhas. Se você já quiser sair do Brasil com o transfer de barco comprado, você pode comprar com a Phuket Ferry ou pelo Get Your Guide.

Um dos problemas de viajar entre as ilhas, é que dependendo de onde você estiver, a viagem vai ser longa e cansativa, pois as lancha não oferecem conforto nenhum. Por exemplo, de Phuket, Krabi ou Phi Phi até lá, a viagem dura entre 4h e 4h30. De Trang até Koh Lipe são 2h de barco, de Koh Lanta são 3h de viagem e do píer Pak Bara o trajeto é feito em 1h30.

Como chegar em Koh Lipe: Lancha semelhante as que fazem a viagem

De Langkawi até Koh Lipe

Outra opção muito comum é vindo de Langkawi na Malásia, existem barcos que ligam as duas ilha diariamente. E Langkawi é um dos lugares mais bonitos da Malásia, vale muito também se você quiser dar uma esticadinha.

Langkawi tem um bom aeroporto internacional que recebe voos de diversos lugares. Para lá voam a Air Asia, Malaysia Airlines, Malindo Air (do grupo Lion Air), Scoot e Firefly. Lembrando que brasileiros não precisam de visto para visitar a Malásia. A Phuket Ferry também faz o trecho em 1h30 de viagem.


Como eu cheguei em Koh Lipe


Eu comprei a viagem completa (avião, carro e barco) com a Nok Air, que tem um serviço muito bacana chamado Fly & Ferry, onde eles vendem a passagem aérea combinada com o transfer de carro até o píer e o trajeto de barco até Koh Lipe. Esse mesmo serviço é vendido para diversas ilhas.

Como chegar em Koh Lipe: Boeing 737-800 da Nok Air

Por todos os trechos (ida e volta), eu paguei o equivalente a 500 reais. Achei um excelente negócio, pois se eu fosse fazer todos os trechos separados eu gastaria praticamente o mesmo. E comprando esse combo com a Nok Air foi uma preocupação a menos. É muito ruim chegar em um lugar estranho e distante pacas e ainda ter que negociar transfer ou comprar passagem de barco.

Não sei vocês, mas eu sempre fico com a nítida impressão de que estou sendo passado para trás por ser turista estrangeiro.

Os trajetos de carro e barco são terceirizados pela Nok Air, mas é organizado. Nos aeroportos e no píer Pak Bara tinha um funcionário no desembarque com uma plaquinha com meu nome.

Como chegar em Koh Lipe: Os serviços combo da Nok Air aparecem como Fly and ride ou Fly and ferry

 

Na lateral aparecem os ícones que correspondem ao trecho aérea, terrestre e marítimo

 

E clicando a gente confere o itinerário completo


Taxas e desembarque


Chegando em Koh Lipe, o barco vai parar em uma plataforma flutuante longe da praia, ali a gente desembarca e paga a taxa de 200 bahts para entrar na ilha. Koh Lipe fica em um parque nacional e essa taxa é sempre cobrada. Também é cobrado 50 bahts para o longtail até a praia, um trajeto de uns 3 minutos.

Como chegar em Koh Lipe: O desembarque é direto na areia, por essas plataformas flutuantes

Logo na areia você vai ver uma dezena de funcionários dos resorts esperando pelos hóspedes. Certifique-se de que seu hotel tenha esse serviço, o meu tinha e eu não avisei (também não sabia) e fui caminhando até o hotel. Não foi nada sofrido, pois eu estava só com a mochila, mas se você estiver com mala, vai ser muito útil.

***

Depois de tudo isso, você chegou! É cansativo sim, mas vale muito a pena. Koh Lipe é linda, um das ilhas mais bonita que eu já visitei na Tailândia, e olha que aqui a concorrência é forte.



Quando ir e quanto custa:
Qual é a melhor época para visitar a Tailândia
Quanto custa viajar para a Tailândia?
Custo de vida na Tailândia
Que moeda levar para a Tailândia

Imigração e serviços:
Chegando em Bangkok por Suvarnabhumi e Dom Mueang
As companhias aéreas low-cost da Tailândia
Como funciona o Grab, o Uber da Ásia
Chip de internet na Tailândia

Leia mais::
Perigos e golpes na Tailândia
15 coisas que você precisa saber antes de visitar
Songkran, o ano novo tailandês

Para organizar a sua viagem:
O que fazer em Bangkok
Onde ficar em Bangkok
Como usar o metrô de Bangkok

Roteiros em Bangkok:
O que fazer em Bangkok
O melhor roteiro de barco em Bangkok
8 experiências em Bangkok
O que fazer em Ayutthaya (bate volta)

Atrações de Bangkok:
Grand Palace e Wat Phra Kaew
Wat Arun: o templo do amanhecer
Wat Pho: o templo do Buda deitado
Passeios de barco em Bangkok
O melhor roteiro de barco em Bangkok
Chinatown e o templo do Buda de Ouro
Templo de Mármore em Bangkok
Templo Golden Mount
Mercado Flutuante
Mercado do trem
Khao San Road
Suan Pakkad Palace
Chatuchack Weekend Market
Asiatique
Iconsian
Jim Thompson House
Caminhe sobre Bangkok em uma passarela de vidro


