
Planejar uma viagem para uma das maiores capitais da Europa pode gerar dúvidas sobre qual é o melhor lugar para se hospedar em Berlim. Afinal, estamos falando de uma grande cidade com quase 4 milhões de habitantes e uma infinidade de opções de hospedagem. Neste post eu explico onde ficar em Berlim de modo que você possa aproveitar ao máximo a sua estadia na capital alemã.
Aliás, se você procura o que fazer em Berlim, eu tenho aqui um roteiro completíssimo opara 3 ou 4 dias. E indo um pouco mais além, eu também tenho um super vídeo com o meu roteiro completo que eu publiquei no meu canal no Youtube. Recomendo assistir!
Berlim é uma cidade fascinante, uma das minhas favoritas na Europa, um lugar onde a gente praticamente caminha na história recente do nosso mundo. Certamente um lugar que te surpreenderá.
Onde ficar em Berlim
Berlim tem uma rede metroviária e ferroviária incrível e que chega a todos os pontos da cidade. Essa capilaridade ajuda muito na locomoção. Por isso, a primeira regra para escolher onde ficar em Berlim, é perto de alguma estação de metrô (U-Bahn) ou trem (S-Bahn).
Mas vale ficar atento para não se hospedar muito distante e consequentemente, gastar muito tempo indo e vindo todos os dias do seu hotel ou hostel.
Duas regiões que eu adoro em Berlim é Mitte e Tiergarten. São áreas mais centrais em relação aos pontos turísticos. Tem abundância de transporte público e dá para fazer muitos passeios a pé.
É nessa região também que fica a Hauptbahnhof, a estação central de trens de Berlim. De onde chegam os trens vindos de outras cidades da Alemanha e de outros países, além dos trens que vem do aeroporto de Brandenburgo. A estação é nova e moderna, parece com um imenso shopping e tem ótima conexão com o trem e o metrô.
Nas minhas três passagens por Berlim eu me hospedei sempre nessa região delimitada acima. Em uma das ocasiões eu me hospedei no Meininger Hotel Berlin Hauptbahnhof, do lado da estação e pertinho do Portão de Brandemburgo e do Reichstag. O quarto não muito grande, mas era super confortável, com um bom banheiro e um excelente café da manhã.
Ao lado dele fica o Intercity Hauptbanhof, que eu também já me hospedei e me ganhou com o excelente café da manhã.

Ao lado destes hotéis que eu citei acima, fica o Steigenberger Hotel Am Kanzleramt. Outra opção impecável para se hospedar nesta mesma região de Berlim. Eu já fiquei em outros hotéis dessa rede e gostei bastante. É aquele tipo de hotel que não tem como errar e com a localização impecável.

Outras opções
Nessa mesma região, tem outros bons hotéis que eu conheço e recomendo. E todos são muito bem localizados:
Meliá Berlin
Arte Luise Kunsthotel
Hotel Augustinenhof
Ainda procurando onde ficar em Berlim, nessa mesma região tem um Ibis com localização excelente para quem procura economizar um pouco na capital alemã. É o Ibis Berlin Hauptbahnhof, que também fica pertinho da estação central.
Outros bairros bacanas e que tem hotéis mais baratos são Prenzauler Berg (veja a lista de hotéis aqui) e Charllottenburg (veja a lista de hotéis aqui). Prenzauler Berg tem muitos bares, restaurantes e fácil acesso ao metrô, assim como Charllottenburg.
Hotéis em promoção em Berlim:
Booking.com
Chegando em Berlim pelo Aeroporto Shonefeld
Como usar o metrô de Berlim
Qual é a melhor época para visitar Berlim
Quantos dias ficar em Berlim
Onde ficar em Berlim
O que fazer em Berlim (roteiro de 3 ou 4 dias)
A Ilha dos Museus em Berlim
Como visitar o Muro de BerlimComo é a visita ao Check Point Charlie
Roteiro do Terceiro Reich e Segunda Guerra Mundial
Roteiro em Berlim Oriental
Muro de Berlim e a East Side Gallery
Tempelhof: o aeroporto de Hitler que virou parque
Tiergarten: uma ilha verde no coração de Berlim
Com certeza Berlim é um dos lugares mais incríveis que já fui. Uma cidade de mente aberta, artística, preocupada com o meio ambiente e muito livre. A cidade é linda, mas sem parecer “de brinquedo”.
Se me permite, colocaria mais dois bairros ótimos para hospedar (com bons hostels, Airnbnbs e hotéis pequenos): Kreuzberg – bem localizado, moderninho, hipster (leia-se gentrificado) e Neukolln (mais distante, porém bem autêntico e com ótimos pubs).