Como é voar com a Azul de Campinas para Lisboa (Classe Executiva)

Azul de Campinas para Lisboa

Eu precisava encontrar a forma mais barata para ir de São Paulo para Lisboa e o melhor preço que eu encontrei na ocasião foi voando com a Azul de Campinas para Lisboa. Considerando que o deslocamento até Campinas – cidade hub da Azul no interior de São Paulo –  é tranquilo, tratei logo de emitir a passagem só de ida, já que eu vou passar uma temporada fora do Brasil.

A Azul opera voos internacionais para os Estados Unidos e Portugal usando aeronaves Airbus A330, além de outros destinos na América do Sul com modelos menores. Todas essas aeronaves foram compradas usadas e reformadas para se adequarem ao novo padrão da companhia aérea. Ainda este ano a Azul começará a receber novos Airbus A330-900 NEO.

Como a passagem foi barata e eu queria um pouco mais de conforto, comprei o assento chamado de “Economy Xtra” que possui um espaço de 86cm entre as poltronas, contra 74cm da classe econômica tradicional. Quem viaja com a Economy Xtra também recebe uma bolsinha com um mini-amenity kit com máscara, protetor de ouvido e fones.

Chegando no check-in o funcionário me ofereceu um upgrade para a classe executiva da Azul, chamada de Business Xtra. O valor era bem abaixo do que é normalmente praticado, ainda poderia parcelar em até 10x e confesso que não resisti e comprei o upgrade.

Então, vou contar para vocês minha experiência voando com a Azul de Campinas para Lisboa na classe executiva deles.

Todos os posts dessa viagem

São Paulo (Campinas) x Lisboa – Azul (Classe Executiva) – Airbus A330-200
Lisboa x Varsóvia – TAP Portugal (Classe Executiva) – Airbus A320
Varsóvia x Doha – Qatar Airways (Classe Executiva) – Airbus A330-300
Doha x Hanoi – Qatar Airways (Classe Executiva) – Boeing 787-8 Dreamliner
Hanoi x Bangkok – Qatar Airways (Classe Executiva) – Boeing 777-300ER


Como é voar com a Azul de Campinas para Lisboa


Aeroporto de Viracopos

O check-in internacional da Azul foi super rápido, não tinham filas e o atendimento do pessoal de terra da empresa, de uma forma geral, é impecável. Claramente os caras investem em treinamento e motivação.

Foi a primeira vez que eu embarquei em Campinas, achei que foi tudo muito rápido. O check-in, raio-x e controle de passaportes. Natural, já que são pouquíssimos voos internacionais saindo de Viracopos.

Chegando em Viracopos

Sala VIP Azul

A Azul tem uma sala vip em Viracopos, passageiros voando na classe executiva podem usar a sala. Ela fica logo na saída do controle de passaportes e antes do free-shop. Achei pequena, bem acanhada e com poucos lugares para sentar. Tinham algumas opções de bebidas e garrafas de vinho vazias, achei meio descuidado. Alguns doces, coisinhas para beliscar e só.

Na hora marcada para o embarque eu fui para o portão, que estava lotado! Fui informado que o voo estava com 100% de lotação em todas as classes. Cadê a crise?

Como é voar com a Azul de Campinas para Lisboa: Entrada do lounge da Azul

A aeronave

O A330 que cumpriu o voo de Campinas a Lisboa foi o de prefixo PR-AIV. Foi entregue em 2003 para a MEA – Middle East Airlines, passou pela Gulf Air, Turkish Airlines e finalmente na Azul. Já tem aí seus 15 anos de uso. Tem a pintura especial com a bandeira do Brasil e foi batizado de “Nação Azul”, mas os funcionários o chamam de “Bandeirão”.

Conforto

A classe executiva dessa aeronave ocupa duas seções do avião – alguns A330 só tem a primeira seção – e estão distribuídas no layout 1-2-1, de modo que todos os passageiros tem acesso ao corredor.

