Lusail: a cidade que o Qatar criou para a Copa do Mundo

O que acontece em um país tão pequeno, que decide sediar uma Copa do Mundo de futebol, mas que não possui o número de cidades suficientes para abrigar um evento de grandes dimensões como este? A resposta é bem simples: vamos fazer uma cidade! E foi assim que surgiu Lusail, uma das cidades sede da Copa do Mundo do Qatar.

***

Em lugares como o Qatar, onde dinheiro não é um problema, o limite é a imaginação. Depois que o país ganhou (ou comprou) o direito de ser o país sede da Copa do Mundo de 2022, o Qatar virou um gigantesco canteiro de obras.

Leia mais:
Regras atualizadas para entrar no Qatar
Onde ficar em Doha
O que fazer em Doha em 3 ou 4 dias

Estádio ultramodernos literalmente brotaram das areias da península arábica, assim como toda uma infraestrutura de primeiro mundo para fazer bonito. Bairros, pontos turísticos, novos hotéis, condomínios, shoppings e uma imensa rede metroviária foram criados. 


Vídeo

Vídeo

Entretanto, em um país de pouco mais de 2 milhões de habitantes, em uma área de cerca de 11 mil quilômetros quadrados, faltava um componente importante para receber uma Copa do Mundo: cidades-sede! E foi aí que os organizadores do Comitê Supremo da Copa do Qatar resolveram criar uma cidade do zero, Lusail.

Lusail
Letreiro, daqueles que toda cidade costuma ter

Fazendo uma cidade brotar das areias do deserto


Na verdade, não foi totalmente do zero assim, já que no lugar existia uma simples vila de pescadores de mesmo nome. Foi ali também que o xeque Jassim bin Mohammed bin Thani morou após a fundação do Qatar. Porém, ao longo dos anos, a região ao norte de Doha nunca se desenvolveu. E o projeto de criação de Lusail já existia antes do país ser anunciado em 2010 como sede do evento da FIFA, contudo, a Copa foi catalisador para tirar Lusail do papel e fazer a cidade brotar das dunas do deserto.

Lusail
Estádio de Lusail

Palco dos jogos de abertura e encerramento da Copa do Qatar, a cidade moderna e sustentável foi construída com um investimento inicial de 45 bilhões de dólares.

Toda a infraestrutura que uma cidade precisa para funcionar foi criada em poucos anos. Por mais que a cidade ainda tenha um ar de cidade fantasma, e a razão disso é que ela ainda está sendo habitada lentamente, Lusail já desponta com uma das mais modernas e sustentáveis cidades do mundo.

Lusail
Katara Towers

Ocupando uma área de 38km², Lusail vai funcionar como um reloginho, onde a inovação, inteligência, sustentabilidade e a infraestrutura foram combinados para trabalharem juntas. 


O destino de Lusail depois da Copa


A cidade foi criada para receber 250 mil pessoas durante a Copa e um dos desafios é fazer Lusail acontecer depois do evento da FIFA. Para isso, o Qatar vai criar 190 mil vagas de emprego para atrair novos moradores para Lusail e desafogar a capital, Doha, distante cerca de 20 km.

Lusail
Cidade fantasma

A cidade é conectada com Doha através da linha vermelha do metrô, a mesma que chega até o Aeroporto Internacional Hamad. São 6 estações dentro de Lusail e além disso, a cidade conta com uma rede de 38 km de trilhos onde corre o Tram de Lusail, atendendo 25 estações. Largas avenidas, super túneis subterrâneos, soluções de transporte marítimo completam o leque de mobilidade urbana.

Mesmo ainda tendo o aspecto de cidade fantasma, Lusail promete ser uma das grandes estrelas da Copa do Mundo do Qatar. A pergunta que fica é se o Qatar vai conseguir povoar a cidade depois do evento.

Lusail
Estação de metrô e centro financeiro ainda desabitado

Eu estive em Lusail duas vezes, em 2019 e já me surpreendi com o que havia sido criado, porém, não existia uma viva alma nas ruas, além dos trabalhadores da construção civil em sua maioria da Índia, Paquistão e Bangladesh.

Na segunda visita, em setembro de 2022, Lusail já tinha ares de cidade. Já existia vida nas ruas, bem discreta, mas já existia. Parecia um grande cenário de filme esperando atores e equipes de produção para começar a gravar um filme daqueles blockbusters com Tom Cruise no elenco.

Lusail
A noite parece uma Las Vegas do Oriente Médio, sem jogos, obviamente

O que impressiona em Lusail não são os prédios, as ruas ou os dispositivos high tech… mas o que o dinheiro pode construir sustentado pela ambição de um dos menores países do mundo, mas que também é um dos mais ricos.

Será que Lusail seguirá sendo um farol de inovação no meio do deserto da península arábica, ou pode cair no ostracismo e ser engolida pelas areias do deserto?

***


Eu escrevi um post super detalhado com dicas de onde ficar em Doha e também onde evitar. Recomendo a leitura.

A melhor região para ficar em Doha é no Souq Waqif, ou ao redor dele. Dentro do Souq existem alguns hotéis excelentes, como o Souq Waqif Boutique Hotels da Tivoli que tem uma localização excelente. Ou o Al Najada Doha Hotel, que também é da Tivoli e fica em frente ao Souq, assim como o Al Najada Doha Hotel Apartments by Oaks que é um aparthotel.

Outra opção é o Alwadi Hotel Doha MGallery, que fica em um dos outros lados do Souq e com excelente localização. O Kingsgate Hotel Doha, que foi onde eu já fiquei duas vezes e me agradou bastante.

Outras opções na mesma região, temos o Horizon Manor Hotel, ao lado do Museu de Arte Islâmica, assim como Saraya Corniche Hotel e o Best Western Plus Doha.


Dicas para organizar a sua viagem
Quanto custa viajar para o Qatar
Como é passar pela imigração em Doha
Como se vestir no Qatar
Voando para Doha com a Qatar Airways em Classe Executiva
Voando para Doha com a Qatar Airways em Classe Econômica


Roteiro completo em Doha em 3 dias
O que fazer em Doha em uma conexão
Museu de Arte Islâmica
Museu Nacional do Qatar
Souq Waqif
Corniche e passeios de barco pelo mar de Doha
Biblioteca Nacional do Qatar
Mesquita Nacional do Qatar

mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, sou designer gráfico que cansou da vida no escritório e decidiu abraçar o mundo. Nestas andanças já foram 65 países e a sede por novas descobertas é cada vez maior. Venham descobrir o mundo comigo!

1 Comentário

  • Responder novembro 16, 2022

    Foca

    Cara. E a gente reclamando que gastaram uma fortuna para fazer estádios. Lá os caras constroem uma cidade nova.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.