Emirates ou Qatar? Qual tem a melhor classe econômica?

Emirates ou Qatar

Depois de voar com essas duas grandes companhias aéreas, eu sentia que precisava fazer um post comparativo entre elas. Emirates ou Qatar, qual das duas oferecem um melhor produto na classe econômica? Uma dúvida muito comum quando os leitores buscam destinos que são atendidos por ambas as empresas.

Eu voei de São Paulo para Bangkok na Tailândia com as duas empresas. Por isso eu consigo avaliar qual delas oferece o melhor serviço em classe econômica. Futuramente vou fazer a mesma comparação na Classe Executiva.

A Emirates opera um serviço diário de São Paulo para o seu hub em Dubai voando com aeronaves Airbus A380, simplesmente o maior avião para transporte de passageiros do mundo. E de lá, para a sua imensa rede de destinos internacionais. A partir do próximo dia 5 de julho a Emirates lançará um segundo serviço para São Paulo com continuação até Santiago do Chile voando Boeing 777. Além disso, a Emirates também voa de Dubai para o Rio de Janeiro e segue até Buenos Aires, todos os dias com o Boeing 777-300ER.

A Qatar também opera diariamente do seu hub em Doha no Catar para São Paulo, com continuação até Buenos Aires. Esse serviço atualmente é operado com os Boeing 777-200LR. A partir de Doha a empresa leva os passageiros para sua enorme rede global de serviços.


Emirates ou Qatar: qual é a melhor?


Para poder fazer essa análise de forma mais coerente eu escolhi cinco pontos principais: conforto, amenidades, atendimento, refeições e entretenimento. Isso tudo levando em consideração as rotas saindo de São Paulo em direção aos respectivos hubs no Oriente Médio. Não vou avaliar ou considerar a rota da Emirates para o Rio de Janeiro , já que a concorrência acontece em São Paulo.

Equipamento

Emirates: Como dito acima, a Emirates utiliza nos voos saindo de São Paulo o Airbus A380. Em breve a segunda frequência com o Boeing 777, mas não posso considerar esse equipamento para esta avaliação.

Emirates ou Qatar: Airbus A380 (imagem: divulgação)

Qatar: A Qatar usa o Boeing 777-200LR (Long Range), no ano passado eles chegaram a usar o Boeing 777-300ER, maior e também mais apertado. Por conta do embargo de alguns países árabes que proibiram o sobrevoo da Qatar em seus territórios, a empresa fez um downgrade de equipamento. Voltando a operar o 777-200LR, pois esse tem autonomia suficiente para fazer uma rota mais longa, passando fora do espaço aéreo desses países, que inclui a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos.

voar na Qatar

Emirates ou Qatar: Boeing 777-200LR

Qual é a melhor: Sem dúvidas a Emirates pelo uso do A380. Uma aeronave mais espaçosa, confortável e incrivelmente silenciosa.

Conforto

Emirates: As poltronas da classe econômica no A380 da Emirates tem 45,7cm de largura e uma distância de 86cm entre as fileiras no layout 3-4-3. Todas as poltronas dispõem de travesseiros, cobertores e fones de ouvido. Todas as poltronas também tem tomadas elétricas e portas USB.

Cabine do A380 (imagem: divulgação)

Qatar: As poltronas do Boeing 777 da Qatar tem 48cm de largura e uma distância de 83cm entre as fileiras no layout 3-3-3. Todas as poltronas também dispõe de travesseiros, cobertores e fones de ouvido.Todas as poltronas também tem tomadas elétricas e portas USB.

Cabine dos 777 da Qatar (imagem: divulgação)

Qual é a melhor: apesar da poltrona da Emirates ser 2.3cm mais estreita que a da Qatar, o espaço horizontal entre elas é maior por conta da largura vantajosa da fuselagem do A380 e o espaço para as pernas é 3cm maior que na Qatar. Para mim, ter mais espaço para as pernas e uma distância maior da poltrona vizinha conta mais. 

Amenidades

Emirates: A empresa distribui uma pequena necessaire em uma bolsa que pode ser reutilizada e dentro dela vem meia, máscara, protetor auricular, escova de dentes e creme dental.

