Como ir do novo Aeroporto de Istambul até o centro da cidade?

Como ir do novo Aeroporto de Istambul até o centro

Inaugurado no fim de 2018, o novo Aeroporto Internacional de Istambul, desde março do ano passado está funcionando a todo vapor. Sendo agora a principal porta de entrada para a Turquia e onde você vai desembarcar vindo do Brasil no voo direto da Turkish Airlines. E aí vem a dúvida: como ir do novo aeroporto de Istambul até o centro cidade?

***

O antigo Aeroporto Ataturk era o hub da Turkish Airlines, quem já passou pelo Ataturk sabe que o aeroporto não suportava mais as operações da Turkish. Eram problemas para todos os lados, como falta de lugares para sentar, gates para embarques e desembarques, as filas quilométricas na imigração ou no embarque.

O novo aeroporto está sendo inaugurado por fases, a primeira fase está pronta e já transformou a experiência do passageiro voando com a Turkish Airlines. Leia mais sobre o novo aeroporto aqui.

Antes de explicar como ir do novo aeroporto de Istambul até o centro da cidade, vamos esclarecer algumas dúvidas?

Ilhas de check-in da Turkish


Vou viajar para Istambul, em qual aeroporto eu vou chegar?


Primeiro você precisa ficar atento ao código IATA do aeroporto que consta na sua reserva ou boarding pass. O Aeroporto Ataturk agora só atende a voos cargueiros e voos charters de alguns países da região.

Se você vai voar com a Turkish Airlines saindo do Brasil, o seu voo chegará no novo Aeroporto Internacional de Istambul. Fique muito atento caso você tenha conexão com outra companhia aérea e com código localizador diferente.

Verifique em qual aeroporto a sua companhia aérea estará operando. Lembrando que além do novo aeroporto, Istambul tem o Aeroporto Internacional Sabiha Gökçen (código SAW) e muitos voos saem de lá, principalmente as low-costs.

A Turkish Airlines passa a operar no novo aeroporto a partir de 6 de abril


Como ir do novo aeroporto de Istambul até a cidade?


Infelizmente o novo aeroporto de Istambul ainda não tem acesso ao metrô da cidade, pelo menos por enquanto. Diferente do Ataturk era atendido por uma estação do metrô e a proximidade com o centro da cidade era o único ponto positivo dele. O novo aeroporto fica distante 54 quilômetros do centro de Istambul e por enquanto, a única maneira de fazer essa viagem é de carro, ônibus ou vans.

De ônibus regular

Várias linhas regulares de ônibus estão fazendo a viagem entre a cidade e o novo aeroporto. Vou colocar aqui as principais:

  • Linha H2: Novo aeroporto x Mecidiyeköy. São 16 frequências diárias em cada sentido. Veja os horários aqui
  • Linha H3: Novo aeroporto x Halkalı. São 14 frequências diárias em cada sentido. Veja os horários aqui
  • Linha H4: Novo aeroporto x Aeroporto Ataturk. São 24 frequências diárias em cada sentido. Ideal para quem for fazer conexão no antigo aeroporto. Veja os horários aqui

Ônibus regulares


De ônibus expresso


  • Linha IST-1: Novo aeroporto x Yenikapi. São 13 frequências diárias em cada sentido. Esta estação fica no centro de Istambul e com acesso ao metrô e a rede de bondes. Certamente será a linha mais usada para quem for visitar Istambul.
    Preço: 18 liras (13 reais). Veja os horários aqui
  • Linha IST-7: Novo aeroporto x Kozyatağı. São 9 frequências diárias em cada sentido. Esta estação fica a meio caminho do Aeroporto Internacional Sabiha Gökçen.
    Preço: 25 liras (17 reais).Veja os horários aqui
  • Linha IST-19: Novo aeroporto x Taksim. São 14 frequências diárias em cada sentido.O ponto final é na Praça Taksim, certamente outro caminho muito usado por quem for visitar Istambul.
    Preço: 18 liras (13 reais).Veja os horários aqui
  • Linha IST-20: Novo aeroporto x Sultanahmet. Essa é a linha que melhor atende e foi a que eu usei. São partidas a cada 30 minutos durante o dia e de hora em hora durante a madrugada.
    Preço: 18 liras (13 reais).Veja os horários aqui

Ônibus saindo do Sultanahmet em direção ao aeroporto


Vale lembrar que os dados acima foram enviados pela administração do novo aeroporto e podem ser alterados para melhor se adequarem com as necessidades dos passageiros. 


