Como é passar pela imigração em Dubai e como pedir o visto

imigração em Dubai

A primeira coisa que você precisa ter em mente se vai viajar para os Emirados Árabes Unidos e fazer imigração em Dubai, é que todo o procedimento é mais simples do que você possa imaginar. Mas existem algumas regras e dicas que eu vou explicar nesse post. Mas antes, vamos do começo a história.

Quando eu voltei da Ásia para o Brasil eu tinha 18 longas horas de escala em Dubai. Honestamente, não estava disposto a pagar 70 dólares pelo visto de trânsito para dar uma saidinha do aeroporto para conhecer a cidade e voltar correndo a tempo de pegar meu voo para o Brasil na manhã do dia seguinte.

Considerando que eu usaria o metrô para ir e ir e assim economizaria mais alguns dólares com transporte. Achei um investimento muito alto para poucas horas de permanência.

Quando eu estava na Malásia, eu entrei em contato com a Emirates explicando da longa conexão e se a gente conseguia antecipar o voo. Sem resposta! Enfim, passou. Já estava imaginando o que fazer naquelas 18 horas no aeroporto de Dubai. Claro, estamos falando de um dos melhores aeroportos do mundo, não do aeroporto de Piraporinha do Norte.

O aeroporto de Dubai parece um shopping gigantesco

O aeroporto de Dubai parece um shopping gigantesco

Quando eu cheguei em Bangkok, semanas depois, para pegar meu voo para Dubai, para minha surpresa tinha uma cortesia da Emirates: um visto de trânsito para até 96 horas em Dubai, três vouchers de alimentação e 6 horas de hospedagem no hotel do aeroporto. Pensa na minha felicidade?

Depois de um voo de 6 horas até os Emirados, pousamos em Dubai e pronto para tentar conhecer ao máximo da cidade. Se você quiser saber como é voar com a Emirates, dá uma olhada nos posts abaixo:

Como é voar na Emirates de São Paulo para Dubai
Como é voar no A380 da Emirates, o maior avião do mundo


Imigração em Dubai


Logo após o desembarque, imediatamente passamos pelo raio-x, antes de ter acesso a qualquer outra parte do aeroporto, seja para quem vai fazer conexão ou para quem vai para a imigração.

O setor de imigração em Dubai é moderno e funcional, não tem fotos pois como em todas as imigrações do mundo, fotos são proibidas.

Cheguei no balcão da imigração e o oficial me atendeu com um inglês impecável, viu que meu visto era de trânsito emitido pela Emirates, pediu para ver o comprovante de hospedagem no hotel do aeroporto, viu o cartão de embarque do voo de Dubai para São Paulo e ainda “lamentou que eu fosse ficar tão pouco tempo na cidade, que era para voltar em outra ocasião”. Visto de trânsito carimbado e pronto.

Retirei a minha mala que já estava na esteira, passei pelo raio-x mais uma vez e já estava no saguão do gigantesco Terminal 3 da Emirates em Dubai.

Área de restituição de bagagens

Área de restituição de bagagens

Eu achava que a imigração em Dubai seria super rígida, por se tratar de um país árabe, mas foi o contrário, bem fácil e rápido. Dubai é uma cidade internacional, um grande hub e centro financeiro, é natural que as coisas sejam mais facilitadas mas sem deixar a segurança de lado.

Algumas dicas: Leve sempre duas cópias do visto impresso, pois alguns passageiros são selecionados para passarem por uma triagem biométrica da retina e eles pedem uma cópia do visto. Quem não tiver, paga uma multa 10 dólares que nada mais é que uma taxa para tirarem uma cópia seu visto. Eita xérox cara!

Tenha sempre o comprovante de hospedagem e a passagem de volta, podendo ser aquele comprovante que recebemos por email quando compramos uma passagem aérea.

Também é importante dizer que quem tem carimbo de Israel no passaporte pode ter dificuldade de entrar tanto nos Emirados e no Qatar também.

Mesmo Dubai sendo uma cidade menos rígida que outras cidades árabes, existem algumas restrições a vestimentas e comportamento. Como na plaquinha abaixo que fica em alguns lugares públicos, além de ser proibido bebidas alcoólicas.


Como conseguir o visto para os Emirados Árabes


O visto para os Emirados só pode ser solicitado por uma empresa que tenha sede lá, um sponsor, você não pode simplesmente chegar no consulado e pedir um visto. Mas a coisa é bem facilitada.

Se você vai voar pela Emirates, ao terminar a compra da passagem, a empresa já oferece o serviço de emissão de vistos de 96 horas (visto de trânsito para no mínimo 8 horas e máximo de 4 dias), 30 ou 90 dias de permanência. Mais informações nessa página do site da Emirates: emirates.com/visa.

O visto de trânsito custa 70 dólares americanos quando emitido pela Emirates, mas ele também pode ser solicitado na hora no Aeroporto de Dubai (visa on arrive) no balcão da empresa Marhaba, só que lá, o mesmo visto é “vendido” por 200 dólares. (site: marhabaservices.com), ela é a empresa recomendada pelo consulado para emissão de vistos.

Cidadãos brasileiros só podem solicitar o visto de trânsito on arrive, para permanência de mais de 96 horas o visto deve ser solicitado antes de chegar aos Emirados.

Caso você não esteja voando com a Emirates, a maioria dos hotéis de Dubai também oferecem esse serviço, mas aí cada um cobra uma taxa diferente. Vale verificar se o hotel oferece esse serviço e os valores.

Se você vai voar para os Emirados via Abu Dhabi com a Etihad Airways, a empresa também oferece o serviço de emissão de vistos, mais informações nessa página: etihad.com/visa.

Requisitos para a emissão de visto

Tanto para visto de trânsito quanto vistos de turismo, você precisa ter:

– Passaporte com validade de 6 meses após o término da viagem;
– Comprovantes de hospedagem com confirmação do hotel;
– Comprovante de compra de passagem para outro destino. O país não pode ser seu destino final;
– Seguro viagem
– Comprovante de renda
– Pode ser solicitado um limite no cartão de crédito de R$8.700,00 para vistos de turismo. O valor é bloqueado no cartão e liberado ao deixar o país.

Independente de qual for o seu sponsor, ele vai te enviar o seguinte formulário para emissão do visto: http://www.uaeinteract.com/travel/uae_visa.pdf

Tempo de emissão

Todo procedimento é bem rápido, no meu caso a Emirates fez tudo e só me entregou quando fiz o check-in em Bangkok, mas o visto demora em média uma semana para ser emitido.

Minha dica

Dubai não é uma cidade grande, e raramente é o destino final de turismo, geralmente é um lugar de trânsito. Para isso, o visto de trânsito de 96 horas (4 dias) é suficiente para passear bem pela cidade e menos burocrático e mais barato que um visto de 30 dias.


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

4 Comentários

  • Responder fevereiro 18, 2017

    Lucas prado valverde

    Eu quero ir pra morar em Dubai ficar escondido será que consigo?

    • mm
      Responder fevereiro 19, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Lucas, não entendi a sua pergunta.

  • Responder março 28, 2017

    Michele Rocha

    Uau!!! adorei a super dicas!! Fabricio.. minha grande duvida é?? eu não sei falar em inglês entendo um pouco o espanhol?? isso seria complicado passar ma imigração de Dubai???

    • mm
      Responder março 28, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Michele, tudo bem? Infelizmente só em inglês ou no idioma local. O espanhol não vai ajudar muito.

Deixe uma resposta