O que fazer em Doha no Qatar em um roteiro de 3 dias

Sede da Copa do Mundo de 2022, Doha é uma das cidades mais importantes do oriente médio. Hub internacional da Qatar Airways, a cidade desponta como um dos destinos mais interessantes a ser descoberto. Neste post eu trago um roteiro completo com o que fazer em Doha, no Qatar em 3 dias.

***

Depois de passar diversas vezes por Doha em Conexão, eu resolvi que a cidade precisava entrar no meu roteiro de volta ao mundo. Eu fiquei 5 noites em Doha, inicialmente achei que seria muito tempo. Mas foram tantas opções com o que fazer em Doha, que eu não tive dúvidas de que tinha feito a escolha certa.


Sobre o Qatar


O Qatar é um pequeno país localizado no Golfo Pérsico, pertinho de Dubai e Abu Dhabi. O Qatar ocupa uma área de pouco mais de 11 mil quilômetros quadrados e tem uma população de 2 milhões e meio de habitantes. De clima desértico, o país é envolvido pelo mar do Golfo Pérsico e tendo apenas a Arábia Saudita como única fronteira terrestre. Fronteira esta que está fechada desde 2017, já que os países vizinhos romperam as relações com o Qatar. Mas fique tranquilo pois isso não vai mudar em nada a sua viagem.

o que fazer em Doha
Oryx, um dos animais símbolos do Qatar

Agora uma informação muito importante: estamos falando do país mais rico do mundo! O Qatar está plantando em cima de reservas de petróleo e da terceira maior reserva de gás natural do mundo. Antes da descoberta do petróleo, com a ajuda dos britânicos, a principal economia do país era a extração de pérolas. Por todos os cantos de Doha vemos traços fortes dessa herança. Seja em seus museus, nos barquinhos que faziam a colheita e hoje são usados para passeios ou no The Pearl, praticamente uma mini-cidade inspirada em um colar de pérolas.

Mas calma, apesar de ser o país mais rico do mundo, o Qatar não é o país mais caro do mundo para visitar. Dá para se divertir muito em Doha sem gastar rios de dinheiro. Recomendo ler o meu post com um resumão sobre Doha para você preparar a sua viagem.

o que fazer em Doha
O que fazer em Doha

O que fazer em Doha


Souq Waqif

Se você estiver procurando o que fazer em Doha, recomendo começar o seu roteiro pelo Souq Waqif. O grande coração cultural e social do Qatar, o Souq Waqif é um antigo mercado onde beduínos traziam suas mercadorias – como ovelhas, cabras e lãs – para trocar por itens essenciais.

Souq Waqif o que fazer em Doha
Souq Waqif

Se você caiu de paraquedas aqui, Souqs são mercados tradicionais encontrados na maioria das cidades árabes, especialmente no norte da África e nos países da região do Golfo Pérsico. Até os anos 70, as águas do Golfo Pérsico chegavam até o Souq. E como o mercado costumava ser inundado com o vai e vem da maré, os comerciantes trabalhavam em pé, em barracas improvisadas. Daí o nome Souq Waqif, onde “Waqif” significa “em pé” em Árabe. E se alguma vez você já esteve em um Souq, esqueça completamente a sua experiência. Primeiramente, em Doha não há assédio com os visitantes e em segundo lugar, o Souq Waqif é perfumado, limpo e agradável.

Leia o post completo sobre o Souq Waqif

o que fazer em Doha
Paredes de barro e com as vigas expostas

Museu de Arte Islâmica

Pertinho do Souq Waqif fica o Museu de Arte Islâmica, perfeito para a segunda parada no seu roteiro em Doha.

De linhas retas – uma das características da arte islâmica – o museu é um projeto do arquiteto Ieoh Ming Pei. Que em seu portfólio tem a Pirâmide do Louvre em Paris. Ming Pei viajou pelo mundo estudando a arte islâmica para criar o museu que ele considerou a sua maior obra, a sua Monalisa. O museu tem pátios laterais com enormes janelas de onde temos uma vista sensacional do Skyline e da parte antiga de Doha.

Museu de Arte Islâmica o que fazer em Doha
Museu de Arte Islâmica

A coleção do museu tem peças de diversas partes do mundo islâmico, do Oriente Médio a África, Europa e Ásia. Tapeçarias lindíssimas, pinturas, louças, porcelanas de séculos de história e jóias, muitas jóias. Muitas peças faziam parte da coleção particular da família Al Thani, que são os governantes do Qatar.

