Como é voar na classe executiva da Qatar Airways no Boeing 787

executiva da Qatar Airways no Boeing 787

Dando continuidade ao meu trip report de Varsóvia a Bangkok, neste post eu vou contar como é voar na executiva da Qatar Airways no Boeing 787 Dreamliner. Se você não leu o post anterior, recomendo a leitura, nele eu contei como foi voar na executiva da Qatar, porém, no Airbus A330-300.

Eu esperei pelo segundo trecho da viagem no Al Mourjan, o lounge para passageiros voando em classe executiva em Doha. Eu fiquei lá umas 4 horas até que segui para o embarque. Dentro do lounge não são feitos anúncios, então tem que ficar de olho nos painéis de informação dos voos e claro, no horário.

Todos os posts dessa viagem

São Paulo (Campinas) x Lisboa – Azul (Classe Executiva) – Airbus A330-200
Lisboa x Varsóvia – TAP Portugal (Classe Executiva) – Airbus A320
Varsóvia x Doha – Qatar Airways (Classe Executiva) – Airbus A330-300
Doha x Hanoi – Qatar Airways (Classe Executiva) – Boeing 787-8 Dreamliner
Hanoi x Bangkok – Qatar Airways (Classe Executiva) – Boeing 777-300ER

O famoso urso amarelo do aeroporto de Doha


Como é voar na classe executiva da Qatar Airways no Boeing 787


Eu estava bem animado para fazer essa perna, pois seria o trecho mais longo da viagem, aproximadamente 7 horas e por ser noturno, o serviço da Qatar é mais completo em comparação com o trecho anterior.

Em Doha acontece uma espécie de pré-embarque, onde são conferidos os cartões de embarque. Depois disso nós esperamos o embarque em si em uma sala fechada. Assim, quando o avião é liberado, o embarque acontece mais rápido. O lado ruim dessa sala é que não tem banheiro e nem uma mísera água. Em uma outra ocasião eu fiquei mais de 1 hora nessa sala esperando pelo embarque com mais 300 pessoas, morto de sede.

O Boeing 787 já em Hanoi

Neste dia a Qatar usou duas pontes, uma só para passageiros da executiva e uma outra para os passageiros da econômica. A executiva estava com a metade da lotação e pelo número de pessoas, acho que a econômica estava lotada.

A aeronave

Como disse acima, este voo foi operado com um novíssimo e moderno Boeing 787-8 Dreamliner. Um dos aviões mais modernos da atualidade. Voar nele é muito gostoso, ele é mais silencioso, tem janelas maiores e um sistema que não deixa o ar da cabine ficar muito seco. Além de um sistema de luzes chamado Sky Interior que relaxa e vai acostumando o passageiro a mudança de fuso.

A Qatar configurou estas aeronaves com 22 poltronas na classe executiva no layout 1-2-1, que eu acho o melhor layout, pois todos os passageiros possuem livre acesso ao corredor sem incomodar o vizinho.

Como é voar na classe executiva da Qatar Airways no Boeing 787

As poltronas são total flat bed, ou sejam, reclinam 180 graus na posição cama. Elas são posicionadas em diagonal, o que alguns chamam de “espinha de peixe”, é bacana pois dá um pouco mais de privacidade. Mas já vi empresas que colocaram essas poltronas de costas para a janela, é horrível pois você fica de costas para a janela e de frente para o corredor. Se não me engano, algumas aeronaves da British Airways são assim.

As poltronas do meio

Controle de posições da poltrona

Compartimento com os fones de ouvido e água

Em comparação com a cabine do voo anterior, a executiva do 787 é bem mais bonita e a poltrona é mais confortável. Também com mais funções, compartimentos e lugares para guardar as coisas.

Na poltrona tinha um travesseiro e edredom, semelhantes aos do voo anterior. Uma necessaire da Giorgio Armani, no voo anterior foi uma da Brics, que também é muito bonita.

Na necessaire veio meia e máscara dentro de uma outra bolsinha preta. Protetores de ouvido e lip-balm da marca holandesa Rituals, um frasco grande de loção pós barba da Armani e uma miniatura da colônia Acqua Di Gió. Nos banheiros ficam os kits com escova e creme dental, barbeador e creme de barbear. Diferente de outras empresas, a Qatar não coloca esses itens no kit.

Como é voar na classe executiva da Qatar Airways no Boeing 787: A necessaire Armani

Os conteúdo da necessaire

Na poltrona ficam também os fones de ouvido com noise-cancelling de ótima qualidade e uma garrafa de água da Evian.

Logo após o embarque um comissário veio se apresentar e dizer que ele seria o responsável pelo meu serviço durante o voo. O cara era extremamente gentil, chamava atenção pois parecia que ele amava muito o que estava fazendo e claro, trabalhava com perfeição. Era tão atencioso que chegava a incomodar em alguns momentos.

Ele entregou o cardápio e trouxe meu welcome drink com toalhas quentes. Fui de champa né? Como sempre, pois ninguém é de ferro.

Welcome drink

Enquanto eu escolhia o que ia pedir de jantar e café da manhã, ele trouxe os pijamas que a Qatar oferece nos voos noturnos na classe executiva. Os pijamas são da The White Company de Londres e são bem confortáveis, tenho usado o meu em casa todos os dias. Além do pijamas veio um par de pantufas.

