Como é voar na classe executiva da Qatar no Airbus A330-300

classe executiva da Qatar no Airbus A330

Voar em classe executiva é sempre uma experiência incrível, e voar naquela que é a melhor classe executiva do mundo é ainda melhor. Pois na minha mudança para Bangkok eu tive a oportunidade de fazer três trechos voando na premiadíssima business class da Qatar Airways. Os trechos foram Varsóvia x Doha, Doha x Hanoi e por fim, Hanoi x Bangkok. Como foram três experiências diferentes, eu vou dividir esse post em 3 partes para não ficar muito longo e agora eu vou contar como é voar na classe executiva da Qatar no Airbus A330.

Depois de duas semanas curtindo o verão europeu, estava na hora de voar para a minha nova casa em Bangkok. Eu planejei essa viagem com muitos meses de antecedência, de modo que conseguisse emitir todos os trechos usando milhas Smiles. E depois de muita pesquisa e combinações, eu consegui reservar três voos, com aeronaves e produtos diferentes, saindo da Europa para a Tailândia por 80.000 milhas. Acho que foi um excelente negócio.

A Qatar opera um serviço diário entre seu hub em Doha no Catar e São Paulo, de lá o voo segue até Buenos Aires, sendo uma excelente maneira de chegar tanto na Argentina, como em qualquer canto do mundo com a imensa rede global deles.

Todos os posts dessa viagem

São Paulo (Campinas) x Lisboa – Azul (Classe Executiva) – Airbus A330-200
Lisboa x Varsóvia – TAP Portugal (Classe Executiva) – Airbus A320
Varsóvia x Doha – Qatar Airways (Classe Executiva) – Airbus A330-300
Doha x Hanoi – Qatar Airways (Classe Executiva) – Boeing 787-8 Dreamliner
Hanoi x Bangkok – Qatar Airways (Classe Executiva) – Boeing 777-300ER

Leia outras avaliações aqui

Como é voar na classe executiva da Qatar


Como é voar na classe executiva da Qatar no Airbus A330


A Qatar opera dois serviços diários de Varsóvia para Doha, um matutino com aeronaves Airbus A330-300 e um noturno com o Airbus A320. Como eu prefiro aeronaves widebody, escolhi o voo que saia de Varsóvia às 9h25 da manhã.

Eu passei a noite no Marriott em frente ao aeroporto de Varsóvia, pois eu tinha vindo da Lituânia na tarde anterior, o que foi muito cômodo pois eu saí do hotel faltando 1h30 para o voo. Só atravessei uma calçada e entrei no aeroporto em frente ao check-in da Qatar. Fiz o procedimento no balcão dedicado aos passageiros da classe executiva sem filas. Já saí dali com os três cartões de embarque e a mala etiquetada até Bangkok.

Os cartões de embarque são colocados nessa capa

Passageiros voando em classe executiva em Varsóvia tem uma área dedicada do aeroporto para raio-x, é ótimo pois não tem filas, na verdade não tinha ninguém. O lado ruim é que como só tem você fazendo o procedimento, eles olham tudo na sua bagagem de mão. Tive que tirar, além do computador, as câmeras e outras coisas menores da mochila.

Dali eu segui para o controle de passaportes e depois fui dar uma olhadinha na sala vip que a Qatar usa em Varsóvia, chamada de Bolero Executive Lounge. Achei bem pequena e quase sem opções de comida e bebida. Fiquei ali uns 30 minutos e segui para o embarque.

Lounge em Varsóvia

De dentro da sala vip a gente já tinha essa visão da aeronave

A aeronave

Quando eu cheguei no portão o embarque já tinha começado, como eu estava voando em executiva, pude furar a fila e embarcar. Fui recebido pelo chefe de cabine, que me levou até o meu assento, 4K, se apresentou e fez uma breve demonstração das funções da poltrona.

O vôo QR264 foi operado por uma aeronave Airbus A330-300, a executiva dessas aeronaves estão configuradas no layout 2-2-2 com 5 fileiras, totalizando 30 poltronas. Uma configuração um pouco ruim para quem viaja sozinho, pois se você estiver na poltrona da janela e o vizinho colocar a poltrona na posição cama, você terá que pular por cima dele para ir ao banheiro. Por sorte, não tinha ninguém do meu lado e na verdade, a cabine estava bem vazia.

Classe executiva da Qatar no Airbus A330

Classe executiva da Qatar no Airbus A330: A poltrona da janela, onde eu me sentei e a do corredor, que ficou vazia

Aqui para vocês verem que apesar do layout ser 2-2-2, ainda tem um pouco de privacidade

A cabine em si é muito bonita e as poltronas são lindas e super confortáveis. Existem algumas configurações de posição pré-estabelecidas, ou você pode ajustar como achar melhor. As poltronas são total flat bed, ou seja, elas viram cama mesmo. Quando na posição cama, o apoio de braço abaixa completamente aumentado o espaço para o passageiro.

As poltronas têm tomadas elétricas, portas USB, controle remoto da TV, luz de leitura individual e alguns compartimentos para guardar os sapatos e coisas menores. Todas as poltronas tem uma tela de 21 polegadas touch-screen com a última versão do Oryx One, o sistema de entretenimento da Qatar.

O apoio para os pés é bem pequeno, mas não me incomodou

Classe executiva da Qatar no Airbus A330: Welcome drink e toalha quente

Fones de ouvido

Em todas as poltronas tinham um ótimo travesseiro e edredom, garrafa de água, fones de ouvido com noise-cancelling de excelente qualidade e um amenity kit da marca italiana Brics.

