Como usar a rede de bondes e metrô de Istambul

metrô de Istambul

O transporte público de Istambul é a melhor maneira de se locomover pela cidade, pois é eficiente, prático e barato. Nesse post eu vou explicar como usar a rede de bondes e metrô de Istambul e quais linhas usar para acessar as principais atrações turísticas.


Entendendo a rede


Istambul tem uma rede de metrô e trams (bondes), o metrô é identificado pela letra M e são 6 linhas (M1, M2. M3, M4, M5 e M6). Os trams que são identificados pela letra T e são 4 linhas (T1, T2, T3 e T4). Além disso existem os trens suburbanos, identificados pela letra B e alguns teleféricos e funiculares identificados pela letra F.

As linhas de metrô ligam as regiões mais afastadas, como o Aeroporto Ataturk, enquanto as linhas de bonde circulam pelos bairros e pela região central da cidade.

É bem provável que você só use o metrô para ir para o aeroporto e a linha T1 (azul escuro) do tram para circular nas áreas turísticas.

Mapa da rede de bondes e metrô de Istambul


Como usar a rede de bondes e metrô de Istambul


A primeira coisa a fazer é comprar o bilhete. Até pouco tempo, o bilhete de metrô e trams de Istambul era uma moeda de plástico chamada Jetons. Agora as moedas foram substituídas por um cartão eletrônico e todas as catracas e máquinas de vendas foram trocadas para o novo sistema, que é mais prático e fácil de usar.

Máquina de venda da passagem de bonde e metrô de Istambul

Comprando o bilhete do metrô

Tanto nas estações do metrô, quanto nas paradas dos trams, existem máquinas de vendas  chamadas Biletmatik que vendem o bilhete que vale para os dois meios de transporte.

Primeiro, selecione o idioma. No meu caso, o inglês. Depois escolha a primeira opção para o bilhete único, válido para uma viagem e custa 5 Liras Turcas (4 reais).

Faça o pagamento, que pode ser feito em moedas e notas e em seguida a máquina devolve o troco, caso tenha, o recibo e o bilhete, semelhante esse da foto abaixo.

Bilhete do metrô de Istambul

No metrô

Chegando no metrô, basta passar o bilhete pelo leitor eletrônico da catraca e pronto. Localize a sua plataforma e embarque. As estações são muito bem sinalizadas, com placas e adesivos indicativos no piso.

Metrô de Istambul

Metrô de Istambul

Interior dos vagões

No bonde

No tram a coisa é um pouco diferente, primeiro você precisa identificar o sentido que precisa embarcar antes de passar na catraca, pois se você embarcar do lado errado, terá que comprar outro bilhete para embarcar no sentido correto. Em alguns lugares dá para atravessar a linha, mas você pode ouvir um grito dos guardas, além de ser perigoso.

Os trams são iguais ao VLT Carioca do Rio de Janeiro, para servir de comparação. Vai ser comum encontrar os vagões bem cheios no horário de pico. Depois de embarcar, basta ir acompanhando o itinerário pelos painéis indicativos.

Bondes de Istambul

Observações importantes

  • Não existe integração do metrô com os trams. Algumas estações são ligadas, mas você precisa comprar um bilhete para cara viagem.
  • As linhas de metrô não são interligadas e cada uma atende uma região. Só a linha M6 que vai ter integração com a M1.
  • A linha T1 (azul escura) é a principal linha dos trams e certamente a que você mais vai usar, pois ela passa pelas principais atrações turísticas, além de ser a linha que cruza para o lado asiático.
  • Para chegar ao aeroporto, você vai usar a linha M1 (leia aqui o post completo).
  • A rede funciona de 6h da manhã até a meia-noite.

As estações dos principais pontos turísticos:

Grand Bazar – Estação Beyazit (T1)
Mesquita Azul, Basílica de Santa Sofia e Cisternas da Basílica – Sultanahmet (T1)
Palácio Topkapi – Estação Gülhane ou Sultanahmet (T1)
Gálata Bridge, Bazar Egípcio e passeios de barco no Bósforo – Estação Eminönü (T1)
Gálata Tower – Estação Karakoy (T1)
Palácio Dolmabahce e Praça Taksim – Estação Kabatas (T1) + Funicular (F1)


Onde se hospedar em Istambul


Aqui no blog tem um post com várias dicas de onde se hospedar em Istambul de forma econômica e com muito conforto. Leia aqui o post.

Ou faça uma busca no Booking.com:


Booking.com


Compre ingressos para passeios em Istambul



Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.