Embaixo das areias do deserto do Qatar acontece um fenômeno natural conhecido como “Rosa do Deserto”. Quando milhares de grãos de areia cristalizada se unem criando uma formação mineral que se assemelha a uma rosa. Essa formação tão típica do Qatar serviu de inspiração para o design do novíssimo Museu Nacional do Qatar, que é o assunto desse post.
***
Eu já falei aqui no blog como me impressiona a forma com que o Qatar preserva as suas raízes históricas sem deixar de mirar no futuro. E vemos essa combinação o tempo inteiro em Doha, como no Museu de Arte Islâmica, que eu já mostrei aqui. E o Museu Nacional do Qatar é mais um belíssimo exemplo dessa mistura.
Leia mais:
Regras atualizadas para entrar no Qatar
Onde ficar em Doha
O que fazer em Doha em 3 ou 4 dias
O museu foi inaugurado esse ano, o projeto é do arquiteto francês Jean Nouvel que se inspirou na rosa do deserto para desenhar a estrutura com círculos de diferentes tamanhos e ângulos, que se unem para abrigar 11 galerias.
A estética futurista criada a partir de algo orgânico e tão antigo tem cor de areia e se funde perfeitamente com os arranha céus espelhados do skyline de Doha. O museu foi construído na beira do mar e onde ficava o antigo palácio real do Qatar, do monarca Sheikh Abdulla Bin Jassim Al Thani. Entretanto o antigo palácio não foi demolido, mas sim integrado ao novíssimo museu. Mais uma vez, o casamento perfeito de passado com futuro.
Um museu que conta a formação do Qatar
Dentro do museu temos uma experiência totalmente sensorial, com instalações multimídia que nos transporta para o fundo do mar do Golfo, emergindo nas areias do deserto para entender a formação natural do Qatar. É o começo de tudo, como o país nasceu e sua fauna se desenvolveu.
Passando para a ocupação dos primeiros povos, o desenvolvimento da sociedade qatari. O estilo de vida no deserto, movimentos migratórios, a exploração da costa e a colheita das pérolas que foi tão importante para o país antes do descobrimento o petróleo. E tudo o que veio com o petróleo e toda a aceleração econômica que promoveu a prosperidade do país. Tornando hoje o Qatar o país mais rico do mundo.
E essa viagem acontece de forma orgânica, como as curvas das pétalas do museu, caminhamos de fase em fase. A cada galeria uma nova surpresa, uma nova descoberta. O Museu Nacional do Qatar está entre os museus modernos mais incríveis que eu já visitei.
Uma verdadeira viagem no país da Copa do Mundo de 2022, desde as suas origens pré-históricas até a atualidade.
Como visitar o Museu Nacional do Qatar
O Museu Nacional do Qatar fica pertinho do Museu de Arte Islâmica e do MIA Park. Uma ótima opção é combinar os dois museus em um dia. Entretanto, reserve pelo menos uma tarde inteira para conhecer o Museu Nacional do Qatar.
A melhor forma de chegar é de metrô, através da Linha Ouro do Metrô de Doha, descendo na Estaç˜ão National Museum. Veja aqui como usar o metrô de Doha.
A entrada do museu custa 50 Rials, mas você pode comprar o Museum Pass por 100 Rials que dá acesso também ao Museu de Arte Islâmica, além de outros museus por 3 dias. E foi exatamente o que eu fiz.
Estudantes pagam meio e carteirinhas de estudante do Brasil são aceitas.
Minha dica de roteiro aqui é começar o dia no Museu de Arte Islâmica, passar a tarde no Museu Nacional e fechar o dia no Souq Waqif. E dá para fazer tudo isso a pé, claro, desde que a temperatura não esteja batendo os 42 graus.
Vídeo:
Museu Nacional do Qatar, Museu de Arte Islâmica, MIA Park, Biblioteca Nacional do Qatar e jantar no Souq Waqif:
Eu escrevi um post super detalhado com dicas de onde ficar em Doha e também onde evitar. Recomendo a leitura.
A melhor região para ficar em Doha é no Souq Waqif, ou ao redor dele. Dentro do Souq existem alguns hotéis excelentes, como o Souq Waqif Boutique Hotels da Tivoli que tem uma localização excelente. Ou o Al Najada Doha Hotel, que também é da Tivoli e fica em frente ao Souq, assim como o Al Najada Doha Hotel Apartments by Oaks que é um aparthotel.
Outra opção é o Alwadi Hotel Doha MGallery, que fica em um dos outros lados do Souq e com excelente localização. O Kingsgate Hotel Doha, que foi onde eu já fiquei duas vezes e me agradou bastante.
Outras opções na mesma região, temos o Horizon Manor Hotel, ao lado do Museu de Arte Islâmica, assim como Saraya Corniche Hotel e o Best Western Plus Doha.
Dicas para organizar a sua viagem
Quanto custa viajar para o Qatar
Como é passar pela imigração em Doha
Como se vestir no Qatar
Voando para Doha com a Qatar Airways em Classe Executiva
Voando para Doha com a Qatar Airways em Classe Econômica
Roteiro completo em Doha em 3 dias
O que fazer em Doha em uma conexão
Museu de Arte Islâmica
Museu Nacional do Qatar
Souq Waqif
Corniche e passeios de barco pelo mar de Doha
Biblioteca Nacional do Qatar
Mesquita Nacional do Qatar
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.
Parabéns pelo tour a Doha. Lugares que eu gostaria de conhecer além de Doha, seria Dubai e Abu Dhabi, embora Abu Dhabi seja a parte industrial de Dubai, deve ter seus encantos.
O Oriente me fascina, tudo muito grandioso. Parabéns mais uma vez.
Obrigado, Isabel! Tem outros posts aqui sobre Dubai e Abu Dhabi, que tem lugares muito interessantes também. Vale a visita.