Amenity Kit da Emirates (imagem: divulgação)

Qatar: A empresa também distribui uma pequena necessaire em uma bolsa de plástico descartável e dentro dela vem meia, máscara, protetor auricular, um hidratante labial da Institute Karité, escova de dentes e creme dental.

Amenity Kit da Qatar

Qual é a melhor: No kit de amenidades, a bolsinha da Emirates pode ser reutilizada, já a da Qatar vai pro lixo. Mesmo ela sendo mais completa, eu acho que aqui a Emirates ganha pois em tempo de redução de lixo, a bolsinha reutilizável sai na frente.

Atendimento

Ambas as empresas focam muito na cordialidade das suas tripulações e o atendimento da Emirates é impecável. Mas eu tive uma experiência negativa com a Qatar, algo que deveria contribuir para esta avaliação, mas eu prefiro acreditar que foi um caso isolado. Avaliar atendimento é complicado pois a gente pode ser atendido por um comissário que não está no seu melhor dia e vai ser aquela imagem que ficará.

Qual é a melhor: aqui eu vou dar empate técnico entre as duas. Eu conheço comissários das duas empresas e sei como eles são bem treinados e se esforçam para fazer o melhor, pois eles são muito cobrados por isso.

Refeições

Emirates: todas as refeições que eu fiz a bordo de aeronaves da Emirates foram ótimas e completas. Os talheres são de metal e o vinho vem em garrafinhas individuais. No voo de São Paulo a Dubai é servido um café da manhã (o voo sai daqui de madrugada), um lanche no meio do caminho e um jantar (ou almoço) pouco antes da chegada em Dubai.

Emirates ou Qatar: Almoço na Emirates

Qatar: as refeições servidas a bordo da Qatar em geral são ótimas, mas eu tive uma experiência negativa com uma refeição do voo de São Paulo a Doha, não estava boa, mas eles ganham na fartura! Nesta rota também um segundo serviço e a distribuição de snacks entre o café da manhã e o jantar. Os talheres são de metal e o vinho não vem em garrafinhas individuais.

Emirates ou Qatar: Café da manhã na Qatar

Qual é a melhor: Comida de avião não tem muito o que fazer né, gente? Nunca vai ser como a boa comida de casa ou de um restaurante. Mas a gente percebe que tanto a Qatar quanto a Emirates se esforçam e às vezes a comida não está boa e a culpa é da empresa de catering. Vou dar empate técnico aqui.

Entretenimento

Emirates: O sistema de entretenimento da Emirates se chama ICE e tem uma variedade absurda de filmes (muitos lançamentos), séries, documentários, TV ao vivo, jogos e música. A empresa também disponibiliza internet wi-fi a bordo, com os primeiros 10mb gratuitos.

ICE

Qatar: O sistema de entretenimento da Qatar se chama Orix One e também tem uma variedade imensa de filmes (muitos lançamentos), séries, documentários, jogos e música. A empresa também disponibiliza internet wi-fi a bordo, com os primeiros 10mb gratuitos para uso durante 15 minutos. 

Orix One

Qual é a melhor: aqui vai um empate técnico, pois ambos os sistemas são impecáveis, além de serem premiadíssimos.


Considerações finais


Eu acho que a Emirates oferece um produto melhor e uma experiência mais satisfatória do que a Qatar de uma forma geral. Mas se você for viajar com a Qatar, vai tranquilo pois é uma grande empresa e certamente a sua experiência a bordo será ótima.

Emirates: 5 pontos
Qatar: 3 pontos

Leiam as resenhas dos voos que eu já fiz com elas:

Como é voar para Doha com a Qatar
Como é voar para a Ásia com a Qatar
Como é voar para Buenos Aires com a Qatar
Como é voar no A380 da Qatar

Como é voar para Dubai com a Emirates
Como é voar no A380 da Emirates, o maior avião do mundo
Como é voar na Business da Emirates no Airbus A380

 


Encontre hospedagem econômica aqui




Booking.com


Resolva aqui a sua viagem


Reserve a sua hospedagem pelo Booking.com

Faça aqui o seu seguro viagem internacional

Compre aqui os ingressos para os seus passeios

Consultoria de viagens e roteiros personalizados

Ebooks e guias para download


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.