O que fazer?


Eu peguei a linha IST-20 do ônibus expresso para ir do Sultanahmet até o aeroporto. Os ônibus são confortáveis, tem internet wi-fi e até sistema de entretenimento com portas USB.

A passagem, como dito acima, custou 18 liras e a viagem levou cerca de 1 hora.

Interior do ônibus expresso

Bilhete do ônibus

O bilhete pode ser comprado na bilheteria móvel que fica ao lado do ônibus ou quando não houver, direto com o motorista.

Outra opção, porém bem mas cara, são os serviços de transfer que tem preço médio de 15 euros e o táxi, que custam em média 60 euros o trecho.

O Uber poderia ser uma opção, mas, acreditem, o serviço não chega até o novo aeroporto. Vejam que eu fiz a simulação abaixo, na primeira imagem eu coloquei o trecho entre o novo aeroporto e o Sultanahmet no centro de Instambul e no segundo print a viagem saindo do Aeroporto Ataturk.

Como ir do novo Aeroporto de Istambul até o centro da cidade?

Sendo assim, a melhor opção é o ônibus expresso. Eu usei e gostei muito. O governo turco está prometendo o metrô até o aeroporto, inclusive na estrada tem vários outdoors com a propaganda desse serviço. Mas ainda não existe previsão de funcionamento.

Imagens: divulgação


Hospedagem perto do novo aeroporto


Se você está em busca de lugares para ficar perto do novo aeroporto de Istambul, recomendo ler este post. E logo abaixo eu já deixei as melhores opções de hospedagem em torno do aeroporto.

Yotelair Istanbul Airport Airside

Este hotel fica dentro do aeroporto, é perfeito para quem está em conexão e não quer ou não precisa sair de dentro do terminal para nada. Ele fica dentro da área fechada do aeroporto, depois do controle de passaporte.

Clique aqui

YOTEL Istanbul Airport Landside

Este hotel foi inaugurado recentemente, ele fica distante 5km do aeroporto e oferece quartos bem confortáveis e bem mais barato que o Yotelair. Por enquanto o hotel ainda não oferece transfer para o aeroporto, mas você pode pegar um táxi que vai custar pouco.

Clique aqui

Park Inn by Radisson Istanbul Airport Odayeri

Este Radisson também é uma excelente opção para quem precisa ficar perto do novo Aeroporto de Istambul. A diária lá é bem mais barata que dos outros dois hotéis que eu citei aqui no post. Ele fica um pouco mais distante do aeroporto, são 13 quilômetros, mas acho que o preço das diárias compensam.

Clique aqui



Se você estiver procurando onde ficar em Istambul, aqui no blog tem um post bem completo explicando os melhores bairros e onde você deve evitar. Veja aqui.

Veja também onde se hospedar perto do Novo Aeroporto de Istambul.

Na minha última passagem por Istambul eu fiquei no Dosso Dossi Hotels Old City. O Hotel fica no Sultanahmet, colado na Mesquita Azul e na Hagia Sofia. O hotel tem um café da manhã fantástico, além de alguns mimos como chá da tarde e sopa no fim da noite como cortesia.

Na minha primeira viagem eu fiquei em Yenikapi, e essa região é cheia de boas opções de hospedagem e eu escolhi o Marmara Place Old City Hotel e gostei muito desse hotel. A localização era perfeita, a poucos metros do metrô e apenas 2 quadras curtas do ponto de onde passam os trams em direção ao centro histórico.

Pertinho dele, e ainda mais perto do ponto dos trams, tem o Eskar Hotel, que falaram super bem dele pra mim e também é uma ótima opção de hospedagem em Istambul.

Outro hotel nessa região que estava entre os meus favoritos era o Eternity Hotel, com decoração super clean e vista incrível do salão de onde é servido o café da manhã.

Quer ficar hospedado em um hotel no melhor estilo palácio vitoriano e pagando pouco? A dica é o Deluxe Golden Horn Sultanahmet Hotel e como o nome diz, ele fica no Sultanahmet, colado nas grandes atrações de Istambul.

Agora, se você não quer arriscar e prefere ser conservador na hora de escolher onde ficar em Istambul, a dica é o Eurostars Hotel Old City. Ele fica pertinho da Ponte Galata e do Sultanahment.