Como é voar com a Azul de Campinas para Lisboa: Panorama da cabine executiva

O espaço bem generoso da poltrona

A poltrona é total-flat-bed, que reclina 180 graus virando uma cama. Achei o estofado dela bem macio também, realmente é um produto bem confortável. A poltrona tem alguns porta objetos e lugar para colocar os sapatos. A tela tem ótimo tamanho (16 polegadas) e excelente resolução.

Na lateral da poltrona ficam o controle remoto, controles de ajustes da poltrona, porta USB e conector do fone de ouvido

A tela tem bom tamanho e resolução

Controle remoto

Na poltrona tinha um edredom e um travesseiro de ótimo tamanho. A roupa de cama era de boa qualidade e o travesseiro bem confortável. Também estava na poltrona um fone de ouvido com noise cancelling de ótima qualidade e o amenity kit.

Fones de ouvido

Como é voar com a Azul de Campinas para Lisboa: Simpático o amenity kit da Azul

Eu adoro esses amenities e o da Azul era bem completinho. Veio meia, máscara, escova de dentes e creme dental, protetor de ouvidos, creme para as mãos e hidratante labial da Loccitane, pente, pacote de lenços, caneta e uma tag de malas da Azul. A bolsinha é super bonitinha e pode ser reutilizada.

Voo e serviço de bordo

Logo após o embarque a comissária muito simpática serviu um welcome drink que podia ser água, suco ou champanhe. Claro que eu escolhi a champa né meus amores?! E estava excelente. Logo após foi distribuído o cardápio com as duas refeições que seriam servidas (jantar e café da manhã), as bebidas e a carta de vinhos. Em seguida eles anotaram os pedidos de refeições e bebidas.

Welcome drink

Olhem as opções abaixo.

Menu do voo

O comissário chefe se apresentou para os passageiros, falando nisso, eu achei o atendimento da tripulação da Azul impecável!

Decolamos com 30 minutos de atraso, um fim de tarde lindo. Olha essas fotos!

Como é voar com a Azul de Campinas para Lisboa: Fim de tarde lindo

Fim de tarde lindo para se despedir do Brasil

Pouco antes do jantar, os comissários já trouxeram as bebidas escolhidas acompanhadas de um mix de nuts. Toalhas quentes para higienizar as mãos e aí veio a comida.

A bebida veio antes

Eu escolhi de entrada a Salada de Risoni, como prato principal a Carne desfiada na manteiga com aligot de banana da terra, que nada mais era que um purê. E de sobremesa o sorvete de creme com calda de chocolate e uma farofinha de amendoim.

E a refeição foi uma tragédia! Primeiro que a apresentação era feia, nada apetitosa. A carne estava bem salgada e seca, o purê estava frio, duro e não tinha sabor. Simplesmente não dava para comer aquilo. Os pães de acompanhamento também estava duros.

Como é voar com a Azul de Campinas para Lisboa: Não dava vontade de comer

Além de feia, a comida era ruim

A salada estava bonita, mas bem apimentada

O que salvou foi a sobremesa

O que salvou foi a sobremesa, um sorvete simples e que estava excelente. Às vezes, as soluções mais simples são as melhores, as companhias aéreas tem essa mania de fazer pratos super gourmetizados, que pecam pelo exagero, quando uma comida mais simples seria mais saborosa.

Após o jantar serviram um café e baixaram as luzes da cabine. Foi a deixa para colocar a poltrona na posição relax e explorar o sistema de entretenimento. A Azul instalou nos A330 o sistema da Panasonic, eles tem uma interface muito fácil de usar, mas com poucas opções de conteúdo. Alguns filmes, pouquíssimas e desconhecidas séries, opções para crianças, jogos e o air-show com mapas de navegação.