Leia o post completo sobre o Museu de Arte Islâmica

o que fazer em Doha
Pátio com vista para o skyline de Doha

Mia Park

Depois de conhecer o Museu de Arte Islâmica, aproveite também para passear pelo MIA Park, um parque que foi construído ao lado do museu. No fim dele existe um imenso gramado que parece com as montanhas dos Teletubbies e de lá temos uma vista linda do skyline de Doha. Carrinhos de golfe fazem o trajeto gratuito do estacionamento do museu até o parque, algo muito útil no calorão de Doha.

o que fazer em Doha
O que fazer em Doha: MIA Park

Museu Nacional do Qatar

O bacana de Doha é que muitos dos principais pontos turísticos da cidade ficam próximos, é o caso do Museu Nacional do Qatar que fica a uma curta caminhada do Museu de Arte Islâmica.

O museu foi inaugurado esse ano, o projeto é do arquiteto francês Jean Nouvel que se inspirou na rosa do deserto para desenhar a estrutura com círculos de diferentes tamanhos e ângulos, que se unem para abrigar 11 galerias.

o que fazer em Doha: Museu Nacional do Qatar
O que fazer em Doha: Museu Nacional do Qatar

A Rosa do Deserto é uma formação mineral que acontece debaixo das areias do deserto do Qatar, quando milhares de grãos de areia cristalizada se unem criando uma formação mineral que se assemelha a uma rosa. 

Dentro do Museu Nacional do Qatar temos uma experiência totalmente sensorial, com instalações multimídia que conta a história da formação do Qatar. Da fauna, os primeiros povos, a vida no deserto, a colheita das pérolas e o descobrimento do petróleo. 

Leia mais sobre o Museu Nacional do Qatar

O que fazer em Doha
Instalação multimídia

Corniche e passeio de barco

O Corniche é o grande calçadão a beira mar  em Doha. Atravessando uma área enorme da cidade, em uma das extremidades fica o fantástico Museu Nacional do Qatar e na outra ponta toda a modernidade do skyline de West Bay. 

Ao longo dessa área muito agradável de Doha, temos ainda o igualmente fantástico Museu de Arte Islâmica e um pouco mais adiante o Souq Waqif, dois lugares imperdíveis de Doha.

O que fazer em Doha
Corniche

Aproveite o fim de tarde para fazer um passeio de barco pela baía nos tradicionais dhows – barquinhos que antigamente eram usados na colheita das pérolas. E se você pensa que o passeio de barco é algo bem turistão, se engana. Não vai ser difícil ver famílias inteiras, principalmente nas sextas-feiras – alugando os barcos para suas celebrações com muita música, dança e zero álcool.

Leia mais sobre o Corniche e o passeio de barco

O que fazer em Doha
Passeio nos dhows

Skyline

O famoso Skyline de Doha fica em Westbay, a parte mais moderna da cidade. O conjunto de prédios modernos compõem um dos cartões postais mais famosos de Doha e traduz perfeitamente a faceta moderna do Qatar. 

Edifícios projetados para encantar e que abrigam de hotéis de luxo a sede de grandes empresas, como a Qatar Petroleum e a rede de TV Al Jazeera.

O bacana do Skyline é admirar a sua arquitetura e o melhor horário é do fim de tarde para a noite, quando os prédios iluminados dão um show.

Corniche O que fazer em Doha
Skyline de Doha

Biblioteca Nacional do Qatar

A Biblioteca Nacional do Qatar ocupa um prédio novíssimo dentro da Cidade da Educação de Doha. Um lugar que abriga os campus de importantes universidades de todo o mundo. O novíssimo edifício abriu as portas em 2018 e surpreende pela arquitetura e também pelos tesouros que abriga.

Mais do que uma simples biblioteca, a Biblioteca Nacional do Qatar guarda a mais importante coleção de textos e manuscritos da civilização árabe-islâmica do Oriente Médio. São textos escritos por exploradores que passaram pela região há séculos, manuscritos árabes, mapas, globos, instrumentos de cartografia e fotos históricas.