Como chegar em Ayutthaya
O que fazer em Ayutthaya (bate volta)


O que fazer em Chiang Mai
Onde ficar em Chiang Mai
Aldeia das “mulheres girafa”
Tiger Kingdom
Templo Doi Suthep
Festival das Laternas de Chiang Mai
Uma experiência com os monges de Chiang Mai


Sukhothai, o berço da civilização tailandesa


Krabi & Railay Beach
Railay Beach, como chegar e o que fazer
Roteiro pelas ilhas saindo de Krabi
A ilha dos morcegos gigantes
Tour das 7 ilhas

Phi Phi Island
O que fazer em Phi Phi Islands
Como chegar em Phi Phi
Onde ficar em Phi Phi
Maya Bay
Mergulho em Phi Phi

Phuket
O que fazer em Phuket
Patong Beach em Phuket

Koh Lipe
O que fazer em Koh Lipe
Como chegar em Koh Lipe
Onde ficar

Koh Samui
Dicas de Koh Samui, como chegar e o que fazer
Três ilhas unidas por uma praia em Koh Ningyuan










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

12 Comentários

  • Responder maio 5, 2019

    Iliana Pena

    Olá Fabricio! Quantos dias recomendas ficar em Ko Lipe? 🙂

    • mm
      Responder maio 6, 2019

      Fabricio Moura

      Olá! Uns 3 dias para aproveitar sem pressa ou 2 dias se você estiver com pouco tempo. A ilha é super pequena.

  • Responder junho 4, 2019

    Jerusa

    Estou pensando em fazer: 2 diárias em Railay Beach, 3 diárias em Koh Phi Phi e mais duas diárias em Koh Lipe. Você acha interessante? Acha que vale o deslocamento até Koh Lipe, sendo que ja fui nas outras duas regiões?

    • mm
      Responder junho 11, 2019

      Fabricio Moura

      Oi Jerusa, o deslocamento é longe e cansativo, para ficar 2 dias, não acho que vale muito a pena.

  • Responder agosto 14, 2019

    Taíssa

    Olá! Primeiramente parabéns pelas informações. Vou em janeiro para a Tailândia. Acha que vale a pena tirar Chiang Mai da viagem para acrescentar Koh Lipe? Amei Koh Lipe, mas estou achado muito corrido fazer bangkok, Chiang Mai, krabi (railay), Phi Phi e Koh Lipe. Tenho 16 dias (14 dias inteiros + a tarde do primeiro dia em bangkok). Ou talvez tirar railay e fazer apenas Phi Phi e Koh Lipe? O que me indica?
    Desde já agradeço.

    • mm
      Responder agosto 18, 2019

      Fabricio Moura

      Olá! Koh Lipe é lindo, mas como você já vai visitar a Railay e Phi Phi, eu acho que Chiang Mai vai ser uma outra experiência de Tailândia. Eu deixaria Lipe de fora e iria para Chiang Mai e ainda tentaria um bate-volta até Chiang Rai.

  • Responder agosto 20, 2019

    Anna Lucia Vianna

    Prezado Fabrício, sou do Rio de Janeiro e estou planejando junto com meu namorado, morar em Koh Lipe. O lugar é fantástico! Meu trabalho é totalmente pela internet, que posso exercer de qualquer parte do mundo! Você saberia me indicar um site aonde posso encontrar casas para comprar ou alugar lá?

    • mm
      Responder agosto 21, 2019

      Fabricio Moura

      Oi Anna, tudo bem? Olha, eu não conheço, mas no mês que vem eu estarei de novo na Tailândia. Posso tentar descobrir alguma coisa para você.

  • Responder setembro 17, 2019

    Claudia Leiko

    Olá Estou indo para a Tailândia você aconselha 3 dias em Bancoc , 3 em chiang mai e 4 em ko Phi Phi

    Ou 3 dias Bancoc , 3 pucket e 4 em ko Phi Phi

    • mm
      Responder setembro 22, 2019

      Fabricio Moura

      Oi Tudo bem? Phuket é cidade de passagem, não vale a pena ficar lá. As praias são feias e a cidade é bem suja. Fique 3 dias em Bangkok, 2 ou 3 em Chiang Mai e divida o resto dos dias entre Phi Phi e Krabi. Recomendo a Railay Beach, estou aqui agora. Olha o Instagram do blog.

  • Responder novembro 7, 2019

    Rodrigo Rios

    Olá, Fabricio.

    Há três empresas de speedboat de Phi Phi para Koh Lipe. Poderi-me-a dizer qual a melhor empresa, na questão de conforto?

    Abraços fortes
    Rodrigo

    • mm
      Responder novembro 14, 2019

      Fabricio Moura

      Oi Rodrigo! Dá uma olhada na Phuket Ferry, mas honestamente, são todas desconfortáveis. Parece pau de arara.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.