Sistema de entretenimento

Filmes disponíveis

Air show

Assisti dois filmes e depois fui tentar dormir. Acabei dormindo pouco, não por desconforto, mas por conta do horário mesmo. O voo foi super tranquilo, com pouquíssima turbulência e cerca de 1h20 antes do pouso foi servido o café da manhã.

Como é voar com a Azul de Campinas para Lisboa: A poltrona em posição cama

Eu optei pelo prato quente e veio uma frittata de espinafre com parmesão, frutas, pães, geleia, manteiga, iogurte com mel e granola. A frittata estava boa, nada excepcional, mas desceu bem.

Café da manhã

E esses tomatinhos perdidos?

Pousamos em Lisboa antes das 7h da manhã, em um voo de cerca de 9 horas de duração. Desembarcamos na posição remota, veio um ônibus só para os passageiros da executiva. Acessamos o terminal e segui para o controle de imigração, que estava abarrotada de gente. Nunca fiquei tanto tempo em uma fila de imigração, mais de 1 hora. Lisboa não tem imigração de chegada prioritária para passageiros que voam de classes superiores, uma pena. 

Iniciando a descida até Lisboa

Chegando em Lisboa

Observei que passageiros em voos de conexão com a TAP puderam furar a fila com autorização do pessoal da TAP, mas passageiros de outras empresas não. Achei isso o fim, uma passageira do nosso voo que ia para Paris por outra empresa estava a um passo de perder o voo pois não deram prioridade para ela. Uma prática absurda da TAP e com a conivência das autoridades portuguesas, lamentável.

Leia aqui como é passar pela imigração em Lisboa

Conclusão

Os pontos positivos definitivamente foram o conforto da poltrona, amenities e o atendimento da tripulação que é impecável. Já as refeições não agradaram mesmo e o sistema de entretenimento bem limitado. Precisa melhorar bastante.

Imagem de capa: Pedro Aragão/JetPhotos


Leia também


Como é voar com a Azul nas rotas domésticas
Como é voar para Portugal nos Airbus A340 da TAP
Como é voar para Portugal com a TAP no Airbus A330
Como é voar dentro da Europa com a TAP


Posts com o que fazer em Lisboa


O que fazer em Lisboa em 4 ou 5 dias
O quer em Lisboa em uma conexão de poucas horas
Onde se hospedar em Lisboa
Guia de Lisboa para Download


Hospedagem boa e barata em Lisboa


Confira o nosso post super detalhado explicando as melhores áreas para se hospedar em Lisboa e também lugares para serem evitados, clique aqui.



Booking.com

Reservando um hotel pelo Booking, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso. Veja a lista completa de hotéis aqui:  Clique aqui


Ingressos de passeios em Lisboa e Sintra


Compre aqui seus passeios em Lisboa e fique livre das filas


Guia de Lisboa para download


Aproveite para baixar a versão em PDF do Guia de Lisboa, para ler no tablet, celular ou computador quando quiser.

O guia para download

O guia para download


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

3 Comentários

  • Responder agosto 13, 2018

    Aldrey Villaça

    Olá Fabricio! Obrigada por compartilhar conosco suas experiências.
    Estou indo para Lisboa em Outubro, pela Azul e de Campinas.
    Fiquei na dúvida agora, caso me ofereçam o upgrade…rs
    Acho que vou levar comidinhas de casa…kkkk
    Você pode só me tirar uma dúvida?
    No avião temos que preencher algum documento para apresentar na imigração?
    Se sim, viajarei em 3 pessoas da família, posso preencher um para todos?
    Bjos

  • Responder agosto 16, 2018

    Paulo Sousa

    Sonho conhecer a Europa. Tenho muito receio quanto a voos muito longos, mas terei de vencer isso caso queira pisar no velhos continente. Adoro seus posts, são bastante esclarecedores.

    • mm
      Responder agosto 18, 2018

      Fabricio Moura

      Obrigado Paulo! Tem que perder esse medo aí =)

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.