Outras opções no Sultanahmet, dá uma olhada no Optmist Hotel, que tem uma vista linda da Mesquita Azul, o principal ponto turístico de Istambul. Outro hotel lindinho é o Coliseum, que fica praticamente dentro do Hipódromo e com uma vista perfeita da Mesquita Azul, Hagia Sofia e do Bósforo.


Como ir do novo aeroporto de Istambul até a cidade
Com ir do aeroporto Sabiha Gökçen até o centro de Istambul
Como usar a rede de metrô e bondes de Istambul
Imigração em Istambul
Golpes na Turquia


O que fazer em Istambul
Os bazares de Istambul
Passeio de barco pelo Estreito do Bósforo










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

24 Comentários

  • Responder março 17, 2019

    Sérgio Paulo

    Fabricio, bom dia!

    Fico muito agradecido pelas informações, pois está ajudando bastante.

    Meu voo está previsto para chegar em Istambul após 22:00 h no dia 30 de março, pela data não será afetado pela mudança de aeroporto, mas o meu voo de retorno é no dia 14 de abril, e no site da cia. aérea está mantido o aeroporto de Ataturk, pelo menos é esta a informação que aparece até o momento.

    Sabe informar se a migração dos voos da Turkish para o Novo Aeroporto de Istambul será total ou alguns voos ainda permanecerão sendo operados no aeroporto de Ataturk.

    Muito obrigado desde já!

    • mm
      Responder março 17, 2019

      Fabricio Moura

      Oi Sérgio, tudo bem? De acordo com o comunicado que a Turkish enviou pra gente, todos os voos passam a operar no novo a aeroporto a partir de 6 de abril. Pode ser que o sistema deles ainda não tenha sido atualizado e por isso ainda apareço o Ataturk, vale ficar de olho nisso. Vai que apareça um novo problema e eles adiem a migração, pq já aconteceu em janeiro isso.

  • Vc sabe se tem hotéis para passar a noite próximo ao novo aeroporto?

  • Responder abril 10, 2019

    Mary Hergert

    Fabrício, bom dia! Estivemos em Istambul e um de nossos vôos já saiu do novo aeroporto. É bem afastado mesmo da cidade e ainda estava meio confuso. Mesmo esquema de detector de metal na entrada, aeroporto imenso! Então, para quem vai agora, estejam com antecedência lá. Com relação ao transporte, conseguimos simular o Uber mas ficava quase o mesmo valor de um transfer privado (com uma agência que já tínhamos usado para um day tour a Tróia). Nesse caso, optamos pelo transfer. 50 dólares o carro para até 4 pessoas. Claro que é uma bica na alma de quem pagou 28 liras ( para 2 pessoas) na chegada ao antigo aeroporto. Nosso voo partia as 6h30 e eles nos pegaram as 03:00 no hotel na Taksim. O serviço foi bom. Vamos voltar mas para usar a hospedagem de longa conexão da Turkish. Conto como foi depois… Rsrs obrigada por sua ajuda!

    • mm
      Responder abril 10, 2019

      Fabricio Moura

      Oi Mary, excelente o seu relato. Certamente vai ajudar muita gente aqui, eu que te agradeço.

    • Responder julho 15, 2019

      Luis

      Mary, tudo bem? Você pode me indicar qual empresa você usou para tranfer do aeroporto até o centro de Istambul e quantas horas durou o trajeto. Obrigado!

  • Responder abril 10, 2019

    Rodrigo

    Olhei no link dos ônibus e agora parece que tem ônibus saindo do aeroporto ate 1:40 da madruga. Pelo me os o ist1

    • mm
      Responder abril 10, 2019

      Fabricio Moura

      Eles disseram que poderiam ampliar os horários de acordo com a demanda, tomara que tenham mais horários mesmo.

    • Responder abril 10, 2019

      Luiz Fernando

      Cara, tomara a que isso seja verdade, porque não aguento mais a ideia de ter que dormir no saguão de aeroporto para não ter que escolher entre sair do espeto pra cair na brasa com transfers e hotéis caríssimos na redondeza…

  • Responder abril 23, 2019

    PAULO JOSE BOSCARO

    Obrigado pelas informações. chegamos na maravilhosa cidade vindos de Guarulhos pelo Atatuk e no dia seguinte voamos para Lodres já pelo novo aeroporto; muito bonito, mas estava confuso. Retorno a São Paulo pelo mesmo Istambul. reservamos hotel Yotel Istambul Airport (Landside) pela Booking.com.
    Vamos precisar pegar taxi do aeroporto para o hotel?