Leia mais sobre a Biblioteca Nacional do Qatar

Biblioteca Nacional do Qatar O que fazer em Doha
Biblioteca Nacional do Qatar

Katara Cultural Village

Eu já falei algumas vezes aqui que o Qatar é um país que preserva muito bem a sua cultura, e isso o difere de muitos vizinhos na região. E o Katara Cultural Village é um grande complexo de cultura e entretenimento catari.

Inaugurado em 2010, o complexo reúne mesquitas – mesquita azul e a mesquita dourada toda revestida com pastilhas banhadas a ouro – a sede da Orquestra Filarmônica do Qatar, um anfiteatro lidíssimo a céu aberto, museus, restaurantes, praia ao estilo Qatar e claro, shopping! Falando nisso, dentro do Katara Cultural Village fica um shopping com ar condicionado ao ar livre, o Katara Plaza! Sim, amigos, os corredores a céu aberto tem ar condicionado e imensas esculturas de Cristal de Murano, aquele cristal caríssimo feito na Itália.

O melhor horário para visitar o Katara Cultural Village é depois das 17h e em breve ele estará conectado com a estação Katara do metrô de Doha.

O que fazer em Doha
O que fazer em Doha: Katara Cultural Village

The Pearl

A Pérola praticamente uma mini-cidade dentro de Doha, coladinha no Katara Cultural Village e a 350 metros de West Bay e do famoso Skyline de Doha.

Chegando em Doha, a Pérola é uma das primeiras imagens que vemos da janela do avião. É aquele tipo de construção que já salta aos olhos e o seu formato remete a colares de pérolas.

O que fazer em Doha
The Pearl

O complexo é dividido em 10 distritos temáticos, é uma coisa meio Disney. O mais bacana é o bairro inspirado em Veneza. Tem até barquinhos que circulam pelos canais levando as pessoas entre as vilas. No total, a Pérola pode receber até 50 mil moradores.

O que fazer em Doha
O que fazer em Doha: The Pearl

Os Shoppings de Doha

Eu não sou fã de shoppings e dificilmente colocaria um centro de compras nos meus roteiros de viagem. Mas Doha tem shoppings que são verdadeiras atrações turísticas. Como disse acima, o Katara Plaza vale a visita. Especialmente por ter ar condicionado ao ar livre!

O que fazer em Doha
Árvores de cristal e ar condicionado ao ar livre

Outro muito bacana é o Villaggio Mall, que por dentro é todo inspirado em Veneza e tem um incrível céu artificial, canais e passeios de gôndola.

Mas o shopping que mais chamou a minha atenção foi o Alhazm. Um colosso de mármore com ornamentos árabes esculpidos a mão e teto abobadado de vidro que reproduzem a magnífica Galleria Vittorio Emanuele II de Milão. Apesar de novo, ele já ganhou o título de coolest and most cultured new malls pelo Jornal The New York Times.

Alhazm
Sim, isso é um shopping

As partes externas do Alhazm são cercadas de jardins e fontes, gazebos e centenas de oliveiras de mais de 200 anos importadas da Espanha.


Confiram o vídeo com 10 coisas para fazer em Doha:



Sugestão de roteiro em Doha


Dia 1: Museu de Arte Islâmica, MIA Park, Souq Waqif
Dia 2: Museu Nacional do Qatar, Corniche, Westbay e passeio de Dhow
Dia 3: Biblioteca Nacional do Qatar, The Perl, Katara Cultural Village


Dica de guia em Doha


Em Doha é bacana contratar um guia, nem que seja por um dia para que você conheça um pouco mais da cultura local. Eu fiz dois passeios com a Luci da DohaExperience. Uma guia brasileira que trabalha em Doha e que é especializada em receber brasileiros. O preço varia de acordo com tempo e roteiro. Recomendo entrar em contato com ela pelo Instagram e pedir um orçamento. Os roteiros são personalizados de acordo com o visitante.

O que fazer em Doha
Luci da Doha Experience


Eu escrevi um post super detalhado com dicas de onde ficar em Doha e também onde evitar. Recomendo a leitura.

A melhor região para ficar em Doha é no Souq Waqif, ou ao redor dele. Dentro do Souq existem alguns hotéis excelentes, como o Souq Waqif Boutique Hotels da Tivoli que tem uma localização excelente. Ou o Al Najada Doha Hotel, que também é da Tivoli e fica em frente ao Souq, assim como o Al Najada Doha Hotel Apartments by Oaks que é um aparthotel.