Como é voar na classe executiva da Qatar Airways no Boeing 787: O kit completo + pijama e pantufas

Detalhe do pijama

A Qatar é uma das poucas – se não a única companhia aérea – que oferece pijamas aos passageiros da classe executiva, nas outras empresas tal mimo é só para passageiros voando em primeira classe. São por detalhes assim que eles foram eleitos a melhor classe executiva do mundo.

Outro detalhe bacana é que na Qatar você escolhe quando vai querer comer, como eu ainda estava cheio do voo anterior, pedi para ser servido 1 hora após a decolagem.

Como é voar na classe executiva da Qatar Airways no Boeing 787: A cabine durante a decolagem

Voo e serviço de bordo

O avião deixou o finger no horário, mas acabou decolando com um pouco de atraso por conta do tráfego pesado no Aeroporto Hamad naquela hora.

Após a decolagem o comissário trouxe a bebida que eu tinha escolhido para acompanhar o jantar, acompanhado de um mix de nozes quentes. Como eu optei por comer depois, eu fui explorar o sistema de entretenimento da Qatar.

O vinho que eu escolhi, acompanhado de nozes

O Oryx One é uma das melhores plataformas de entretenimento que eu já usei, mas curiosamente, a versão embarcada no 787 era diferente dos Airbus A330. Uma versão mais simples e com menos conteúdo, arrisco dizer que tinha a metade do catálogo. Achei estranho e queria entender se isso é algum tipo de limitação, mas achei falho uma aeronave tão moderna e bem mais nova que o A330 não ter a versão mais premium do Oryx One.

Comecei a assistir um filme e pouco depois o comissário veio preparar a minha mesa para o jantar. De entrada eu escolhi Arabic Mezze e estava perfeito, assim como no voo anterior. As pastas estavam maravilhosas e os pães fresquinhos. É tanta comida que tudo isso poderia ser a refeição principal, não é mesmo? E essa luminária que a Qatar coloca na mesinha, um charme que deixa o jantar ainda mais especial.

Como é voar na classe executiva da Qatar Airways no Boeing 787: Entrada parte 1

Entrada parte 2

Prato principal

De prato principal eu pedi um cordeiro com legumes. A apresentação não era a melhor, mas a carne estava desmanchando de tão macia, levemente picante e tudo estava bem saboroso.

De sobremesa eu pedi um bolo quente, tipo um petit gateau, com sorvete e cubinhos de abacaxi. Confesso que eu não aguentava mais de tanto que tinha comido, mas ainda veio um café e uma caixinha de chocolates Godiva.

Sobremesa

Vale dizer que em qualquer momento do voo o passageiro pode pedir algum prato ou lanche rápido caso tenha fome. Quase no final da cabine tem um balcão com um bar onde tem chocolates, vinho, champanhe e mais algumas coisinhas para beliscar.

Depois disso eu fui me trocar no banheiro, coloquei a poltrona em posição cama e dormi profundamente. Acho que eu nunca dormi tão bem em um avião.

Achei o banheiro bem espaçoso

Hora de trocar de roupa

Faltando aproximadamente 1 hora para o pouso o comissário me acordou para servir o café da manhã. Eu tinha pedido para ser acordado viu?! Gente, eu não aguentava mais comer e veio mais um mundo de comida. Omelete com aspargos, batata e frango grelhado. Oi? Isso mesmo, frango grelhado no café da manhã, desculpa, mas não consigo comer hahaha. Além de pães, manteiga, geleia, frutas, iogurte, café e suco. E o moço querendo que eu comesse mais, socorro, gente!

Como é voar na classe executiva da Qatar Airways no Boeing 787: Café da manhã

Chegando em Hanoi

Após o café já começamos a descer em Hanói, depois de quase 7 horas de uma viagem super agradável.

Pousamos suavemente na manhã quente do Vietnã, o desembarque da classe executiva foi antes da econômica. Segui para o setor de conexões, raio-x e fui esperar o próximo e último trecho até Bangkok na sala vip que a Qatar usa em Hanói.

Tomei um banho e fiquei horas apreciando o movimento de pousos e decolagens do aeroporto, adoro isso, né?

Um par de A350 da Vietnam Airlines

A350 da Asiana saindo para Seul

Boeing 777-300 da Korean Air chegando de Seul

No próximo post dessa série eu conto como foi o trecho de Hanoi a Bangkok na classe executiva do Boeing 777-300ER e a belíssima surpresa que eu tive a bordo, vocês não vão acreditar, leiam aqui.

***

Eu já fiz alguns voos na Qatar em classe econômica, vou deixar os links dos posts anteriores aqui embaixo para vocês:

Como é voar de São Paulo para Doha no Boeing 777 da Qatar
Como é voar para a Ásia no Airbus A380 da Qatar
Como é voar para a Ásia no Boeing 777 da Qatar


Reserve a sua hospedagem aqui




Booking.com


Resolva a sua viagem


Reserve a sua hospedagem pelo Booking.com

Faça aqui o seu seguro viagem internacional

Compre aqui os ingressos para os seus passeios

Consultoria de viagens e roteiros personalizados

Ebooks e guias para download


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

1 Comentário

  • Responder setembro 28, 2018

    Paulo Sousa

    Nossa! Que luxo! Que fartura! Só queria esse pijama e essas pantufas…hehehe..
    Ansioso pelo próximo capítulo da saga pelos executive flights!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.