    • mm
      Responder abril 23, 2019

      Fabricio Moura

      Oi Paulo, sim, tem que pegar um táxi até o hotel, mas é perto. Boa viagem!

  • Responder junho 19, 2019

    Patricia

    Olá Fabrício,

    Você sabe me dizer uma estimativa de taxi do aeroporto para Taksim?

    Obrigada

    • mm
      Responder junho 20, 2019

      Fabricio Moura

      Patricia, me disseram que custa em média 40 euros. É bem puxado.

  • Responder julho 15, 2019

    Luis

    Fabricio tudo bem? Obrigado pelas informações, foi o site mais completo que encontrei e graças a Deus encontrei, porque estava planejando minha ida do aeroporto de Ataturk para o centro kkk. Gostaria de algumas informações se for possível. Irei para Turquia em Setembro, só que infelizmente não terei muito tempo em Istambul, vou aproveitar apenas algumas horas. Primeiro gostaria da sua opinião sobre o tempo da conexão, vamos chegar no voo as 9:45h da manhã e sair as 17:30h, um período de 7h45min, você acha que dá tempo para dar uma voltinha no centro de Istambul? Segundo, queria saber o tempo de percurso do aeroporto até o centro. Você acha melhor ir de ônibus ou de tranfer? Sabe me informar os valores? Do ônibus, tem alguma tabela de horários e pontos de parada? Nós vamos para Sultanehmet, dar uma volta nas mesquitas e voltar. Você tem algum serviço de tranfer para indicar? Gostaria de ir de ônibus pelo preço mas talvez o transfer seja a melhor opção. Teremos que deixar nossas malas nos guarda volumes do aeroporto, sabe informar onde fica? Fabricio, me desculpa despejar esse monte de perguntas, mas estou totalmente perdido. Se puder me ajudar, ficarei muito agradecido!

  • Responder agosto 5, 2019

    cláudio luiz

    Bom dia Fabricio.
    Eu fiquei com uma dúvida: no seu site vc menciona que o Aeroporto Ataturk tem a sigla IST, e o novo Aeroporto( de onde partirão os vôos da Turkish), tem a sigla ISL. Eu chegarei de Beirute pela Turkish no dia 30 de setembro, desembarcando no novo Aeroporto e embarcarei para Paris no mesmo dia pela Air France( terei intervalo de 4h30m), no Ataturk.
    Fui em busca de outras informações no site abaixo e percebi que as siglas dos aeroportos estão diferentes das que vc mencionou.
    Obrigado

    • Responder setembro 2, 2019

      Mary

      Claudio, tem certeza que é no Ataturk? Eu tinha visto, mas posso estar enganada, que apenas aviões de carga continuariam a sair pelo Ataturk…

  • Responder dezembro 7, 2019

    Gustavo

    Na simulação do uber aparece Taxi Yellow e Taxi Turquoise, mas no local do preço aparece taxímetro.

    • mm
      Responder dezembro 7, 2019

      Fabricio Moura

      Sim, o Uber lá é operado pelos táxis

  • Responder janeiro 17, 2020

    Maris vbotari

    Nossa, Fabricio, vim te agradecer: procurei esta informação na internet inteirinha, rsrsrs “Como ir do novo aeroporto de Istambul até a cidade? Infelizmente o novo aeroporto de Istambul não tem acesso ao metrô da cidade, pelo menos por enquanto.” .

    Muito Obrigada mesmo.

    • mm
      Responder janeiro 17, 2020

      Fabricio Moura

      Opa! Quem bom que ajudeu, Maris =)

  • Responder fevereiro 28, 2020

    Liany A Garves

    Muito bom Fabricio! Viajo em breve para Istambul e sabia que já seria o novo aeroporto, mas ainda não sabia nenhum detalhe sobre ele, principalmente como ir do aeroporto para o centro da cidade! Muito obrigada pelo post detalhado.

    • mm
      Responder fevereiro 28, 2020

      Fabricio Moura

      Opa! Obrigado, Liany! O Novo aeroporto é sensacional, passei por ele há menos de 10 dias.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.