Outra opção é o Alwadi Hotel Doha MGallery, que fica em um dos outros lados do Souq e com excelente localização. O Kingsgate Hotel Doha, que foi onde eu já fiquei duas vezes e me agradou bastante.

Outras opções na mesma região, temos o Horizon Manor Hotel, ao lado do Museu de Arte Islâmica, assim como Saraya Corniche Hotel e o Best Western Plus Doha.


Dicas para organizar a sua viagem
Quanto custa viajar para o Qatar
Como é passar pela imigração em Doha
Como se vestir no Qatar
Voando para Doha com a Qatar Airways em Classe Executiva
Voando para Doha com a Qatar Airways em Classe Econômica


Roteiro completo em Doha em 3 dias
O que fazer em Doha em uma conexão
Museu de Arte Islâmica
Museu Nacional do Qatar
Souq Waqif
Corniche e passeios de barco pelo mar de Doha
Biblioteca Nacional do Qatar










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


Compartilhe este post:

mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

16 Comentários

  • Responder dezembro 25, 2019

    Diego Cabraitz Arena

    Que legal seu roteiro. Fiquei por lá 3 dias também, e da sua lista a unica coisa que nao fiz foi o MIA park.
    Eu queria muito ter feito o passeio do deserto, mas não deu tempo. Adorei conhecer Doha.

    • mm
      Responder dezembro 26, 2019

      Fabricio Moura

      Eu também não fiz o passeio do deserto, mas eu vou voltar em dezembro de 2020 e certamente farei esses passeios.

  • Responder dezembro 26, 2019

    Fernanda Scafi

    É incrível como até bem pouco tempo atrás, nem existia a possibilidade de fazer turismo em Doha (ou Dubai por ex) rs. Não é o tipo de destino que me programaria para fazer uma viagem específica, mas adoraria fazer uma conexão e ficando algumas noites em Doha!

    • mm
      Responder janeiro 23, 2020

      Fabricio Moura

      Eu fui para Doha sem expectativas, mas fiquei tão surpreso que volto agora em fevereiro para uma conexão longa e pretendo ir pra Copa.

  • Responder janeiro 7, 2020

    ana paula

    O Qatar é um destino que quero muito conhecer. E Doha parece ser maravilhosa.

    • mm
      Responder janeiro 23, 2020

      Fabricio Moura

      Linda e não é tão caro como eu imaginei que fosse.

  • Responder janeiro 22, 2020

    Leo Vidal

    Que locais incríveis que você retrata no seu roteiro do que fazer em Doha. Bom saber que 3 dias são suficiente para conhecer as principais atrações.

    • mm
      Responder janeiro 23, 2020

      Fabricio Moura

      Cidade linda, povo muito educado e respeitoso. Eu amei e vou voltar mais vezes.

  • Responder janeiro 23, 2020

    Flávia Donohoe

    Eu gostei muito de Doha e foi uma pena que não pude conhecer mais, mas quero voltar em uma outra conexão e conhecer mais da cidade.

    • mm
      Responder janeiro 23, 2020

      Fabricio Moura

      Volta sim! Eu vou passar por lá de novo em fevereiro.

  • Responder janeiro 24, 2020

    Edson Amorina Jr

    Eu só conheci o aeroporto, quando fui para Dubai. Que pena que perdi tantas coisas em Doha. Gostei bastante de saber de suas atrações.

    • mm
      Responder janeiro 24, 2020

      Fabricio Moura

      Oi Edson, vale muito a pena explorar mais esse canto do mundo. Me apaixonei por Doha.

    • Responder fevereiro 26, 2020

      Elisabete Lopes

      Meu marido trabalha em Doha e venho cá algumas vezes e o passeio no deserto com a 365Adventures é maravilhoso ( e arriscado) mas vale a pena pela adrenalina! Também ir à banana Island faz-nos sentir nas Maldivas e Sealine tem todos os desportos náuticos. A não perder!

  • Responder janeiro 24, 2020

    Maiza

    Muito bem escrito o seu post! Parabéns!

    • mm
      Responder janeiro 24, 2020

      Fabricio Moura

      Super obrigado, Maiza =)

  • Responder janeiro 26, 2020

    Marcela

    Tenho lido bastante sobre Doha e o Qatar e estou apaixonada! Parece mesmo um destino incrível 🙂 Já quero conhecer

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.