Olympic Air

Olympic Air

Desconhecida dos Brasileiros, a Olympic Air da Grécia é uma subsidiária da Aegean Airlines, a principal companhia aérea grega.

Desconhecida dos Brasileiros, a Olympic Air da Grécia é uma subsidiária da Aegean Airlines, a principal companhia aérea grega. A empresa surgiu em da privatização em 2009 da estatal Olympic Air, tradicional companhia aérea de bandeira grega.

A Olympic Air opera voos regionais de curta distância e voos internacionais de baixa densidade na região do Mar Mediterrâneo. A empresa voa com uma frota de aeronaves turboélices ATR-42 e Bombardier Dash-8 das séries -100 e -Q400.

Eu voei com a Olympic Air de Malta para Atenas na Grécia no Bombardier Dash-8 Q400, uma das menores aeronaves que eu já voei.

***

Leia outras avaliações aqui

Olympic Air
Como é voar com a Olympic Air

Como é voar com a Olympic Air da Grécia


Eu comprei a passagem direto no site da Aegean, o procedimento de compra foi simples. A empresa não permite despacho de bagagem nas tarifas GoLight. Entretanto, eles permitem uma mala de bordo de até 8 quilos e um item pessoal, que pode ser uma bolsa ou mochila.

Na ocasião eu paguei o equivalente a 180 reais em um voo direto de Malta para Atenas, o que eu achei um ótimo negócio.


Check-in e embarque

Eu fiz o check-in pelo site da Aegean e optei por receber o cartão de embarque pelo celular. Quando cheguei no Aeroporto de Luqa em Malta, segui direto para o controle de raio-x e sala de embarque. Como Malta e Grécia fazem parte do Espaço Schengen, não existe controle de passaporte nas viagens entre os dois países.

Olympic Air
Área de check-in do Aeroporto de Malta

O aeroporto de Malta é bem pequeno, são poucos portões e estava bem cheio, apesar de estarmos no inverno, baixa temporada. Imagino que deve ser um inferno aquele lugar apertado durante a alta temporada, quando a população de Malta quase triplica.

Olympic Air
Embarque em Malta

O embarque foi em ônibus, já que o aeroporto de Malta não possui pontes de embarque. E como é um avião pequeno, o procedimento foi bem rápido e pontual.


A aeronave

Conforme disse acima, o voo foi operado por um Bombardier Dash-8 Q400. Essas aeronaves são fabricadas no Canadá. Eles estão configurados com 78 lugares distribuídos no layout 2-2. A cabine é bem apertadinha, só para servir de comparação, a área interna é de apenas 2.52 m enquanto a família de E-Jets da Embraer tem 2.74 m de largura interna.

como ir do aeroporto de Malta Olympic Air
Como é voar com a Olympic Air
Olympic Air

Eu tenho 1.77 m e os meus joelhos ficavam encostados na poltrona da frente e olha que estamos falando de 78 lugares, tem companhia aérea que coloca mais de 80 lugares nesses aviões. As poltronas não reclinam, ainda bem, imagina no colega da frente reclinando a poltrona nesse espaço apertado?

Olympic Air
Bem apertado

Decerto estamos falando de uma aeronave simples, sem sistema de entretenimento – apenas a revista do grupo Aegean – e nada de internet a bordo.


Voo e serviço de bordo

Após o embarque rápido a tripulação passou distribuindo balinhas de boas vindas. Achei simpático e me lembrou dos tempos áureo da TAM. Portas fechadas, taxi super curto e decolamos rumo a Atenas para um voo de 2 horas.

Olympic Air
Balinhas de boas vindas
Olympic Air
Curioso que nessas aeronaves podemos visualizar o trem de pouso principal das janelas
Olympic Air
Malta ficando para trás

Subimos rápido, uma das vantagens dessas aeronaves. Cerca 30 minutos depois da decolagem começou o serviço de bordo. Uma grata surpresa, ainda mais depois de voar na Ryanair onde a gente paga até para respirar.

Só tinha uma opção, um sanduíche até generoso de presunto e queijo. Um belíssimo queijo por sinal, parecia um queijo tipo emental. Mais uma grata surpresa, para beber tinham várias opções, incluindo cervejas e vinhos, tinto e branco. O serviço bom já estava compensando o aperto da poltrona. Pensa que acabou? Não! Depois do lanche a tripulação voltou servindo mais bebidas e uma barrinha de cereais grega. 

Olympic Air
Lanche
Olympic Air
Lanche
Olympic Air
Barrinha de cereais grega

Depois fui apreciar o pôr do sol, ler um pouco até que a tripulação anunciou o pouso no Aeroporto Internacional de Atenas. 

Olympic Air
A vista da janela

Desembarcamos na área remota, achei o aeroporto bonito e funcional. Ele foi inaugurado em 2001 para substituir o antigo aeroporto da cidade na esteira das obras para a Olimpíada de 2004. Inclusive tem fácil acesso ao centro da cidade através do metrô de Atenas.

***

Apesar do aperto da aeronave, eu gostei bastante de voar com a Olympic Air. Achei ótimo o serviço de bordo para um voo de 2h, sobretudo quando as empresas não oferecem nem um mísero copo de água. Além do ótimo preço da passagem para um voo direto, detalhes quem compensam qualquer aperto.


Se você estiver procurando onde ficar em Atenas, aqui no blog tem um post bem completo explicando os melhores bairros e onde você deve evitar. Mas eu deixo algumas dicas aqui embaixo:

Eu fiquei no The Stanley, um hotel quatro estrelas bem mais barato do que os hotéis das áreas mais famosas como Plaka e Monastiraki. E foi um dos hotéis mais confortáveis que eu já fiquei.

Pertinho dele tem outros ótimos hotéis, como o Wyndham Grand Athens, um luxo e na mesma faixa de preço. E ao lado dele o Wyndham Athens Residence, que é da mesma família e igualmente bom.

Para quem quer ficar bem localizado e economizar bastante, uma boa dica é o Kimon Hotel Athens. O hotel é simples, porém bem charmoso e confortável. Além de ter uma excelente vista da Acrópole e do Partenon. O Hotel Byron é outro excelente hotel com baixo custo e ótima localização. Bom para economizar com hospedagem, sem abrir mão da boa localização e do conforto.

Outro excelente hotel na mesma região é o Herodion Hotel, um quatro estrelas com excelente custo benefício. O Herodion Hotel fica pertinho do metrô, entre o Museu da Acrópole e a Acrópole. 

Se você quer um pouco mais de conforto, nesta mesma região fica o AthensWas Hotel, um hotel 5 estrelas muito moderno, confortável e com excelente localização.

Pella Inn Hostel tem um ótimo custo benefício. A localização é ótima, perto do metrô e dos pontos turísticos. Já o Adrian Hotel é um duas estrelas quase a preço de hostel, igualmente bem localizado.

360 Degrees é um hotel com localização excelente e muito confortável. Fica coladinho no metrô e perto do Monastiraki Flea Market e da Ágora. É o tipo de hotel que não tem como errar.


Aeroporto de Atenas: Imigração e transporte até o centro
Como usar o metrô de Atenas
Como é voar com a Olympic Air da Grécia


Uma visita a Acrópole de Atenas
Templo de Zeus Olímpico
Estádio Panatenaico










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


2 thoughts on “Como é voar com a Olympic Air da Grécia no Dash-8 Q400

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.