O case do amenity é rígido e remete às famosas malas de viagem da Brics. Dentro veio meia, máscara, protetores de ouvidos, um spray hidratante, um creme anti-idade e um lip-balm da marca Castello Monte Vibiano Vecchio. Nos banheiros ficam os kits com escova e creme dental, barbeador e creme de barbear. Diferente de outras empresas, a Qatar não coloca esses itens no kit.

Achei bacana a Qatar distribuir o kit em um voo relativamente curto, são pouco mais de 5h de duração. Ponto super positivo!

Classe executiva da Qatar no Airbus A330: O amenity kit

Amei esse kit

O banheiro não tem nada de diferente

Colônia e hidratante

Escova de dentes, creme dental e barbeador

Após eu me instalar na poltrona uma comissária se apresentou, ofereceu os drinks de boas vindas, toalhas quentes para a higiene das mãos e deixou o menu e a carta de vinhos. Alguns minutos depois ela veio perguntar se eu já tinha decidido o que pedir para o almoço e quando eu queria comer. Acho bacana que na Qatar você escolhe em que momento do voo quer comer, como estava faminto e queria dormir depois, pedi para ser servido após a decolagem.

Voo e serviço de bordo

Decolamos em Varsóvia dentro do horário, em uma manhã linda e a propósito, eu amei conhecer a cidade, veja o meu roteiro em Varsóvia aqui.

Enquanto esperava o serviço começar, fui explorar o sistema de entretenimento. O Oryx One tem uma infinidade de filmes, séries, documentários, jogos e claro, os mapas de voo. O catálogo de lançamentos é excelente, escolhi o filme Um Lugar Silencioso para assistir.

Atingindo a altitude de cruzeiro

Aproximadamente 15 minutos após a decolagem eles trouxeram a bebida que eu tinha escolhido para o almoço, um Bordeaux e mix de nozes quentes. Alguns minutos depois veio a entrada, eu pedi Arabic Mezze e estava sensacional. Só isso já seria uma bela refeição, mas era só a entrada. Os pães estavam deliciosos e o homus estava dos deuses. Na bandeja a Qatar ainda coloca essa pequena luminária linda que deixa tudo ainda mais especial.

Classe executiva da Qatar no Airbus A330: A bebida que eu escolhi

Arabic Mezze

Prato principal

Estava bom demais

De prato principal eu escolhi um cordeiro com alecrim, acompanhado de um arroz temperado com especiarias e castanhas. Estava apenas divino! Ainda veio com uma pastinha de hortelã, que realçava ainda mais os sabores.

Como sobremesa eu escolhi um crepe de baunilha com frutas vermelhas, estava bom, mas nada de outro mundo. Acho que a entrada e o prato principal estavam tão bons que ofuscaram a sobremesa.

Para fechar o serviço, pedi um café expresso feito na hora e veio com uma caixinha de chocolates Godiva. É muito luxo, a gente fica até meio abismado né?

Sobremesa

Chocolates

Depois do serviço eu assisti alguns episódios de Friends e depois coloquei a poltrona na posição cama para dormir um pouco antes do pouso no Aeroporto Internacional Hamad em Doha.

Sistema de entretenimento

Sistema de entretenimento

Sistema de entretenimento

Classe executiva da Qatar no Airbus A330: Hora da soneca

Pouso em Doha

Chegamos em Doha no horário, desembarque dos passageiros da executiva foi por uma ponte exclusiva, segui para o controle de raio-x sem filas e depois fui esperar pelo próximo trecho de Doha para Hanoi no Al Mourjan, o lounge da Qatar em Doha.

Falando rapidamente desse lounge, é pura ostentação que chega até a incomodar. Tem até um imenso espelho d’água dentro do lounge. E ele tem também dois restaurantes, diversas ilhas com bebidas e comidinhas, muitos lugares para sentar, sala de jogos, business center para quem quiser trabalhar, espaços para famílias e banheiros super completos onde eu tomei um belo banho antes de seguir viagem.

O famoso urso amarelo do aeroporto de Doha

Lounge em Doha

Lounge em Doha

No próximo post eu conto como foi o voo INCRÍVEL de Doha para Hanoi no Boeing 787 Dreamliner da Qatar. Leia aqui.

***

Eu já fiz alguns voos na Qatar em classe econômica, vou deixar os links dos posts anteriores aqui embaixo para vocês:

Como é voar de São Paulo para Doha no Boeing 777 da Qatar
Como é voar para a Ásia no Airbus A380 da Qatar
Como é voar para a Ásia no Boeing 777 da Qatar


Reserve a sua hospedagem aqui




Booking.com


Resolva a sua viagem


Reserve a sua hospedagem pelo Booking.com

Faça aqui o seu seguro viagem internacional

Compre aqui os ingressos para os seus passeios

Consultoria de viagens e roteiros personalizados

Ebooks e guias para download


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

2 Comentários

  • Responder setembro 12, 2018

    Paulo Sousa

    Caraca! Que luxo! Sequer consigo me vendo numa viagem com este requinte todo. Quem sabe?… Aguardando ansioso pela continuação!

    • mm
      Responder setembro 14, 2018

      Fabricio Moura

      Muito planejamento e juntando milhas de todos os cantos, Paulo. Não é impossível, você consegue =)

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.